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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Newt Scamander em 31 de Março de 2020, 09:53 am

Título: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Newt Scamander em 31 de Março de 2020, 09:53 am
Bom dia!
Tenho um Clio II com o motor 1.2L 8V que me tem dado algumas dores de cabeça com o sistema de refrigeração.
A questão é que o liquido desaparece, mas sem desaparecer! Olhando para o vaso, ele +- de dois em dois dias está no mínimo, contudo, se eu tirar a tampa do vaso de expansão, ele fica novamente na marca normal. Devo dizer que retirar a tampa é assustador, mesmo estando o carro com o motor frio/gelado, dada a pressão e a força com que o liquido sobe pelo vaso acima. Outra situação estranha, é que a tampa aperta de tal forma sozinha, que, para a desapertar, só com um alicate!
Já sangrei o circuito várias vezes e já comecei por despistar o mais simples (vaso de expansão, tampa do mesmo, termostato, radiador solfagem…), mas neste ponto estou sem ideias, ou melhor, sem uma ideia do que possa ser sem colocar o carro no mecânico para abrir o motor (sempre a resposta do homem); já me falaram na possibilidade da junta, mas, até ver, não tenho óleo na água nem água no óleo. A outra hipótese será o bloco rachado.
Para ser honesto, estou sem saber muito bem o que fazer pelo que agradeço toda e qualquer dica que me possam dar.

Obrigado.
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: kelly em 31 de Março de 2020, 10:52 am
Boas.. parece me sinal de algum componente no circuito estar com entupimento o que dificulta a passagem do liquido de refigeração, provocando vacuo.

Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: CarM em 31 de Março de 2020, 11:23 am
Troca a tampa do depósito de expansão.
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Farfalho em 31 de Março de 2020, 12:14 pm
Boas.. parece me sinal de algum componente no circuito estar com entupimento o que dificulta a passagem do liquido de refigeração, provocando vacuo.
Podes começar por aqui.
Um teste de pressão ao sistema para indicar fugas ou obstruções antes de trocar peças.

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Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Sls a GPL em 31 de Março de 2020, 13:04 pm
Podes fazer uma limpeza ao circuito de refrigeração, com agua corrente, e verifica se a agua circula correctamente pelas tubagens e pelos radiadores.
Depois disso, sangra o circuito, e subsitui a tampa do vaso de expansão.
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Newt Scamander em 31 de Março de 2020, 13:44 pm
Muito obrigado pelas dicas, meus senhores.
A limpeza ao circuito já fiz há uns meses, mas também não perco nada por fazer de novo!
A tampa do vaso já a substituí.. duas vezes!
Custa-me mesmo a crer que seja o bloco estalado como já me foi dito uma centena de vezes, pelo que vou novamente fazer uma limpeza ao circuito e voltar a sangrar.
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Caçoilauto em 31 de Março de 2020, 15:45 pm
junta de cabeça queimada, ou uma estaladela na cabeça vs bloco
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Newt Scamander em 31 de Março de 2020, 16:26 pm
Um pesadelo em termos de mão de obra, certo?
Se se confirmar esse cenário, o que posso esperar em termos de peças, mão de obra… ?
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: mingos em 01 de Abril de 2020, 20:37 pm
Pergunta mortal a que ninguém pode responder. Depende do que precisar de arranjar e da oficina.
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Sls a GPL em 02 de Abril de 2020, 08:33 am
Se for só mudar a junta é uma coisa, aproveitar que o motor está aberto e fazer outras reparações mais completas, como facear a cabeça, fazer as cedes das valvulas, etc é outra, alem disso é feito na mesma altura a distribuição.
Depois há o material que vais usar, do mais barato até ao melhor do mercado, são coisas que influenciam o preço.
Na mão de obra, podes fazer tu, não é dificil ou deixar o mecânico fazer. O saber fazer tambem custa. Mais outro factor que influencia o preço.

