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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: snitram em 14 de Outubro de 2010, 15:47 pm
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boas ola pessoal sabem me dizer se sabem de alguem que esteja interessado em vender este turbo...
pois quero aplicar na minha dci de 65cv
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Trocar um turbo de geometria fixa por um de variável?
Quer-me parecer que só turbo não chega.
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Trocar um turbo de geometria fixa por um de variável?
Quer-me parecer que só turbo não chega.
como assim rui a que te referes... é que eu tenho repro
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A geometria interna do turbo das versões de 65, 70, 80, 85 e 90 cv é fixa. Nos de 100, 105 e 110 cv é variável, isto é consoante a pressão gerada pelo turbo a geometria interna varia a sua posição de forma a potenciar o fluxo de ar para o motor. Este tipo de turbo tem outras implicações ao nível da gestão do motor.
O teu carro tem intercooler?
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Apesar de teres repro, falta intercooler, tubagem, provavelmente o debito dos injectores e respectiva pressao e diferente, etc. Sao motores parecidos, mas alguns componentes chave mudam.
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A geometria interna do turbo das versões de 65, 70, 80, 85 e 90 cv é fixa. Nos de 100, 105 e 110 cv é variável, isto é consoante a pressão gerada pelo turbo a geometria interna varia a sua posição de forma a potenciar o fluxo de ar para o motor. Este tipo de turbo tem outras implicações ao nível da gestão do motor.
O teu carro tem intercooler?
Sim tenho Intercoler do tamanho do radiador e é de origem da renault
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Posso estar enganado mas o sistema de injecção do 65cv não tem nada a ver com o de 105cv.
edit: Não te assustes, que eu não sou nem a favor nem contra o que queres fazer no teu carro.
Isso é uma situação que só a ti diz respeito mas já pensaste nas implicações de "transformar" um dCi 65, que como dizes já tem uns pózinhos, num de 105 cv?
A transmissão vai aguentar o aumento de binário?
Se vai andar mais, também terá que travar melhor. Os travões aguentam?
Suspensão, direcção, pneus, etc.
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Apesar de teres repro, falta intercooler, tubagem, provavelmente o debito dos injectores e respectiva pressao e diferente, etc. Sao motores parecidos, mas alguns componentes chave mudam.
Sim alguns componentes mudam mas o que diz respeito a intercooler e tubo tudo foi metido mesmo antes de reprogramar ja para nao dar estrilho com a repro
não é permitido fazer duplos posts , agradecemos que os evite
Posso estar enganado mas o sistema de injecção do 65cv não tem nada a ver com o de 105cv.
pois quanto a issso nao tenho certeza tb :)
não é permitido fazer duplos posts , agradecemos que os evite
Posso estar enganado mas o sistema de injecção do 65cv não tem nada a ver com o de 105cv.
edit: Não te assustes, que eu não sou nem a favor nem contra o que queres fazer no teu carro.
Isso é uma situação que só a ti diz respeito mas já pensaste nas implicações de "transformar" um dCi 65, que como dizes já tem uns pózinhos, num de 105 cv?
A transmissão vai aguentar o aumento de binário?
Se vai andar mais, também terá que travar melhor. Os travões aguentam?
Suspensão, direcção, pneus, etc.
Pois mas já alterei muitos componentes nela por isso mesmo suspensão alterada pneumática tambem ja foi alterada
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Então faltam travões e transmissão.
Quando falo em transmissão estou a incluir embraiagem, caixa, difrencial, semi-eixos.
edit: Passa neste tópico: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=2260.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=2260.0)
Tem algumas considerações bastanta válidas.
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Então faltam travões e transmissão.
Quando falo em transmissão estou a incluir embraiagem, caixa, difrencial, semi-eixos.
edit: Passa neste tópico: [url]http://www.renaultpt.com/index.php?topic=2260.0[/url] ([url]http://www.renaultpt.com/index.php?topic=2260.0[/url])
Tem algumas considerações bastanta válidas.
Na repro tive o maximo de cuidado com o binario pois este é que danifica muito essas partes mas como reforçei embariagem e tudo penso que esteja mais seguro mas nao sou um doentio por velocidade nao ando sempre a calcar...
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como é que vais fazer para o actuador da geometria do turbo funcionar? tens que ter a noçao que um turbo fixo tem uma waste gate que abre quando a pressao atinge o limite estipulado,no de geometria variavel,tens um actuador que faz a geometria abrir ou fechar consoante a carga do motor.não é impossivél de fazer,mas dá algum trabalho.
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Caixa, diferencial e etc...mudar para que? para controlar o turbo sei que há maneira de controlar isso, alias um user aqui do forum (helder) tem um dci 80 e já pos o turbo do dci100 e agora salvo erro tem o da laguna 1.9.
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Caixa, diferencial e etc...mudar para que? para controlar o turbo sei que há maneira de controlar isso, alias um user aqui do forum (helder) tem um dci 80 e já pos o turbo do dci100 e agora salvo erro tem o da laguna 1.9.
Por acaso lembro-me de ele ter comentado que já tinha trocado a caixa 2 vezes.
