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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: usilva em 15 de Dezembro de 2019, 17:41 pm
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Boas tenho um problema no carro um megane 3 1.5 dci de 110cv, ao arrancar o carro morre quando o carro passa as 2000 rpm cai quase para as 900rpm é necessário carregar bastante no acelerador para o carro nao ir abaixo, os pontos de embraiagem têm de ser bastante agressivos para compensar a queda das rpm, o carro também demora a desenvolver parece ter perdido potência.
Já foi feito o seguinte no carro:
- EGR e admissão limpas estavam carregadas de carvão não resolveu nada
- Levou os tubos de gasóleo que ligam ao filtro de gasóleo e á bomba injetora um tinha o a trava do engate rápido partido portanto o tubo não ficava seguro e no outro a bomba manual estava a estalar e a deixar entrar ar no sistema e o carro não pegava
- Já levou varias vezes aditivo para ajudar a limpar a injeção
- Na clip não apresenta nenhum erro
Mas se desligar o sensor MAF o problema desaparece e parece outro carro completamente diferente, mas claro entretanto acende a luz do motor e acaba por entrar em "safe mode" por ter desligado o MAF.
Visto tratar-se de uma peça cara decidi experimentar antes de comprar com a peça de outro carro idêntico sem problemas, mas o problema mantêm se.
Não sei se alguém já teve alguma situação semelhante ou se sabem o que poderá ser, desde já agradeço qualquer ajuda possível
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Verificaste se há fugas na admissão? tubos estalados por exemplo?
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Sim tirei a tubagem de admissão toda fora pra ver se estava estalada em algum lado e nada, linhas de vácuo também tudo em ordem
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O turbo, é de geometria fixa ou variavel? se for variável, pode estar presa.
Outra questão, foi usada a clip da renault para fazer o diagnostico?
Apesar de não aparecer erros, é necessário analisar os valores dos vários sensores a fim de se perceber o que pode causar tal comportamento.
Se os valores estiverem dentro dos parâmetros normais, é necessário passar para um diagnostico mais localizado, por exemplo, verificar a pressão do circuito de injecção, compressão do motor, etc.
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O turbo é de geometria variável, a geometria esta levezinha da para a abrir e fechar sem esforço
Sim fiz o diagnostico com a clip (a replica chinesa)
Não sei os valores de referência, os únicos valores que vejo alterados quando o carro falha é o valor de massa de ar que oscila mesmo com o acelerador fixo, outro valor que não sei se será normal é a egr que dá valores negativos.
O carro ainda tem carvão na zona das entradas para as válvulas, o problema é que como não tem coletor de admissão não há acesso para limpar
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Já fizeste uma pesquisa pelo forum por problemas semelhantes? Esse tipo de problemas é recorrente.
Se não há bolhas de ar nas tubagens do gasóleo, ou agua quando se dá esses poços, e se não há fugas de ar na tubagem da admissão, nem tens a geometria do turbo presa, pode ser a egr que demora a fechar.
Sem saber os valores de referencia, vai ser difícil, perceber se há algum componente a falhar nessas alturas.
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A egr depois de limpa, foi efetuado o reset ao ponto zero?
Se desligares a ficha da egr vai gerar erro no quadrante mas o carro funciona na mesma, pode ser uma hipótese de teste
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Já fiz varias pesquisas e testei várias coisas mas até agora nada, a única solução vai ser mandar testar injetores e bomba injetora
Parece mesmo uma falha no mapa porque parado o carro falha exactamente as 1100 rpm
Já experimentei desligar a ficha da egr ele fica todo atrofiado até o ralenti fica instável
Fui eu mesmo que limpei a egr, não fiz reset nem sabia que era necessário presumi que ajustasse os valores automaticamente alguem sabe como se faz na clip?
O mecânico partilha da opinião de ser o massa de ar mas se mesmo com outro sensor não funciona, a única maneira de o por a funcionar direito é mesmo desligar a ficha da maf
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Obrigado pelas dicas tratou-se mesmo ser da egr apesar de ter sido limpa ja não funciona corretamente sei que não devia mas optei por eliminar a mesma, agradeço a ajuda
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Fisicamente e na centralina?
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Para ja so esta fisicamente ficha desligada, tive de tirar a egr fora pra fechar totalmente manualmente e desliguei o tubo de vacuo da borboleta do radiador da egr assim nao passa ar nenhum, mesmo assim vou anular junto ao coletor de escape para sair direto o carro esta a funcionar impecavel so falta mesmo fazer a eletronica para a luz do motor não ficar adiretovai para a semana
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" luz do motor não ficar acessa vai ba proxima semana"
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Ok desligando na centralina ao mesmo tempo é o ideal
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