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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: tiagofranca em 16 de Julho de 2020, 14:53 pm
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Boas,
Ando com o seguinte problema na minha Laguna II 1.9dci:
Na altura que comprei a carrinha (início de Março deste ano), quando abri o capot, uma das coisas que reparei foi se tinha marcas de água ter saído pela tampa, escorrido de ferrugem ou marcas do anticongelante (isto porque já tive um Fiat Bravo que esquentou e graças à junta queimada começou a deitar a "água" fora devido à pressão) e o que é certo é que não tinha marcas nenhumas e a "água" estava bem verdinha. As únicas que tinha era de óleo na parte de trás do motor devido a uma fuga pelo turbo, turbo esse já trocado pouco depois de ter a carrinha. A quem comprei disse-me que, das peças trocadas recentemente, estava a bomba de água e mostrou uma factura (verdadeira ou não, não sei)!!
Até ao fim de Junho ela pouco andou devido à pandemia pois todos ficamos em casa e o máximo que ela andava era para ir ao supermercado e pouco mais. O que é certo é que agora que tenho andado mais com ela reparo que a "água" do reservatório sobe bastante e começa a sair do mesmo pela tampa. Mais ainda logo após desligar o motor em que se vê a "água" a subir cheia de vontade e sai logo se seguida. No domingo passado fui de Valongo aos Carvalhos e vim, cerca de 60km e quando cheguei a casa reparei que tinha saído água tendo no dia seguinte acrescentado quase 2Lts de "água"! Outra coisa que reparo é que a ventoinha não dispara com facilidade, isto é, o motor atinge rapidamente a temperatura normal de funcionamento (bastam 2 a 3kms e já está a meio) mas mesmo com ela parada e acelerando aos poucos nem a ventoinha dispara nem a temperatura sobe acima do normal.
Alguém tem alguma ideia do que possa ser?!
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Compraste a um stand ou particular?
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Começa por verificar o mais simples e barato, ou seja, o termostato. Vê também o estado do vaso de expansão e da tampa - acredita, nem sonhas as complicações que podem vir de uma porcaria tão simples, básica e barata!
Não perdes nada também em fazer uma limpeza completa ao circuito de refrigeração e colocar liquido como deve ser, até porque liquido verde há muito!
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Primeira coisa a verificar e mudar é a tampa do vaso de expansão, tenho uma laguna 2 também e de tempos a tempos lá tinha que corrigir o nível de antigelo, pressão não tinha o motor foi revisto no ano passado nunca aqueceu na minha mão tubagens revistas vaso mudado e lá falhava de 2 em 2 meses ou 3 um nadinha de antigelo, mudei a tampa e já lá vão 5 meses e o nível nem 1 milímetro desceu custou 3 euros e só em antigelo já poupei 15
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Comprei a particular!
Já troquei a tampa por uma (comprada na Renault) e continuou igual... infelizmente!! 
Andei a pesquisar e já vi à venda o sensor da temperatura do líquido refrigerador e o interruptor do ventilador. Alguém sabe me dizer onde ficam ambos? Um colega já me disse que já lhe aconteceu de ter o interruptor calcinado e a ventoinha não disparava na temperatura que devia mas sim muito mais tarde, o que fazia o carro dele deitar parte do líquido fora! Em anexo pus uma foto do estado em que fica o meu depósito após verter o líquido, até pus uma fita na tomada do MAF para não o estragar!
O meu mecânico só me consegue pegar na carrinha no próximo fim de semana, até lá é esperar...(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200718/32787e7923a909696cbf97a9cd75b30a.jpg)
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Se bem que se nota pelas cores de outono da imagem que o sistema limpo não está de certeza!!


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Se a tampa é nova e excluindo para já problema de junta manda trocar termostato pode não estar a abrir completamente
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Já mandei vir o miolo do termostato e o interruptor da ventoinha. Vamos lá ver se me fico só por isto!!!
Contudo mais vale me ir mentalizando que possa ser a junta. Assim se for já estou preparado para o "soco", caso não seja gasta-se o dinheiro numa tainada em família!! 

