Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: jpereira89 em 02 de Janeiro de 2020, 10:53 am
-
Bom dia malta,
Já pesquisei em vários locais, quer no fórum quer fora, vídeos do youtube, etc mas não encontro o que preciso.
Tenho um Clio II 1.5DCI 65cv em que me está a acusar problemas no sensor da árvore de cames. Eliminei o erro e continua a surgir passado pouco tempo de o pôr a trabalhar.
O meu problema é o seguinte: há videos em que se consegue desapertar o sensor como ele está sem desmontar peças envolventes mas no modelo do meu, não consigo de todo lá chegar, não há espaço para colocar a chave na porca que o segura.
Pelo que vejo, só mesmo retirando o apoio do motor para lá chegar. Tentei fazê-lo colocando um macaco no cárter mas assustei-me, o motor começou a descer lentamente e com receio de danificar alguma coisa por desconhecer o funcionamento deste sistema, voltei a pôr tudo como estava.
A questão é: é a forma mais segura de o fazer? Posso colocar o macaco nesta zona mas levantando mais o macaco? Não corro o risco de danificar o cárter, caixa de velocidades ou algo que se pareça?
Deixo abaixo fotos do motor igual ao meu com o apoio assinalado a vermelho. O sensor fica logo abaixo da tampa preta da distribuição.
(https://drive.google.com/file/d/1E-NKTLON1dn2bsK1oVQX2f6zSddlOIia/view)
Obrigado a todos os que possam esclarecer esta questão de um "ignorante" na matéria. Sou eu que faço a revisão ao carro e algumas reparações mas há coisas que desconheço por completo e gosto de aprender.
Bom Ano a todos!
-
Peço desculpa, o link da foto desapareceu. Segue abaixo.
https://drive.google.com/file/d/1E-NKTLON1dn2bsK1oVQX2f6zSddlOIia/view?usp=sharing
-
se não tens confianca no macaco levantas o motor até o veres mexer na zona do apoio e depois cravar uma preguiça lá assim de certeza que não desces sozinho...
-
Obrigado pela resposta.
Ja tinha pensado nisso em relação às preguiças, o meu receio é danificar o cárter.
Nestes casos é o procedimento "normal" segundo entendo, correto?
Colocam um macaco no cárter, sobem o motor "forçando" um pouco o apoio para que ao se desapertar o motor ele não desça sozinho, é isso?
-
Se não tens grua ou suporte para fixar o motor, sim, deves usar o macaco para segurar o motor, se tens medo de danificar o carter, usa uma tábua, entre o cárter e o macaco, para aumentar a superfície de contacto, e assim evitar amolgar ou partir o cárter.
Levantas até começar a fazer força, depois, desapertas o apoio do motor, e se necessário ajustas a altura com o macaco.
Para por no sitio, é só fazer a operação no sentido inverso.
-
Reparei que no cárter tem uma zona plana e rugosas pelo que entendi que deveria ser a zona preparada para este efeito, o "centro do motor".
Coloquei uma tábua por cima do macaco como referiram e como não tinha espaço para as preguiças, coloquei ao lado do macaco ainda no cárter um tronco com uns 30cm de diâmetro só para jogar pelo seguro.
Levantei o macaco bem mais que na 1ª tentativa e ao desapertar o motor ele nem se mexeu :dance:
Lá conseguir tirar o apoio e o sensor. Aproveitei para ver o estado do apoio e nem com borracha rachada nem ressequida.
Apoio validado, sensor substituído, motor certo a trabalhar e 0 erros na centralina.
MUITO OBRIGADO pela ajuda e "apoio moral" :grin: