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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: DiogoIglesias em 10 de Novembro de 2010, 18:15 pm
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Boas
A minha Megane (Megane II Fase II Break 1.5 dCi 105cv) desde á algum tempo que ao ralenti vibra mais que o normal, tornando-se mesmo imcómodo, chegando ao ponto de olhar para o display do relógio e do rádio e mal conseguir ler o que lá está porque está tudo a vibrar.
Mal começe a andar isto passa. Quando volto a parar a carrinha, e o motor volta ao ralenti ás vezes continua a vibrar, outras vezes não.
Também quando carrego no botão para desligar, por vezes a paragem do motor é de tal forma violenta que parece que o deixei ir a baixo.
Estaciono o carro na garagem, pé na embraiagem e no travão, desengato-o e depois carrego no botão de desligar continuando com os pés nos pedais.
Maior parte das vezes a paragem do motor é suave, mas algumas vezes parece mesmo que o deixei ir abaixo, pois manda cá um solavanco...
Não sei se será algum apoio de motor em mau estado? Ou será outra coisa?
Sugestões?
Obrigado
EDIT: Só mais uma informação que não sei se têm a ver. Ao fazer marcha atrás, especialmente a baixas rotações ou só de embraiagem a carrinha tembém vibra, mas muito mais, treme mesmo toda.
Se for acelerando pára de tremer. Não sei se é mesmo assim, ou se foi um problema que a carrinha adquiriu.
Pergunto aos utilizadores que tenham Megane's Break se isto também lhes acontece.
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Poderá ser algum apoio de motor partido ou em mau estado.
Vai ver isso a uma oficina antes que afecte os outros ou alguma outra coisa.
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Para vibrar tanto que nem da para ler nada, cheira-me que e o apoio de baixo, junto a linha de escape que foi a vida.
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O meu vizinho tem uma megane II 1.5 carrinha e tambem lhe aconteceu o mesmo e teve de levar um apoio do motor novo a meio do carro penso eu.
o chefe dos mecanicos da renault disse que era uma anomalia que se torna um habito
cumprimentos
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Infelizmente a Renault começa a ter muitas anomalias que se tornam num habito.....
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Se fosse só a Renault tavamos bem tramados, a Toyota com os problemas do pedal do acelerador, a Smart com o sistema de recirculação de gases nos ForTwo...
Problemas todos tem, não são só os Renault.
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Meus amigos, se este é um fórum de Renault's, é perfeitamente natural que apareçam por aqui problemas repetidos. Se passarem pelos fóruns de outras marcas a situação é idêntica. Agora daí a dizer que é um problema que se torna hábito.
Já parece a história do tipo que trabalhava numa concessão da Renault, que dizia que os Renault eram um treta, sempre a avariar, mas quando trabalhou para outra marca acabou por comprar um Renault! :shocked:
P.S. Eu não trabalho na Renault. Apenas sou proprietário de um.
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A minha resposta foi basicamente para defender a mesma opiniao que tu apresentaste mais de forma mais completa. Claro como tu dizes, apenas opiniões de quem tem um e gosta! :angel:
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se isso vibra o visor do radio , não sei como o motor ainda não caiu ao chão .....
o apoio superior deve estar estragado de certeza , quanto a vibração a fazer marcha atras , pode ser derivado ao apoio tambem . Se depois do apoio a situação se mantiver , poderá ser o bi massa .
Quanto a avarias comuns e habituais , ainda bem que se sabe quais estão e perfeitamente diagnosticadas , assim não se perdem 3 horas a procura delas , sabe se logo o que é , o cliente paga menos na factura .
De resto , mais ou menos , todos os carros e tudo avaria , é para isso que existe a manutenção , as casa precisam de ser pintadas , as estradas precisam de asfalto , tudo na vida avaria , inclusive os seres humanos ;)
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Relativamente a este caso, essa vibração poderia ser causada pelos apoios do motor estarem em mau estado, poderá ser também o motor a falhar ou mesmo o volante bimassa que pode estar "empenado" isso provoca vibração também.
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Em relação ao volante bi massa, alguem me pode dizer o que é ou para que serve? Lol
Obrigado
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Transmite o movimento de rotação da cambota para a transmissão.
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Obrigado
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Transmite o movimento de rotação da cambota para a transmissão.
Tipo isto,
(http://img266.imageshack.us/img266/665/pict6395eg9.jpg) (http://img266.imageshack.us/i/pict6395eg9.jpg/)
Já vi isso a acontecer em alguns carros (outras marcas :wink:)
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Também conhecido por volante do motor.
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O Volante de motor Bi-massa serve para absorver, pancadas e vibrações devido aumento de potencia dos carros recentes.
