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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: samyseq em 28 de Agosto de 2019, 00:31 am
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Boa noite
Tenho uma Megane Scenic 1.5 de 2005 com cerca de 190.000...estava tudo bem até começar a ter problemas com o óleo (consumo excessivo) e com os injetores, que já foram trocados, agora começou a deitar fumo branco pelo escape, para não falar de um cheiro a queimado que sinto quando faço uma viagem de auto estrada, e puxe por ela, por mais curta que seja a viagem...
Fatores a ter em conta, quando a comprei o vendedor falou de usar o 10w40 no motor...quando tive problemas com os injetores e mudei logo um deles (Dezembro 2018) o mecânico disse que o óleo que estava a usar não seria o aconselhado, sendo este o 5w30 (se a memória n me falha), mudou o óleo para o então aconselhado. Quando voltei lá para mudar os outros 2 injetores (Junho de 2019) voltou a mudar o óleo, novamente para o 10w40...fiquei sem perceber o porquê até porque só verifiquei esta questão em casa...
Não tenho grande conhecimento de mecânica etc, começo a perder a paciência (e dinheiro) e questiono-me se não será melhor mudar de automóvel...
Agradeço qualquer ajuda/conselho que possam dar...
Obrigado
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O 10W40 não é aconselhado para esse motor. Uma vez que é de 2005 não sei ao certo se já tem ou não filtro de partículas quanto muito o 5W40 (caso não tenha FAP).
No entanto se tiver filtro de partículas o 5W30 é o indicado e é o que esse motor devia de levar.
Esse consumo excessivo poderá em parte estar relacionado com os segmentos do motor o que equivale a que se tenha que abrir o mesmo.
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Esse motor usa óleo 5w40 que respeite a norma RN 0710 (diesel turbo sem FAP), e não um qualquer óleo 5w40. Não deve usar outro.. O fumo branco pelo escape significa que o motor estará a queimar óleo que se justifica pelo consumo excessivo do mesmo, e eventualmente essa EGR não está em condições.. Pode ser tarde demais e ter os segmentos a dar o berro, mas eu optava por colocar o óleo correto + filtro óleo novo e via o comportamento do consumo de óleo, se mantiver é porque vai precisar de abrir o motor.
O cheiro a queimado pode ter a ver com uma fuga do coletor/turbo ou linha de escape, tem de ser analisado visualmente.
Boa sorte com isso.