Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: RenUser em 10 de Dezembro de 2020, 17:11 pm
-
Boas pessoal,
Tenho um CLIO IV de 2016 e à umas 3 semanas para cá que quando travo e o carro já está em baixa velocidade faz um barulho super audivel desde o interior, como se tivesse sem pastilhas... Quase parece ferro com ferro a arranhar, é super audivel e nada agradavel.
As pastilhas ainda estão a meio. Passei na renault e foi me dito que é normal porque as pastilhas não têm amianto, e que com o tempo começam a fazer ruido, no entanto, não deram nenhuma volta com o carro para comprovar o ruido...
Lembro-me que tive este problema com as pastilhas originais mas já quando estavam mesmo mesmo no fim... Agora ainda vão a meio. Conduzo muitos carros diferentes, e nunca tive problemas destes com nenhum deles, portanto não há de ser da minha condução, até porque tento sempre não abusar dos travões, travar com a caixa, etc.
Estou a pensar trocar os discos e pastilhas por outra marca, a ver se o problema desaparece, mas tenho medo de piorar a situação ou a eficacia de travagem...
Resumindo, alguem já passou pelo mesmo, alguma sugestão?
Obrigado!
-
Qual a marca das pastilhas? o problema pode ser ai.
À que ter em conta que com a chuva é propicio à entrada de lixo para o espaço entre as pastilhas e o disco e ajuda nos ruídos.
-
São as originais, portanto são ATE.
Não sei o que pensar honestamente, o barulho é bastante elevado e é mesmo como se tivesse uma pedra ou ferro com ferro ao travar (não noto nenhum "risco" diferente nos discos). Acho estranho o chefe de oficina dizer que é normal e que todos os carros fazem isto...
-
A concelho a troca das pastilhas por umas da textar para tentar resolver o probelma.
Textar porquê? Simples são pastilhas muito mais macias, já uso aos anos sem nunca terem feito barulho como são macias desgastam se mais facilmente mas quase nunca fazem barulho, é uma solução simples e barata depois é mudar os discos também mas para princípio as pastilhas mais macias são melhor solução
-
Textar não, são bem piores na minha experiencia.
Antes destas pastilhas, meti textar (quando as pastilhas que vieram de fabrica acabaram) e foi um inferno. O carro além de travar muito mal em relação às originais, começou a fazer barulho em andamento mesmo sem estar a travar ("assobio") enquanto andava, e as pastilhas sobreaqueciam constantemente com pouco uso, deitando cheiro a travão queimado facilmente, algo que nunca me aconteceu com nenhum outro carro que conduzo (várias marcas diferentes) nos mesmos percursos e mesmo estilo de condução. Foi desmontado e verificado e estava tudo bem...
Depois de 3 meses infernais com a barulheira que o sistema de travagem fazia e com o quão mal travava com as pastilhas da textar, passei na renault e mudaram pelas pastilhas originais da ATE e desde então que nem um unico barulho nem problemas de travagem, até agora esta questão, que é um barulho/problema completamente diferente do que as pastilhas Textar faziam.
Entretanto conheço mais pessoas que meteram textar nos seus Renault e tiveram exactamente os mesmos problemas que eu tive, portanto... Textar para mim nunca mais.
-
Não duvido nunca tive nenhum problema com a textar alias a 1 ano mudei as pastilhas e decidi arriscar e meter textar a frente e meti mais baratas atrás por estupidez minha fiquei com uma chiadeira infernal atrás principalmente depois de descidas longas não volto a fazer a mesma asneira, travagem impecável nunca deitaram cheiro fumo etc não quero outta marca e já meti em pelo menos 3, 4 Renault sem problema e ainda poupam os discos por serem mais macias a única coisa que não gosto delas é sujar as jantes todas...
-
Suponho que a versão das Textar para o clio IV não seja de tão boa qualidade, dada a minha experiencia...
-
O meu Sandero (que tem o sistema de travagem igual ao Clio V) levou agora à pouco tempo discos e pastilhas da Roadhouse e não tenho nada a apontar. Travam bem e não chiam :wink:
-
Suponho que a versão das Textar para o clio IV não seja de tão boa qualidade, dada a minha experiencia...
Trabalhei no setor de peças aftermarket e posso te dizer que se vendia disso a pontapé e as únicas reclamações era a duração das mesmas que acabam por durar menos queixas relativas a barulhos são raras então sobreaquecimento nunca ouvi até hoje até porque o material das textar salta da pastilha mais rápidamente por ser mais mole o que previne os sobreaquecimentos.
Não terás metido material contrafeito? O ano passado a textar mudou os selos de segurança devido a ter detectado muito material contrafeito com a sua marca e já se sabe que há pessoas sem escrúpulos.
-
Cheguei a por essa possibilidade inicialmente, mas a embalagem parecia ser autentica, além disso foram compradas na Centrauto, pelo que é pouco provavel...
