Forum RenaultPT

Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: eskimodci100 em 21 de Abril de 2020, 00:52 am

Título: Caixa EDC Megane 1.5 DCI 110 (2011) - PROBLEMA
Enviado por: eskimodci100 em 21 de Abril de 2020, 00:52 am
Boas ao fórum,
Não sei já existe alguma coisa relacionada com o assunto.....tenho em vista uma Megane 1.5 DCI 110 com a CAIXA EDC. Já fiz vários testes mas acontece que por vezes na troca de relações ouve se um pequeno ruído, uma espécie de ressonância....alguma ideia? Já fálei com pessoal da Renault e ninguém ouviu falar de nada... também já li algures que se deve mudar o óleo e o filtro da caixa????? Deixo aqui testemunhos de um fórum inglês onde é relatado o mesmo problema é com alguns vídeos a demonstrar o problema. Se alguém puder ajudar, eu agradeço.

https://www.renaultforums.co.uk/threads (https://www.renaultforums.co.uk/threads) ... st-3463329

Cumprimentos a todos.
Título: Re: Caixa EDC Megane 1.5 DCI 110 (2011) - PROBLEMA
Enviado por: eskimodci100 em 21 de Abril de 2020, 01:17 am
https://www.renaultforums.co.uk/threads/megane-3-1-5dci-edc-gearbox-sounds.525105/#post-3463329 (https://www.renaultforums.co.uk/threads/megane-3-1-5dci-edc-gearbox-sounds.525105/#post-3463329)
Título: Re: Caixa EDC Megane 1.5 DCI 110 (2011) - PROBLEMA
Enviado por: eskimodci100 em 24 de Abril de 2020, 21:29 pm
Hummm... ninguém???? :huh: :huh:
Título: Re: Caixa EDC Megane 1.5 DCI 110 (2011) - PROBLEMA
Enviado por: pmcb em 24 de Abril de 2020, 21:45 pm
Em todas as caixas de velocidade se deve trocar o seu lubrificante, claro que cada uma tem a sua kilometragem.

As caixas automáticas têm a particularidade de ainda terem um filtro que por vezes se tira facilmente por um carter e outras têm mesmo que se abrir para se mudar.

Quanto à caixa EDC, ela é uma caixa normal automatizada,isto grosso modo. Sinceramente não sei a frequência da troca do lubrificante, mas se as manutenções foram feitas na marca devem com certeza ter mudado.

Convém não esquecer que aquilo também tem embraiagens e que como todas têm desgaste e também li problemas nas molas.

Já li algures uns barulhos metálicos nas EDC mas não li qualquer tipo de solução. o pessoal não fala como foi resolvido.
Título: Re: Caixa EDC Megane 1.5 DCI 110 (2011) - PROBLEMA
Enviado por: eskimodci100 em 24 de Abril de 2020, 22:19 pm
Obrigado pela ajuda. Mas não fala como resolver porquê...sabe a razão? O objetivo do fórum deveria ser ajudar, sempre que possível.
Cumprimentos.
Título: Re: Caixa EDC Megane 1.5 DCI 110 (2011) - PROBLEMA
Enviado por: pmcb em 24 de Abril de 2020, 23:35 pm
Muitas vezes as pessoas entram nos foruns à procura de pessoas que possam ter tido um problema parecido ou então é um problema novo que ninguém conhece.
De uma maneira ou outra acaba por resolver, ou indo na marca ou encontrando um mecânico digno do nome ou porque simplesmente já lhe passou um caso pelas mãos.
Eu digo isto porque já ando nisto de foruns há uns anos e vejo que é o que acontece. Se a malta não responde é porque não tem conhecimento e as pessoas acabam por esquecer o post e muitos raros são que descrevem como solucionaram o caso.
Eu apesar de não ser mecânico, tive alguns carros automáticos e todos eles com os seus problemas, mas foi uma caixa da Renault que mais me chatice me deu, não por ter problemas, mas porque queria mudar o óleo e em algumas concessionárias diziam que o óleo era para a vida da caixa e outros só mudavam 3 litros quando levava 6, e outros me diziam que não tinha filtro quando eu sabia que tinha filtro e para se mudar tinha que se tirar a caixa e mudar todo o óleo...aqui em Portugal não quero mais caixa auto, tens muito poucos que sabem o que fazem.
Por isso é que nem sempre se encontram respostas principalmente com caixas automáticas.
Título: Re: Caixa EDC Megane 1.5 DCI 110 (2011) - PROBLEMA
Enviado por: luisnogueira em 25 de Abril de 2020, 15:18 pm
Obrigado pela ajuda. Mas não fala como resolver porquê...sabe a razão? O objetivo do fórum deveria ser ajudar, sempre que possível.
Cumprimentos.

