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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: mbn99 em 11 de Dezembro de 2023, 19:21 pm
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Ola, indo direito ao ponto, o Sandero Stepway 8v deixou de funcionar pela manha após usa-lo normalmente a noite, apenas ligou, morreu e não da partida mais, não é bateria e nem falta de combustivel, gostaria de saber a causa (provável) ou o que deveria tentar trocar primeiro, não sou mecanico apenas entusiasta com conhecimento basico, mas se for necessário um mecanico quero ter uma noçao para não ter custos desnecessários, pesquisei um pouco e vi a possibilidade de ser correia dentada, velas, bomba, bobina, filtro de combustivel, bicos injetores entupidos e até sistema eletrico, enfim não sei por qual deveria começar, ele faz "nhe nhe nhe nhe" enquanto giro a chave, parece que vai funcionar mas o "nhe nhe nhe" fica mais fraco e o carro não pega, pedi para uma pessoa girar a chave enquanto eu olhava o motor, faz um "teco" na caixa de voltagem e o motor tenta funcionar mas não funciona, a luz da injeçao fica alaranjada, outra coisa é que fica um barulho muito alto de apito vindo motor quando giro a chave apenas para acender o painel, recentemente troquei filtro de ar do motor que estava bem sujo. Se for ajudar eu gravo o video mas já tentei descrever como ocorre, agradeço desde já.
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Dá toda a ideia de ser bateria.
Caso não seja, ir tentando despistar do mais fácil para o mais difícil. Fusíveis, motor de arranque, etc.
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Dá toda a ideia de ser bateria.
Caso não seja, ir tentando despistar do mais fácil para o mais difícil. Fusíveis, motor de arranque, etc.
Eu descartei a possibilidade de bateria pois todas luzes estão funcionando normalmente, o carro está parado há mais de duas semanas, e ele chegou a ligar da última vez mas morreu logo depois, vou ver os fusíveis então, mas já dei uma pesquisada e falaram que se estrala na hora que liga é pq está funcionando o fusível lá de acionamento do motor
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Eu descartei a possibilidade de bateria pois todas luzes estão funcionando normalmente, o carro está parado há mais de duas semanas, e ele chegou a ligar da última vez mas morreu logo depois, vou ver os fusíveis então, mas já dei uma pesquisada e falaram que se estrala na hora que liga é pq está funcionando o fusível lá de acionamento do motor
Da ultima vez que ligou e morreu logo depois há duas semanas não ligou mais, acho que realmente deve ser algo no motor, vou ver o motor de arranque, obrigado pela dicas.
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Aquilo que exige mais da bateria é o motor de arranque. As luzes podem estar ligadas normalmente, mas a bateria não tem força para dar o arranque. Eu ainda fazia a experiência. Dar cabos, pedir a alguém com um jumper para dar carga, arranjar um carregador de bateria. Quase de certeza que vai ser bateria.
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Antes de gastar mais dinheiro, veja se não é mesmo a bateria. Uma coisa é a bateria ter carga e outra é ter capacidade de descarga.
Pode muito bem ter carga e ter ainda alguns capacidade de descarga, o suficiente para manter luzes ligadas, mas não ter capacidade de descarga suficiente para o motor de arranque.
Só a título de exemplo, as baterias velhas que tenho tirado dos carros por já não permitem um arranque em condições, têm ficado em casa durante anos para as ligar a um varejador de azeitona. E cada uma aguenta o varejador uma manhã inteira.
E até se pode dar o caso de a sua bateria estar boa mas simplesmente já não ter carga suficiente para o arranque.
Ligar a um carregador - o carregador é sempre um bom investimento - ou levar a uma oficina para carregarem a bateria pode ser uma boa opção.
Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk
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Aquilo que exige mais da bateria é o motor de arranque. As luzes podem estar ligadas normalmente, mas a bateria não tem força para dar o arranque. Eu ainda fazia a experiência. Dar cabos, pedir a alguém com um jumper para dar carga, arranjar um carregador de bateria. Quase de certeza que vai ser bateria.
Antes de gastar mais dinheiro, veja se não é mesmo a bateria. Uma coisa é a bateria ter carga e outra é ter capacidade de descarga.
Pode muito bem ter carga e ter ainda alguns capacidade de descarga, o suficiente para manter luzes ligadas, mas não ter capacidade de descarga suficiente para o motor de arranque.
Só a título de exemplo, as baterias velhas que tenho tirado dos carros por já não permitem um arranque em condições, têm ficado em casa durante anos para as ligar a um varejador de azeitona. E cada uma aguenta o varejador uma manhã inteira.
E até se pode dar o caso de a sua bateria estar boa mas simplesmente já não ter carga suficiente para o arranque.
Ligar a um carregador - o carregador é sempre um bom investimento - ou levar a uma oficina para carregarem a bateria pode ser uma boa opção.
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Muito obrigado aos dois, fiz a chupeta e infelizmente nada, deixei uns 5 minutos com o outro carro ligado enquanto tentava a partida, ele parece que quer funcionar mas acaba não funcionando e o barulho vai diminuindo como se tivesse perdendo a força, e notei que enquanto isso o led do comando de bordo ao mesmo tempo sutilmente fica oscilando, será que ainda pode ser bateria? Tá estranho mesmo porque a bateria não é muito velho e é Moura e foi de repente de uma noite para o dia.
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Filmei tentando dar a partida, não dá pra ver o led oscilando pq é bem sutil e talvez seja normal.
https://youtu.be/58KwKxaL0Zs
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A primeira bateria do meu Megane fez isso.
Num dia funcionou e no dia seguinte já não quis arrancar.
Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk
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A primeira bateria do meu Megane fez isso.
Num dia funcionou e no dia seguinte já não quis arrancar.
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Imagino que alguns acontece assim mesmo, carro é da minha esposa, fui confirmar e a bateria tem 1 ano aproximadamente, garantia da Moura se não me engano são 2 anos, mas pode ser ela pois a bateria do carro que fiz chupeta é amperagem menor, será que isso influência? Porém a bateria do Sandero não estava totalmente descarregada pois os faróis estavam normais, será que os 5 minutos de carga com o outro carro ligado não foi suficiente? Ou se fosse bateria deveria ter ligado já de primeira?
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Imagino que alguns acontece assim mesmo, carro é da minha esposa, fui confirmar e a bateria tem 1 ano aproximadamente, garantia da Moura se não me engano são 2 anos, mas pode ser ela pois a bateria do carro que fiz chupeta é amperagem menor, será que isso influência? Porém a bateria do Sandero não estava totalmente descarregada pois os faróis estavam normais, será que os 5 minutos de carga com o outro carro ligado não foi suficiente? Ou se fosse bateria deveria ter ligado já de primeira?
Então ligaste os cabos de bateria de um carro ao que está parado e depois de 5 minutos desligas-te os cabos e foste dar arranque, foi isso?
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É melhor ver se calhar como dar "cabos".
Os cabos têm de estar ligados às duas baterias, por o outro carro a trabalhar e ir ligar o carro que não tem bateria. 5 minutos ligado a uma bateria não dá para nada. Isso não carrega dessa forma.
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Então ligaste os cabos de bateria de um carro ao que está parado e depois de 5 minutos desligas-te os cabos e foste dar arranque, foi isso?
O outro carro estava ligado enquanto eu tentava o arranque.
É melhor ver se calhar como dar "cabos".
Os cabos têm de estar ligados às duas baterias, por o outro carro a trabalhar e ir ligar o carro que não tem bateria. 5 minutos ligado a uma bateria não dá para nada. Isso não carrega dessa forma.
O outro carro estava sim ligado, eu já tinha feito isso antes algumas vezes, ambos os cabos preto e vermelho estavam conectados nos dois carros, durante esses 5 minutos eu tentei a partida, mas se você que não foi tempo suficiente irei tentar novamente, pois como ela ainda tinha carga para acender os faróis achei que fosse suficiente.
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O outro carro estava sim ligado, eu já tinha feito isso antes algumas vezes, ambos os cabos preto e vermelho estavam conectados nos dois carros, durante esses 5 minutos eu tentei a partida, mas se você ACHA que não foi tempo suficiente irei tentar novamente, pois como ela ainda tinha carga para acender os faróis achei que fosse suficiente.
Só para deixar claro as outras vezes que já fiz chupeta não foi nessa bateria, só quis dizer que sempre deu certo assim em outras.
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Compre um carregador de uma vez por todas. Essa bateria, apesar de ter só um ano, se o carro só fizer pequenas voltas ou estiver muito tempo parado, pode facilmente ir abaixo.
Daqui a pouco, tentativa após tentativa, ela vai mesmo a zero e depois tem mesmo de a trocar. Mesmo que o problema não seja da bateria.
Se a bateria estiver muito fraca nem uma viagem de 100kms sem paragens a carrega.
Um carregador de manutenção é barato, em princípio resolve a parte da bateria e permite tirar teimas. E custa muito menos que uma bateria e vai-lhe permitir prolongar a vida dessa bateria e de outras que venham posteriormente.
Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk
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Compre um carregador de uma vez por todas. Essa bateria, apesar de ter só um ano, se o carro só fizer pequenas voltas ou estiver muito tempo parado, pode facilmente ir abaixo.
Daqui a pouco, tentativa após tentativa, ela vai mesmo a zero e depois tem mesmo de a trocar. Mesmo que o problema não seja da bateria.
Se a bateria estiver muito fraca nem uma viagem de 100kms sem paragens a carrega.
Um carregador de manutenção é barato, em princípio resolve a parte da bateria e permite tirar teimas. E custa muito menos que uma bateria e vai-lhe permitir prolongar a vida dessa bateria e de outras que venham posteriormente.
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Concordo que é bom ter pois nunca se sabe quando vai acontecer e guincho por aqui não é barato. Sobre o carro realmenye não é bateria, tentei mais uma vez por desencargo de consciencia e continuou na mesma, resolvi chamar o mecanico pois não tenho ferramentas para desmontar um motor, na primeira impressão ele disse ser a bomba e levou para a oficina preso em outro carro, mas já faz algumas horas e ele não ligou então provavelmente não era bomba, como fica aqui perto passei em frente e estava mexendo no motor.
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Foi confirmado a bomba por ele, a demora pode ter sido da peça chegar, mas precisava ver algo no motor para troca-la? Somente vi o capô aberto antes, nao perguntei pq serviço não ficou muito caro e também o considero confiável, talvez ele trocou e viu que nao era isso e resolveu de outra forma e não quis cobrar pois já tinha dito que era bomba, ou realmente era, mas acho estranho estragar de repente, bem, o que importa agora é continuar funcionando.
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Já agora que tipo de combustivel é que metes no carro?
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Já agora que tipo de combustivel é que metes no carro?
Geralmente abastecemos sempre nos mesmos lugares, como somos o segundo dono não sabemos se essa bomba já foi trocada antes e o veiculo já passou dos 130mil km, pesquisei e vi que a vida util é de +- 100mil km, então pode ser que ainda fosse a bomba original, se não fosse pode ser falta de cuidado, varias vezes andando na reserva ou enchendo mais do que deveria, pesquisei na internet e ambas coisas diminui vida util.
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Geralmente abastecemos sempre nos mesmos lugares, como somos o segundo dono não sabemos se essa bomba já foi trocada antes e o veiculo já passou dos 130mil km, pesquisei e vi que a vida util é de +- 100mil km, então pode ser que ainda fosse a bomba original, se não fosse pode ser falta de cuidado, varias vezes andando na reserva ou enchendo mais do que deveria, pesquisei na internet e ambas coisas diminui vida util.
Somente Gasolina comum.
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Uma coisa que aprendi há muitos anos é que assim que prevejo que a luz vai acender coloco logo algum combustivel, na reserva a bomba fará mais esforço, isto em teoria claro.
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Andar na reserva é uma boa forma de pedir problemas, com o motor e elementos adjacentes a "levarem" com impurezas que costumam acumular no fundo do depósito.