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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Mancha em 28 de Maio de 2020, 16:21 pm
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Boa tarde a todos.
Após pesquisar na net e aqui no forum, não consegui encontrar resposta para a minha dúvida.
Possuo um laguna ii de 2005, 1.9 dci 120cv com o motor f9q 670.
Infelizmente o motor desalvorou e queimou 3 pistons, riscando também as camisas. O pelo valor, não se justifica a reparação, pelo que ando à procura de motor.
Aí está o meu problema, pois aparentemente não há muitos f9q 670, maioritariamente só encontro os f9q 750.
A minha dúvida é se estes dois blocos são compatíveis, plug and play, ou se haverá diferenças a nível de electrónica / gestão de motor.
Caso alguém tenha feito, ou saiba se já foi feita esta alteração, agradeço a ajuda.
Cumprimentos.
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120cv ou 130? não tem FAP o teu?
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De livrete é 120cv. Segundo vi, o bloco f9q 670 equipou alguns modelos de 110, 120 e 130cv.
O meu não tem FAP, é 2005 mas o fabrico é de finais de 2004. Mk2 ph1.
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Onde é que se pode ver a referência do motor?
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(infelizmente) eu e mais umas dezenas de milhares de pessoas pela Europa devem saber aproximadamente onde se localiza esse código
assinalei na imagem a vermelho
as avarias no 1.9dci ( capas de bielas , turbos, etc) foram uma pandemia ( julgo pq o motor originalmente foi desenhado apenas para injeçao indireta) e muito contribuiu para retirar a Renault do segmento . Exterminar o nome Laguna n foi soluçao.
(https://i.ibb.co/ZYT5t91/DSC-2147-copia.jpg) (https://ibb.co/KLydRnz)
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Chamem me maluco mas continuo a achar o laguna 2 um carro fantástico a todos os níveis, apanhando um em bom estado aos preços que aí andam para comprar um carro alemão do mesmo ano/segmento e com menos extras paga se 3x mais.
Comprei 1 a 3 anos já tinha um laguna 1 com o mesmo bloco de 2000 é dci já tem 400mil sem nenhuma avaria relevante (partiu uma distribuição por culpa da Renault) e nunca levou capas das bielas e só partiu o turbo original para cima dos 3 30 mil km e olha que a manutenção é sempre óleo e filtros e olha que só tem levado material de preço/qualidade não leva liqui molys ou Castrol so leva elf ou valvoline e do 10w40.
No laguna 2 como é para manter optei por dar uma revisão ao motor por ter comprado 1 em algum mau estado (o motor dormiu muito tempo na rua numa sucata) e nessa revisão foram trocados os segmentos e por minha imposição meti capas das bielas novas e as que saíram estavam novas não tinham praticamente desgaste nenhum.
Foi feito um barulho muito grande na altura houve muitas unidades problemáticas mas tenho para mim que a culpa era dos períodos longos da manutenção este em 3 anos já tem levado porrada de caraças e de motor fora essa revisão ao motor a quase 2 anos não levou mais nada e está para as curvas por 2400€ que o comprei ao conforto que tem e a segurança que transmite não encontrava nada melhor.
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Esclarecer que o motor que me referi é o da carrinha que já lá estava quando a comprei, nota se é que o mesmo é de sucata e pelo estado das juntas e ferrugem superficial em alguns pontos esteve muito tempo parado ao calor/chuva