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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: DiogoIglesias em 10 de Novembro de 2010, 18:15 pm

Título: Vibração ao Ralenti
Enviado por: DiogoIglesias em 10 de Novembro de 2010, 18:15 pm
Boas

A minha Megane (Megane II Fase II Break 1.5 dCi 105cv) desde á algum tempo que ao ralenti vibra mais que o normal, tornando-se mesmo imcómodo, chegando ao ponto de olhar para o display do relógio e do rádio e mal conseguir ler o que lá está porque está tudo a vibrar.

Mal começe a andar isto passa. Quando volto a parar a carrinha, e o motor volta ao ralenti ás vezes continua a vibrar, outras vezes não.

Também quando carrego no botão para desligar, por vezes a paragem do motor é de tal forma violenta que parece que o deixei ir a baixo.
 Estaciono o carro na garagem, pé na embraiagem e no travão, desengato-o e depois carrego no botão de desligar continuando com os pés nos pedais.
Maior parte das vezes a paragem do motor é suave, mas algumas vezes parece mesmo que o deixei ir abaixo, pois manda cá um solavanco...

Não sei se será algum apoio de motor em mau estado? Ou será outra coisa?

Sugestões?

Obrigado

EDIT: Só mais uma informação que não sei se têm a ver. Ao fazer marcha atrás, especialmente a baixas rotações ou só de embraiagem a carrinha tembém vibra, mas muito mais, treme mesmo toda.

Se for acelerando pára de tremer. Não sei se é mesmo assim, ou se foi um problema que a carrinha adquiriu.

Pergunto aos utilizadores que tenham Megane's Break se isto também lhes acontece.
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: Hardcore em 10 de Novembro de 2010, 21:13 pm
Poderá ser algum apoio de motor partido ou em mau estado.
Vai ver isso a uma oficina antes que afecte os outros ou alguma outra coisa.
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: Black Phoenix em 10 de Novembro de 2010, 21:49 pm
Para vibrar tanto que nem da para ler nada, cheira-me que e o apoio de baixo, junto a linha de escape que foi a vida.
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: heber_3666 em 11 de Novembro de 2010, 06:43 am
O meu vizinho tem uma megane II 1.5 carrinha e tambem lhe aconteceu o mesmo e teve de levar um apoio do motor novo a meio do carro penso eu.

o chefe dos mecanicos da renault disse que era uma anomalia que se torna um habito

cumprimentos
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: Hardcore em 11 de Novembro de 2010, 10:40 am
Infelizmente a Renault começa a ter muitas anomalias que se tornam num habito.....
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: Black Phoenix em 11 de Novembro de 2010, 10:57 am
Se fosse só a Renault tavamos bem tramados, a Toyota com os problemas do pedal do acelerador, a Smart com o sistema de recirculação de gases nos ForTwo...

Problemas todos tem, não são só os Renault.
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: Rui em 11 de Novembro de 2010, 11:14 am
Meus amigos, se este é um fórum de Renault's, é perfeitamente natural que apareçam por aqui problemas repetidos. Se passarem pelos fóruns de outras marcas a situação é idêntica. Agora daí a dizer que é um problema que se torna hábito.
Já parece a história do tipo que trabalhava numa concessão da Renault, que dizia que os Renault eram um treta, sempre a avariar, mas quando trabalhou para outra marca acabou por comprar um Renault! :shocked:

P.S. Eu não trabalho na Renault. Apenas sou proprietário de um.
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: Black Phoenix em 11 de Novembro de 2010, 11:32 am
A minha resposta foi basicamente para defender a mesma opiniao que tu apresentaste mais de forma mais completa. Claro como tu dizes, apenas opiniões de quem tem um e gosta! :angel:
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: Artur em 11 de Novembro de 2010, 18:26 pm
se isso vibra o visor do radio , não sei como o motor ainda não caiu ao chão .....

o apoio superior deve estar estragado de certeza , quanto a vibração a fazer marcha atras , pode ser derivado ao apoio tambem . Se depois do apoio a situação se mantiver , poderá ser o bi massa .

Quanto a avarias comuns e habituais , ainda bem que se sabe quais estão e perfeitamente diagnosticadas , assim não se perdem 3 horas a procura delas , sabe se logo o que é , o cliente paga menos na factura .
De resto , mais ou menos , todos os carros e tudo avaria , é para isso que existe a manutenção , as casa precisam de ser pintadas , as estradas precisam de asfalto , tudo na vida avaria , inclusive os seres humanos ;)
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: Lipe em 11 de Novembro de 2010, 21:52 pm
Relativamente a este caso, essa vibração poderia ser causada pelos apoios do motor estarem em mau estado, poderá ser também o motor a falhar ou mesmo o volante bimassa que pode estar "empenado" isso provoca vibração também.

Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: DiogoIglesias em 11 de Novembro de 2010, 22:28 pm
Em relação ao volante bi massa, alguem me pode dizer o que é ou para que serve? Lol

Obrigado
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: Rui em 11 de Novembro de 2010, 22:36 pm
Transmite o movimento de rotação da cambota para a transmissão.
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: DiogoIglesias em 11 de Novembro de 2010, 22:36 pm
Obrigado
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: Lipe em 11 de Novembro de 2010, 22:39 pm

Transmite o movimento de rotação da cambota para a transmissão.



Tipo isto,

(http://img266.imageshack.us/img266/665/pict6395eg9.jpg) (http://img266.imageshack.us/i/pict6395eg9.jpg/)

Já vi isso a acontecer em alguns carros (outras marcas  :wink:)
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: Rui em 11 de Novembro de 2010, 22:41 pm
Também conhecido por volante do motor.
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: Black Phoenix em 11 de Novembro de 2010, 23:56 pm
O Volante de motor Bi-massa serve para absorver, pancadas e vibrações devido aumento de potencia dos carros recentes.

As vantagens do Volante de motor BiMassa:

Alto conforto;
Absorção das vibrações;
Eliminação de ruídos;
Conforto ao conduzir em baixas rotações;
Economia de combustível;
Reduz o esforço na cambota e na caixa de velocidades.

Limitação: Aumento da amplitude de ressonância pelo aumento do momento de inércia das massas. Nos volantes bimassas isto é percebido na ignição e no desligar do motor; muito mais do que em um sistema convencional de embraiagem. Além disto, a menor inércia do motor propicia uma maior instabilidade sobre as flutuações da rotação do motor.

A embraiagem funciona de encontro com o volante bimassa.
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: DiogoIglesias em 12 de Novembro de 2010, 03:11 am
Obrigado pelas explicaçoes.

 Em principio vou levar a Megane á Renault para ver o que eles dizem.
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: heber_3666 em 12 de Novembro de 2010, 04:49 am
depois diz alguma coisa aqui no topico porque tambem fiquei curioso

cumprimentos e boa sorte
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: Markx em 12 de Novembro de 2010, 18:50 pm
Esperemos que seja apenas um apoio porque o volante bimassa nova ui ui!
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: el_pibe em 12 de Novembro de 2010, 18:56 pm
Já ouvi dizer que ficam algo dispendiosos...
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: Markx em 12 de Novembro de 2010, 19:04 pm
€700 para cima! Só o volante, fora mao de obra!
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: DiogoIglesias em 25 de Maio de 2011, 20:37 pm
Boas amigos, infelizmente trago más noticias...
Foram hoje verificados os apoios de motor e inclusive substituido um, mas o problema mantém-se.
Só resta uma hipótese já confirmada pelo o mecânico da Renault.
Volante bimassa.
Orçamento com mão de obra: 800€, susceptível de sofrer descontos ainda mas mesmo assim, custa...
A Megane está com 101.000km e o problema já se manifesta pelo menos à 10.000km ficando cada vez pior.
Pensei que estas coisas durassem mais tempo lol

Cumps
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: St3wie em 26 de Maio de 2011, 14:42 pm
Boa sorte com a reparação amigo :sad:
Que tudo corra pelo melhor, dentro do possível
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: Artur em 26 de Maio de 2011, 14:57 pm
e  será que só tem mesmo 100 mil km ?
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: Caçoilauto em 26 de Maio de 2011, 15:14 pm
 Volante bi-massa   
 
(http://img402.imageshack.us/img402/1740/zmskl.jpg) (http://img402.imageshack.us/i/zmskl.jpg/)

Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)


No volante bi-massa, é separada a massa de um volante do motor. Tal como é habitual, uma parte pertence ao momento de inércia de massa do motor. A outra aumenta o momento de inércia da caixa de velocidades.

Sistema de mola/amortecimento

As duas massas estão ligadas através de um sistema especial de mola/amortecimento. Um disco de embraiagem sem amortecedor de torção assume a separação e ligação.

Este é colocado entre a massa secundária e a caixa de velocidades. Desta forma, é possível operar a caixa de velocidades mais facilmente e a sincronização sofre menos desgaste.

Equipamento de amortecimento

Quanto maiores forem os momentos de inércia da massa oscilante, mais forte é o aumento da ressonância e os picos de binário relacionado com este.

No caso do volante de bi-massa, isto seria especialmente perceptível ao ligar e desligar o motor.

Por este motivo, um equipamento de amortecimento adicional impede uma sobrecarga em caso de ressonância.
No funcionamento normal, este equipamento de amortecimento encontra-se desactivado e as oscilações de rotação do motor são filtradas pelo amortecedor de mola.

Isolamento das oscilações

A relação da fricção e da flexibilidade de mola é muito importante para um isolamento optimizado das oscilações.

Quanto mais maleável for a mola, melhor é o isolamento das oscilações. As molas extremamente longas da nova geração de volantes de bi-massa conseguem eliminar, quase na totalidade, os aumentos de ressonância na caixa de velocidades durante a condução diária.
 
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: missing em 26 de Maio de 2011, 18:21 pm
Más noticias realmente.. tou com medo de sofrer do mesmo mal :/
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: DiogoIglesias em 26 de Maio de 2011, 19:35 pm
e  será que só tem mesmo 100 mil km ?

Foi comprada como carro de serviço da Renault. Veio com 40.000km.
Pode não significar muito mas o estado do volante, manete mudanças etc... correspondia a kilometragem, ou seja estava em bom estado.
Livro de revisoes correspondia.
É de 2007, só este ano é que foi ao IPO.
Penso que não fomos aldrabados nos km's.... penso....
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: pedroc2006 em 20 de Outubro de 2012, 12:39 pm
Ola.

Não sei se fiz bem em mecher neste topico ou devia abrir outro!!!

Tenho uma scenic com um problema muito identico a este, ou seja, apenas quando faço marcha atras a viatura vibra mais que o normal (quando quero estacionar).
Ao usar a caixa para andar para a frente nao tem problema algum, apenas quando se usa a marcha-atras!!!

Alguem me consegue dar a sua opinião?

Obrigado
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: Sls a GPL em 20 de Outubro de 2012, 13:30 pm
Já experimentaste ver em que estado estão os apoios do motor? Com o carro desligado tenta abanar o motor , se notares que ele se mexe demasiado possivelmente são os apoios do motor/caixa de velocidades  gastos.
Título: Re: Vibração ao Ralenti
Enviado por: pedroc2006 em 20 de Outubro de 2012, 15:32 pm
vou faze-lo e pedir opinião de um tecnico e posteriormente coloco a solução encontrada, pois o meu receio é que seja a embraiagem  :azn:

obrigado desde já