Forum RenaultPT

Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: cliosus em 25 de Maio de 2020, 16:57 pm

Título: Clio IV 2015 - Condução aos "saltinhos"
Enviado por: cliosus em 25 de Maio de 2020, 16:57 pm
Olá a todos!

Recentemente adquiri uma carrinha Clio IV de 2015 que ja conta com 100.000km. Na altura fiz o test-drive e não senti nada de muito estranho, a unica experiencia de condução tinha sido um pegeout 307 comercial de 2001 (que é bem diferente).

Aos poucos nos ultimos tempos tenho sentido algum desconforto na condução. Parece que vou aos saltinhos dentro do carro, mesmo em condução em autoestrada e em sitios onde com o carro antigo não me fazia sentir tanto a estrada.

Para quem seja dos lados de Lisboa, um exemplo é a Vasco da Gama onde sinto quase todas as imperfeições da estrada, ou a 25 de Abril onde aquelas separações do pavimento me fazem saltar do banco um bocado. Quando à tipo "sulavancos" na estrada sinto me a ir com o carro abaixo e a voar quando volto para cima.

Em termos de lombas e buracos o carro recupera bem, mas é mesmo em estradas mais em bom estado e autoestradas que parece que vou sempre aos saltinhos.

O carro também faz um barulho de vez em quando tipo um chiar de esforço, que quando aparece é intermitente e as vezes quando paro o carro ele ouve-se uma ultima vez assim que o paro.

Alguem tem ideia do que poderá ser? Suspensão/Amortecedores? Pneus? Ou será não estar mesmo habituado a como se comportam carros mais recentes e desta gama?

(Tenho a pressão dos pneus indicada)
Título: Re: Clio IV 2015 - Condução aos "saltinhos"
Enviado por: Ganzado75 em 25 de Maio de 2020, 18:20 pm
esses penus estão em bom estado? podem apresentar cardado ainda mas já estarem todos comidos.. se ainda forem os de origem... pneus com 5 anos....
Título: Re: Clio IV 2015 - Condução aos "saltinhos"
Enviado por: cliosus em 25 de Maio de 2020, 19:04 pm
Confesso que não sei se são os de origem.

Aparentam estar em condições, mas deixo fotos:

https://imgur.com/a/NT7cs60
Título: Re: Clio IV 2015 - Condução aos "saltinhos"
Enviado por: Ganzado75 em 25 de Maio de 2020, 19:49 pm
pneu tens uns numeros tipo isto  22\19 por exemplo... semana e ano de fabrico..
Título: Re: Clio IV 2015 - Condução aos "saltinhos"
Enviado por: Martins SDI em 25 de Maio de 2020, 20:46 pm
Pelos sintomas apontava para algum amortecedor, ou então algum casquilho da suspensão que esteja roto. O melhor é levantares o carro para verificar. Um teste aos amortecedores também não é de descartar.
Título: Re: Clio IV 2015 - Condução aos "saltinhos"
Enviado por: Farfalho em 26 de Maio de 2020, 09:09 am
Depende dos amortecedores e taragem. Mudei os meus - carro japonês - e sinto as juntas de dilatação. Normal.
Para ser exacto terias de estar a comparar os amortecedores e taragem das molas de cada.

Como isso não é possível, inspecção visual, tanto casquilhos ligados à direcção como molas.
Para amortecedores, se ao passar numa zona que obrigue à compressão, na primeira lomba está bom e logo a seguir oscila podem ser os amortecedores em fim de vida.

Sent from my ASUS_X017DA using Tapatalk

Título: Re: Clio IV 2015 - Condução aos "saltinhos"
Enviado por: Martins SDI em 27 de Maio de 2020, 08:45 am
Se fizeres teste aos amortecedores, tem em atenção que esse teste apenas serve para ver se há diferença de amorteciemnto entre dois amortecedores do mesmo eixo. Se estiverem ambos mortos, é provável que te digam que estão bons.
Título: Re: Clio IV 2015 - Condução aos "saltinhos"
Enviado por: Farfalho em 27 de Maio de 2020, 09:36 am
O ideal seria tirar, comprimir e ver o retorno do pistão. Para quem sabe fazer não demora muito.
Não conheço método de teste individual.

Sent from my ASUS_X017DA using Tapatalk

Título: Re: Clio IV 2015 - Condução aos "saltinhos"
Enviado por: Sls a GPL em 27 de Maio de 2020, 13:04 pm
Se os amortecedores forem de óleo não há retorno à posição original. Isso só acontece com os a gás.
Nos de óleo, o teste consiste em avaliar a resistência que há em encolher o amortecedor e depois em esticar.  Se o amortecedor não oferecer resistência  é sinal que já não está bom.
Título: Re: Clio IV 2015 - Condução aos "saltinhos"
Enviado por: cliosus em 29 de Maio de 2020, 20:59 pm
Antes de mais obrigado a todos pela ajuda!

Acabei por levar o carro a uma oficina que me foi recomendada.

Avaliaram a suspensão e os pneus e verificaram que estes ultimos estavam os 4 ovalizados.

Ofereceram-se para trocar os 4 pneus e para eu testar que de facto o problema ficava resolvido, assim o fizeram e de facto notei grande diferença na condução deixei de sentir os saltinhos e a superficie da estrada a 100%.

Acabei mesmo por trocar entao os 4 pneus e o problema parece ter sido resolvido :grin:
Título: Re: Clio IV 2015 - Condução aos "saltinhos"
Enviado por: Farfalho em 29 de Maio de 2020, 23:08 pm
Boas notícias portanto!

Sent from my ASUS_X017DA using Tapatalk

Título: Re: Clio IV 2015 - Condução aos "saltinhos"
Enviado por: Ganzado75 em 29 de Maio de 2020, 23:22 pm
afinal os pneus não pareciam assim em tão bom estado...  :dance:
Título: Re: Clio IV 2015 - Condução aos "saltinhos"
Enviado por: cliosus em 30 de Maio de 2020, 11:11 am
Boas notícias portanto!

Sent from my ASUS_X017DA using Tapatalk

 :happy:

afinal os pneus não pareciam assim em tão bom estado...  :dance:

Ahah parece que sim, alguem estava a apontar na direção certa...  :laugh:



Título: Re: Clio IV 2015 - Condução aos "saltinhos"
Enviado por: mingos em 31 de Maio de 2020, 13:00 pm
É pá, só porque até achei piada ao tópico, uma vez no carro da minha mulher meti 4 pneus michelin novinhos.

Vou a conduzir o carro e aquilo ía aos saltinhos parecia um carrossel.

Expliquei ao homem dos pneus o problema e ele intrigado rodou pneus, mudou da frente para trás e nada.

A certa altura tira tudo fora e reparou-se que uma das jantes tinha sido reparada e não tinha uma anilha que centrava a roda. Fui a um torneiro, mandei fazer uma de alumínio, por 10€, meti a roda junto com a anilha e o carro passou a andar como devia.

Coisas do diabo...