Forum RenaultPT

Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: Newt Scamander em 01 de Setembro de 2020, 10:52 am

Título: Amortecedores gás vs óleo
Enviado por: Newt Scamander em 01 de Setembro de 2020, 10:52 am
Olá!

Alguém me pode confirmar se existe alguma diferença em termos de altura num amortecedor a gás vs a óleo?
Isto, porque tive recentemente de trocar os 4 amortecedores de um Clio II e atrás foram colocados amortecedores a gás e à frente a óleo. Na altura, eu queria tudo a gás, mas foi-me dito que à frente seria sempre melhor a óleo.
A parte mais curiosa, é que dá-me a entender que a frente do carro ficou ligeiramente mais alta que a traseira. Poderá ser disso? Os amortecedores são os 4 da mesma marca, mas.. Será que se os da frente também fossem a gás ele já ficaria nivelado, ou o facto de ser a gás e a óleo nada interfere com a altura em si, e apenas com o desempenho?

Obrigado!
Título: Re: Amortecedores gás vs óleo
Enviado por: Martins SDI em 01 de Setembro de 2020, 14:16 pm
Os Biltein B4 a gás deixam o carro mais alto cerca de 1 a 2 cm. De outras marcas não tenho feedback.
Título: Re: Amortecedores gás vs óleo
Enviado por: Newt Scamander em 01 de Setembro de 2020, 15:46 pm
São KYB, da mesma marca que equipava o carro de origem.
Curioso que aqui é o inverso, ou seja, mais alto à frente com óleo e mais baixo atrás com gás! :huh:
Título: Re: Amortecedores gás vs óleo
Enviado por: MarcoPGS em 01 de Setembro de 2020, 22:51 pm
No geral o tipo de amortecedor não interfere na altura do carro, poderá haver um caso ou outro isolado.
Mudaram só os amortecedores ou trocaram tb os castelos?
Título: Re: Amortecedores gás vs óleo
Enviado por: MarcoPGS em 01 de Setembro de 2020, 23:01 pm
Castelos-cabeçotes.
Digo isto porque se mudou pode vir de ai esse cm a mais.
Atrás é direto.
Título: Re: Amortecedores gás vs óleo
Enviado por: Newt Scamander em 02 de Setembro de 2020, 09:06 am
De facto.
Mudou cabeçotes e batentes.
Trocou também uns casquilhos da direcção.
Poderá ser por aí? É algo que com o tempo vai ao sitio, ou tenho mesmo de me habituar a isto?
Título: Re: Amortecedores gás vs óleo
Enviado por: JPCAB em 02 de Setembro de 2020, 13:11 pm
mas é normal carros de origem virem equipados com amortecedores a oleo á frente e a gas atras?
Título: Re: Amortecedores gás vs óleo
Enviado por: Newt Scamander em 02 de Setembro de 2020, 13:30 pm
Não creio.
O meu de origem trazia os 4 a óleo. Quando troquei, a minha ideia seria colocar os 4 a gás, mas por conselho da casa onde comprei o material, foi-me dito que o ideal seria colocar a óleo na frente. Porquê? Desconheço!
Começo é a pensar que foi asneira, pois ainda tenho na boa 1CM de diferença entre os dois eixos.
Já me disseram que são as molas que definem a altura do carro, pelo que se a diferença não for provocada pelos cabeçotes e batentes que coloquei, não estou a ver onde seja!
 :huh:
Título: Re: Amortecedores gás vs óleo
Enviado por: Newt Scamander em 02 de Setembro de 2020, 15:57 pm
Já agora… a pressão dos pneus… tem alguma influência na coisa?
Por acaso até tenho mais pressão à frente que atrás... :huh:
Título: Re: Amortecedores gás vs óleo
Enviado por: scenick em 02 de Setembro de 2020, 17:16 pm
E os batentes sao de origem ou marca ao lado? tens ai a resposta
Título: Re: Amortecedores gás vs óleo
Enviado por: Newt Scamander em 03 de Setembro de 2020, 08:15 am
Não são de origem. :embarrassed:
Comprei os ditos numa casa de peças, bem como os cabeçotes e uns casquilhos da direcção. Contudo, os mesmos foram pedidos através da matrícula do carro, pelo que até estava descansado nesse campo.
Afinal…
Poderá estar aí a resposta?
Título: Re: Amortecedores gás vs óleo
Enviado por: Sls a GPL em 03 de Setembro de 2020, 09:39 am
mas é normal carros de origem virem equipados com amortecedores a oleo á frente e a gas atras?
sim, é normal. e não faz grande diferença, tem haver com a eficácia e peso, a frente com o peso do motor é preferível os de óleo que aguentam mais tempo que os a gás.

Já agora… a pressão dos pneus… tem alguma influência na coisa?
Por acaso até tenho mais pressão à frente que atrás... :huh:
Tu e todos os outros, quem anda com a mesma pressão nos pneus da frente e de trás, anda mal ou a transportar grandes cargas.

