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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: R@ven em 10 de Setembro de 2023, 01:59 am
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Boa noite a todos, ajudem-me se faz favor a ver se percebo isto.
Em Junho deste ano (2023) comprei uma Scenic 2 do ano 2006 (1.5dci 106cv) aparentemente sem nada a apontar e tudo parece ok, como ainda só fiz algumas viagens 3000km no máximo não posso falar ainda muito.
Quando comprei carrinha uma das primeiras coisas que fiz foi logo verificar o nivel do anti-congelante que até estava um nadinha pouquinho acima do MAX.
Na ultima viagem que fiz fiquei com a ideia que o nível de anti-congelante poderia ter baixo um pouco mas como o motor ainda estava quente esperei pelo dia seguinte para verificar.
Já com o motor a frio, vejo o nível a meio entre o MAX e MIN, ao abrir a tampa do depósito automáticamente começou a sair a pressão do ar e o nivel subiu novamente para como estava quando a comprei (um nadinha pouco acima do MAX).
Como não tenho ferramentas de verificação, por descargo de consciência comprei uma tampa nova para o depósito (1.4bar) mas e sempre que ando com a carrinha, o deposito a quente ganha pressão o que faz baixar o nível, e quando o motor volta a ficar frio o depósito mantém a pressão.
Não tem qualquer fuga de agúa, nem mistura de agua ou oleo.
Temperatura normal e ventoinha funciona sem problemas.
Apenas pressão no deposito de expansão até mesmo a frio.
Mesmo tendo posto a tampa nova poderá ter vindo com defeito?
Resumindo: Motor trabalha, deposito ganha pressão e o nivel baixa um pouqinho, o motor quando arrefece o depósito mantem o nivel e a pressão, quando abro o depósito liberta a pressão e o nivel volta ao estado inicial. :rolleyes:
ps: em quente o tubo maior do radiador fica um pouco rijo não ao ponto tipo "pedra" ainda dá para apertar um pouqinho minimo mas... :shocked:
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Obrigado pela ajuda. Problema resolvido.
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Boa noite
Apesar de ninguém ter respondido, incluindo eu que também nao sabia, se fosse possível poderia dizer qual a solução do problema...
Assim todos aprendíamos alguma coisa....
Obrigado
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Não teve problema algum. A pressão é a normal neste sistema de refrigeração.
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Boas a todos, "reabro" este tópico pois existe desenvolvimento nesta situação, deixo aqui o meu caso pois poderá ajudar alguém no futuro.
O que posso eu dizer de novo?! Pressão no sistema de refrigeração em frio é anormal e requer atenção urgente. Pode eventualmente existir alguma pressão em quente desde que não seja demasiado, mas nunca a ponto dos tudos estarem demasiado rijos quase ao ponto de "pedra". O normal é dar para apertar com a mão. Agora, em frio não pode de forma alguma existir pressão no sistema. No meu caso era tudo sintomas de início de compreensão a passar para o sistema de refrigeração, a junta da cabeça (colaça) queimada, o que resultava na pressão no sistema, mas ainda andei assim até Dezembro de 2024 pois ninguém percebeu o que se passava e foi até ao ponto de um belo dia a pressão ser tanta que o anti-congelante começou a sair pela tampa do vaso de expansão. Tudo foi mais estranho porque existiam fugas tanto no radiador como no próprio termóstato (provavelmente a causa da junta queimada) no entanto a carrinha nunca aqueceu a ponto de aparecer no quadrante, pois a fuga no termóstato pode ter acumulado ar junto ao sensor e isso terá feito passar mal a informação da temperatura, ou seja, pode eventualmente ter levado um escaldão sem nunca dar sinal de temperatura elevada.
O meu conselho é, se o nível de anti-congelante baixa, procurem por fugas o mais rápido possível, os pontos fundamentais são sempre a bomba de água e o termóstato, passando depois para as tubagens, a tampa do depósito de expansão e por fim o próprio radiador pois o ninho pode estar furado.
No meu caso levei uma grande "marretada" pois tudo resultou numa reconstrução total do motor (nem todos os males são maus).
Após muita reflexão, pesquisa e algumas noites mal dormidas, optei pela reconstrução do meu próprio motor (é sempre a melhor opção), pois nisto tudo verifiquei que apesar da carrinha estar em óptimas condições de carroçaria e do motor parecer bom, eu andava com uma bomba relogio nas mãos, segmentos com muito desgaste, capas de bielas mesmo nas últimas, um grande empeno no bloco devido a uma má intervenção do antigo proprietário, volante bi-massa nas últimas.
Bem, foi mesmo uma grande marretada que não esperava ao fim de 2 anos de ter adquirido a viatura, mas o pior e mais difícil foi saber o que fazer e onde fazer pois estas reparações têem de ser feitas por verdadeiros profissionais para evitar gastos futuros e eu só encontrava "gente duvidosa" e sempre ficava com a sensação de ir ser enganado durante a conversa.
É aqui que entra o famoso do forum @caçoilauto eu pessoalmente não conhecia e apesar de ser fora da minha zona, liguei e falei com o Sr. Caçoila e foi durante essa chamada que percebi e decidi em arriscar.
Resumindo, motor 0km a portar-se bem nestes 1200km rodados :happy:
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Obrigado pela explicação do problema. Por vezes, quem não passa por eles, não tem resposta pois muitas vezes o conhecimento que se tem é por experienciar os problemas.
Acho salutar num fórum que não se venham só colocar questões e que se indique também como se solucionou alguma questão.
Que tudo corra bem daqui em diante. :cool: