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Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: cliosus em 25 de Maio de 2020, 16:57 pm
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Olá a todos!
Recentemente adquiri uma carrinha Clio IV de 2015 que ja conta com 100.000km. Na altura fiz o test-drive e não senti nada de muito estranho, a unica experiencia de condução tinha sido um pegeout 307 comercial de 2001 (que é bem diferente).
Aos poucos nos ultimos tempos tenho sentido algum desconforto na condução. Parece que vou aos saltinhos dentro do carro, mesmo em condução em autoestrada e em sitios onde com o carro antigo não me fazia sentir tanto a estrada.
Para quem seja dos lados de Lisboa, um exemplo é a Vasco da Gama onde sinto quase todas as imperfeições da estrada, ou a 25 de Abril onde aquelas separações do pavimento me fazem saltar do banco um bocado. Quando à tipo "sulavancos" na estrada sinto me a ir com o carro abaixo e a voar quando volto para cima.
Em termos de lombas e buracos o carro recupera bem, mas é mesmo em estradas mais em bom estado e autoestradas que parece que vou sempre aos saltinhos.
O carro também faz um barulho de vez em quando tipo um chiar de esforço, que quando aparece é intermitente e as vezes quando paro o carro ele ouve-se uma ultima vez assim que o paro.
Alguem tem ideia do que poderá ser? Suspensão/Amortecedores? Pneus? Ou será não estar mesmo habituado a como se comportam carros mais recentes e desta gama?
(Tenho a pressão dos pneus indicada)
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esses penus estão em bom estado? podem apresentar cardado ainda mas já estarem todos comidos.. se ainda forem os de origem... pneus com 5 anos....
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Confesso que não sei se são os de origem.
Aparentam estar em condições, mas deixo fotos:
https://imgur.com/a/NT7cs60
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pneu tens uns numeros tipo isto 22\19 por exemplo... semana e ano de fabrico..
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Pelos sintomas apontava para algum amortecedor, ou então algum casquilho da suspensão que esteja roto. O melhor é levantares o carro para verificar. Um teste aos amortecedores também não é de descartar.
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Depende dos amortecedores e taragem. Mudei os meus - carro japonês - e sinto as juntas de dilatação. Normal.
Para ser exacto terias de estar a comparar os amortecedores e taragem das molas de cada.
Como isso não é possível, inspecção visual, tanto casquilhos ligados à direcção como molas.
Para amortecedores, se ao passar numa zona que obrigue à compressão, na primeira lomba está bom e logo a seguir oscila podem ser os amortecedores em fim de vida.
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Se fizeres teste aos amortecedores, tem em atenção que esse teste apenas serve para ver se há diferença de amorteciemnto entre dois amortecedores do mesmo eixo. Se estiverem ambos mortos, é provável que te digam que estão bons.
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O ideal seria tirar, comprimir e ver o retorno do pistão. Para quem sabe fazer não demora muito.
Não conheço método de teste individual.
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Se os amortecedores forem de óleo não há retorno à posição original. Isso só acontece com os a gás.
Nos de óleo, o teste consiste em avaliar a resistência que há em encolher o amortecedor e depois em esticar. Se o amortecedor não oferecer resistência é sinal que já não está bom.
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Antes de mais obrigado a todos pela ajuda!
Acabei por levar o carro a uma oficina que me foi recomendada.
Avaliaram a suspensão e os pneus e verificaram que estes ultimos estavam os 4 ovalizados.
Ofereceram-se para trocar os 4 pneus e para eu testar que de facto o problema ficava resolvido, assim o fizeram e de facto notei grande diferença na condução deixei de sentir os saltinhos e a superficie da estrada a 100%.
Acabei mesmo por trocar entao os 4 pneus e o problema parece ter sido resolvido :grin:
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Boas notícias portanto!
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afinal os pneus não pareciam assim em tão bom estado... :dance:
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Boas notícias portanto!
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:happy:
afinal os pneus não pareciam assim em tão bom estado... :dance:
Ahah parece que sim, alguem estava a apontar na direção certa... :laugh:
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É pá, só porque até achei piada ao tópico, uma vez no carro da minha mulher meti 4 pneus michelin novinhos.
Vou a conduzir o carro e aquilo ía aos saltinhos parecia um carrossel.
Expliquei ao homem dos pneus o problema e ele intrigado rodou pneus, mudou da frente para trás e nada.
A certa altura tira tudo fora e reparou-se que uma das jantes tinha sido reparada e não tinha uma anilha que centrava a roda. Fui a um torneiro, mandei fazer uma de alumínio, por 10€, meti a roda junto com a anilha e o carro passou a andar como devia.
Coisas do diabo...