Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: leatavsan em 12 de Julho de 2021, 12:42 pm
-
Boa tarde!
Como indica o título, o meu carro tem vibrado ao travar.
Isto acontece esporadicamente, não é sempre, é umas vezes sente se mais do que outras. Geralmente, quanto maior é a velocidade, mas facilmente se sente.
Outra coisa que já senti e que penso que esteja relacionado é que por vezes, ao chegar a casa (rua de terra batida com alguns buracos) sinto essa vibração e ao passar nos buracos sinto no pedal do travão como se algo roçasse por baixo, sendo que esse barulho se ouve dentro do carro.
A causa mais lógica para a vibração seriam os discos empenhados, mas o facto de sentir aquilo no pedal do travão faz me pensar que poderá ser outra coisa...
Tenho o carro à cerca de 2 anos e quando o comprei acontecia me a mesma coisa. Passando algum tempo deixou de acontecer. Há cerca de um ano o carro levou ponteiras, braços e sinoblocos do charriot... Na altura dessa reparação falaram em substituir 2 apoios do motor, o do lado da distribuição e o de baixo que prende na caixa de velocidades...
Será que isso poderá estar relacionado? Nenhum dos apoios aparenta estar rasgado, mas de facto o motor abana um bocado se o empurrar à mão...
Qual é a vossa opinião relativamente a este problema?
Desde já obrigado!
-
Se sentes retorno no pedal, é provável que seja os discos empenados.
Tira a roda, e com o carro com pelo menos uma roda dianteira no ar, engatas uma primeira e observa o disco, com ele a rodar é mais fácil de ver, fica atento às pastilhas, se elas mexerem é sem sombras de duvida disco empenado ou com ondulações.
Repete o mesmo com a outra roda.
Nota: é provável que a luz do abs acenda, mas depois de andares com o carro um pedaço ela desliga.
-
O retorno no pedal que sinto é somente na passagem das covas a chegar à casa. Nas lombas das estradas não me lembro de sentir nada.
No primeiro post esqueci me de referir que também foram colocados 2 amortecedores dianteiros. Faz em Dezembro dois anos.
Tendo o carro com uma roda no chão e engatado a primeira ele não vai andar? Se calhar é preferível levantar as duas rodas e então depois fazer isso.
Os pastilhas sei que estão em fim de vida e devem estar para ser trocadas. Na minha mão já fizeram um pouco mais de 40 mil km e não sei quantos km já tinham antes.
Os discos foram vistos há umas duas semanas por um mecânico e ele disse que levavam pela espessura deles mais um par de pastilhas. No entanto, não fiquei muito convencido com o que ele disse, pois nem mediu a espessura. Pelo que consegui medir eu próprio em casa com um paquímetro dos chineses, dá me a sensação que a espessura já está abaixo do especificado pelo fabricante...
-
Já ouviste falar em diferencial?
É um componente da caixa de velocidades que faz com que possas virar, ou ficar atascado :laugh:
Quando as duas rodas têm o mesmo atrito, rodam ao mesmo tempo, mas se houver uma que tenha menos, essa roda mais rápido que a outra.
É o que acontece quando ficas atascado, uma roda gira e a outra não e o carro não sai do mesmo sitio.
Se tiveres uma roda no ar e engatares a primeira, a roda que está no ar gira e a que está no chão fica parada.
Basta uma travagem mais a fundo para provocar o empeno dos discos, por outro lado também podes ter as guias das mandíbulas das bombas dos travões gripadas e quando travas a pastilha não encosta direita mas enviesada e pode provocar vibrações também.
-
sim, eu conheço, mas como a experiência não é muito, pensei que não desse para ter uma das rodas imobilizada e a outra a andar. Pensei que a outra rodasse sempre um pouco...
ainda não tive possibilidade de fazer o teste, mas sendo que os travões já têm mais de 40 mil km nas minhas mãos, mais dia menos dia eles vao começar a travar no ferro e vou aproveitar para trocar tudo (discos e pastilhas)
será que haverá necessaidade de trocar também os discos de trás?
e já agora, alguém me consegue arranjar um manual ou algo do género onde indique as forças (nm) de aperto dos discos e pastilhas para que possa ser eu a fazê-lo? Nunca o fiz, mas tenho à vontade e já investiguei o suficiente para saber que sou mais do que capaz para concluir o trabalho. Só não sei as forças de aperto.
-
Os discos a trás é só quando já não tiverem espessura suficiente, normalmente duram sempre mais que a frente.
A força de aperto costuma ser sempre um pouco antes de partir :laugh:
Eu apesar de ter acesso aos valores dos meus carros e chave dinamométrica para fazer o aperto, aperto a olho, pois já tenho alguma prática.
Quanto a valores só procurando, de onde é que precisas, para alem dos parafusos dos discos?
-
assim de cabeça, para além dos parafusos dos discos, queria saber a força de aperto dos parafusos dos pinos guias das pastilhas, os parafusos que suguram a pinça do travão.
basicamente acho que sao todos os parafusos que se mexem enquanto se faz um trabalho destes :wink: posso-me ter esquecido de referir algum...