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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: manganao em 15 de Setembro de 2020, 19:59 pm
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vejam a foto tenho o liquido de refrigeração assim tenho andado muito pouco com o carro só aos fins de semana e reparei hoje nisto
(https://i.postimg.cc/P5yhFmPJ/IMG-20200915-185915.jpg)
(https://i.postimg.cc/433ZCm95/IMG-20200915-185944.jpg)
o óleo esta com o aspecto normal e no nível
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Essa nhanha é lama ou gordurosa?
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aquilo é uma gosma esbranquiçada , no óleo nao noto nada de anormal , nem nunca aqueceu nem perdeu liquido, até pensei que fosse de estar muito tempo parado quando foi o confinamento chegou a estar 8 semanas parado até tive de comprar uma bateria , já não mudo o liquido á uns 6 anos
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Isso parece ser oleo, pode ter havido alguma passagem.
Lava bem o circuito e poe liquido de refrigeração novo e vê se volta a acontecer.
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mas o carro mudou ainda em garantia à uns 6 anos a junta da cabeça
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porque no óleo nao noto nada de anormal , nem nunca aqueceu nem perdeu liquido, até pensei que fosse de estar muito tempo parado quando foi o confinamento chegou a estar 8 semanas parado até tive de comprar uma bateria, não pode ser só a precisar de trocar o liquido por já ter 6 anos e na altura ainda ter um pequeno resto de lixo no sistema
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mas o carro mudou ainda em garantia à uns 6 anos a junta da cabeça
Em 6 anos muito pode acontecer. Isso não tem bom aspecto.
Se estiver mesmo preocupado mande fazer um teste de compressão para ver se à passagem para o circuito de refrigeração.
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mas só fez 50 mil km depois disto na altura até trocaram a distribuição , estive também agora a verificar o nível do óleo e está com coloração correta e no nível, tirei novas fotos
(https://i.postimg.cc/SRYXCWNr/IMG-20200916-154459.jpg)
(https://i.postimg.cc/FRBdYPmz/IMG-20200916-154435.jpg)
(https://i.postimg.cc/DZZ4f99R/IMG-20200916-154224.jpg)
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Isso é óleo, mas como foi dito, se o circuito nunca foi lavado após troca da junta, é lavar o circuito, meter novo liquido de refrigeração e ver se volta a aparecer. Isso podem ter sido resquícios de óleo que ficaram presos no sistema após a última intervenção. Entretanto, convém andar atento ao nível de óleo e liquido de refrigeração.
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bem fui experimentar mudar o filtro do ar ja tinha 3 anos e aproveitei para fazer umas fotos da lateral oposta à distribuição a parece haver ali alguma pequena fuga, silicone com fartura , agora vi algum óleo e não sei se é normal naquela caixa lá dentro onde encaixa o filtro de óleo
(https://i.postimg.cc/W1nYxnLS/IMG-20200922-182532.jpg)
(https://i.postimg.cc/QxcyJDf2/IMG-20200922-182555.jpg)
(https://i.postimg.cc/XvjmvPcT/IMG-20200922-183625.jpg)
(https://i.postimg.cc/PfpcNYYr/IMG-20200922-183631.jpg)
(https://i.postimg.cc/Kc6WTjD7/IMG-20200922-183712.jpg)
(https://i.postimg.cc/xC74t1D2/IMG-20200922-183721.jpg)
(https://i.postimg.cc/wMmbPYgs/IMG-20200922-183728.jpg)
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(https://i.postimg.cc/cJLkWndW/IMG-20200922-181955.jpg)
(https://i.postimg.cc/W1nYxnLS/IMG-20200922-182532.jpg)
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(https://i.postimg.cc/GmrSMfNH/IMG-20200922-181818.jpg)
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É normal aquela caixa onde se coloca o filtro do ar ter esse óleo lá dentro?
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Poderá ter devido à EGR porém creio que uma camada fina.
O óleo é absorvido pelo filtro que ajuda a capturar impurezas porém saturado do mesmo poderá ter efeitos de restrição.
Revê a tubagem de ar e onde se encontram os maiores depósitos.
Aproveita e limpa isso. Spray de travões e pano microfibras.
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São duas situações normais, essas tampas, costumam ter fuga de óleo, ou trocas e há sempre o risco de voltar a ter fuga ou pões silicone que normalmente acaba por resolver o problema.
Quanto ao oleo, são os vapores do oleo do motor que acabam por condensar dentro da caixa de ar, uma limpeza regular da caixa é o suficiente para a manter limpa .
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Boas
Não sei se será o caso, pois nem todos os carros têm mas o oleo no deposito do liquido de refrigeração pode vir do radiador do óleo do motor que por vezes devido a pressão deixa passar oleo para o circuito da refrigeração ou vice versa
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Os motores a gasolina não costumam ter permutador de óleo, isso é mais nos diesel.
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Boas Sls a GPL
Não me apercebi que se tratava de um motor a gasolina...
E como indiquei: (Não sei se será o caso, pois nem todos os carros têm) mas sempre era mais uma dica do que poderia verificar antes de entrar em desespero.
Sei bem o que é ficar a pensar logo no pior.
Abraço