Ele já não é user do fórum.
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Caixa, diferencial e etc...mudar para que? para controlar o turbo sei que há maneira de controlar isso, alias um user aqui do forum (helder) tem um dci 80 e já pos o turbo do dci100 e agora salvo erro tem o da laguna 1.9.
Por acaso lembro-me de ele ter comentado que já tinha trocado a caixa 2 vezes.
Ele já não é user do fórum.
Embraiagem...... mas o uso que ele dá ao carro nao é nada soft!
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Pois o probema de muito boa gente amigos é querer por vezes colocar um dci com força de cavalo tal como os tdi´s quando ambos sao reprogramados...a diferença esta que um tdi pode com muita porrada mas um dci temos que ter muito cuidado...sao motores muito franzeninhos infelizmente :(
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lol...ah os tdi n avariam cm carga..??. tds vao à oficina dependendo do uso! alias tenho conhecimento d mt dci k aguenta mt bem
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Também iras precisar dos colectores.
Tens catalizador ?
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Eu acho um piadão a isto.
O bloco 1.5DCI é capaz de ser o melhor bloco a nível de resistência, dos diesel de baixa cilindrada.
A cabeça apenas precisa de um bom radiador de óleo, ao contrário da porcaria do permutador que ele trás.
e depois dizem que são franzinos os motores?
Agora em resposta para o criador da thread.
A injecção nada tem haver com o 105cv's, a cabeça é diferente, os pistões são diferentes, até a cambota é diferente. Os motores de 65cv's com os de 70/85/105 apenas tem em comum a electronica ser da delphi ( mas modelos diferentes ), e a cilindrada.
Consegues meter o turbo do 105cv's a funcionar, eu já vi clios com 1749VB no 1.5dci.
coisas que acho necessário repensar antes de meter turbo.
Injectores do 80
IC e derivadas tubagens ( o IC e a tubagem não convem ser exagerados pela dificuldade de encher o circuito )
Embraiagem Reforçada( ela não aguenta muito mais que 210Nm, e com esse turbo passas bem isso )
Linha directa de 55mm
Colector e Catalisador ( ou downpipe )
Prensa reforçada
Se quiseres podes começar a ir ás pentilhices, coisa que ainda não vi ninguem fazer num dci, equilibrar cambota/pistões/bielas, aligeirá-la, mudar diagrama de cam's, volante mais leve, etc.
Basicamente nunca ninguem investiu num 1.5DCI, e as pessoas teimam em dizer que é um mau motor.
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Eu acho um piadão a isto.
O bloco 1.5DCI é capaz de ser o melhor bloco a nível de resistência, dos diesel de baixa cilindrada.
A cabeça apenas precisa de um bom radiador de óleo, ao contrário da porcaria do permutador que ele trás.
e depois dizem que são franzinos os motores?
Agora em resposta para o criador da thread.
A injecção nada tem haver com o 105cv's, a cabeça é diferente, os pistões são diferentes, até a cambota é diferente. Os motores de 65cv's com os de 70/85/105 apenas tem em comum a electronica ser da delphi ( mas modelos diferentes ), e a cilindrada.
Consegues meter o turbo do 105cv's a funcionar, eu já vi clios com 1749VB no 1.5dci.
coisas que acho necessário repensar antes de meter turbo.
Injectores do 80
IC e derivadas tubagens ( o IC e a tubagem não convem ser exagerados pela dificuldade de encher o circuito )
Embraiagem Reforçada( ela não aguenta muito mais que 210Nm, e com esse turbo passas bem isso )
Linha directa de 55mm
Colector e Catalisador ( ou downpipe )
Prensa reforçada
Se quiseres podes começar a ir ás pentilhices, coisa que ainda não vi ninguem fazer num dci, equilibrar cambota/pistões/bielas, aligeirá-la, mudar diagrama de cam's, volante mais leve, etc.
Basicamente nunca ninguem investiu num 1.5DCI, e as pessoas teimam em dizer que é um mau motor.
Bom post
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Olá boas amigos!
já tenho a minha machine no auge, está uma bomba, segundo discutiram sobre isto tudo e pelo o que estive a ler é assim...
Arranjei um turbo de 105cv +colectores...
Tapei a egr com uma junta cega...
Problemas chegaram depois de colocado o turbo ao sitio, eliminou.se a geo variável, ficando assim fixa... mas nah, não dava, só tinha carga apartir das 3000rpms, coisa que o meu mecânico já esperava...
Contudo então de volta à oficina, resolvemos colocar a geo variavel a trabalhar mas não dava espaço por causa do motor de arranque, mesmo assim a válvula overboost vinda do megane não dava para o que ele queria, então pegamos na overboost do meu antigo turbosito e aplicamos lá com umas invenções caseiras do mecânico e o certo é que agora já tenho power e muito, às 1600rpm solta power e a geo trabalha na prefeição chegando ao ponto certo corrige...está fantástica a dci de 65cv:)
Amigos pensava eu que a embariagem nao aguentaria mas o certo é que ainda nao gemeu...:)
Amigos está impecável a carrinha muito boa mesmo...desde já agradeço ao pessoal do fórum que me tiraram algumas duvidas...
Abraços
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Eu acho um piadão a isto.
O bloco 1.5DCI é capaz de ser o melhor bloco a nível de resistência, dos diesel de baixa cilindrada.
A cabeça apenas precisa de um bom radiador de óleo, ao contrário da porcaria do permutador que ele trás.
e depois dizem que são franzinos os motores?
Agora em resposta para o criador da thread.
A injecção nada tem haver com o 105cv's, a cabeça é diferente, os pistões são diferentes, até a cambota é diferente. Os motores de 65cv's com os de 70/85/105 apenas tem em comum a electronica ser da delphi ( mas modelos diferentes ), e a cilindrada.
Neste caso, nem isso. A electrónica é Siemens.
Consegues meter o turbo do 105cv's a funcionar, eu já vi clios com 1749VB no 1.5dci.
coisas que acho necessário repensar antes de meter turbo.
Injectores do 80
IC e derivadas tubagens ( o IC e a tubagem não convem ser exagerados pela dificuldade de encher o circuito )
Embraiagem Reforçada( ela não aguenta muito mais que 210Nm, e com esse turbo passas bem isso )
Linha directa de 55mm
Colector e Catalisador ( ou downpipe )
Prensa reforçada
Se quiseres podes começar a ir ás pentilhices, coisa que ainda não vi ninguem fazer num dci, equilibrar cambota/pistões/bielas, aligeirá-la, mudar diagrama de cam's, volante mais leve, etc.
Tudo muito bonito, mas as rosas não são assim tantas. Falta falar do calcanhar de Aquiles do k9k. A bomba de rail.
Basicamente nunca ninguem investiu num 1.5DCI, e as pessoas teimam em dizer que é um mau motor.
Já houve.
Mas as fores de cabeça não eram compensadas pelos resultados.
Bem ou mal (isso não é para aqui chamado), decidiu investir num F4R736.
E convém tb separar quem diz que é mau motor (e mau em que aspecto??), dos que dizem que não vale o investimento.
Bom post
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Caixa, diferencial e etc...mudar para que? para controlar o turbo sei que há maneira de controlar isso, alias um user aqui do forum (helder) tem um dci 80 e já pos o turbo do dci100 e agora salvo erro tem o da laguna 1.9.
Por acaso lembro-me de ele ter comentado que já tinha trocado a caixa 2 vezes.
Ele já não é user do fórum.
Apenas para trocar embraiagem..
Clio um pouco forte a mais eheheh
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Aproveitando este tópico pergunto se alguem já afectuou a alteração de um DCi 80 com TGF para um turbo com geometria variavel da versão de 100? Se sim que é preciso alterar?
Outra coisa existe algum turbo que não de origem que seja fiavel e aumente a potencia?
Já agora coloquei um tópico sobre amortecedores do 172 RS servir no DCI 80 se alguem puder ajudar agradecia visto estar quase a comprar os novos e gostaria de saber se serve ou não
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É assim eu tenho uma Dci de 65 e já troquei o turbo!
Troquei o turbo não porque o estraguei mas sim pelo motivo de repro muito puxada...
Então como já sabes o meu é um turbo kk TGF e eu apliquei o do megane 105cv geo variável :dance:
o interessante em meter esse turbo ou outro de geo variavel é mesmo coloca.la no teu carro e a fazer o mesmo mas como sabes isso tem que levar algumas alterações nomeadamente colectores, tubo do óleo e depois claro o mais dificil que é mete.lo a trabalhar a geo variável... :dance:
Fiz essa alteração na minha e nada de problemas...atenção aos colectores não deixes que ninguém te meta algo inventado nos colectores tipo colectores artesanais nada disso, os colectores do megane dão ai ou os de 100 como referes.
Mais...não tenho a certeza mas axo que os de 100 o turbo não te compensa na troca, pois não te rentabiliza muito mais que o que tu tens...mas lá sabes...
A gastar tens de passar de burro para Cavalo"como o Povo diz"
Ah qualquer duvida manda para este tópico ou entao manda PM o teu email e falamos melhor se quiseres que te esclarece ehehehehe :dance:
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Ainda bem que a transformaçao do Clio correu bem ! Deve estar engraçado :grin:
Aproveito este tópico para deixar uma pergunta que tem a ver com o assunto: qual é o turbo de origem da Megane 1.5 105cv ?
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Ainda bem que a transformaçao do Clio correu bem ! Deve estar engraçado :grin:
Aproveito este tópico para deixar uma pergunta que tem a ver com o assunto: qual é o turbo de origem da Megane 1.5 105cv ?
Sim Sim é amigo!
Pode.se dizer que anda demasiado para o tipo de carro que é!
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Amigos eu quando o meu motor avariou(bronzes) vi no dialogsys e as referencias de um 100cv para os outros é que todo no bloco era igual mas que ja na cabeça era difirente
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Amigos eu quando o meu motor avariou(bronzes) vi no dialogsys e as referencias de um 100cv para os outros é que todo no bloco era igual mas que ja na cabeça era difirente
Isso já nao sei não te posso dizer nada!