Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Comprar um Renault => B: Clio, Modus & Captur => Tópico iniciado por: jorgepantonio em 24 de Maio de 2020, 21:54 pm
-
Boas malta. Sou novo por aqui, em breve (em princípio durante o mês de junho) irei comprar um Clio mas tenho algumas dúvidas e creio que utilizadores diários como vocês são as melhores pessoas para me ajudarem. Tenho em mãos duas ofertas, que passo a descriminar:
1) RENAULT CLIO 0.9 TCE LIMITED EDITION
24.573km
Cilindrada/Potência: 898/90
Gasolina
12.500€
2) RENAULT CLIO 1.5 DCI ENERGY LIMITED EDITION
27.000km
Cilindrada/Potência: 1461/90
Gasóleo
15.500€
Partindo do princípio que devo só fazer cerca de 10 mil quilómetros por ano, a minha primeira grande dúvida é a escolha entre diesel vs. gasolina e tudo aquilo que daí advém (consumos, desempenho, longevidade, etc). A diferença de 3k€ no preço será compensada facilmente nos consumos? O desempenho no veículo a gasolina vai corresponder às expectativas? Isto é, não será um carro para uso e abuso mas não quero que ele me morra numa subida mais íngreme ou numa rampa de autoestrada. Se aqui a diferença de preço entre carros fosse menor, já compensava o diesel ou para o pouco uso do automóvel compensará sempre a gasolina?
Em segundo lugar, alguém me consegue explicar a diferença entre os modelos Clio, isto é, o de diesel é ENERGY, o outro não faz menção... As diferenças estão no consumo, desempenho, extras...? Perdoem-me a ignorância mas não consegui esclarecer esta dúvida.
Em terceiro e último lugar, alguém que tenha experiência com ambos os modelos me pode dizer a experiência que teve em termos de mecânica? Isto é, se os motores se aguentam bem, se exigem manutenção regular e cara ou não...
Muito obrigado a todos!
-
Uma vez que vai comprar usado, apesar de pelos vistos já ter quase escolhido, fica a recomendação, mantenha-se afastado do motor 1.2TCE, dada a grande probabilidade de vir a ter problemas ou mesmo de comprar já com problemas.
Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk
-
Boas,
10.000 km's anuais não é nada e como tal acho que se justifica mais a gasolina, até porque também tem um custo de manutenção mais baixo.
O 0.9TCe é um motor que até à data não há relatos de grandes problemas, e a nível de andamento surpreende pela positiva, no entanto com o AC ligado efetivamente morre um bocadinho. Ah, e esqueça o modo ECO que se andar com isso ligado o carro fica completamente amorfo :laugh:
Acho que o único "problema" mais comum é a caixa do termostato que por vezes tem tendência a estalar e começar a perder liquido, mas acho que isso entretanto foi corrigido se não me engano.
A nível de consumos exige alguma habituação mas depois de se acostumar, não consome nada por aí além (talvez na casa dos 6,5l/100km em cidade)
Sendo a versão Limited nas 2 propostas que mencionou, o nível de equipamento deverá ser o mesmo.
Eu tenho um Sandero com esse motor 0.9TCe mas o bi-fuel com cerca de 68.000 kms e nada a apontar até à data e a GPL faço na casa dos 8,0 / 8,5l, mas também não ando propriamente a pastelar...
Como o Rui Costa disse, evite é o 1.2TCe, acho que não saíram grande coisa...
-
ca em casa temos um 0.9 captur e o motor até se porta bem para um 900cc... logico que se tentas apertar com ele notas alguma falta de alma em baixas.. mas para percursos pequenos é muito bom...
-
Obrigado a todos pelas respostas, todas úteis! Sobre o 1.5 DCI, não há report de problemas nas versões mais recentes ou alguém que tenha tido uma experiência menos boa?
-
Para 10 mil km anuais, sem se tem duvidas em relação À motorização. Só compensa a gasolina.
10 mil km ano, significa percursos muito curtos, coisa que os diesel não gostam, a não ser que sejas muito amigo das oficinas. :laugh: :laugh:
Eu tenho um carro a gasolina/gpl e faço cerca de 38 mil km por ano, e mesmo assim não trocava um carro a gasolina por um diesel.