Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: jmss em 26 de Janeiro de 2020, 08:56 am
-
Viva,
Estou com um problema no meu Clio de 10/1998 a gasolina.
Ele já tinha tido este mesmo problema há uns anos e o senhor do reboque disse que podia ser da humidade. De facto, no dia seguinte a ter sido trazido de reboque, voltou a funcionar e nunca mais teve o problema até hoje.
O problema é dar à chave e o motor de arranque nem se ouvir. A luz da bateria tremelica, indicando um mau contacto. Pode de facto ser da humidade que se faz sentir atualmente na zona de Lisboa.
Da bateria não é, pois foi trocada este mês e depois disso funcionou impecavelmente (a anterior não chegou a ir abaixo, mas já estava a dar sinais de estar perto do fim de vida e por isso decidi trocá-la antes de ficar apeado).
O carro arrancou facilmente com um ligeiro empurrão em plano horizontal.
Alguém tem alguma dica? Que componente é que poderá ter humidade?
Obrigado.
-
Sim, trocar as escovas do motor de arranque. É facil, demora pouco mais de 1h a fazer e é barato.
E não é da humidade, é mesmo as escovas gastas.
-
O motor de arranque foi restaurado há uns anos por um amigo meu, e ele trocou as escovas e mais umas peças.
Ou será que ele restaurou o alternador? Na altura o sintoma era uma deficiente carga da bateria. Pelos meus conhecimentos um alternador poderia funcionar como motor de arranque, será assim?
Neste caso de agora afinal não era o motor de arranque, mas sim a instalação. Ficou em 41,25 EUR.
-
Isso acontece nos carros novos com startstop, em que é o alternador que dá o arranque.
Afinal o problema estava na instalação elétrica? mais propriamente no quê?
-
Não consegui perceber, o senhor apenas disse "instalação". Nem sabia o que era isso, pois não seria essa palavra que eu usaria.