São KYB, da mesma marca que equipava o carro de origem.
Curioso que aqui é o inverso, ou seja, mais alto à frente com óleo e mais baixo atrás com gás! :huh:
O meu já levou amortecedores atrás aqui À uns anos, é ir ver ao db que tenho lá, e os da frente, que me lembre são de origem ou então foram substituídos antes de entrar para o forum, e a frente está mais levantada que a traseira, por isso não vejo qual o problema. As molas da frente são mais fortes que as de trás, por isso normal a frente estar mais levantada que a traseira.
Título: Re: Amortecedores gás vs óleo
Enviado por: andresilvac4 em 03 de Setembro de 2020, 14:22 pm
Uma coisa é factual um amortecedor a Gás ou a Óleo são diferentes e no caso a altura varia sempre ainda que estejamos a falar de meia dúzia de milímetros, pessoalmente gostava mais de amortecedores a óleo e por isso troquei os da minha laguna por uns Bilstein b4 mas passei a achar a carrinha ligeiramente mais dura principalmente quando mudei os traseiros (foram mudados em 2 etapas) pelo que se fosse hoje meteria a gás na traseira.
Como curiosidade um colega que tem o modelo igual estacionou lado a lado e era perceptível a diferença de altura entre os 2 carros (principalmente à frente) na altura mudei os amortecedores(bilstein) e os cabecotes da Febi mas a diferença entre as 2 era por demais evidente.
Título: Re: Amortecedores gás vs óleo
Enviado por: Pedrob em 04 de Setembro de 2020, 21:32 pm
Penso que há marcas que tem isso como caracteristica para compensar o desgaste das molas, os KYB tem isso (tanto a gaz como a oleo). Está nas especificações técnicas.
Por isso é que agora tenho usado da sachs
Título: Re: Amortecedores gás vs óleo
Enviado por: Martins SDI em 04 de Setembro de 2020, 21:55 pm
Basta tentarem comprimir um amortecedor a óleo e um a gás para perceberem a razão dos amortecedores a gás levantarem o carro.

Regra geral com amortecedores a gás o carro fica mais firme a curvar, mas em contrapartida fica mais desconfortável e o barulho de rolamento aumenta, especialmente na gama low cost (equivalente aos amortecedores originais).
Título: Re: Amortecedores gás vs óleo
Enviado por: Newt Scamander em 07 de Setembro de 2020, 09:04 am
A parte curiosa é que o carro baixou mais com os amortecedores a gás no eixo traseiro, do que com os a óleo no da frente.
Não é que interfira com o comportamento do carro, mas, caramba, não entendo como isto pode acontecer! Tenho andado a cuscar tudo o que é Clio II e, regra geral, eles são qualquer coisa mais baixos no eixo da frente.
Título: Re: Amortecedores gás vs óleo
Enviado por: Martins SDI em 07 de Setembro de 2020, 13:07 pm
O que referes é estranho, mas se mudaste cabeçotes, no teu caso, o mais provável é a diferença ser daí. Ou então os amortecedores que te meteram não são específicos para o teu carro.

Vou-te dar um exemplo. Eu tenho um Ibiza 6K2 que veio de origem com suspensão standard. Troquei os amortecedores traseiros por uns Bilstein B4 (gás-óleo - não existem amortecedores a gás :tongue:). A suspensão subiu cerca de 1,5cm com estes amortecedores relativamente aos amortecedores a óleo que vieram de origem. Posteriormente troquei os frontais, mas como já desconfiava que ia ficar com o carro mais alto, arranjei umas molas da versão desportiva (que baixam o carro entre 1 a 1,5cm relativamente às standard). Montei tudo e mesmo com as molas desportivas fiquei com a altura standard. Se pesquisares no google há muita gente a queixar-se deste problema. Agora há carros onde isto se nota mais. Normalmente o pessoal nota mais quando os carros já são baixos de origem, coisa que não acontece com o Clio 2 ou 3.  :wink:
Título: Re: Amortecedores gás vs óleo
Enviado por: Newt Scamander em 07 de Setembro de 2020, 13:59 pm
Os amortecedores estão correctos. Foi mesmo das primeiras coisas que me lembrei e verifiquei.
As molas também estão, aliás, estas têm de ser especificas para o 1.2 dado ser o motor mais leve da gama.
Os cabeçotes e os batentes pedi de acordo com a matrícula do carro. Aqui é que eu acho que pode ter havido erro.
Poderá o carro precisar de um tempo extra de "rodagem" devido a toda a tralha nova que entrou? Atrás, foi directo: tirar amortecedor e mola e meter novo; na frente, é que já existem mais variáveis...
Título: Re: Amortecedores gás vs óleo
Enviado por: Pedrob em 09 de Setembro de 2020, 14:49 pm
Uma pergunta, antes de colocarem os amortecedores comprimiram manualmente e largaram alguma vez? Convém fazer isto amortecedores novos
Título: Re: Amortecedores gás vs óleo
Enviado por: Pedrob em 09 de Setembro de 2020, 14:50 pm
Não quer dizer que seja esta a causa
Título: Re: Amortecedores gás vs óleo
Enviado por: scenick em 09 de Setembro de 2020, 15:17 pm
Uma pergunta, antes de colocarem os amortecedores comprimiram manualmente e largaram alguma vez? Convém fazer isto amortecedores novos
Viva, mata-me a curiosidade: porquê ? qual a ideia?
Título: Re: Amortecedores gás vs óleo
Enviado por: Pedrob em 09 de Setembro de 2020, 15:24 pm
Só leres a ficha tecnica da Trw

https://drive.google.com/file/d/1sKkKRJCClp5enACfSuluOZRw2KdERcjK/view?usp=drivesdk
Título: Re: Amortecedores gás vs óleo
Enviado por: scenick em 09 de Setembro de 2020, 15:42 pm
Já li, mas é para amortecedores a gás e oleo, não para os que sao só a oleo.
Título: Re: Amortecedores gás vs óleo
Enviado por: Pedrob em 09 de Setembro de 2020, 16:28 pm
Bem visto