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DIY => DIY - Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Artur em 07 de Outubro de 2010, 22:09 pm
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Depois de ter as peças todas, foi vez de colocar mãos à obra. Assim deixo aqui a descrição de como mudar o liquido de refrigeração neste motor. Para ajudar a retirar toda a água anterior, usei um compressor(quem tiver uma mangueira à mão, também serve) para enviar ar para dentro do motor e forçar a saída do resto de água(resultou perfeitamente).
Neste motor, convém tirar a caixa do filtro do ar para tirar os tubos mais facilmente e o vaso de expansão. Desliguei a bateria para evitar males maiores.
Para tirar o filtro do ar, desaperta-se duas braçadeiras, retira-se os tubos ligados a ele. Depois é tirar as duas patilhas onde está as setas.
([url]http://img818.imageshack.us/img818/245/29092010576.jpg[/url])
([url]http://img541.imageshack.us/img541/8432/29092010578.jpg[/url])
([url]http://img836.imageshack.us/img836/8590/img0155dg.jpg[/url])
O problema:
([url]http://img338.imageshack.us/img338/6330/29092010579.jpg[/url])
A solução:
([url]http://img580.imageshack.us/img580/3817/img0162v.jpg[/url])
([url]http://img821.imageshack.us/img821/5239/img0163cz.jpg[/url])
([url]http://img137.imageshack.us/img137/2048/img0165u.jpg[/url])
([url]http://img822.imageshack.us/img822/3526/img0166ry.jpg[/url])
Tudo cá para fora e toca a inspeccionar. Tudo em ordem, mole e sem grande ferrugem no interior. Maravilha! Assoprei com a ajuda do compressor para tirar o máximo de lixo possível.
([url]http://img80.imageshack.us/img80/1544/img0167pr.jpg[/url])
Assoprei por estes tubos e começou a sair água por outros. Ou seja, depois de tirar o tubo inferior do radiador, ainda saiu à vontade 2litros de liquido..
([url]http://img190.imageshack.us/img190/4741/img0168al.jpg[/url])
Por mera curiosidade, aqui fica o estado actual do cilindro principal dos travões:
([url]http://img180.imageshack.us/img180/5158/img0169s.jpg[/url])
A razão pela qual me levou a ver os tubos todos era ver se encontrava algum sitio onde perdia liquido. Afinal, acertava o nível a cada 3 meses aproximadamente. Aqui fica as surpresas:
([url]http://img203.imageshack.us/img203/7192/img0170dr.jpg[/url])
([url]http://img46.imageshack.us/img46/1461/img0172fmp.jpg[/url])
([url]http://img405.imageshack.us/img405/8721/img0174nc.jpg[/url])
O interruptor de temperatura que liga ao radiador do motor e que nunca tinha trocado desde que tenho o carro, tinha estas características:
([url]http://img4.imageshack.us/img4/5651/img0177po.jpg[/url])
Depois de ter colocado tudo no lugar, foi vez de encher o circuito com água e sangrar o circuito novamente. Esperei até disparar as ventoinhas duas vezes e voltei a vazar o circuito da mesma forma que a primeira vez(tubo inferior do radiador, assoprar pelos tubos que liga ao motor e mesmo ao radiador da climatização do habitáculo) após ter arrefecido o suficiente para não me queimar [:D] Saiu água limpa como também saiu ainda mais barro/lama.
Assim, foi vez de colocar o liquido da marca, vaso de expansão, sangrar o circuito e acertar o nível.
([url]http://img833.imageshack.us/img833/2655/img0182zi.jpg[/url])
Aqui fica a cor do liquido:
([url]http://img827.imageshack.us/img827/923/img0183k.jpg[/url])
Purgador do radiador da climatização do habitáculo:
([url]http://img842.imageshack.us/img842/5823/img0184gf.jpg[/url])
Purgador do radiador do motor:
([url]http://img41.imageshack.us/img41/2943/img0185kq.jpg[/url])
Espero ter mostrado como se faz. Agora é a vossa vez de mostrar como se faz nos vossos.
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copiado de outro forum , creditos ao utilizador
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Realmente está muito bom.
Obrigado pela partilha Artur.
Cheguei a fazer isso duas vezes num 106 e uma num Uno.
Não é muito diferente desse por acaso.
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Bastante util! :wink:
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Muito bom! :wink:
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Quando chegar o carburador do 11 vou fazer idem.
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Muito util :wink:
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Obrigado pelos créditos.
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Obrigado pelos créditos.
o seu a seu dono ;)
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Só agora reparei que este DIY não é do Clio I mas sim do Safrane... Estava a achar o compartimento e motor muito grandes! :P