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Não te mentalizes de nada para já. A explicação mais simples é geralmente a mais correcta, acredita.
Começa pelo termostato e, sem falta alguma, faz uma limpeza como deve ser a esse circuito de refrigeração. Eu não sou um gajo violento, mas dava uma sova ao interior dono por ter deixado chegar a esse ponto.
Vê o termostato, faz a limpeza como deve ser e colocar um vaso e tampa novos.
Daí, logo vês para onde continuar.
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O mecânico que faça um teste de pressão ao sistema. Espero estar enganado, mas pelo aspeto do liquido refrigerante cheio de ferrugem, vais ter aí fuga e é bem provável que seja a junta da colaça junta podre ou queimada. Não andes com o carro até resolveres isso. Se sobreaquecer podes empenar a cabeça.
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Eu no teu caso também substituía o corpo do termostato em vez de só o miolo o plástico tem tendência a estalar e ficava já mudado ao que custa vale o sossego depois disso é uma No limpeza e rezar para que não haja fugas em lado nenhum mas isso como está ainda vai dar muito trabalho a deixar limpo está mesmo muito sujo
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Em relação à cor realmente o anterior dono não teve lá muito cuidado com o sistema de refrigeração e posso dizer que até já esteve pior, como tenho andado a pôr água destilada tem acabado por limpar aos poucos!! Apesar de não andar muito com a carrinha por estar neste estado, faço sempre meia dúzia de kms por dia para ir levar e buscar os miúdos.
O mecânico ainda não fez nenhum teste de pressão, so irá fazer no sábado quando eu for lá deixar a carrinha para resolver o problema.
Já mandei mail para a loja a alterar o pedido e acabei por mandar vir o corpo completo do termostato, realmente por mais 8€ fica tudo novo e já traz também o sensor da temperatura incluído.
Se não for antes, no próximo fim de semana dou notícias... até lá boa sorte para mim!! 

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Tal como prometido aqui vão as notícias até ao momento:
O termostato coitadinho... estava preso fechado não deixando a água circular à vontade para fora do motor. Se fosse só isto até bem era mau o problema é que o vaso estava com passagem de gases, resultado cabeça do motor fora! A junta até nem estava muito má mas no meio do cilindro 2 e 3 nota-se ferrugem e bastou colocar uma régua de metal para se notar que a cabeça do motor está ligeiramente empenada!! O que segundo o mecânico é sinal que já aqueceu um pouco mais do que devia!
Resumindo:
Termostato novo, interruptor da ventoinha novo, cabeça do motor retificada, junta da cabeça e junta do coletor de admissão novas, caso de expansão novo e mais uma tampa nova! O mecânico vai também fazer uma valente limpeza ao circuito de refrigeração e colocar Motul Inugel Type D (acho que não me enganei no nome)!
A parte boa é que ele confirmou que quer a correia de distribuição e a bomba de água sempre foram mudadas pois estão novas, menos mal!!! 

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Isso é azar mas isso bem feito dura mais 200mil km a causa do empeno foi o termostato preso concerteza.
Boa sorte para a reparação
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Isso é azar mas isso bem feito dura mais 200mil km a causa do empeno foi o termostato preso concerteza.
Boa sorte para a reparação
Obrigado!! 

