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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: flavio87 em 18 de Fevereiro de 2021, 19:33 pm
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Boas pessoal,a minha laguna queimou a junta da cabeça, eu já fui comprar o material todo, mas a junta da cabeça não trouxe o papel do esquema do aperto, queria saber se alguém me podia dar os apertos e a sequência do aperto, ficava plenamente agradecido, obrigado a todos
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qual o modelo e ano do carro?
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Renault laguna 1.9 dci de 2003
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Isto é para o laguna II de 2001 a 2007 e motor 1.9 dci 120cv
Tirado do site da glaser
Use new screw(s)
01 stage 30 Nm .
02 stage 30 Nm
03 stage 224 - 236°
No 1.5 dci é parecido, primeira volta de aperto, segunda de verificação e 3ª para "esticar"
no meu caso eram 270º e eu em vez de 270 de uma volta fiz 3 voltas de 90 (mas isso fui eu)
A ordem é a a tradicional em "caracol"
8 4 1 5 9
7 3 2 6 10
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Na terceira é entre 224° e 236° não é certo?
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Sim... será...
mas devias saber com certeza qual é o motor, cavalagem, etc
A junta é metálica ou não? os apertos são diferentes num caso e em noutro
manda MP com email, para mandar um pdf, mas sabe primeiro ao certo a resposta às perguntas acima
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já tens a cabeça fora? vê se encontras no bloco o código do motor
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Sim... será...
mas devias saber com certeza qual é o motor, cavalagem, etc
A junta é metálica ou não? os apertos são diferentes num caso e em noutro
manda MP com email, para mandar um pdf, mas sabe primeiro ao certo a resposta às perguntas acima
E porque não colocar aqui no tópico que sempre serve para mais pessoas?
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O meu motor é F9K é 1.9 dci 120cv,a junta da cabeça é metálica, agradecia que me enviasse para ter a certeza dos apertos para avançar com a montagem este fim de semana, muito agradecido
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E porque não colocar aqui no tópico que sempre serve para mais pessoas?
Claro que sim... o problema é apenas de como...
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O meu motor é F9K é 1.9 dci 120cv,a junta da cabeça é metálica, agradecia que me enviasse para ter a certeza dos apertos para avançar com a montagem este fim de semana, muito agradecido
Ok, sendo assim é o que já tinha dito acima...
(https://i.ibb.co/Cn8xtd3/lagunaII.jpg) (https://ibb.co/LCR4PwX)
a fonte foi o site da glaser
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Muito obrigado pela disponibilidade e informação, um grande abraço
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de nada....
boa sorte para o trabalho
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Já anda?
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Boa noite, está mesmo quase, hoje deparei-me com um percalço, a montar a distribuição reparei que a correia é um pouco mais comprida em relação à que estava montada, e o tensor chega ao limite e não estica a correia, o estranho é que é a correia mesmo indicada e da marca Gates, hoje queria pô-la a trabalhar e fiquei encalhado devido a isso, será que tenho de comprar algum tensor diferente? Sendo a correia a medida de origem... Obrigado
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Pois isso e estranho...
Mas se tens a certeza que a correia é a correta...
Então o tensor não o é...
Mas vais meter nova correia sem meter novo tensor? Se calhar vale a pena meter o tensor novo...
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Sim amanha vou comprar um novo, só estou com receio é se o tensor não vai esticar a correia nova
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Já verificaste as imagens do kit para o teu carro... Numa dessas lojas online?
Se não esticar então alguma coisa está mesmo muito mal...
A correia é a gates 5552XS?
No site vi o tensor gates T41240 será isso?
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A minha é a 5610xs, mas o autocolante diz para todos os renault 1.9 dci
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Já sabes qual o teu motor? Viste a inscrição no bloco?
Há-de ser fq9-750 ou algo parecido
Vais ao site da gates e tens lá o catálogo deles...
A correia que eu falei e aque tu tens são diferentes uma 132 dentes outra 133... Tens que ter a certeza do motor que tens...
Tens o teu vin?
Se quiseres manda por mensagem privada e eu tento ver o código do motor
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Já fui hoje trocar a correia por um kit de distribuição, a correia desta vez é a de 120 dentes como a que estava montada anteriormente, a ver se é desta que vai fazer fumo, vou dando noticias, muito obrigado pela ajuda, um grande abraço
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120??? De 133 para 120 é obra
Qual é o kit?
Já conseguiste perceber o código do motor?
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Peço desculpa de 132,nao sei onde estava com a cabeça quando disse 120
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:grin:
Ahhh ok
Ok parece que vais no caminho certo...
Não esqueças de dar uma voltas ao motor antes de fechares.. para confirmar os pontos e a tensão da correia
E depois mete uma foto dele acabadinho :happy:
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Combinado, brevemente darei noticias, mais uma vez obrigado pela ajuda, cumprimentos
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Bom dia, hoje acordei cedinho para dar continuidade á montagem, depois de tudo montado chegou a hora da verdade, vamos tentar pô-la a trabalhar, dei ao motor de arranque umas vezes até chegar gasóleo aos injectores, apertei várias vezes a bombinha de puxar gasóleo à medida que ia dando ao motor de arranque até ficar bem rija, resumindo fiz esse processo várias vezes até a bateria se despedir, tenho um clio 1.2, coloquei os cabos mas ele coitado é fraquito e produz pouca corrente para tentar pô-la a trabalhar e antes que ele avarie por excesso de temperatura desisti, ela por umas vezes deu a sensação de estar quase forrada mas sem efeito, a bateria ia abaixo, tou um pouco desanimado, há algum processo mais simples que me esteja a escapar, antes que danifique o motor de arranque ou outro componente do motor? Muito obrigado
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Na bomba não tem um sangrador? Para deixar sair o ar?
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Tem razão, no copo do filtro de gasóleo tem um sangrador, assim que a bateria estiver carregada voltarei para mais uma tentativa, mais uma vez obrigado
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E na bomba tb deve ter... A minha tem num 1.5 dc8
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Más noticias, consegui por a trabalhar, teve uma hora a trabalhar sem problemas, disparou a ventoinha, tudo normal, fui dar uma volta, tudo tranquilo a puxar bem, temperatura normal, quando venho para casa, a entrar no meu portão, vai abaixo e nunca mais pegou, o motor nem roda, desisto, depois de ter gasto um dinheirão em peças, torneiro, etc, acontece isto, é sem razão alguma, se não é bruxas é algo parecido... Tou completamente de rastos
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Calma ....
O motor de arranque da chamada?
E roda o volante do motor?
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A polie da árvore de cames partiu o escatel, já desmontei a cabeça, depois de tanto trabalho e dinheiro gasto, agora até válvulas tenho empenadas, enfim... :cry:
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Grande galo....
Fazes ideia de porque partiu...
Os pistons ficaram bons?
Mas mesmo assim válvulas... E se calhar guias...
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Eu amanhã vou tentar tirá-las, não tenho nenhum grampo para as tirar, foi tudo feito no torneiro, não faço ideia porque partiu,são azares mesmo para desanimar uma pessoa!
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Boa tarde a todos, então é o seguinte a minha laguna infelizmente queimou a junta da cabeça, nem sei bem porquê, um dia a temperatura chegou ao vermelho, deitou a água toda fora e fiquei a pé, foi então que resolvi reparar tudo, a cabeça foi para o torneiro ser testada e faceada, válvulas rodadas, kit descarbonizaçao, kit distribuição, bomba de água, junta da cabeça, pernos novos, corpo do termostato, radiador de agua, etc etc,tudo novo, depois de tudo montado, fiquei bastante satisfeito, teve um bom bocado a trabalhar, disparou a ventoinha, tudo dentro das normalidades, água a Nivel e feita a purga, fui dar uma volta para testar, foi bastante bem com a temperatura sempre normal, quando vinha a chegar a casa temperatura sobe repentinamente novamente, acende o sinal luminoso vermelho de temperatura elevada e depois volta ao normal, mas o que é certo é que quando chego a casa tinha voltado a mandar água fora e a ventoinha ligava e desligava várias vezes, o que me falhou? Depois de tanto dinheiro gasto contínuo com o mesmo problema?!?
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A soufagem está boa? Faz calor?
Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
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Sim está tudo ok, eu verifiquei o radiador da soufagem
se não estava entupido, e a água circula bem
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Alguém me poderia dar uma ajuda? Não sei se volto a gastar mais dinheiro para depois o problema persistir, obrigado a todos
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Antes disso acontecer, o ponteiro bateu novamente no vermelho, e desceu logo de seguida, mandou água fora, a ventoinha disparava e desligava várias vezes, depois de tudo novo, reparado e de uma fortuna em peças o que estará a faltar? Agora o que vou gastar novamente em válvulas, junta da cabeça, polie, etc, para depois o problema persistir, alguém tem alguma ideia? Tou desesperado...
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Ora bem antes demais deverias falar com o mecânico que te fez o serviço, a descrição do material que levou não era para fazer isso no entanto pode até ter ficado mal purgado e ter uma bolsa de ar que fez que o motor ficasse mais quente e água fora do vaso.
Isto é a solução simples agora se a cabeça foi testada e reparada sobra alguma estaladela num dos cilindros mas isso o mecânico deve ter procurado, apesar de por vezes não ser visível só ele que viu o motor é que te pode responder.
Agora podes ir testando novamente aí perto de casa enches de novo o antigelo e voltas a dar umas voltas e vê se a situação se mantém ai sim é sinal de problema até porque já mudaste tudo o que havia a mudar.
Mas antes fala com o mecânico que fez o trabalho a ver o que ele te diz.
Cumprimentos
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1º Um topico chegava, não era preciso 2 exactamente iguais.
2º Há uma fuga no circuito de refrigeração. Primeira coisa a fazer é um teste à estanquidade do circuito e descobrir a fuga.
3º verificar se a agua circula como deve de ser.
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Antes de partir o escatel é que o ponteiro subiu e a ventoinha ligava e desligava?
O tubos da agua estavam sem pressão? certo? a cabeça foi testada? o bloco está ok?
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A cabeça foi testada e faceada, sim aconteceu antes de partir o escatel,o bloco nao foi testado, mas se teve 1 hora a trabalhar e tudo normal, disparou a ventoinha e sem pressão nos tubos, porquê de acontecer em andamento, agora nem sei se compro o resto do material novamente, não sei o que esta a falhar!
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Ta certo, é que estou um bocado desesperado com a situação, o trabalho foi feito por mim, a cabeça é que foi colocada no torneiro para testar, facear, rodar válvulas e montar, eu penso ter feito bem a purga ao sistema, teve uma hora a trabalhar sem problemas, a água a nível, disparou a ventoinha umas vezes e tudo normal, fui dar uma volta e acontece isto,o aperto da cabeça terá influência? Manda a 1° 30nm a 2° 30nm e a 3° 224°-236° eu deixei a 230° será que devia ter apertado a 236° mesmo?
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Terá a ver com o aperto da cabeça? No aperto final era 224°-236° e eu apertei a 230° será que devia ter apertado mesmo a 236°?
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Não e por 6 graus que o gato vais as filhoses. Agora resta saber se tens maos e sensibilidade para saber se os pernos esticaram antes do tempo, e se o aperto da cabeça foi feito em condições. Por vezes não e só fazer as coisas.
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Pelos graus não acredito... Pois apertaste dentro do limite..
Limpaste bem os buracos do parafusos?
Mas tb não parece ser por aí...
O termostato está bom bem como o sensor de temperatura?
O ponto ficou certo?
A tensão da correia estava bem?
A correia da distribuição partiu? E a bomba da água? Era nova?
E como está a junta? Há alguma passagem?
Não consigo perceber o pq do escatel partir e a razão do aumento de temperatura...
Se forem só válvulas junta e pernas e barato e eu faria
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Foi tudo novo, corpo do termostato com a válvula nova, bomba de água nova, a correia é nova e não partiu, a tensão da correia estava ok, do se me falhou alguma coisa a sangrar o circuito de água!!!
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Ao facearem a cabeça reduzem o espaço na câmara de compressão. Depois tem que haver correção na altura para as valvulas não baterem nos pistons.
Eu acho que foi isso que aconteceu, por alguma razão as valvulas bateram num piston originando o partir do escatel.
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O torneiro deve ter dito quanto tirou e se fosse o caso aconselharia uma junta mais grossa... Digo eu...
Eu por causa das coisas comprei tudo no torneiro.
No meu quando embrulhou.. o escatel ficou bem as válvulas e que empenharam...
E não explica o aquecimento anterior...
Confirmaram o aperto da poli da árvore de Camões?
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A minha veio despertada do torneiro... Mas vinha bem assinalada..
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Eu falei nisso e ele disse que era na mesma a junta de origem! A polie vinha desmontada eu mesmo montei e apertei! O que me preocupa mais é o aquecimento e mandar a água fora depois de tudo, se fosse o bloco estalado mesmo ao ralenti algum tempo teria de aquecer e mandar a água fora tambem certo?
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Ele manda a àgua fora por onde? pela tampa do vaso de expansão? e os tubos ficam extremamente rijos?
Quando aconteceu da primeira vez e tiraste a junta... conseguiste identificar onde estava "queimada", nunca misturou àgua com oleo, certo?
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Não misturou água no óleo, sim queimou a junta deu para identificar, desta vez não reparei se os tubos tavam rijos, mas sei que a água saltou pelo vaso de expansão,o mais estranho é que enquanto teve a trabalhar nunca teve nenhum sintoma destes, tava tudo normal, até disparou a ventoinha umas 3 vezes e o tubos sem pressão, água a Nivel e temperatura normal
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Esse carro tem egr com radiador?
Se tiver verifica se está bom...
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Não tem, é uma egr normal
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pois.... parece (para mim) que a unica hipotese é a junta ter queimado outra vez.... é passares no torneiro com esta última junta para ver se ele te dá alguma dica...
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Que marca é que era a junta de cabeça?
Foi visto o empeno da face do bloco?
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A marca da junta era payen salvo erro, o bloco foi só passado um bloco com lixa
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cuidado com a lixa... tem que ser muito...muito fininha... eu usei daqueles esfregões verdes... foi o que me aconselharam e usei em alguns ponto lixa... p1000!!
No meu caso o torneiro aconselhou Elring
o que o bruno perguntava era se o bloco foi visto com uma regua e um apalpa folgas para ver se havia algum empeno... convém verificar se o bloco está direitinho
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Amanha vou verificar bem o bloco e passar uma lixa fina com um bloco, alguém me pode indicar qual o aperto (nm) dos parafusos da árvore de cames?
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Cylinder head
Camshaft bearing
30 Nm
Valve cover (set)
12 Nm
Engine timing
Camshaft timing gear
60 Nm
penso ser isto
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Tou um pouco confuso, será 30 Nm o aperto dos parafusos da árvore de cames? Não precebi os 60 Nm!
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Foi o que vi no site da glaser
Os 60 nm e do parafuso da poli da árvore de cames
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Tens razão, é isso mesmo, vou fazer agora os apertos, já montei as válvulas novas!
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Muito obrigado pela grande ajuda,amanhã já vou montar a cabeça novamente, hoje já montei a cabeça toda
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Limpa bem os buracos dos parafusos do bloco
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Infelizmente vou desistir, montei tudo e mais uma vez partiu o escatel da poli da árvore de cames,fui desmontar a árvore de cames e na primeira chumaceira junto à poli da árvore de cames gripou, até corroeu a árvore de cames, não sei o porquê disto ter acontecido, mas tem sido um problema atrás de outro, já gastei dinheiro que dava para comprar um carro a andar, para no final de contas continuar com a carrinha avariada na mesma, tenho andado todos os dias de volta dela, a comprar tudo novo para depois a sorte nem sequer bater à porta, tou bastante triste e desmotivado, a minha família tem sido sempre fiel à renault, o meu avô tem um clio de 91 comprado novo de stand até hoje, só trocou a Embraiagem e recentemente um distribuidor, o meu pai tem um laguna a gasolina do ano 2000 que comprou novo até hoje 0 problemas, tem um renault captur 1.5 dci comprado novo em 2014 até hoje nenhum problema, eu tenho um clio de 98 1.2 a gasolina carro de combate, melhor carro que já tive, a carrinha infelizmente não quer nada comigo, e o problema é que eu e a minha mulher adoramos a carrinha e tamos ambos de rastos porque nos faz muita falta, temos uma menina de 7 anos e agora vamos ter mais uma menina que está prevista a nascer em Agosto, e a carrinha era-nos fundamental, mas o nosso orçamento foi todo por água abaixo, obrigado a todos pela ajuda, um grande abraço
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Pois... E mesmo azar....
Não tens fotografias do escatel e do resto?
Se tiveres podes enviar para o e-mail?
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Podes deixar o email? Eu envio
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boas
deixei o endereço nas mensagens
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Pois... E mesmo azar....
Não tens fotografias do escatel e do resto?
Se tiveres podes enviar para o e-mail?
Então e o forum serve para quê? não é mais lógico colocar aqui no forum para que todos possam ajudar e ser ajudados?
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Então e o forum serve para quê? não é mais lógico colocar aqui no forum para que todos possam ajudar e ser ajudados?
Também acho que sim...
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Também acho..... e acho que a minha postura foi essa... patente neste tópico onde quase ninguém "disse" nada... e eu como tenho um laguna 1.5 dci... náo sabia o que ele perguntava e tive de ir procurar a informação para lhe a dar. Tb em outro tópicos onde participo.
Acrescento já que se fala nisso, que desde há quase 20 anos participo em fóruns dos carros que tenho (poucos) estive nas cmax e no frontera e em ambos eram mais movimentados e muito mais participativos que este. Mas os fóruns são um conjunto de pessoas entre as quais eu. Portanto tb de mim me queixo.
Apenas me pareceu que seriam muitas fotos e que talvez ele tivesse alguma dificuldade em colocar...
mas se ele permitir poderei colocar algumas que ele me mande ou ele próprio as colocar.
Ab a todos.
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Por mim falo e acho que mais malta também, quando se tem empregos e uma vida mais complicada, não conseguimos tempo para tudo, por vezes só a noite e mesmo assim as filhas também precisam da nossa atenção.
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Por mim falo e acho que mais malta também, quando se tem empregos e uma vida mais complicada, não conseguimos tempo para tudo, por vezes só a noite e mesmo assim as filhas também precisam da nossa atenção.
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Faço das tuas palavras, minhas.... coisas mais rápidas respondo pelo tlm mais complicadas só mesmo à noite
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Eu até colocava as fotos aqui, mas não sei mesmo como fazer, se me ajudarem e não sendo muito incomodo, eu coloco as fotos
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se quiseres mandas-me e eu coloco....
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fotografias
(https://i.ibb.co/kJThx0R/foto4.jpg)
(https://i.ibb.co/y4SF4s2/foto3.jpg)
(https://i.ibb.co/X7vYGp7/foto2.jpg)
(https://i.ibb.co/Rc0sT92/foto1.jpg)
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Sabes-me indicar onde é o orifício da pressão do óleo da cabeça para soprar?
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será na parte debaixo da cabeça... isto é há, pelo menos um, orifício que leva o óleo em pressão do bloco para a cabeça.
Depois há diversos maiores que levam o óleo por queda (sem pressão) para o bloco novamente.
na minha penso que será isto.... se estiver enganado digam
(https://i.ibb.co/qrsG0wz/cabeca1.jpg)
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será na parte debaixo da cabeça... isto é há, pelo menos um, orifício que leva o óleo em pressão do bloco para a cabeça.
Depois há diversos maiores que levam o óleo por queda (sem pressão) para o bloco novamente.
na minha penso que será isto.... se estiver enganado digam
(https://i.ibb.co/qrsG0wz/cabeca1.jpg)
Sim isso está correto, Mas isso é um 1.5 dci.
No 1.9 dci podera não ser no mesmo sítio.
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fotografias
(https://i.ibb.co/kJThx0R/foto4.jpg)
(https://i.ibb.co/y4SF4s2/foto3.jpg)
(https://i.ibb.co/X7vYGp7/foto2.jpg)
(https://i.ibb.co/Rc0sT92/foto1.jpg)
isso está com mau aspeto. Acho que isso ja nao da nada, isso ja vai ter folga e depois vai ficar sem pressão de óleo....
Nesse moente que esta gripado o buraco do óleo estava aberto quando foi tudo montado a primeira vez?
Isso estava bom antes de montar, não havia riscos nem nada disso?
A árvore de cames nao está empenada?
Isso ha por ai uma seri de coisas a ter em consideração.....
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sim, claro é o do 1.5 dci. Era só para ele ver qual é o aspeto do furo.... razoavelmente fino e que não esteja na "zona da água"
se ele mandar uma foto, facilmente se identifica
Bruno110, tens razão... está com mau aspeto...
A mim o que me causa estranheza ( a seguir ao 1º arranjo) é o facto dele ter aquecido, deitado a água fora e só depois partir o escatel.... sem partir a correia de distribuição....
o que o fez aquecer?
e porque gripou só agora?
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Será que a junta era igual?
O aperto foi bem feito, se o carro não aquecia antes disso então passou se ali algum coisa.
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Eu apesar de ter sido o torneiro que me vendeu a junta...
Antes de montar verifiquei bem... Principalmente a subida do óleo.
E qual será a razão de gripar? Não estou a ver outra do que a falta de óleo... Mas isso devia se notar pouco óleo na cabeça... Certo?
E porque razão o óleo não chegava em condições a árvore de carnes...?
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Ele vai ter de tirar o carter para ver como é que está o chupador da bomba de óleo.
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Eu não faço ideia, se o chupador não tivesse bom acusava no quadrante certo? e se calhar quando andei a primeira vez antes de partir o escatel teria gripado era mesmo o motor,agora desmontada a árvore de cames não da para saber se o eleo chega à cabeça?
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Alguém me podia dar uma ajuda, amanhã estou de folga e ia mais uma vez ver isso, muito obrigado
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boas
Salvo melhor opinião.... nunca fiz... mas
Se a arvores de cames está fora.. as válvulas estão todas para cima...
se deres à chave o motor de arranque faz girar o motor e a bomba do óleo criando pressão no circuito e deve sair pelos furos da arvore de cames
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Eu não faço ideia, se o chupador não tivesse bom acusava no quadrante certo? e se calhar quando andei a primeira vez antes de partir o escatel teria gripado era mesmo o motor,agora desmontada a árvore de cames não da para saber se o eleo chega à cabeça?
Mas isso com a cabeça assim e a arvore de cames é para esquecer.
Tu se vais montar isso assim vai sair pressão de óleo por aí e depois vais ter mais problemas...
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Eu só queria saber se chegava óleo à cabeça, antes de eventualmente colocar a cabeça novamente a reparar arranjar outra árvore de cames para depois voltar tudo ao mesmo
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Sim para ver se chega o olé ca cima tiras a avore de cames, para as válvulas ficarem fexadas e dás a chave.
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Amanhã de manha vou fazer esse teste, assim que tiver resultados digo, obrigado pela vossa ajuda
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Isso agora não empenou nenhuma válvula?
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Da última vez empenou, agora desta vez não dei ao motor de arranque depois de ter partido o escatel
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Mas se tirares as touches em princípio consegues ver se está alguma empenada. Isto se for muito porque se for pouco empeno não e fácil..
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De qualquer maneira a cabeça e a árvores não estão em condições? Certo?
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De todo a árvore de cames tem um desgaste muito grande. E a cabeça...... mais do mesmo.
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Pois... Como tal... Vale mais ir desarmando a cabeça..
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Se não chegar oleo à cabeça e com muita pena minha vou desistir,vou ter de pensar bem, pois ja investi bastante tempo e dinheiro para não ter frutos...
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Se calhar arranjas um motor a bom preço, não?
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A cabeça de um Clio 1.9 de 92 não deve dar?
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Bom dia a todos, hoje fui fazer o teste como me explicaram, dei ao motor de arranque e nada, nem 1 pinga de óleo chega à cabeça, 1 azar nunca vem só e é isso mesmo que me anda a acontecer...
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Bom dia
Antes da primeira mudança de junta ele estava a andar?
Pois se andava a bomba do óleo deveria funcionar minimamente...
Quando tirares a cabeça vê se identificas o orifício de pressão do óleo e se a junta não o tapa
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Tava a andar sem problemas, tirando depois o aquecimento do nada e a junta ter queimado, eu confirmei os orifícios todos antes de colocar a cabeça , isto é tudo muito estranho, ainda por cima já são duas juntas diferentes que coloco, será que o chupador está entupido? Eu já não sei em que pensar mais...
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Isso tem de ser sempre bem visto, se as juntas são bem iguais antes de montar. Agora nesta situação tens de tirar o carter e ver como esta a bomba de óleo. O que te deve ter acontecido foi que o sensor de pressão de óleo e no bloco e nunca acendeu a luz. Ca para mim a junta ou nao é indicada ou foi mal montada.....
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E tudo muito estranho....
Pois se fosse a bomba do óleo que não trabalhasse os estragos deveriam ser bem maiores....
Como te disse logo ao início... Procura a chapa de identificação do motor... Para saberes o código "exato" do motor num carro com essa idade e não deve ter sido sempre teu as vezes há surpresas.
Mas como isso está se calhar o melhor e um motor usado...
Mas eu não sou mecânico
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Era o que devia ter feito, ter comprado outro motor, mas como pensei que seria só a junta não pensei muito nisso, mas depois do que já investi neste motor agora o que devo de fazer é desistir infelizmente, pois o orçamento chegou ao fim...
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(https://i.ibb.co/qrsG0wz/cabeca1.jpg)
Quando rodaste o motor os pistons mexeram?
É que na foto estão os 4 em baixo e deviam estar dois em cima e dois em baixo.
Cá para mim o problema não é só na cabeça... e se o veio da cambota estiver partido, a bomba de óleo também não roda.
Depois para colocar fotos é muito simples, basta colocar o link para a foto ou album do google fotos, ou outra treta qualquer que partilhe fotos, depois a moderação se tiver tempo coloca as fotos em vez dos links.
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Esse bloco é o meu... Um 1.5 DCI, foi para exemplificar
E os pistons estão a meio, logo estão todos a meio para não haver chatices a apertar a cabeça..
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Bom dia a todos, mais uma vez hoje fui desmontar o Carter para ver se algo se passava com a bomba de óleo, e estou com uma dúvida, eu rodo a cambota e a corrente que vai ligar à bomba de óleo não mexe, quando rodo a bomba de óleo (à mão) tá muito leve, a minha dúvida é que não devia de rodar só quando roda a cambota?
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Quando rodas a cambota a bomba de óleo tem de rodar também.
Se nao roda é porque a homba de óleo partiu. É tirar e ver. Tens de tirar também o carreto da cambora para ver como está.
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Se eu rodar à mão ouço ela a chupar, da a sensação é de o carreto de cima que está ligado à cambota está solto, a minha questão é, não usa nenhum escatel do carreto da cambota que irá ligar ao carreto da bomba de óleo?
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E já agora como é que tiro o carreto da cambota?
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Já consegui, agora o carreto que está na cambota que tem a corrente que vai ligar à bomba de óleo, roda solto, não devia ter um escatel? É que não tem marca nenhuma de ter tido algum, não estou a perceber este funcionamento
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Nao tenho a certeza se esse motor usa ou nao escatel, mas se nao usa, é simples o parafuso que aperta a poli da cambota é o mesmo que aperta o carreto.
Nem vou perguntar se ele ficou bem apertado.
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Pois penso que seja isso, mas muito estranho esse sistema, qual seria o aperto em Nm do parafuso?
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vi isto ma não tenho a certeza..
Crankshaft central screw
01 stage 40 Nm
02 stage 100 - 120°
Use new screw(s).
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Podes fazer esse aperto nao faz mal.
Mas mete la mais uma.fotos dessa parte para a malta ver...
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Boas pessoal, então é o seguinte, fiz os apertos todos como me indicaram, e testei e a bomba de óleo está boa e está a rodar juntamente à cambota, tudo normal, fui testar a dar ao motor de arranque para ver se chegava finalmente óleo à cabeça, pelos buraquinhos pequenos das chumaceiras da cabeça, e ao fim de 5 tentativas nada, tudo seco, será que a bomba de óleo só chupa para cima com o motor em funcionamento? A dar ao motor de arranque só, é pouca rotação e não tem força suficiente para chupar o óleo?
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Não, só a rotação do motor da arranque é suficiente.
Mas tiraste outra vez a cabeça?
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Não tirei a cabeça, mas tenho a árvore de cames fora, e tava a testar se chega óleo à cabeça, não sei mesmo,nada ajuda..
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Pois, mas não testaste a bomba de óleo em bancada?
O filtro de óleo é o indicado para o carro?
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A junta de cabeça ficou bem montada? Tira a cabeça outra vez....
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Antes disso, a bomba de óleo é nova ou a mesma?
Se for a mesma, coloca um manómetro no sitio do sensor de pressão de óleo e mede a pressão que a bomba faz
Qualquer dos casos, coloca um pouco de óleo pelo orificio por onde o óleo devia sair, no que for mais perto da bomba, e espera um bom bocado para dar tempo ao óleo chegar a bomba. Devia ter sido feito quando a colocaste. A bomba a seco demora mais a ferrar, se já tiver óleo, ferra mais rápido.