Os fóruns efectivamente servem para partilhas de experiências, neste caso com os nossos carros, e aqui maioritariamente Renault. O problema é que muita gente vê os fóruns como um apoio ao cliente, coisa que geralmente não são, e é o caso deste fórum. Vive das partilhas dos seus utilizadores.

E o que acontece muitas vezes é que as pessoas vêm aqui colocar os problemas, por vezes é um problema novo(ou nunca relatado) e portanto depende de sugestões de quem cá anda para resolver, ou uma resolução pela marca, ou por mecânico. Era bom que no final do problema diagnosticado e resolvido, passassem por cá novamente para que o próximo com o mesmo problema já tivesse esse caminho feito. Só que a generalidade das pessoas, quando vê o problema resolvido, só volta cá quando volta a ter outro problema sem resolução, ou então faz birra e como ninguém o ajudou(por ninguém saber como ajudar), acha que deve ser egoísta e não vem deixar a resolução.
Título: Re: Caixa EDC Megane 1.5 DCI 110 (2011) - PROBLEMA
Enviado por: eskimodci100 em 25 de Abril de 2020, 22:54 pm
Obrigado mais uma vez. O que posso adiantar também daquilo que tenho tentado saber, inclusive, na Renault onde me foi dito que o óleo era vitalício assim como o filtro. Curiosamente numa conversa numa loja de peças  com o vendedor que é um conhecido meu e ao lado está também outro cliente que falou também sobre EDC RENAULT, e que curiosamente era um mecânico Renault que tinha tratado várias caixas EDC. Falei nos problemas, fiabilidade, que a caixa pode ter e ele disse-me que o mecanismo não é nada complexo, e que os barulhos que apresenta tanto pode ser a própria embreagem gasta, como rolamento, etc.....e devemos mudar óleo sim...assim como o filtro, apesar de ser mais demorado. No entanto referiu que a caixa até é bastante fiável.....
Cumprimentos.
Título: Re: Caixa EDC Megane 1.5 DCI 110 (2011) - PROBLEMA
Enviado por: Farfalho em 26 de Abril de 2020, 12:32 pm
A Renault nisso podemos-lhe chamar mentirosa.
O meu antigo R19 de 94, 1.4 Energy, caixa de 5, no seu manual dizia que o óleo da caixa também era vitalício.

Ora bem. 26 anos volvidos e milagre perdura. Não existe lubrificante que mantenha as suas propriedades ideais com o passar do tempo e/ou devido à utilização que pode ser de pouca ou muita carga.

Saber quantos quilómetros ou anos para trocar já obriga ficar ao critério do proprietário. Neste cenário a prevenção é o melhor. 5 anos ou 50.000 km poderia ser uma boa meta consoante o valor associado à obra. Fica ao critério do proprietário.

