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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Pirex4 em 26 de Abril de 2020, 19:18 pm
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Boa, tenho um Clio 2 1.5 DCI 82 cv e quando o desligo o motor "abana-se todo" até se sente dentro do carro o motor a abanar tipo para frente e para trás mas coisa rápida tipo mola , o que pode ser durante a condução nada faz , nem barulhos nada é mesmo só quando desligo o carro , já experimentei com o pé na embraiagem e sem e é sempre igual .
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Isso pode ser apoio do motor.
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Já tinha pensado nisso , mas já vi 2 e estão bons, tenho de ver com mais atenção e tentar perceber se está algum danificado
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Tenho ideia que tem 3, um do lado esquerdo, um por baixo e outro na caixa de velocidades.
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Sim também penso que são 3 o de cima do lado esquerdo , já vi e o que está debaixo do carro também já vi , falta-me ver o da caixa do lado direito em cima , mas o carro em estradas de terra bate e penso que seja a caixa de direção pode ter alguma coisa a ver ?
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Isso aí já podem ser bastantes coisas ou não.
Para além dos apoios, podem ser sinoblocos, amortecedores, bieletas, triângulos de suspensão...é daquelas coisas que só ouvindo, mas já dá para ir vendo essas coisas.
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Amortecedores são novos, sinoblocos são novos , ponteiras de transmissão também são novas foi o que me disseram quando me venderam o carro e o carro já foi visto por um mecânico e ele confirmou que os sinoblocos e ponteiras tinham sido trocados os amortecedores era fácil de ver porque são Monroe e as etiquetas estão novas, pode ser é alguma coisa mal montada ou mal apertada algo do género
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Bem, se realmente isso é novo só mesmo ouvindo e eventualmente ver o apoio que falta, mas esse normalmente consegue-se sentir quando se acelera ou desacelera.
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Pois em andamento não noto nada e o tal bater nota-se que é transmitido ao volante sente-se bater através do volante , mas como tenho de trocar o resguardo do veio dos amortecedores , porque quando trocaram os amortecedores meteram os velhos quase de certeza que 1 até é só metade e tenho de investigar melhor para ver de onde vem o bater e penso que seja a caixa de direção porque com o carro parado e a rodar o volante ouve-se estalar tanto para a direita como para a esquerda
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Aí até podes ter a caixa da direcção desapertada, já me aconteceu numa Scenic com um estalar cada vez que rodava o volante.
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Pois tenho de ver pode ser uma coisa simples ou uma coisa mais complexa mas seja o que for não convém andar como anda pode vir a trazer custos mais tarde
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Isso é certo e não podemos descurar a segurança.
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Isso quase de certeza que é um apoio do motor. Normalmente os motores têm um 3º apoio por baixo (para além do apoio junto à caixa e do outro junto à correia da distribuição), basta ter rebentado e tem esse efeito, aconteceu no carro da minha mulher. 20€ resolveram o problema.
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Tenho de investigar com mais atenção tenho de trocar umas coisas no carro aproveito e vou procurar então de onde vem o mal
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Disseste que viste os apoios e estavam bons. Viste com os olhos certo?
Pois, parece bom à vista mas de certeza que já não estão.
coloca-te à frente do carro e com a mão empurra o cárter para a frente e para trás, se estiver leve, e bater quer quando empurres ou quando puxas , tens o amortecedor central a pedir reforma.
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Estive a ver os apoios com o carro ligado e nada treme fora do normal, mas amanhã já experimento fazer o teste de empurrar o cárter
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Até tive um exemplo recentemente o meu pai tem um Megane I GrandTour e tem o apoio central nas últimas e com o carro ligado aquilo abana-se tudo e no meu Clio o amortecedor está quieto, mexe só um pouco devido à vibração do motor.
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Mas quando ligas e desligas o carro, o motor faz mais força, e é ai que o paio dá de si. com o tempo e o desgaste vai abanando mais.
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O carro a ligar é normal liga logo só quando paro é que faz tipo efeito mola vai à frente e a atrás até se ouve dentro do carro qualquer motor a parar treme mas acho este fora do normal , mas em situação normal de condução não noto nada diferente
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Lá está, hás de fazer o teste e vê se está leve ou não, se conseguires olhar, ou por o telemóvel a filmar o comportamento do apoio vais ver que a borracha que lá está já pouco amortece.
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Amanhã já faço o teste
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Num outro carro (diferente fabricante) uma pessoa relatou que a borboleta da admissão ao não fechar completamente permite a entrada de ar no motor causando vibração e ruído digno de um TDI quando desliga o carro.
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Sim também já tinha lido isso da borboleta, mas já andei a ver no carro e não encontro onde fica a borboleta
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Segue a caixa do filtro de ar, tubagem até chegar a um corpo maior que é a admissão. À entrada dela terás a borboleta da mesma.
Onde geralmente terás o cabo do acelerador ou sensor com ficha caso seja throttle by wire
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Tenho de procurar então
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O teste de abanar o cárter já fiz e é preciso fazer muita força para abanar um pouco