Se é coisa que tu não consegues fazer, tens mesmo que deixar para o mecânico e mentalizar que vais ter que pagar essa reparação.
Depois, a pergunta que vai surgir na tua cabeça é, reparo ou troco de carro?
A resposta mais racional é repara. A resposta que vai sobressair mais é troca de carro.
Mas pensa no seguinte, se não tens dinheiro para a reparação, que pode custar 300, 400, 700€ ou mais, tens dinheiro para trocar de carro? não! novo muito menos, e um usado é um risco maior, pois não sabes se o que vais comprar não tem uma surpresa maior que essa.
Por isso o mais racional é reparar.
Vão dizer, o carro já é velho! É velho, mas é teu. As reparações/manutenções, são mais baratas que a dos carros novos, sabes o que tens, não há stresses com empréstimos, os impostos e o seguro sobre o carro são mais baratos, etc
São só vantagens em reparar.
Se não tens dinheiro que chegue para reparar já, pelo menos orçamentos podes pedir, em mais que um lado, para teres base de comparação, ver até que ponto é um esforço financeiro e quanto tempo vais demorar para conseguir pagar, vê se te conseguem facilidades de pagamento, ou contrarir um credito para conseguires pagar a reparação.

É fazeres as coisas com os pés bem assentes na terra e vais ver que não é assim tão difícil ;)

Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Newt Scamander em 06 de Abril de 2020, 06:47 am
Bom dia,

Antes de mais, muito obrigado pela vossa ajuda e pelos vossos esclarecimentos.
 Sls a GPL, vender ou trocar este carro está fora de hipótese. Esta situação já se arrasta há uns bons meses e já perdi a conta às vezes que me disseram para o despachar. A questão, é que a menos que eu não tenha mesmo hipótese a nível financeiro de o manter é que poderei considerar isso, ou seja, a venda não será solução, mas antes falta de uma.
A manutenção deste carro, e até reparações mais simples, sou eu que faço, mas neste caso já é algo que me ultrapassa, não só em conhecimento, mas também por não ter nem equipamento nem espaço adequado para tal. A minha ideia passa mesmo por refazer tudo como deve ser, por forma a não ter de me preocupar ou pensar mais nisto; já me falaram em comprar um motor usado, mas acho que acaba por ser um pau de dois bicos.
Neste fim de semana que passou, voltei a fazer uma limpeza ao circuito e a sangrar o dito. Na mesma. O sacana fica sem ar no sistema mas volta a ganhar o dito.
Falaram-me num teste que se faz com um spray e que mede a passagem de gases (ou algo do género) e que permite confirmar ou despistar precisamente este tipo de situação. Confesso que nunca tinha ouvido falar em tal!
Valerá a pena testar isso?
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Sls a GPL em 06 de Abril de 2020, 18:32 pm
Vê também, se não tens nenhuma fuga de agua pelo radiador da sofagem, é um problema frequente.
O que podes fazer também é com o carro frio, e com o motor a trabalhar, tiras a tampa do vaso de expansão e colocas a mão a tapar a abertura, e vÊ  se notas aumento de pressão ou não.
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Newt Scamander em 07 de Abril de 2020, 07:42 am
Bom dia,

O radiador foi das primeiras coisas que vi. Em 2017 aconteceu-me isso mesmo e fiquei logo com receio que fosse esse o problema, mas não.
Já fiz esse teste e sim, pressão é mesmo o que não falta. Como é que é possível o carro estar dias parado, com o motor gelado, e mesmo assim ter/ganhar pressão é algo que não consigo compreender.
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Sls a GPL em 07 de Abril de 2020, 21:36 pm
Atestaste o deposito com ele frio e sem pores o carro a trabalhar ganhou pressão?

