Forum RenaultPT

Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Sergioaniceto em 27 de Dezembro de 2019, 21:24 pm

Título: Trafic 2017 1.6
Enviado por: Sergioaniceto em 27 de Dezembro de 2019, 21:24 pm
Boa noite . Tenho uma trafic de 2017 1.6. não pega . Foi de reboque para a oficina . Tem 69.000 km . Na oficina viram que estava com o nível de óleo baixo , está a sair óleo pelo vareta do óleo. Se tirarem o respiro do motor a carrinha pega e trabalho bem mas sai muita compressão pelo respiro . O mecânico disse me que o turbo deve estar com problemas e por isso é que o nível de óleo está baixo mas tbm disse que não percebia porque é que só pega com o respiro do motor aberto . Já aconteceu a alguém ? Preciso de ajuda .
Título: Re: Trafic 2017 1.6
Enviado por: CarM em 27 de Dezembro de 2019, 21:47 pm
O facto de trabalhar bem sem vareta é porque o respiro do motor não está a trabalhar como devia... O consumo de óleo a esse ponto não é justificável apenas por problemas no turbo, eu atribuirei aos longos  espaçamentos entre manutenções e ao tipo de percursos/utilizações diárias da viatura... Nas Masters que uso, de 2017 e 2018, é habitual a cerca de 10.000  da manutenção aparecer o aviso de "verifique nível do óleo" e isso significa que ás vezes já está abaixo do mínimo, este mês já me aconteceu nas duas,  levaram +- 2.5 litros de óleo cada, e não há nenhuma anomalia no motor ou turbocompressor, e posso acrescentar que são carros bem cuidados pelos condutores e serviço Renault atempadamente..
Título: Re: Trafic 2017 1.6
Enviado por: Sergioaniceto em 27 de Dezembro de 2019, 22:14 pm
O motor tem óleo nos tubos de admissão . Também acho que o turbo deve estar com problemas . Mas quando se tira o respiro e se põe a trabalhar não sai nada no tubo de escape . Parece que os gases saem pelo respiro do motor .
Título: Re: Trafic 2017 1.6
Enviado por: Sls a GPL em 28 de Dezembro de 2019, 00:13 am
Isso é compressão a passar para o motor, ou por segmentos ou a junta com alguma passagem.
Título: Re: Trafic 2017 1.6
Enviado por: Sergioaniceto em 28 de Dezembro de 2019, 08:41 am
O mecânico também disse que poderia ser isso mas como a carrinha só tem 69.000 km e aí relantim trabalha bem fica na dívida . Estar a desmontar sem ter certeza vai ficar caro
Título: Re: Trafic 2017 1.6
Enviado por: CarM em 28 de Dezembro de 2019, 08:49 am
Estás a reparar fora da Renault, certo?
Já fez um teste de compressão, ou mediu a pressão do turbo?
Título: Re: Trafic 2017 1.6
Enviado por: CarM em 28 de Dezembro de 2019, 08:58 am
Há uma dúvida que eu tenho mas não conheço esse motor... O FAP é closed coupling como no K9k Euro V/VI? É que se for, e o problema esteja naquele componente que agrega o FAP e o arrefecimento/despressurização de gases para recirculação na EGR, é possível não teres gases no escape e teres todos os gases resultantes da combustão a voltar à EGR, já li isto num problema de um Fórum da Nissan, em que aquela "panela" partiu... Mas não conheço tão bem o 1.6 dci..
Título: Re: Trafic 2017 1.6
Enviado por: Sergioaniceto em 28 de Dezembro de 2019, 09:40 am
Ainda não fez o teste de compressão. Vai fazer hoje . Não sai gazes pelo escape . Como se chama essa peça que referiu ? É a válvula egr avariada ou outra?
Título: Re: Trafic 2017 1.6
Enviado por: CarM em 28 de Dezembro de 2019, 10:31 am
Não sei se esse motor usa, por detrás do motor e agarrada a este e ao turbo, uma "panela" que agrega o FAP e o sistema de  arrefecimento de gases de escape para recirculação (tem um tubo metálico traqueado que liga à EGR), como usan os motores 1.5 dci k9k Euro V/Euro VI ready... A Renault chama-lhe "Closed Coupling FAP"
Título: Re: Trafic 2017 1.6
Enviado por: Sergioaniceto em 28 de Dezembro de 2019, 12:09 pm
Estou agora na oficina . Tiraram o filtro de partículas entupido   o turbo também sai óleo e muito pela admissão
Título: Re: Trafic 2017 1.6
Enviado por: Sls a GPL em 29 de Dezembro de 2019, 02:46 am
Agora é conveniente fazer um teste de compressão, para verificar se está dentro dos valores normais.
Título: Re: Trafic 2017 1.6
Enviado por: CarM em 29 de Dezembro de 2019, 15:43 pm
Essa Traffic não usa AdBlue? As nossas Master de 2017 já usam e até agora 0 problemas de FAP, o processo do catalisador SCR é menos obstrutivo..