Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: RenUser em 08 de Fevereiro de 2021, 15:53 pm
-
Boa pessoal,
Como sabem, tenho tido muitos stresses com o sistema de travagem do meu CLIO IV (tenho outro tópico por aqui). Na renault foi me indicado que era normal, e que até devia trocar discos e pastilhas por uns novos, pois os discos já tinham algum desgaste (o carro tem apenas 63 mil km, e as pastilhas atuais nem têm 15 mil se não me engano).
Entretanto tive a procurar material baseado na referencia OEN das ultimas pastilhas colocadas na oficina da Renault, para ver que outras opções no mercado existem a nível de marcas, mas o estranho é que nem as originais da própria ATE consigo encontrar. Mais estranho, é que aparentemente existem 3 tamanhos de pastilhas diferentes para o mesmo carro...
Portanto, ao colocar a matricula em sites com o auto doc, aparece-me 3 tamanhos diferentes:
- OEN: 41 06 040 76R ; Largura da pastilha: 52,4 mm
- OEN: 41 06 025 81R ; Largura da pastilha: 140,2 mm
- OEN: 41 06 046 82R ; Largura da pastilha: 155,1 mm
Este ultimo OEN foi o que me foi colocado diretamente na Renault, e são fabricadas pela ATE (curiosamente no site da ATE não as consigo encontrar, apenas encontro com tamanho 140,2 mm).
Resumindo, parece que comprar pastilhas para o CLIO IV é uma confusão, e que com esta OEN existem muito poucas opções (nada de BOSCH, nada de ATE, etc...). É pouco comum este sistema de travagem? Ou é possível usar as de 140 mm neste carro?
Cumps.
-
Boas
Pois isso às vezes acontece.... no meu laguna 3 comprei à pressa e quando chegaram eram grandes demais... hoje seja a renault tem 2 discos diferentes à frente... por acaso deram... rebarbei um pouco do "ferodo" e ficaram perfeitas.... mas com mais calma reparei que a renault tinha 2 discos diferente consoante levava de fabrica jantes 17 ou 16.
O melhor que tens a fazer é medir as que lá tens....
-
Nesse clio acontece o mesmo, consoante as jantes difere o tamanho dos discos e das bombas de travão.
Aqueles que usam as pastilhas pequenas (e quando falo em pequenas, é mesmo em dimensão, nunca vi nenhumas ao vivo, mas pelo que me tem dito, parecem de brincar) o desgaste é muito rápido e em poucos km ficam gastas.
A solução costuma ser trocar de bombas de travão por umas maiores, e ai como as pastilhas são maiores deixa de haver esse problema do desgaste rápido.
O que podes fazer é tirar as pastilhas e ver que referencias elas tem escritas e procuras por ai. Não te fies pelas referencias que vêm na factura.
-
Boas,
Obrigado pelo feedback.
À partida a referencia está certa pois quando as pastilhas foram trocadas, deixaram a caixa das novas (renault original part) dentro do carro ahah e a referencia OEN é exatamente a mesma que está na fatura.
O que acho muito estranho é que não existe quase material com esta referencia. Queria ver se encontrava pastilhas da BOSCH, ou outra marca boazinha, mas não... nem da propria ATE que é a fabricante das originais parece existir, segundo o proprio site de pesquisa de peças deles, o que me parece estranho para um carro tão comum.
-
Eu uso quase sempre Ferodo....
As minhas atrás têm 96mkm! e ainda estão boas!
As últimas à frente duraram 60mkm