Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Dalex em 10 de Setembro de 2023, 12:41 pm
-
Boas, na ultima semana ao ligar o carro (Clio 4 2017 0.9 TCe) comecei a ouvir um barulho tipo borbulhar mas sem sentir qualquer tipo de anomalia a conduzir o carro, este fim de semana ao abrir o capo reparei que o liquido de refrigeração desapareceu do reservatorio e deixei de andar imediatamente com carro ate ir a oficina.
O que podera ser? Nao existem fugas visiveis.
-
O barulho de borbulhar vem quase de certeza do radiador da sofagem.
Quer dizer que tem ar no circuito.
Dado que não vê marcas de fuga, o líquido pode estar a desaparecer por este radiador (veja se tem humidades junto aos pés do condutor/pendura), por um cilindro sendo depois expelida pelo escape (normalmente consegue-se verificar , quando ainda há líquido, colocando a mão a uns 25cm do escape, com o carro a trabalhar e vendo se fica húmida), pode estar a ir para o Carter (veja o nível do óleo e se ele ainda é só óleo).
Mas existem outras hipóteses, só mesmo um mecânico em oficina para ver isso.
Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk
-
Os motores 0.9TCe costumam quase todos estalar a caixa do termóstato e origina perda de liquido de refrigeração e pode estar aí o problema.
Acho que era mesmo um defeito do material, mas penso que nas que são trocadas já vem corrigida esta questão.
Curiosamente no 0.9TCe bi-fuel acho que é menos comum esta situação.
Mas pode ser outra coisa, só mesmo o mecânico na oficina é que poderá verificar :wink:
Depois dê feedback
-
Efetivamente a fuga estava na caixa de termostato que so foi possivel verificar apos uma viagem longa que fiz e se notou liquido a sair da caixa. Como so fazia percursos curtos a fuga nao era visivel. Apos troca nunca mais perdi liquido de refrigeração.
Abraco,
Dalex