Forum RenaultPT

Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: david_e_pereira em 05 de Novembro de 2020, 10:58 am

Título: Laguna 2 - Luz aviso bateria + STOP
Enviado por: david_e_pereira em 05 de Novembro de 2020, 10:58 am
Bom dia a todos,

Na minha laguna 1.9dci de 2001, ontem, acendeu a luz de aviso da bateria + STOP e ao mesmo tempo o ralenti subiu para as 1000rpm.

Alguma ideia do que poderá ser?

Obrigado
Título: Re: Laguna 2 - Luz aviso bateria + STOP
Enviado por: scenick em 05 de Novembro de 2020, 13:34 pm
Alternador avariou, ou no pior dos casos o quadrante queimado.
Título: Re: Laguna 2 - Luz aviso bateria + STOP
Enviado por: david_e_pereira em 06 de Novembro de 2020, 09:53 am
Qual o valor de tensão caso o alternador esteja em boas condições? 14V?
Título: Re: Laguna 2 - Luz aviso bateria + STOP
Enviado por: Farfalho em 07 de Novembro de 2020, 22:56 pm
Sim, 14v sem chegar aos 15v

Sent from my ASUS_X017DA using Tapatalk

Título: Re: Laguna 2 - Luz aviso bateria + STOP
Enviado por: andresilvac4 em 08 de Novembro de 2020, 02:53 am
A minha também faz isso principalmente depois de paragens relativamente curtas a quente, curiosamente noto mais com tempo quente, quando aparecia a mensagem de erro geralmente após uns metros a andar normalmente a mesma deixava de aparecer, o alternador sempre debitou a corrente correcta 14.4/14.2 V mas como nunca me aconteceu a frio na garagem nunca tive oportunidade de testar com o multímetro durante a mensagem de erro , mas já sei que mais dia menos dia irei ter que mexer no alternador, até porque já tem um barulho de algo gripado vindo da embraiagem do alternador
Título: Re: Laguna 2 - Luz aviso bateria + STOP
Enviado por: david_e_pereira em 08 de Novembro de 2020, 10:12 am
Já confirmei e é mesmo do alternador. Estava a debitar apenas 8V. Tirei o regulador do alternador, limpei as escovas e as pistas de contacto e ficou resolvido.

Entretanto vou tratar da compra de um novo, porque já sei que é uma questão de tempo até ficar "apeado"!