Sent from my ASUS_X017DA using Tapatalk

Título: Re: Caixa EDC Megane 1.5 DCI 110 (2011) - PROBLEMA
Enviado por: andresilvac4 em 26 de Abril de 2020, 14:02 pm
O probelma é que caixas automáticas são pouco utilizadas em Portugal por geralmente terem má fama as pessoas fogem delas...posto isto e do que tenho conhecimento por pessoas que já me cruzei em oficinas a fazer as revisões com caixas automáticas é de que substituem o o óleo da caixa e o filtro quando mudam o óleo do motor o que para mim faz sentido pois é certo que as caixas automáticas aquecem muito mais que as caixas manuais e o que estraga o óleo são as diferenças de temperatura que o mesmo sofre... Pode ser exagerado mas considero uma teoria com lógica já que pelo menos previne o desgaste da caixa... Sai csro? Provavelmente sim... evita chatices?... Em teoria sim... Mas também so resolve se tiver tido este tratamento desde novo se a caixa já estiver cheia de folgas não vai resolver nada... É mais um probelma na compra de carro usado juntamente com o motor nos carros com caixa manual 90% tem a caixa em condições por ser menos sujeita a desgastes... Por isso nunca ponderei comprar carros com caixas automáticas.
Cumprimentos
Título: Re: Caixa EDC Megane 1.5 DCI 110 (2011) - PROBLEMA
Enviado por: pmcb em 26 de Abril de 2020, 16:53 pm
O que tenho lido é que as duplas embraiagens da EDC dão problemas e não a caixa em si, grosso modo, não é mais que uma caixa manual robotizada.

Agora estão para chegar uma tais de XTronic que são umas caixas de variação continua com a simulação da entrada de mudanças. Já conduzi e não são nada de especial, lentas e em cidade não ajudam nada os consumos, são as mesmas utilizadas na Nissan em outros países. Acredito que tenham algumas melhorias em relação às de 2014 que conduzi, mas aquela fita metálica no interior não inspira confiança nenhuma.
Como já aqui disseram, nada é eterno, muito menos lubrificantes. Basta ver o óleo ou valvulina, como lhe queiram chamar, de uma caixa de velocidades manual.
Existe outra coisa que só quem faz as manutenções na marca usufruem, que é o caso de actualizações de software o que às vezes ajuda a que sejam mais suaves e ajude a poupar o material, mas a manutenção é sempre muito importante num automóvel e ainda mais numa caixa automática que é tão sensível.
Tem algumas casas cá fora a trabalhar em caixas auto, mas não te posso dar qualquer tipo de feddback.
Título: Re: Caixa EDC Megane 1.5 DCI 110 (2011) - PROBLEMA
Enviado por: Sls a GPL em 27 de Abril de 2020, 22:21 pm
Isso do óleo da caixa ser "vitalício" tem uma razão de ser.
Entre padronizar um tempo e quilometragem de troca, e a probabilidade de haver uma intervenção no carro que implique a substituição do óleo, a marca aposta na probabilidade de haver uma intervenção.
A possibilidade de ser necessário trocar um fole, ou um rolamento do fole do lado do condutor, uma substituição de embraiagem, ou substituição de transmissão, pode ocorrer mais vezes, que a quilometragem necessária para  substituir o óleo da caixa.
Acontece é que as pessoas em portugal tem carros para fazer meia duzia de km e depois chega-se ao fim de muitos anos sem que uma dessas intervenções ocorra e entretanto passou demasiado tempo para o óleo.

As oficinas seguem a filosofia da marca e só trocam o óleo quando necessitam fazer uma intervenção que implique tal coisa.

Depois vai do bom senso do proprietário saber interpretar o "vitalício".
Título: Re: Caixa EDC Megane 1.5 DCI 110 (2011) - PROBLEMA
Enviado por: Farfalho em 28 de Abril de 2020, 00:20 am
Grande história, Sérgio
As instruções vêm do francês e vitalício ainda significa o mesmo. A vida da viatura depende de vários factores.
Se uma pessoa tiver acidente no carro decorrido 1 ano, durou. Mais de 10 anos não durou.
Vida do carro não é de componentes individuais.
É mau emprego das palavras/termos com obediência tola.

No final reina o bom senso ou decisão do proprietário. Agora que pode ser chata a troca ou substituição completa do óleo é outro assunto.

Sent from my ASUS_X017DA using Tapatalk