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Uma despesa tramada porém bem feito ficas com bom carro e fiável mantendo a manutenção.
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Já fui ao torneiro buscar a cabeça do motor toda retificada e aqui está o antes e depois!!
Amanhã de manhã o mecânico já começa a montar tudo!! Nunca mais tenho a carrinha nas minhas mãos outra vez...(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200731/02f0774e3eefaa3ff92d73b88018bb7f.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200731/12afbd51afd5f0883ae2aba15898bde2.jpg)
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esa cabeça retificada não vai ter de levar uma junta nova com uma medida por causa da retificação? penso eu por causa da compressão? se tiver enganado alguém entendido que me corrija... sff :happy:
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esa cabeça retificada não vai ter de levar uma junta nova com uma medida por causa da retificação? penso eu por causa da compressão? se tiver enganado alguém entendido que me corrija... sff :happy:
Na retificadora disseram para comprar a junta com a medida de origem uma vez que a cabeça do motor, de origem, já é totalmente plana, não tem aquelas "covinhas" onde estão as válvulas que se vê em algumas. Daí o que foi desvastado não alterar a altura do cilindro.
Disseram que tinha de ser compensado caso tivesse de retificar o bloco do motor, mas esse, felizmente, não está empenado.
Isto foi o que me disseram, daí comprar uma junta da cabeça do motor com 1,32mm que é o que vem no manual mecânico da Renault.(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200801/1fffe49ba48720bd8c6c229003768284.jpg)
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Serviço finalizado!!
O mecânico entregou hoje de manhã a carrinha e até ver está impecável.
Além da troca da junta e de todo o trabalho que isso acarreta, ainda me limpou o sistema de arrefecimento da carrinha (estava uma verdadeira miséria, diga-se de passagem... segundo ele e o meu pai que estava lá com ele, era só ferrugem e barro a sair), descarburizou os coletores (que tinham tanto carvão quanto um barbecue) e lavou o motor. O vaso de expansão já não ganha pressão nem a água sobe, na verdade mesmo a acelerar a água quase nem abana. Abri-o com o motor sem estar 100% frio e nem "puf" fez pela tampa.
Puxei um bocadinho por ela na avenida onde moro e a carrinha está muito mais solta e nem fumo deita!
Aparentemente ficou tudo impecável... felizmente!!
No final não acho que terá sido muito caro pelo trabalho que o homem teve! Agora é fazer o que o anterior proprietário não fez, manutenções bem feitas e a tempo e horas!!(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200802/b406504f00188adfab54b34c0a65ab4e.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200802/2801b72102ec8feb71d885aa6bbbe691.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200802/1f6806fb75eee180ed3ecd1e1dbb741a.jpg)
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Agora é tratar bem dela e meter lhe km com fartura, já que saiu muita ferrugem é andar em cima dela a ver se o radiador não ficou com alguma fuga que se venha agora a revelar por estar tudo limpinho.
Agora é bons km com a máquina.
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Uma das coisas que o mecânico me alertou foi o radiador pois deve de estar muito calcinado, e que daqui a uns tempos convinha trocar para ficar 100% seguro. Ele andou a fazer testes de pressão após a limpeza com um líquido UV e estava tudo OK, mas por precaução falou na futura troca.
Agora é meter gasóleo e desfrutar das férias que estão quase a chegar!! 

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Belo investimento e prevenção!
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Foi um bocadinho, mas pronto... tem de ser, tem de ser!!
Já agora, retificar a cabeça do motor (trocando as guias, retificar válvulas e sedes, afinar, trocar todos os vedantes e plainar) descarburizar os coletores os pistões e a EGR, limpeza do circuito de refrigeração, troca do termostato, montagem de tudo (incluindo retirar roda direita, cava e embaladeira para afinar o ponto do motor e desmontar a frente para ligar o radiador e mais uns tubos do intercooler) líquido de refrigeração e óleo ficou por 470€, acham que foi muito, foi pouco ou está dentro da média?
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Muito bom preço para o razoável.
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Bom preço. Há por aí oficinas a cobrar perto de 2000€ para fazer esse trabalho.
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O mecânico trabalha numa oficina durante a semana e ao fim-de-semana faz uns biscates numa pequena oficina que ele montou numa garagem do prédio onde o meu pai mora. Ele diz que peças se tem de comprar e só lhe pagamos a mão-de-obra.
Por tudo levou 200€ de mão-de-obra.
O senhor é impecável e muito meticuloso.
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Isso não foi barato, foi dado.
Sei bem a trabalheira que isso dá.
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Foi um bocadinho, mas pronto... tem de ser, tem de ser!!
Já agora, retificar a cabeça do motor (trocando as guias, retificar válvulas e sedes, afinar, trocar todos os vedantes e plainar) descarburizar os coletores os pistões e a EGR, limpeza do circuito de refrigeração, troca do termostato, montagem de tudo (incluindo retirar roda direita, cava e embaladeira para afinar o ponto do motor e desmontar a frente para ligar o radiador e mais uns tubos do intercooler) líquido de refrigeração e óleo ficou por 470€, acham que foi muito, foi pouco ou está dentro da média?
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Muito bom trabalho e preço pelas fotos vê se bem que não se limitou a tirar meter a cabeça foi ao pormenor e é sempre de se louvar muito bom trabalho mesmo