Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: foxalhao em 07 de Setembro de 2021, 14:03 pm
-
Boas Pessoal!
Na esperança de obter resposta para um problema que me tem vindo a incomodar há algum tempo, partilho convosco esta experiência:
- Motor está quente, à temperatura normal de operação
- engreno 2ª velocidade, a vamos supor 1500 rpm.
- Piso a fundo. A rotação começa a subir. Ali por volta das 1800 e por volta das 2500, faz como que é uma hesitaçãozinha de pouca força, penso que até que também denominam este fenómeno de 'poço'
- Este fenómeno é sempre repetível em várias condições, por vezes em 3ª também se nota, mas o que me deixa intrigado é fazer sempre naqueles valores de RPM.
A esposa é que utiliza normalmente este carro, mas quando foi comprado acho que ele tinha um pouco mais de estaleca, mas as esposa diz que não nota... mas pode ser impressão minha!
Alguma ideia?
-
Olá. Li um relato praticamente igual há uns tempos no grupo Renault Megane Portugal, Facebook, mas relativo a um Megane, salvo erro 1.5DCI e mais alguém confirmou o mesmo problema.
Se quiser pergunte também por lá.
Espero ter ajudado qualquer coisa.
Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk
-
Obrigado pelo contributo e pela tentativa.
As situações diferem muito visto que este meu é o 1.2 a gasolina.
Inclusivamente, pelo que me parece este modelo não conta com sensor de massa de ar, alguém confirma?
-
Os motores a gasolina não são nenhuns aviões, para mais o 1.2 16V :laugh:
Ai pode haver vários coisas que causam isso, por exemplo, falha na bobine, vela, borboleta, injecção, sondas lambda, etc
O que pode ser feito, primeiro , é ligar a maquina e ver se há algum erro que indique a causa do problema.
Fazer uma limpeza à borboleta, verificar entradas de ar pela admissão, principalmente a essas rotações mais elevadas, verificar estado das velas e respetiva folga, tal como cabos e bobines.
Verificar se a injecção não precisa de fazer um resect/actualisação da programação.
Este motor também tem sensores que medem a massa de ar, e costuma estar junto à borboleta.
-
É possível que existam erros sem que a luz de avaria do motor esteja ligada?
-
pode haver erros em memoria sim e a luz não acende...
-
Um erro intermitente pode estar presente e não acender a luz de aviso.