Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: mituga em 07 de Agosto de 2019, 13:16 pm
-
Boa tarde a todos.
Tenho um megane 3 1.6 DCI que dificilmente chega aos 90 graus de temperatuta do motor, está sempre no primeiro traço.
Faço viagens de 500 km sempre assim... Será normal, já falei varias vezes na Renault em que dizem que sim. Eu tenho outro megane 3 mas o 1.5 DCI em que está sempre nos 90...
Cumprimentos a todos.
-
O carro tem que estar a 90°, menos que isso é mau mais é péssimo.
Dito isto podes ter o termostato aberto e o motor não te chega a aquecer até a temperatura ideal com as implicações que isso tem (temperatura óleo etc) ou então é o próprio sensor que está a dar as leituras erradas .
De todos o renault que tive a temperatura normal de funcionamento é ligeiramente abaixo do meio da escala.
Cumprimentos
-
A temperatura sobe quando puxas pelo motor? Por exemplo em subidas? Ou quando vais no para arranca? E desce quando vais numa descida? Com o apenas motor a travar o carro? Se sim, o teu termostato morreu aberto.
-
Boas, só sobe a temperatura para os 90 quando está 35 grau de temperatura e tenho o ar condicionado ligado... Se andar a 140/160km na auto estrada está sempre no primeiro traço.
Estou farto de falar na Renault, em que dizem ser normal o OK eu acho que não..
-
Se for problema do termostato, a temperatura desce em AE.
-
Não há por aqui alguém com um 1.6 DCI que verifique isso...
-
Dificilmente. O mais eficiente seria conseguir obter a leitura da Centralina relativamente à temperatura e se for confirmada com o painel de instrumentos é trocar o termostato.
Nem sempre todos padecem dos mesmos sintomas ao mesmo tempo.
Material para a obra:
- Termostato;
- Junta silicone (caso seja necessário e não haja específica);
- Anticongelante para repôr o que for perdido;
- Chaves de caixa e roquete;
Sent from my ASUS_X017DA using Tapatalk
-
Boas, era só porque na Renault eles dizem que é normal o que eu acho que não...
Obrigado a todos.
-
Eu relativamente a esse motor não tenho conhecimento. Mas no 1.5DCI a temperatura sobe até um pouco menos de meio. Tens boa solução, que era o que faria. Presumo que o carro esteja na garantia, certo? Propunha a troca do termostato com a condição de caso não resolver o problema assumir o custo da troca. Se resolver paga a garantia. Podes sempre ir a outro concessionário pedir outra opinião. Ou então contactar a Renault Portugal a relatar o problema.
Agora uma questão básica, já consultaste o manual do carro?
-
Boas, tenho que ir ver ao manual.
Mas acho que deve ser normal estar nos 90 graus...
-
Ao contrário do senso comum, a prática tem sido perguntar primeiro e ler manual depois. Na ausência de manual aquando se trata dum veículo usado é compreensível.
Primeiro deve-se ler o manual e quando não responde às questões inquirir junto de outros. Certamente estará lá a indicar e caso se confirme que o carro está a funcionar abaixo da temperatura de serviço é tratar do termóstato que será o componente mais "fraco".
-
Boas,
Eu tenho um 1.6dci e basta alguns minutos de estrada e atinge a temperatura normal de funcionamento. Baixa um pouco em autoestrada, o normal, mas fica perto do meio da escala.
-
Vê no canto inferior esquerdo da foto
(desculpem pela foto, mas é a única que tenho com o carro ligado onde se vê os manómetros a funcionar).
(https://i.ibb.co/YbHCcfb/IMG-20190525-151124.jpg) (https://ibb.co/g6k2St6)
-
É muito simples de veres se o termostato está aberto ou não.
à saida do motor, no corpo do termostato, tens 2 tubos diferentes, um vai ao radiador e outro vai ao radiador da sofagem.
Com o carro a frio, pões ele a trabalhar e com uma mão em cada um desses 2 tubos, verificas se vão aquecendo ao mesmo tempo, ou se aquece primeiro o tubo que vai ao radiador da sofagem.
Em condições normais, deve aquecer o tubo que vai ao radiador da sofagem e só quando o motor estiver à temperatura normal de trabalho, ou lá perto, o tubo do radiador começa a aquecer.
Se aquecerem os 2 ao mesmo tempo, ou se começar a aquecer muito antes de atingir a temperatura normal de trabalho, significa que o termostato está a abrir cedo de mais.
-
Muda o termostato que isso é barato.
-
O termostato pode ser barato, agora a merd* toda esta em ter que desmontar, quase toda a frente para, aceder ao local.
Mais uma coisa, para quem tiver fuga de água, do sistema de arrefecimento, por baixo, junto ao filtro de oleo do motor, vai ter que desmontar a frente toda para aceder ao conjunto de T´s do termostato, pois existe um oring(vedante de borracha), que esta entre o bloco do motor e o corpo do T, acopulado ao corpo do termostato, este vedantezinho de merd*, pois não tem outro nome(merd*) acaba por deixar passar água.
Peguem no vedante, e vão a SOVE(Queluz de Baixo), mandar fazer um vedante um pouco mais largo, e de temperatura alta, levem o T e o vedante, para eles poderem comparar as medidas, podera custar uns 35 Eur, mas vale a pena, faz 3 anos que montei e nunca mais tive problemas, só tenho rancor, á merd* de tempo, que perdi a desmontar a parte toda da frente, para aceder aos 3 parafuzinhos.
Estes carros de nova geração, desculpem a expressão (não valem um C,,,,,).
-
Com silicone resolvias a situação, antes de colocar o termostato, uma capinha de silicone de um lado e de outro resolve perfeitamente o problema.
Não são os carros que são uma me***, eles são feitos de propósito cheios de complicações, para seres obrigado a ir a marca em vez de simples que possas fazer em casa. Pois só assim conseguem tirar rendimento no pós-venda.
Se tivesses no lugar dos engenheiros da renault, ias fazer o mesmo ou pior ainda.