Se a frio com o motor a trabalhar o vaso de expansão ganha pressão é porque está a passar compressão para o circuito de refrigeração.
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Newt Scamander em 08 de Abril de 2020, 06:56 am
È precisamente essa a questão. Para teres uma ideia, se eu sangrar agora o sistema e ele ficar sem ar nenhum, daqui a nada ele já o tem de novo. A pressão é tal que a própria tampa aperta sozinha de tal forma que para a tirar só de alicate.
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Francisco em 08 de Abril de 2020, 11:05 am
Quase de certeza junta queimada a passar ar para o circuito de refrigeração. se não tiver sobreaquecimentos é só trocar junta, aproveita e faz revisão completa com correia de distribuição e acessórios. fica com o motor para mais uns anos...
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Newt Scamander em 08 de Abril de 2020, 12:31 pm
Por enquanto, não tenho sintomas de sobreaquecimento.
Vou, neste fim de semana, fazer a troca do liquido por completo através da máquina xpto usada para retirar o ar. Se não for mais, descargo de consciência.
Estou a pensar fazer também isto:

https://eshop.wurth.pt/Conjunto-de-aparelho-de-teste-de-fugas-de-COSUB2-SUB-APARELHO-DE-TESTE-CO2/0893964101.sku/pt/PT/EUR/

Confesso que tenho algum receio de continuar a andar com o carro, nem tanto por ficar a pé, mas sim por estar, mesmo tendo imenso cuidado, a piorar algo já de si complicado.
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Sls a GPL em 08 de Abril de 2020, 20:24 pm
Acho que estás a fazer confusão entre pressão e vácuo.

A válvula da tampa abre  com pressões acima de 1,5 bar, se tivesse a passar compressão para o circuito, o que acontecia era a agua sair fora pela tampa.
Se a agua desaparece do deposito, e a tampa fica apertada, o que se deve estar a formar é vacuo, ou seja , a agua esta a sair do circuito para algum lado.

O que disse para fazeres era abrires o deposito e pores a mão a tapar a abertura do deposito, para perceberes se forma pressão dentro do deposito, ou vácuo.
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Newt Scamander em 09 de Abril de 2020, 06:37 am
Bom dia,


O que vou dizer pode parecer muito estranho, mas já me aconteceram ambas as situações. Por exemplo, ontem ao fim da tarde, quando cheguei a casa deixei o gajo arrefecer como deve ser e retirei a tampa. Ele começou a borbulhar e a subir e se não pousava tão depressa a tampa o gajo saía. O motor estava frio.
Passado um pouco, voltei a retirar a tampa e estava tudo normal. Quando a coloquei de novo, não a apertei em demasia porque queria agora de manhã tirar a dita. Tirei, mas só com o alicate. Ou seja, ela voltou a apertar sozinha e o liquido que "tinha desaparecido" voltou ao sítio dele - vácuo, correcto?
Admito poder estar a confundir conceitos; já estou num ponto em que não consigo perceber o que raio vai para ali.
Agora a vir para o trabalho, tudo normal com o funcionamento dele, mas, do nada, acendeu a luz do Stop juntamente com a do motor.  A temperatura estava normal. Desliguei o carro e votei a ligar e ficou normal.
Vou fazer de novo o teste que me indicaste pois posso ter feito mal por não ter percebido bem.
Motor frio, mas a trabalhar, certo?
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Sls a GPL em 09 de Abril de 2020, 08:27 am
Sim. com o motor frio e a trabalhar , para conseguires perceber se sentes a criar vacuo ou a fazer pressão.
Com o carro quente não porque se não queimas-te.

A oscilação do liquido dentro do vaso, tem muito a ver com as pressões que se formam e a diferença de volume entre a agua e o ar quer a quente quer a frio.

Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Newt Scamander em 14 de Abril de 2020, 09:59 am
Testei na sexta feira de manhã logo pela manhã - dá-me ideia de ser pressão.
A tampa agora também aperta com o carro gelado. Por exemplo, no sábado de manhã, com o carro frio tirei a tampa com ajuda do alicate. Nesse dia não o coloquei a trabalhar, queria só mesmo dar uma vista de olhos. Voltei a colocar a tampa, mas sem a apertar em demasia. Ontem de manhã, tive de colocar de novo o alicate. Não compreendo como raio ela aperta desta forma sem o motor estar a trabalhar.
Fora isso, temperatura dentro do normal. Notei durante o dia de ontem algumas oscilações no trabalhar dele.
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Newt Scamander em 14 de Abril de 2020, 16:56 pm
Retirei ao inicio da tarde a tampa do vaso. Veio um cheiro… estranho de lá de dentro. Lembrei-me de tirar a tampa do óleo. Tinha uma papa, como que leite misturado com café, na parte de dentro da mesma.
Estou lixado com um F bem grande, certo?
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Farfalho em 14 de Abril de 2020, 19:52 pm
junta de cabeça queimada, ou uma estaladela na cabeça vs bloco
Curioso que se viste isso e crê-se o significado ser o de costume fiz quote à resposta do Caiçolauto indicando esse sintoma.

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Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Newt Scamander em 16 de Abril de 2020, 12:18 pm
Já pensei em condensação no interior da tampa que eventualmente se pudesse formar, contudo, aquilo parece-me, e colocando lá os dedos, uma papa algo densa.
Limpei a tampa na terça feira ao fim do dia. O carro ontem deve ter feito apenas uns 10/15KM. Hoje de manhã fui ver e tinha novamente a dita papa, contudo, curiosamente, o nível do liquido estava perfeito.
 :huh:
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Sls a GPL em 16 de Abril de 2020, 13:56 pm
Essa gosma é normal, principalmente se o que andas é muito pouco e o carro não aquece o suficiente para evaporar a humidade, mas se anda a misturar agua no óleo, forma-se bastante gosma dessa.

Devias começar por fazer um teste de estanquidade do circuito de refrigeração do motor.
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: andresilvac4 em 16 de Abril de 2020, 14:05 pm
Já pensei em condensação no interior da tampa que eventualmente se pudesse formar, contudo, aquilo parece-me, e colocando lá os dedos, uma papa algo densa.
Limpei a tampa na terça feira ao fim do dia. O carro ontem deve ter feito apenas uns 10/15KM. Hoje de manhã fui ver e tinha novamente a dita papa, contudo, curiosamente, o nível do liquido estava perfeito.
 :huh:
Isso tem a junta da culassa queimada no mínimo ou pior até... O melhor que podes fazer é mandar isso reparar tão breve quanto possível porque se já anda água no óleo ainda vais estragar mais isso e aumentar a conta final pressão em excesso na água desaparecimento da mesma e maionese no óleo são sintomas inequívocos de junta nas couves repara isso tão breve quanto possível ou evita andar com o carro senão vais ter mais despesas não tarda
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Newt Scamander em 17 de Abril de 2020, 13:43 pm
Desde que limpei, a quantidade que se formou foi mínima. Desde que surgiram estas medidas mais apertadas devido ao Covid, o carro anda mesmo muito pouco, pelo que também tenho esperança que seja só mesmo isso. Contudo, juntando o resto, já não sei o que pensar.
A minha ideia é mesmo testar, aliás, já falei com o mecânico, mas devido a toda esta situação, não sei quando o homem vai conseguir fazer isso.
Pelo sim, pelo não, acabei mesmo por parar o carro, pelo menos até o mecânico o conseguir ver. Neste ponto, não consigo mesmo pensar em mais nada que eu possa fazer a partir da minha garagem.
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Newt Scamander em 28 de Abril de 2020, 18:29 pm
Ponto de situação:

Acabei mesmo por parar o carro, não só com receio de piorar a situação, mas também para perceber qual seria o próximo passo.
Depois de uma semana e pouco sem andar com ele e de o ver no fundo da garagem a apanhar pó, resolvi levar o gajo à Renault por forma a fazer, pelo menos, alguma coisa que me pudesse indicar o caminho a seguir.
Expliquei a situação e a primeira coisa a fazer foi um teste de compressão. Tudo normal.
O técnico também verificou as tubagens e estava também tudo dentro da normalidade.
Quando falei na "papa" na tampa do óleo, o homem retirou a dita e ela estava completamente limpa. Ele deu-me a mesma explicação que o Sls a GPL me deu atrás, o que acaba por se justificar devido à situação que todos vivemos. Como este concessionário ainda fica distante de mim (estava tudo o resto encerrado), o carro acabou por andar e funcionar à sua temperatura normal, daí estar limpa.
Foram feitos mais testes e vistorias e nada indica junta queimada ou bloco estalado. Há ar no sistema, isso sem qualquer espécie de dúvida, mas na opinião do homem porque o sistema está mal purgado; aparentemente, o D7F é algo esquisito neste campo e convém que a purga seja feita com recurso à máquina, por forma a eliminar na totalidade o ar.
Fiquei consideravelmente mais tranquilo, mas, será que tudo isto se poderá resumir a uma f...….. de uma tampa do vaso de expansão e ar no sistema por força de um motor que está a ser esquisito para ser purgado?
Como estou já por tudo, comprei uma tampa nova (mais uma!), até porque a que lá está com tanto aperta e desaperta com alicate já está algo mal tratada, e agendei para amanhã a purga e troca por completo do liquido de refrigeração.
Vamos ver no que dá.

Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Newt Scamander em 04 de Maio de 2020, 09:41 am
Bom:

Como disse, foi feito novo sangramento, mas desta vez com recurso a um aparelho xpto; foi trocado o liquido de refrigeração; foi trocada, mais uma vez, a sacana da tampa do vaso de expansão.
Fora isto, foi feito o teste de passagem de gases que, salvo erro, coloquei algures atrás. Também não apresentou qualquer anomalia.
Tenho andado a testar e a controlar a coisa desde então e, embora tenha receio de estar a falar cedo demais, parece-me tudo normal. O nível não tem sofrido alterações, a pressão e o borbulhar ainda não se voltaram a manifestar e a tampa do óleo continua limpa.
No meio de tudo isto continuo sem perceber nada! Poderá ter sido tudo devido a uma porcaria tão simples como uma tampa, aliada a um motor que se estava a armar em esquisito para se livrar do ar no circuito de refrigeração?
Por agora, de facto, não tenho razão para me queixar, contudo, ainda não estou totalmente convencido.
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: andresilvac4 em 04 de Maio de 2020, 13:55 pm
O facto de andar pouco pode influenciar o desfecho e dar sintomas errados por exemplo basta o carro não andar o suficiente para abrir o termostato totalmente e tens aí ar durante uns tempos normalmente uma viagem de 20 km e um sistema minimamente purgado para o ar ir para o caso de expansão e o nível que saiu da oficina como cheio estar cá para baixo daí muitos mecânicos (o meu por exemplo) quando faz alguma intervenção que implique mexer no liquido de refrigeração me dar um pouco de antigelo para no dia seguinte ir acrescentar o que eventualmente faltar às vezes falta outras nem tanto
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Sls a GPL em 22 de Maio de 2020, 12:07 pm
A tampa tem um regulador de pressão, que mantém a pressão dentro do circuito normalmente na casa dos 1,5bar se não me engano e pode variar de modelo para modelo.
Basta que haja um problema na valvula para haver logo problemas no circuito, pressão a menos faz com que a agua ferva, falta de estanquidade, permite a evaporação da agua, etc..
Título: Re: Problema circuito refrigeração Clio II
Enviado por: Newt Scamander em 22 de Maio de 2020, 12:22 pm
Não deixa de ser incrível como é que algo tão pequeno pode ter um impacto tão grande! Até ver, tem estado tudo estável, vamos ver se assim continua.
O circuito deste 1.2 funciona a 1.2 bar; no meio de tudo isto acabei por aprender bastante coisa, pelo que apesar de tudo já não foi tudo mau!
Tenho de agradecer imenso por toda a ajuda que me deram! :smiley: A ver se pelo menos aos 400.000 ele chega sem ser preciso abrir!  :happy: