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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: hmcosta em 14 de Outubro de 2010, 18:36 pm
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BOas Malta
Como já alguns sabem, sou possuidor de um megas 1.9DTI de 99, que conta com 220.000KMs e de problemas de maior só me tinha dado num injector à cerca de 3 anos. Digo tinha, porque à cerca de 2 semanas quando me dirigia para o trabalho, senti o carro a perder força e acendeu uma luz no painel de instrumentos, parei e o motor estava a trabalhar, mas muito esquesito e passado um bocado foi abaixo. Abri o capou e vi que a correio do alternado estava a desfazer-se (correio com 20.000Kms). Foi para a oficina (neste caso até foi um agente da mercedes/carglass, pois precisava mudar o para brisas e aproveitava as duas coisas).
1º Diagnóstico: polie da bomba de água nas couves, logo tem que levar nova e só existe na renault, esgotado em Portugal, e teve que vir de França.
2º Diagnostico: depois de 2 semanas à espera da polie, depois de montada não conseguiram por o carro a trabalhar, depois de ligado à maquina, bomba injectora e injectores nas couves. Perguntei ao mecanico se antes de mandar a bomba injectora deveriam verificar se o motor estava em condições.
3º Diagnóstico: O parafuso que segura a polie da arvore de cames desapertado e possivelmeente valvulas empenadas, enfim, motor nas couves.
Como fiquei pouco contente com o serviço, tenho agora o carro num mecanico de confiança que me aconselhou a verificar se dá para arranjar o estrago e se compensa €€€, senão vai levar motor novo.
A minha duvida é se esta parafuso é normal desapertar?
Acham que deve mandar arranjar ou meter um motro novo/usado em bom estado?
Obrigado e desculpem o testamento
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ve qual o orçamento para reparar o teu motor , se for identico ao de um motor usado , opta pela reparação , ao menos ficas com a certeza do que está e no usado é sempre um tiro no escuro ;)
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ve qual o orçamento para reparar o teu motor , se for identico ao de um motor usado , opta pela reparação , ao menos ficas com a certeza do que está e no usado é sempre um tiro no escuro ;)
Boas
Está neste momento num primo meu, que é um mecanico de confiança a avaliar a possivel reparação. Segundo ele poderá ter apenas algumas valvulas impenadas
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Então o diagnóstico é semelhante a uma situação de correia de distribuição partida.
Injectores e bomba injectora, já tens uma ideia do estado?
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Esse parafuso não podem nem nunca deve desapertar. Será que não foi na altura da correia de distribuição que foi aliviado para colocação do vedante da cams? :huh: :huh:
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Então o diagnóstico é semelhante a uma situação de correia de distribuição partida.
Injectores e bomba injectora, já tens uma ideia do estado?
Antes de detectarmos o problema do parafuso na polie, deu erro de bomba injectora e injectores, mas vou aguardar o diagnostico do resto do motor para avaliar a situação. Segundo o meu primo, o erro da bomba injectora poderá vir do facto de as valvulas não abrirem (pois a arvore de cames não rodava).
Em principio hoje já terei algumas novidades.
não é permitido fazer duplos posts , agradecemos que os evite
Esse parafuso não podem nem nunca deve desapertar. Será que não foi na altura da correia de distribuição que foi aliviado para colocação do vedante da cams? :huh: :huh:
Boas
Não sei ao certo, como não tenho muitos conhecimentos técnicos de mecanica, não sei dizer, apenas comeitei aquilo que me disseram, mas como estava com um mecanico de pouca confiança. Agora coloquei o carro num mecanico de confiança, vou aguardar pelo diagnóstico.
Abraço
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OK. Depois dá o feedback da coisa.
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O meu golf também desapertou o parafuso da polie da correia de distribuição... o resultado foi o motor partido. :lipsrsealed:
O mecânico na altura disse-me que isso pode acontecer e naquele motor 1.9TD era comum acontecer.
Boa sorte com a reparação.
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Boas Malta
Estive a ver o bicho e segundo o mecanico tem apenas 2 valvulas empenadas (julgo que são as de admissão), mas pelo sim, vai mudar as 4. À partida é só isso, mas hoje ou amanhã o carro fica pronto e logo se vê.
Mas vou informando...
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Boas Malta
Para actualizar, para já o que está previsto e comprado para mudar no carro é:
- 4 Valvulas
- 8 casquilhos das valvulas (umas peças em cobre que fica no onde trabalham as valvulas, pois apresentavam alguma folga)
- carreto da arvore de cames (o problema do meu carro foi este carreto ter partido um dente que prende à arvore de cames, ficando este carreto sem apoio que o fazia rodar independente da respectiva arvore)
- Aproveitou-se e efectuou uma revisão ao turbo, que depois de 220.000Kms não apresentava folgas de maior, tendo sido apenas substituida a laminas do lado da admissão, pois a velhas tinha algum desgaste do uso, de resto estava impecavel para o uso.
- Distribuição nova
- Junta da colaça nova (como foi aberto teve que levar esta junta, mas a velha tava impecavel)
- Jogo de juntas (tampa das valvulas, e outras)
- Mão de obra qb.
Em relação a preços ainda não estam feitas as contas finais...
Fiquei satisfeito em saber que apesar dos KMS e como não sou um grande exemplo na condução calma e poupada, o motor está muito bem conservado por dentro, sem desgastes anormais (o que seria de esperar num renault), enfim, dado o susto inicial, penso que até tive muita sorte.
Portem-se
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pois é o carreto partiu o " Escatel" e distribuição foi á vida.
Ao comprares o carreto novo já será uma substituição do anterior , será um carreto ajustável, para obtenção de uma tensão correcta da correia.
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Depois desse reparação ainda fazes mais uns quilómetros valentes.
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Assim é que é!
E bem feitas as coisas, sai daí melhor que o que estava!
Mas não está implicito na distribuição desse motor a troca do carreto do veio de excentricos? Foi feita na altura?
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pois é o carreto partiu o " Escatel" e distribuição foi á vida.
Ao comprares o carreto novo já será uma substituição do anterior , será um carreto ajustável, para obtenção de uma tensão correcta da correia.
Foi mesmo o escantel que partiu, e o carreto que levou foi um usado que o mecanico arranjou, só espero não vir a ter mais problemas.
Ontem o bicho já tava quase montante, mas para se fazer as coisas com calma, em principio só lá para segundo feira é que estara pronto a rolar, precisamente 1 mês depois do inicio desta aventura e a 3 dias do limite de ir ao IPO.
Portem-se
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Apesar do azar, tudo se esta a compor, boa sorte nisso :wink:
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pois é o carreto partiu o " Escatel" e distribuição foi á vida.
Ao comprares o carreto novo já será uma substituição do anterior , será um carreto ajustável, para obtenção de uma tensão correcta da correia.
Foi mesmo o escantel que partiu, e o carreto que levou foi um usado que o mecanico arranjou, só espero não vir a ter mais problemas.
Ontem o bicho já tava quase montante, mas para se fazer as coisas com calma, em principio só lá para segundo feira é que estara pronto a rolar, precisamente 1 mês depois do inicio desta aventura e a 3 dias do limite de ir ao IPO.
Portem-se
Atenção á montagem de carretos com "escatel" usados muitas vezes o escatel está ofendido e depois de uma pressão acabam por partir .....
É preciso muita coragem para montar um carreto usado..... É que se partir deita por terra todo o trabalho agora feito.
Caso parta como é que fica a situação? o mecânico assume a situação?? tendo em conta que foi ele que optou por um carreto usado?
Atenção não estou a agoirar . Estou apenas a lançar o alerto do risco que se corre por poupar uns €.
São situações que a meu ver serão de evitar.
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pois é o carreto partiu o " Escatel" e distribuição foi á vida.
Ao comprares o carreto novo já será uma substituição do anterior , será um carreto ajustável, para obtenção de uma tensão correcta da correia.
Foi mesmo o escantel que partiu, e o carreto que levou foi um usado que o mecanico arranjou, só espero não vir a ter mais problemas.
Ontem o bicho já tava quase montante, mas para se fazer as coisas com calma, em principio só lá para segundo feira é que estara pronto a rolar, precisamente 1 mês depois do inicio desta aventura e a 3 dias do limite de ir ao IPO.
Portem-se
Atenção á montagem de carretos com "escatel" usados muitas vezes o escatel está ofendido e depois de uma pressão acabam por partir .....
É preciso muita coragem para montar um carreto usado..... É que se partir deita por terra todo o trabalho agora feito.
Caso parta como é que fica a situação? o mecânico assume a situação?? tendo em conta que foi ele que optou por um carreto usado?
Atenção não estou a agoirar . Estou apenas a lançar o alerto do risco que se corre por poupar uns €.
São situações que a meu ver serão de evitar.
Boas
Tambem questionei o mecanico disso e ele respondeu que o carreto que arranjou está em perfeitas condições.
Mas ainda não tá pronto, já esteve a trabalhar, mas tem um ruido muito metálico, optou-se por ir testar os injectores pois como estiverem sobre muita preção pelo facto das valvulas não abrirem poderão estar com algum problema. O mais grave poderá ser algum problema na bomba injectora.
Abraço
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Boas Malta
Hoje já vou buscar o meu bolide, finalmente está pronto para fazer mais uns 200.000Km. Ontem já o vi a trabalhar e digo que está melhor do que antes, muito afinadinho, e segundo o mecanico está a puxar muitissimo bem (ainda não tive hipotese de experimentar, porque o carro deveria ter ido ao IPO até ao dia 28 de Outubro).
Depois de alguma dificuldade de acertar o ponto da bomba injectora, ao que parece, nestes carros, quando parte a distribuição, a bomba injectora tem que ser acertada, não vasta colocar a correia nos pontos, enfim, estamos sempre a aprender (o meu mecanico também desconhecia isso), mas ficou como novo.
O que mais me chateia é que o tal carreto da arvore de cames foi mudado à cerca de 1 ano, quando mudei a correia de distribuição, enfim, por outro lado, acho que quando a correia do alternador começou a desfazer-se, deve ter saltado algum bocado para dentro da distribuição e ter dado cabo daquilo (porque no meu carro, tirei aquela capa que tem por cima do motor, porque causava alguma ressonancia para dentor do habitaculo, e assim fiquei com uma abertura por cima das correias de distribuição, que tenho que arranjar uma solução rapidamente, não vá a coisa acontecer novamente)
A lista de Operações efectuadas são:
- 4 valvulas e as guias das 8 valvulas;
- carreto da arvore de cames;
- Turbina de admissão do turbo;
- Correia da distribuição;
- Junta da colaça, junta da cabeça do motor e outras;
- Revisão aos injectores (ajustar pressão e limpeza)
- mão de obra QB.
Quanto a valores ainda não sei quanto será a despesa, mas o que interessa é que acha muita saudinha, tanto do condutor como do carro.
Portem-se
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Ainda bem que já tens a máquina pronta para mais 200.000 km.
Dá o feedback quando andares mesmo. :wink:
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Boa, espero que se aguente pelo menos por + 500.000Km :wave:
Cumps
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isso é sempre uma questao de sorte. Por isso muito boa sorte com esse motor "reconstruido" :wink:
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Boas Malta
Só para informar que o megas dti já anda na rua, ou melhor já andou uns kms mas agora está a aguardar a ida ao IPO, mas posso dizer que tá impecavel.
Posso dizer, que apesar, do problema que teve, do tempo de espera, dos 740 aereos gastos, acho que ficou como novo, pronto para mais uma valente carrada de KMs (pelo menos é o que espero deste motor de guerra). Pode-se dizer que da junta da culaça, inclosivé, para cima, foi tudo revisto e substituido, e o resultado, até agora foi muito bom, pois o carro tá com um trabalhar muito certinho, que quase não o reconheci da primeira vez que o ouvi.
Enfim, este fim-de-semana a ver se apresento fotos do avião....
Portem-se e muito obrigado pelas vossas opiniões e apoios....
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Ainda bem (apesar do gasto) que a máquina já está a rolar. :wink:
Podes abrir um DB no sub-quadro Megane.
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o que interessa e que ja rola ;)
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Tudo se compôs :wink:
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Até que enfim ! Já respiras de alívio não?
O que importa é que está de novo na estrada mais um Megas :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: