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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: fernandes 1973 em 02 de Julho de 2021, 11:31 am
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Bom dia a todos.
Tenho um clio 3 1.5 dci 85 cv de 2008 com 132000 Kms e na semana passada tive de trocar a biela, segmentos, injector, oleo etc com mão de obra ficou por 1360 euros. Ficou impecável durante 24 horas porque um dia de manhã o carro não pegava...rodava motor arranque, rodava o motor mas não pegava. Insisti 3 ou 4 vezes e nada...até que me lembrei de fazer arranque "a maçarico": 1ª engatada, embraiagem em cima e roda a chave com o esperado solavanco para a frente...insisto mais uma vez com a ignição e BINGO; pegou á primeira!!!
Visita ao mecânico, explicação do problema e resposta pronta: a máquina não acusa qualquer erro... tudo OK!!!
Desde aí já falhou mais 3 vezes e a solução (desenrasca) é o arranque "a maçarico"...
Alguém me pode ajudar com este problema???
Obrigado a todos desde já
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Quando o motor de arranque roda, o motor roda também?
Não estou a ver assim nada relacionado com o facto de engatares um mudança, que altere significativamente alguma coisa que influencie o arranque. Se o motor não rodasse, mas se ele roda... A não ser que o solavanco acabe com algum mau contacto.
Verifica as fichas dos sensores e afins.
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Boa tarde a todos.
Obrigado pela resposta MODS.
De facto, o problema persiste porque hoje de manhã peguei no carro...e nada. Roda o motor arranque, roda o motor, deposito cheio!!!(confirmo que é DIESEL, não vá haver um engano) mas o motor não pega. Solução foi "arranque a maçarico" e depois pegou a primeira.
Reparei ontem que ao desligar o motor, fica um "zumbido" vindo da valvula solenoide de pressão do turbo (acho que é assim que se chama), genero de uma fuga de ar que dura aproximadamente 2 segundos. Nunca me tinha apercebido desse barulho... No meu CLIO, essa valvula está bem visivel, proxima do radiador e chamou-me a atenção??? Tem duas entradas suponho que seja de ar e um conector electrico.
Terá alguma coisa a ver com o meu problema?
Obrigado a todos pela ajuda.
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Verifica o sensor da cambota quase de certeza que está pifado ou da cambota ou árvore de cames mas nos 1.5dci esse sensor é incorporado na bomba de alta pressão.
Cumprimentos
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Boa tarde a todos.
Obrigado pela sugestão andresilvac4.
Podes dizer mais concretamente do que é que estamos a falar? Onde se situa o dito sensor da cambota?
Ontem de manhã retirei o fusível de alimentação á injecção (está junto da bateria) e fiz uma limpeza aos pernos de ligação...até agora não falhou mais nenhuma vez!!! Os contactos do referido fusível estavam "baços" e com alguma sujidade.
Obrigado a todos.
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O sensor encontra se junto ao volante do motor é o que dá a posição da cambota para cálculo da injeção por isso mesmo em caso de defeito geralmente não deixa o carro funcionar um safanão em 1a ou marcha trás ajuda no problema
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Bom dia a todos.
Obrigado pela sugestão andresilvac4.
De facto o problema revelou-se...infelizmente para mim, ontem de manhã ao pegar no carro após 8 horas de trabalho (trabalho por turnos), o carro não pega :angry: arranque "a maçarico" experimentado por várias vezes mas desta vez não funcionou. Chamo o reboque para levar o "menino" para a oficina e ao final do dia tenho o diagnostico...bomba de injecção do combustível "desfeita" por dentro. Eu tenho noção que o carro tem 13 anos (comprei novo em 2008) mas de facto estas duas ultimas semanas foi uma avaria atrás da outra. Suponho que o total das duas reparações ande a volta dos 2000 euros. Voltando ao problema da bomba de injecção, terá de ser substituída por uma nova, retirar todo o combustível do depósito e filtra-lo devido a possibilidade de haver limalhas do interior da bomba e esperar que nenhum dos injectores tenha sido atingido :huh:.
Fica aqui a minha experiência das duas ultimas semanas e espero que fique por aqui...
Obrigado a todos pelas sugestões.
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Pois, esse problema da bomba é muito comum nos dci.
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Opa, boa sorte com isso.
O meu clio 3 dci 85 tem 305 mil kms e nunca deu esse tipo de problemas.
Mas interessa é resolver.