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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: ricain em 18 de Outubro de 2019, 12:41 pm
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Bom dia a todos,
Acabei de comprar um Clio 0.9 tce bi-fuel pensando em poupar.
Mas ao fim de 1300km vejo que os consumos são exorbitante e gostaria de saber se ja aconteceu a alguem? E se a renault resolve facilmente.
A gasolina tem sido de 9lt/100 e a GPL 12lt/100.
Eu sei que o consumo esta ligado ao pé, mas nao é o caso. O trajecto é urbano e vila.
Dai nao achar que justifica esse consumo a menos que seja um problema de afinação do carro ou outro.
Ja aconteceu a alguém?
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Não deves ter aqui muito feedback desse motor com sistema bi-fuel, talvez no fórum da Dacia..
Na versão de injecção a gasolina faz consumos na ordem dos 6.5, também tenho um perfil de utilização como tu.. Mas isso ainda vai baixar, é muito novo o motor.
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Ponto número 1 ainda é cedo para tirares conclusões tens que fazer mais uns km para te habituares ao motor e poderes tirar as melhores prestações do mesmo só com os km o vais poder ver os consumos.
Ponto 2 é sobejamente sabido que o gpl faz subir as médias em média entre 25 a 45% pelo que se fizeres 6 a gasolina irás fazer sempre 9 a GPL...como tudo a Centralina ainda está a calibrar e a aprender como circular faz mais uns km e vais ver que a média baixa.
Ps:para aferir consumos não repares no que diz o Computador de Bordo a melhor maneira de fazeres a média é atestar fazer 100km e voltar a atestar e ver quanto gastaste na realidade pois um semáforo e para arranca faz subir as médias no CB para valores absurdos.
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Ponto número 1 ainda é cedo para tirares conclusões tens que fazer mais uns km para te habituares ao motor e poderes tirar as melhores prestações do mesmo só com os km o vais poder ver os consumos.
Possivelmente, pode ser uma ideia. Vou aguardar.
Ponto 2 é sobejamente sabido que o gpl faz subir as médias em média entre 25 a 45% pelo que se fizeres 6 a gasolina irás fazer sempre 9 a GPL...como tudo a Centralina ainda está a calibrar e a aprender como circular faz mais uns km e vais ver que a média baixa.
Sim regra geral é de 30%, no entanto antes de comprar o carro vi que a gasolina a média era de 6 a 7lt/100 e nunca de 9.. mas como no ponto 1, vou aguardar.
Ps:para aferir consumos não repares no que diz o Computador de Bordo a melhor maneira de fazeres a média é atestar fazer 100km e voltar a atestar e ver quanto gastaste na realidade pois um semáforo e para arranca faz subir as médias no CB para valores absurdos.
Não deves saber, alias eu soube procurando antes de comprar, mas o clio e o dacia bi-fuel não tem no computador de bordo as médias de consumo. Tive que fazer as contas a mercearia com os litros abastecidos.
Vou aguardar mas 12lt/100 a gpl e 9lt/100 a gasolina é muito elevado mesmo sendo na rodagem, acho eu, mas não sou nenhum expert.
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Eu tenho um Sandero 0.9 TCe bi-fuel e os meus consumos a GPL andam na casa dos 9l/100. Com um depósito de GPL faço à volta de 350km's aqui em cidade.
A gasolina sou sincero, nunca fiz médias...
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Esse valor de 9lt/100 é um valor expectável. Agora o que estou a ter os tais 12 é que não concordo muito.
Mas vou aguardar e ver nos próximos dias.
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Nos Dacia's sei que houve uns que levaram uma reprogramação na parte da injeção e que os consumos desceram consideravelmente, pelo menos no fórum dos Dacia's houve casos desses.
De qualquer forma ainda tem muito poucos kms o carro, faça mais uns bons kms a ver, se vir que se mantém consumos elevados pode tentar ir a Renault para verificarem
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Apesar de os trajectos em cidade / vila, apanhas grandes subidas ou são trajectos quase planos?
É que são factores que influenciam muito nos consumos, principalmente o comportamento do pé. Acelerar quando é preciso, e deixar de carregar quando o carro já vai embalado, mas sem perder velocidade.
Eu no meu clio 2 , a media do cb é 4,4l/100 e +/- 42 L de gpl dão para 600 e tal km, Eu não me preocupo muito em fazer médias, mas a média são 600km por deposito.
No entanto tenho uma condução económica, faço uma boa gestão do pé, apesar de andar sempre nos 90 / 100 km/h.
No teu caso, esse motor é diferente e tem turbo, o que dá mais potencia mas também pode provocar mais consumo.
O meu conselho é tentares aprender o ponto em que consegues andar a uma velocidade razoável mas com o menor consumo. Se o cb tiver consumo instantâneo é uma ajuda.