Forum RenaultPT

Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: Rodrigues1994 em 15 de Outubro de 2019, 14:19 pm

Título: Clio 2 continua a não pegar de manhã...
Enviado por: Rodrigues1994 em 15 de Outubro de 2019, 14:19 pm
Olá pessoal.
Preciso mesmo da vossa ajuda porque estou a começar a dar em maluco com o clio.
Já há mais de meio ano que ando a tentar resolver este problema sem sucesso...
o que acontece é que quando vou a pegar no carro de manhã vou a dar a chave e tudo acontece normalmente só não tenho motor de arranque... ou seja.. todas as luzes acendem normalmente... e quando todo a chave só ouço o tick da uch mais nada...
o que já foi feito: chave nova e codificada.
Relê novo de arranque
Bateria nova
Uch mandada pra arranjar tinha um defeito no processador.
Hoje pego no carro e volta me a acontecer isto... é de doidos mesmo!
Alguém já passou por isto?
O grande problema é que isto só acontece na 1 vez que pego nele de manhã... depois posso dar a chave 500 vezes que ele roda e pega à 1! O que poderá ser?
Já gastei mais de 300 euros com esta brincadeira e não chego a conclusão nenhuma...
Título: Re: Clio 2 continua a não pegar de manhã...
Enviado por: CarM em 15 de Outubro de 2019, 14:32 pm
Bobine de chamada/cablagem do motor de arranque, foi vista?
Título: Re: Clio 2 continua a não pegar de manhã...
Enviado por: Rodrigues1994 em 15 de Outubro de 2019, 14:44 pm
Bobine de chamada é no motor de arranque certo?
A fiação não foi vista...
Vi em alguns fóruns que poderia ser um problema de terra... então o que fiz foi colocar um fio diretamente do negativo da bateria até ao ponto de terra até à caixa.
Mas não resolveu.
Quando é a bobine de chamada o sintoma é este? Só não dar à primeira da manhã?
Título: Re: Clio 2 continua a não pegar de manhã...
Enviado por: CarM em 15 de Outubro de 2019, 14:54 pm
O mais certo é o problema estar na parte eléctrica do motor de arranque, ou na bobine que pode já não estar nos melhores dias, ou no estator...
E sim, isso já se passou comigo e eu gastei metade desse valor num motor de arranque novo, tive urgência na resolução do problema e um bom mecânico
Título: Re: Clio 2 continua a não pegar de manhã...
Enviado por: Rodrigues1994 em 15 de Outubro de 2019, 14:56 pm
O que me aconselham a fazer gente? Deixar o carro no eletricista? só conheço um aqui em Vila Real ..
Título: Re: Clio 2 continua a não pegar de manhã...
Enviado por: CarM em 15 de Outubro de 2019, 15:00 pm
O click que ouves não é a uch (a uch tem unicamente a ver com a ação do imobilizador, neste caso) mas sim a atuação do relé do motor de arranque... Caso não o ouvisses, deverias ainda despistar algum problema no contacto da chave de  ignição, na posição de arranque..
Título: Re: Clio 2 continua a não pegar de manhã...
Enviado por: Rodrigues1994 em 15 de Outubro de 2019, 15:16 pm
O problema é que ouço... supostamente ele faz o seu trabalho... tudo acontece normalmente fora o motor que não roda.. falaram me num sensor na caixa de velocidades mas esse não impede o motor de rodar certo?
Título: Re: Clio 2 continua a não pegar de manhã...
Enviado por: CarM em 15 de Outubro de 2019, 15:23 pm
O sensor de rotação da cambota se não ler movimentos o motor não pega, mas nada afeta o trabalho do motor de arranque.
Título: Re: Clio 2 continua a não pegar de manhã...
Enviado por: CarM em 15 de Outubro de 2019, 15:29 pm
Em resumo, tudo o que descreves leva a um de dois possíveis problemas: parte elétrica do motor de arranque ou instalação, ou falha intermitente do contacto de ignição à chave na posição de arranque
Título: Re: Clio 2 continua a não pegar de manhã...
Enviado por: rodrigopt em 15 de Outubro de 2019, 17:07 pm
Face às coisas que já trocaste, acho que o ideal agora seria mandar reparar ou trocar o motor de arranque.

Quando isso acontece, a luz do imobilizador fica acesa ou apaga? Por vezes o anel que faz a leitura da chave, também dá problemas...
Título: Re: Clio 2 continua a não pegar de manhã...
Enviado por: Sls a GPL em 15 de Outubro de 2019, 17:08 pm
Acho que já falei nisto por aqui ou noutro tópico, isso é escovas do motor de arranque a precisar de ser substituídas.
Título: Re: Clio 2 continua a não pegar de manhã...
Enviado por: Rodrigues1994 em 15 de Outubro de 2019, 18:26 pm
a Luz do imobilizador nunca ficou acesa...
O electricista aonde fui a bocado diz que é provavel que seja a bobine de chamada porque ela cria um iman dentro e se estiver a trabalhar mal com  frio tem tendencial a não ser accionada, o que bate certo com o facto de ele so fazer isto quando está varias horas parado...
O que me aconselham? trocar o soneloide?
Título: Re: Clio 2 continua a não pegar de manhã...
Enviado por: rodrigopt em 15 de Outubro de 2019, 18:56 pm
Mandar reparar ou substituir o motor de arranque
Título: Re: Clio 2 continua a não pegar de manhã...
Enviado por: Sls a GPL em 16 de Outubro de 2019, 23:34 pm
Se fosse a bobine, o motor de arranque rodava mas não engrenava no motor. Se o motor de arranque não roda, são as escovas.
Título: Re: Clio 2 continua a não pegar de manhã...
Enviado por: CarM em 16 de Outubro de 2019, 23:40 pm
Se fossem apenas as escovas a avaria não era tão intermitente como é referido... A corrente por vezes nem chegará ao motor de arranque, por deficiente contacto ou problema da cablagem então..
Título: Re: Clio 2 continua a não pegar de manhã...
Enviado por: Sls a GPL em 17 de Outubro de 2019, 20:07 pm
Carm, eu tenho a experiência disso, tenho um motor de arranque em casa que precisa de revisão para levar escovas e os sintomas são mesmo esses,  só roda quando lhe apetece. Pode estar um dia inteiro a funcionar bem e depois de um momento para o outro não roda. De manha era quando lhe dava mais vontade de ficar quieto, talvez por acumulação de humidade devido ao frio, contração dos elementos, ou só mau feitio, não sei.
E o que tenho montado no carro está a começar com os mesmos sintomas, para mais que era um motor de arranque usado.
Por isso, neste caso, o mais provável é ser escovas, apesar de eu já ter dito para verificar se chega sempre sinal ao motor de arranque e não me lembro de terem confirmado ou não , mas presumo que sim.
Título: Re: Clio 2 continua a não pegar de manhã...
Enviado por: Rodrigues1994 em 18 de Outubro de 2019, 15:59 pm
UPDATE:

Na quarta farto desta situação deixei o carro num electricista e ele aconselhou-me a deixa-lo lá durante a noite com esperança que no dia seguinte o carro não desse sinal de motor de arranque.
Felizmente aconteceu, o carro deu a falha de manhã.. o electricista foi logo ver se o motor de arranque tinha energia nos terminais e tinha... o que restava ver era o motor de arranque...
Tirou fora e verificou que as escovas estavam mais pequenas que a minha unha do mendinho... para proteger situações futuras o soneloide ou automático do motor de arranque foi também substituído assim como as escovas... até porque sendo o motor 1.4 é uma carga de trabalhos tirar o motor de arranque fora...
Ele ficou a trabalhar bem, disse-lhe para ver bem os apertos dos terminais e fiação, pega mais rapido e suave...
Hoje pelo menos pegou super bem, a ver vamos.
Com esta brincadeira levou uma chave nova, uma centralina arranjada, uma bateria e um motor de arranque reposto... 400 euros ao ar.

Já agora tenho outra duvida não sei de deva abrir outro topico ou não... Tenho um leitor OBD e ele dá-me 2 erros que mesmo que apague eles voltam logo de seguida... algum entendido me pode ajudar ?

Erro P0711: "Transmission Fluid Temperature Sensor A Circuit range/Performance"
Errp  B0500: "Manufacturer control"

Alguém me pode ajudar?
obrigado.
Título: Re: Clio 2 continua a não pegar de manhã...
Enviado por: Sls a GPL em 19 de Outubro de 2019, 02:22 am
Afinal sempre eram as escovas  :laugh: :laugh:
Título: Re: Clio 2 continua a não pegar de manhã...
Enviado por: Rodrigues1994 em 19 de Outubro de 2019, 18:54 pm
E o automático não é de descartar! Até agora tem pegado que nem relógio vamos a ver!!
Título: Re: Clio 2 continua a não pegar de manhã...
Enviado por: Sls a GPL em 20 de Outubro de 2019, 02:37 am
Normalmente começa se pelo mais facil e mais barato, ou seja se o motor de arranque não roda, este deve ser o primeiro a ser visto.
Primeiro se chega corrente, se chega o passo seguinte será ver o interior do motor de arranque.
 O mais provável e mais barato são as escovas pois é peça de desgaste.
Deveria ter sido a segunda coisa a ver.
Se estivesse ok então ai é que se começava a ver para trás até chegar à bateria. Eu acho que tiveste ai custos a mais que se calhar eram escusados pois o problema estava nas escovas.