As vantagens do Volante de motor BiMassa:
Alto conforto;
Absorção das vibrações;
Eliminação de ruídos;
Conforto ao conduzir em baixas rotações;
Economia de combustível;
Reduz o esforço na cambota e na caixa de velocidades.
Limitação: Aumento da amplitude de ressonância pelo aumento do momento de inércia das massas. Nos volantes bimassas isto é percebido na ignição e no desligar do motor; muito mais do que em um sistema convencional de embraiagem. Além disto, a menor inércia do motor propicia uma maior instabilidade sobre as flutuações da rotação do motor.
A embraiagem funciona de encontro com o volante bimassa.
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Obrigado pelas explicaçoes.
Em principio vou levar a Megane á Renault para ver o que eles dizem.
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depois diz alguma coisa aqui no topico porque tambem fiquei curioso
cumprimentos e boa sorte
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Esperemos que seja apenas um apoio porque o volante bimassa nova ui ui!
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Já ouvi dizer que ficam algo dispendiosos...
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€700 para cima! Só o volante, fora mao de obra!
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Boas amigos, infelizmente trago más noticias...
Foram hoje verificados os apoios de motor e inclusive substituido um, mas o problema mantém-se.
Só resta uma hipótese já confirmada pelo o mecânico da Renault.
Volante bimassa.
Orçamento com mão de obra: 800€, susceptível de sofrer descontos ainda mas mesmo assim, custa...
A Megane está com 101.000km e o problema já se manifesta pelo menos à 10.000km ficando cada vez pior.
Pensei que estas coisas durassem mais tempo lol
Cumps
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Boa sorte com a reparação amigo :sad:
Que tudo corra pelo melhor, dentro do possível
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e será que só tem mesmo 100 mil km ?
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Volante bi-massa
(http://img402.imageshack.us/img402/1740/zmskl.jpg) (http://img402.imageshack.us/i/zmskl.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
No volante bi-massa, é separada a massa de um volante do motor. Tal como é habitual, uma parte pertence ao momento de inércia de massa do motor. A outra aumenta o momento de inércia da caixa de velocidades.
Sistema de mola/amortecimento
As duas massas estão ligadas através de um sistema especial de mola/amortecimento. Um disco de embraiagem sem amortecedor de torção assume a separação e ligação.
Este é colocado entre a massa secundária e a caixa de velocidades. Desta forma, é possível operar a caixa de velocidades mais facilmente e a sincronização sofre menos desgaste.
Equipamento de amortecimento
Quanto maiores forem os momentos de inércia da massa oscilante, mais forte é o aumento da ressonância e os picos de binário relacionado com este.
No caso do volante de bi-massa, isto seria especialmente perceptível ao ligar e desligar o motor.
Por este motivo, um equipamento de amortecimento adicional impede uma sobrecarga em caso de ressonância.
No funcionamento normal, este equipamento de amortecimento encontra-se desactivado e as oscilações de rotação do motor são filtradas pelo amortecedor de mola.
Isolamento das oscilações
A relação da fricção e da flexibilidade de mola é muito importante para um isolamento optimizado das oscilações.
Quanto mais maleável for a mola, melhor é o isolamento das oscilações. As molas extremamente longas da nova geração de volantes de bi-massa conseguem eliminar, quase na totalidade, os aumentos de ressonância na caixa de velocidades durante a condução diária.
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Más noticias realmente.. tou com medo de sofrer do mesmo mal :/
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e será que só tem mesmo 100 mil km ?
Foi comprada como carro de serviço da Renault. Veio com 40.000km.
Pode não significar muito mas o estado do volante, manete mudanças etc... correspondia a kilometragem, ou seja estava em bom estado.
Livro de revisoes correspondia.
É de 2007, só este ano é que foi ao IPO.
Penso que não fomos aldrabados nos km's.... penso....
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Ola.
Não sei se fiz bem em mecher neste topico ou devia abrir outro!!!
Tenho uma scenic com um problema muito identico a este, ou seja, apenas quando faço marcha atras a viatura vibra mais que o normal (quando quero estacionar).
Ao usar a caixa para andar para a frente nao tem problema algum, apenas quando se usa a marcha-atras!!!
Alguem me consegue dar a sua opinião?
Obrigado
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Já experimentaste ver em que estado estão os apoios do motor? Com o carro desligado tenta abanar o motor , se notares que ele se mexe demasiado possivelmente são os apoios do motor/caixa de velocidades gastos.
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vou faze-lo e pedir opinião de um tecnico e posteriormente coloco a solução encontrada, pois o meu receio é que seja a embraiagem :azn:
obrigado desde já