Depois tive um familiar que meteu textar numa megane e tambem teve problemas, no caso dele, travava muito mal, e outro amigo que colocou textar num audi e também acabou trocando porque se queixou do mesmo. No caso do meu familiar, sei que comprou na Centrauto também, no caso do meu amigo não faço ideia.
Chegaram a dizer me que podia ser que as pastilhas da Textar não "casassem" bem com os discos originais, que suponho que sejam ATE dado que as pastilhas são.
-
Eu pelo contrário acho que as textar duram bastante, faço km até mais não e barulhos e desgaste quer de pastilhas quer de discos, é coisa que não registo, e são são uns 4 pares ou mais de pastilhas que ponho, é só consultar o DB do meu clio.
E discos, o que normalmente a cada 2 pastilhas tens que trocar de discos, eu já vou na 3ª pastilha. Só para a próxima é que vou trocar de discos.
Agora temos que ver que o clio iv tem pastilhas mais pequenas que o clio 2, eo carro é de peso, igual ou superior ao clio 2, o que acaba por exercer mais fadiga aos materiais de travagem.
-
Já agora vou dar o meu feedback quanto as pastilhas do meu Clio IV, testei Textar e não gostei, cheirava muito mal mesmo depois de fazer cama, travagem não eram grande coisa e perto do fim elas começam a se desfazer.
As melhores até agora foram as ATE Ceramic
-
Pois, mesma experiencia que eu. Onde compraste essas pastilhas cá na ilha?
Eu continuo com os discos e pastilhas originais e a fazer um barulho cada vez pior, mesmo tendo ainda meia pastilha. Não encontrei pastilhas da ATE de cerâmica, com a referencia OEN das minhas (41 06 046 82R). Alias, até não percebo o porque das minhas pastilhas terem esta referencia, pois existe muito poucas opções com este codigo OEN, nem da ATE encontro... Tudo o que me aparece online são as pastilhas das primeiras versões do CLIO IV que eram pequeninas, e outras com uma referencia diferente, e tamanho também diferente desta referencia.
-
Textar basta desceres do curral, chegas a meio e já notas grande dificuldade em travar e um podre a queimado! Não recomendo para a ilha.
-
É que é exatamente isso....
Eu com as originais da ATE (e com outros carros diferentes) vou ao pico do areeiro e volto para o funchal sem qualquer fadiga a nível de travagem, sem qualquer cheiro, tudo perfeito. Com as Textar da primeira vez que fiz esse percurso, mesma condução de sempre e muito uso da caixa, fiquei basicamente sem travões. Tive de parar 2x pelo caminho para não dar porcaria, e cheirava que se fartava...
Como disse, com outros carros, mesmo percurso e condução nunca me aconteceu nada similar. Até hoje, as unicas vezes que, comigo a conduzir, senti cheiro a travão queimado, foi com essas pastilhas da textar.
O estranho é tanta malta gostar delas, e ter um feedback bastante diferente...
-
Das duas uma, ou a TEXTAR tem um composto diferente para outros modelos/carros, ou então não são nada eficazes numa pastilha tão pequena. Na mesma, este carro não é indicado para a ilha, falta-lhe compressão, uma pessoa tem que compensar com mais travão e estes são um terror!
-
Não pode ser apenas a questão do tamanho, pois no meu caso as pastilhas são as maiores que vejo equipadas no CLIO IV (155 mm de largura vs 116 mm no caso do teu carro).
Já me disseram que pode ser incompatibilidade com os próprios discos.
-
O problema mesmo é haver muita gente a queixar-se dos travões do clio iv, ou seja, é um problema generalizado.
Na minha opinião os travões estão mal dimensionados para o peso do carro.
Se não me engano, já se falou aqui no forum, em trocar as bombas pelas do clio 3, talvez seja necessário trocar as jantes, mas é uma questão de pesquisarem aqui no forum.
-
Boas a todos.
Motodynamic.pl.
Quase todo o material original, a metade do preço.
Vale a pena esperar 5 dias, compensa.
Travões ATE ATE ATE, por experiencia propria.
Esse problema que tens, é divido, (Pastilhas presa, embolo do pistao preso derivado a vedante danificado ou sujidade no liquido dos travões, servo dos travões danificado nessa linha), isto tens que verificar pela ordem que te descrevi, nao desmontes o carro porque não andava, e no final faltava combustivel.
Abraço
-
Boas,
Obrigado pelo feedback. Pois, eu não tenho razão de queixa a nivel de força de travagem, das ATE, agora isto do barulho tá mesmo feio. Hoje ao sair de casa reparei que nos primeiros km's não estava a fazer barulho, começou apos uns 5 ou 6 km's com algumas travagens ligeiras, o que me deixou desconfiado se podem estar presas e a roçar no disco (causando sobre aquecimento). No entanto, não noto perda de eficiência na travagem, nem cheiro a queimado, apenas o ruido (levantei o carro com o macaco e rodei a roda, e não me pareceu estar a travar... mas vale o que vale).
É complicado quando um gajo passa na propria renault e dizem que é normal, sem tocarem em nada. Apenas olharam para as pastilhas em 1 minuto e disseram que tá tudo bem...
-
Às de ver se não tens os discos riscados ou com ondulações.
-
Boas,
Peço desculpa demorar a responder, mas queria fazer upload de uns vídeos para que ouvissem melhor do que se trata:
Desde fora do carro: https://streamable.com/vk5d8u
Desde dentro do carro: https://streamable.com/vbihwf
(Coloquem o volume no máximo no player de vídeo, ao vivo até é pior que gravado...)
Às de ver se não tens os discos riscados ou com ondulações.
Não sou expert em mecanica, mas honestamente os discos não me parecem em muito mau estado (têm 63 mil km no total), deixo aqui uma foto que tinha tirado (apesar de não dar para ver lá muito bem..): https://i.imgur.com/NN7N0r0.jpg (não usei o codigo para imagens porque fica demasiado grande cá no post).
Cumps.
-
pelo barulho isso parece os discos nas lonas .. eu na minha megane ouvia um barulho desses e mais do lado direito.. troquei discos e pastilhas e o barulho desapareceu... alem de teres varios riscos no disco podem estar ovalizados e ao travar faz esse barulho...
-
Adicionar mais alguma info:
1 - Não sinto volante a tremer ao travar, apenas noto claramente o barulho e dá a sensação de sentir o raspar no pedal do travão
2 - Reparei que nas primeiras travagens de manhã, quando pego pela primeira vez no carro, este barulho não acontece. Após alguns km's / algumas travagens mesmo que "softs" começa a fazer...
Discos "ovalizados" não deveria sentir o volante a tremer ou similar?
-
Bom dia
Eu apostava nas pastilhas... pelo video isso é mesmo quando os calços apertam os discos... portanto para mim ou é de um ou de outro.
Se fosse eu e como mudo isso em casa, sem custo de mao de obra faria assim:
1 - metia umas pastilhas Ferodo (eu gosto de ferodo) se não resolvesse ficamvam para a próxima
2 se não resolvesse metia discos novos com as pastilhas antigas (que ainda têm muito para andar)
penso que há quem passe um bocado de lixa nos calços...
-
se é para trocar mais vale logo tudo.. meter pastilhas novas naqueles discos... mas cada um sabe de si....
-
é... sempre uma questão de opinião e do que queres gastar....
mas se calhar os discos têm pior aspecto do que realmente estão! pois ele disse ter 63000km
-
é tudo opinião.. mas é a 1 vez que vejo uma opinião destas.....
2 se não resolvesse metia discos novos com as pastilhas antigas (que ainda têm muito para andar)
penso que há quem passe um bocado de lixa nos calços...
eu o que faço as minhas pastilhas novas é passar uma na outra para tirar aquele especie de vidrado que tras... e até hoje nunca passei lixas nem uso pastilhas velhas em discos novos.... mas se calhar estou errado...
-
Agora.... salientas isso... tens razão...
eu tb não meteria pastilhas usadas em discos novos :cry:
aliás nunca meti... mas neste caso experimentaria para ter a certeza de onde é o problema e a seguir tirava-as. E se calhar guardava-as e qualquer dia iam para lá.... mas isso sou eu
pessoalmente nunca lixei pastilhas porque as meto sempre novas e até hoje nunca tive o problema de fazerem barulho... mas basta pesquisar no google que se encontra que o faça e aconselhe.. https://benecar.pt/noticia.php?noticia=como-acabar-ruido-travoes-carro
-
Aproveita o sol, e tira as rodas fora, e verifica se o calo dos discos não está a bater nas pastilhas, ou no ferro das pastilhas, quer do lado de dentro quer do lado de fora. Vê nas duas rodas.
Tira umas fotos e coloca aqui.
É sem duvida um problema nas pastilhas e discos.
Para os riscos que o disco tem, dá para perceber que há zonas das pastilhas com material mais rijo o que provoca os sulcos. Isso não ajuda no que toca aos barulhos nem à travagem. Por isso há quem desenrasque e passe uma lixa nas pastilhas para tirar esse material mais rijo.
A solução é trocar discos e pastilhas
-
Troquei os discos e pastilhas à cerca de 6 meses, conforme a malta dizia por cá (marca PAGID agora) e..... após estes 6 meses, agora tenho o problema que tive no passado com as Textar, quando travo está tudo bem, quando não estou a travar o carro vai a "assobiar" o caminho todo vindo dos travões....
O CLIO IV a nivel de travões é uma coisa horrivel, e supostamente tenho o sistema de travagem mais recente que a Renault meteu no IV, que usa pastilhas maiores, mas mesmo assim...