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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: AlexTavares em 21 de Abril de 2020, 18:58 pm
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Boa Tarde a todos,
Esta é a minha primeira publicação de dúvida no fórum.
Penso que preciso a ajudada de todos vós.
O motor da minha megane, k9k732, morreu. Problemas de pressão e compressão. Chegou ao dia que não saiu mais do sítio. Acontece que sou e Setúbal e comprei um motor no Olx a uma empresa de Guimarães. O anúncio dizia e mostrava um motor k9k732 mas foi me enviado um k9k846 com a garantia de 6 meses e com uma garantia do mecânico que me enviou a dizer que o motor entra após algumas trocas entre o meu motor velho o "novo".
Preciso de vocês pois não estou a ver maneira de o 846 "entrar". O meu mecânico já desmontou o turbo, catalisador, bomba injetora, mas quando fomos para montar o meu verificamos que o coletor do turno não entra no 846.
Obrigado a todos.
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Eu começava era por reclamar com quem te vendeu, se o que compraste foi igual ao teu, o que deviam ter mandado era exactamente aquilo que compraste.
Se agora é necessário fazer alterações, são eles que tem que assumir essas ditas alterações.
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Já me debati forte com o homem. Diz que não trabalha mais na Empresa que me vendeu o motor e deu-me os passos que tenho de ter para conseguir encaixar aquilo... Agora estou com os pés atados...
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Mas e não tens factura desse motor e dessa empresa? É porque se tens garantia, deves ter uma fatura, não? Se tens uma fatura tens uma empresa, independentemente de quem lá trabalha a empresa tem uma identidade e uma responsabilidade. Ou então o homem enfiou um barrete e não havia sequer uma empresa.
Quanto à compatibilidade de motor... o k9k732 salvoerro é um 1.5dci 105Cv e o k9k846 é o 1.5dci 95Cv. Um sem filtro de particulas, outro com filtro de particulas. Pelo que pelo menos à volta do motor haverá algumas diferenças, penso eu.
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Tenho fatura sim senhor, e lá diz que foi comprado um 732... E também tenho conhecimento, através de pesquisa na internet após a minha compra, que a empresa é uma vigarice enorme. Agora, como já referi, já me debati e não estou para mandar um motor para trás e não receber qualquer dinheiro. Também já lhes propôs enviarem um motor e recolherem este, não atenderam ao meu pedido. Visto isto, acho eu ter duas soluções que me ir ao prejudicar de menor forma. Ou monto aquele motor e estou à procura se é possível com as alterações e quais ou vendo o que comprei e compro outro...
A nível da motorização, por o que vi há várias motorizações do 846 e aquela segundo o homem é a de 110. Mas pode ele ter certeza que se montar o motor e após testes verificar que não é de 110 e inferior, vou procurar caminhos judiciais contra empresa...
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E mais, a fatura que tenho é uma fatura de uma empresa estrangeira completamente desconhecida...
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Isso era estar já em modos de contacto com órgãos responsáveis para instaurar processo.
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Já pensei nisso. Mas já me disseram que vou gastar mais se for preciso o que vender este motor que comprei e comprar um 732...
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O k9k 846 é de 110cv, veio montado nos Megane 3.
Dada a diferença nos periféricos, especialmente o FAP, podes nem ter espaço para montar esse motor no lugar do outro que não tinha... E se o 846 não trouxer todos os periféricos (bomba alta pressão, injeção, turbo, centralina) não vai funcionar com esses periféricos do outro... Ou seja, tens aí um problema com algum jeito... e nem a garantia te salva, uma vez que recebeste um bloco diferente do faturado, era logo mandar aquilo para trás com o apoio de um advogado
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Já pensei nisso. Mas já me disseram que vou gastar mais se for preciso o que vender este motor que comprei e comprar um 732...
Para começar sim. Ao fim do processo com o arguido determinado culpado os custos são imputados a essa pessoa
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O k9k 846 é de 110cv, veio montado nos Megane 3.
Dada a diferença nos periféricos, especialmente o FAP, podes nem ter espaço para montar esse motor no lugar do outro que não tinha... E se o 846 não trouxer todos os periféricos (bomba alta pressão, injeção, turbo, centralina) não vai funcionar com esses periféricos do outro... Ou seja, tens aí um problema com algum jeito... e nem a garantia te salva, uma vez que recebeste um bloco diferente do faturado, era logo mandar aquilo para trás com o apoio de um advogado 
Boa Tarde,
Ele trouxe tudo. Trouxe turbo, injeção, bomba, trouxe tudo. O que me foi dito, após ter vindo aqui perguntar, foi que o 846 entra sem dar problemas trocando tudo do meu (732) para o outro (846)... Mas a intenção maneira trocar nada o mundo para o outro, porque do meu tinha o turbo emprenado, tinha injeção fo***o...
Tentei agora ligar para o número da empresa diz que não está disponível, já pesquisei no Google e o número que tenho é realmente a empresa em questão (Teixeira Peças, LDA)...
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Fui confirmar e pelo que está https://www.renaultpt.com/index.php?topic=4919.0 (https://www.renaultpt.com/index.php?topic=4919.0) o 846 será um 95Cv. O 110Cv seria um 836. Mas também pode estar errada a fonte.
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Tens ai um belo biscate para resolver... Pelo que percebi o maior problema é no coletor do turbo que não tem espaço para entrar tudo o resto é ultrapassável certo?
É que tal procurares aí na zona um torneiro que te adapte ou faça um coletor de maneira a que seja compatível com o chassi e entrar... Bem sei que fica mais caro mas sempre ficavas com o problema resolvido e vai na volta o motor esta bom e depois de montado abria processo de maneira a que te devolvessem o dinheiro
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Fui confirmar e pelo que está https://www.renaultpt.com/index.php?topic=4919.0 (https://www.renaultpt.com/index.php?topic=4919.0) o 846 será um 95Cv. O 110Cv seria um 836. Mas também pode estar errada a fonte.
Não estamos ambos errados, existe com as 2 versões, dependendo do mercado para onde foi vendido o veículo. Se proveniente de uma viatura vendida em Portugal, era o Energy de 110cv.
Indicação da fábrica de Valladolid:
>MOTOR RENAULT TIPO K9K846 fabricado de 2009/actualidad. 95 y 110cv , diesel<
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As cabeças dos dois motores não são iguais? quais são as diferenças que encontras?
há uma hipotese, que é trocar as cabeças, mas não aconselho.
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Tens ai um belo biscate para resolver... Pelo que percebi o maior problema é no coletor do turbo que não tem espaço para entrar tudo o resto é ultrapassável certo?
É que tal procurares aí na zona um torneiro que te adapte ou faça um coletor de maneira a que seja compatível com o chassi e entrar... Bem sei que fica mais caro mas sempre ficavas com o problema resolvido e vai na volta o motor esta bom e depois de montado abria processo de maneira a que te devolvessem o dinheiro
Neste momento, vendo que tenho este motor em mãos já está tudo cá fora, até preferia fazer isso... Ora aqui veio uma ideia. Eu neste momento não posso sair e casa, minha mãe está contaminada e estive em contacto com ela. Se deus quiser dia 24 já posso sair, visto que não tenho sintomas a DGS não me quer fazer exame apesar de já ter pedido. O que o rapaz que me está a fazer a troca me disse foi que já conseguiu meter tudo no sítio, restando somente um tubo.
Vou tentar meter aqui uma foto que pode ajudar.
(https://i.gyazo.com/65f2d81d4e4068ffaa0f891cf32b301a.jpg)
O da esquerda é o meu, o da direita o que comprei.
O tubo que está a custar entrar e que ele diz que as entradas não coincidem, esta delineado a branco.
Peço desculpa as informações antes, ele passou-me mal qual a peça.
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As cabeças dos dois motores não são iguais? quais são as diferenças que encontras?
há uma hipotese, que é trocar as cabeças, mas não aconselho.
As cabeças são iguais... Mas ele não me aconselha de igual forma a fazer a troca. Ele diz que era preferível vender o motor e comprar um 732...
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Tu ai vais ter que desmontar tudo até teres só o bloco e a cabeça, e depois tens que montar todos os periféricos do teu no novo, se as cabeças são iguais, os periféricos tem que ficar na perfeição. não podes aproveitar nada do que está no motor novo, a não ser que coloques no mesmo sitio que está no teu.
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Tu ai vais ter que desmontar tudo até teres só o bloco e a cabeça, e depois tens que montar todos os periféricos do teu no novo, se as cabeças são iguais, os periféricos tem que ficar na perfeição. não podes aproveitar nada do que está no motor novo, a não ser que coloques no mesmo sitio que está no teu.
Sim eu nessa situação era o que faria.
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Ganda berbicacho...
Não seria melhor ficar com o bloco apenas e meter tudo do "velho" e morder a bala arranjamdo outro turbo e injectores?
É que montar isso tudo e depois correr o risco de não funcionar...
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Certamente ele tem de mandar ver injetores bomba e reparar o turbo.
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Boa Tarde.
O problema do meu motor foi mesmo os injetores... Muito tempo com eles a funcionar mal...