Forum RenaultPT
DIY => DIY - Mecânica Geral => Tópico iniciado por: tiagojpt em 14 de Novembro de 2010, 17:16 pm
-
Boas.
Caso se comecem a formar poças de água junto às torres dos amortecedores frontais, é sinal de que os escoadores estão entupidos. Portanto, está na altura de proceder a uma limpeza..
Primeiro que tudo, é necessário retirar as escovas dos limpa pára-brisas frontais. De seguida, retira-se a borracha que está na extremidade do plástico, que aparece levantado na seguinte foto:
(http://i565.photobucket.com/albums/ss100/tiagopt214/Tiago_160.jpg)
Note-se que o plástico estava levantado por lhe ter retirado, entretanto, duas molas que estavam a fixá-lo nas extremidades. Depois de retiradas essas molas, é necessário puxar o plástico em direcção ao espaço deixado vazio pela citada borracha. Por baixo do plástico estão umas molas brancas que o prendem contra o pára-brisas. Podem facilitar o processo de remoção, desencaixando-as com as mãos.
Temos, agora, o seguinte cenário:
(http://i565.photobucket.com/albums/ss100/tiagopt214/Tiago_161.jpg)
Reparem que marquei o pára-brisas com fita preta. Não foi por acaso, vai ajudar-me a colocar as escovas na posição correcta depois da limpeza concluída.
Junto às torres vão encontrar duas borrachas, mostro-vos apenas a que fica do lado direito, a do lado do condutor está mais visível e o processo de limpeza é semelhante.
(http://i565.photobucket.com/albums/ss100/tiagopt214/Tiago_162.jpg)
Com um arame em U (assim evita-se que corte ou risque alguma coisa), faz-se o desentupimento e testa-se, de seguida, com água corrente para se verificar se os escoadores ficaram desentupidos. Se tal não se verificar, é uma questão de insistir até ficar bem.
(http://i565.photobucket.com/albums/ss100/tiagopt214/Tiago_163.jpg)
A partir daqui, é fazer o processo inverso e está concluído o trabalho.
NOTA: Aproveitem para limpar muito bem toda a zona envolvente aos escoadores, é natural que a encontrem muito lamacenta e com muitos restos de folhas e detritos de árvores.
-
Bom post! Ja fiz isso no meu, já se encontrava entupido por completo, na altura em vez do arame, consegui la colocar uma mangueira, abri a agua e desentupiu naturalmente :wink:
-
Pois, também serve. :cool:
Já agora, já trataste alguma vez dos tubos de escoamento do AC? Tenho ideia que esses também entopem facilmente e queria tratar disso preventivamente. Sabes onde se situam?
-
Tive de fazer isso ao meu em Janeiro passado... Tenho até fotos... Estava completamente entupido nos dois lados, tanto que quando curvava parecia que tinha um ribeiro dentro do carro, para não falar das estranhas humidades dentro do habitáculo. :S
-
Tive de fazer isso ao meu em Janeiro passado... Tenho até fotos... Estava completamente entupido nos dois lados, tanto que quando curvava parecia que tinha um ribeiro dentro do carro, para não falar das estranhas humidades dentro do habitáculo. :S
Eu (muito sinceramente) não sei há quanto tempo tinha o lago, pois não conduzo regularmente o Clio. Curiosamente, há dias tropecei num post (no não é permitido publicidade a outros foruns) sobre este tema e fiquei intrigado. Hoje decidi lavar o carro e lembrei-me de espreitar. Vi que me estava a meter em trabalhos... :cool:
Já agora, onde e que te apareciam as humidades no habitáculo?
PS: Neste só tinha lago do lado direito, mas o esquerdo já estava a ficar entupido. Mais dia, menos dia, era certo.
-
Tive de fazer isso ao meu em Janeiro passado... Tenho até fotos... Estava completamente entupido nos dois lados, tanto que quando curvava parecia que tinha um ribeiro dentro do carro, para não falar das estranhas humidades dentro do habitáculo. :S
Recorda-me... Graças a quem é que tu conseguiste levantar aquilo tudo? Estou intrigado diga-se...
tiagojpt os tubos do AC nunca tratei disso, mas como irei fazer a revisão dos 60mil km's eu mesmo, ao tirar as protecções inferiores do carro, vou dar uma espreitadela a ver o seu estado mas creio que entupida não está :wink:
-
Tive de fazer isso ao meu em Janeiro passado... Tenho até fotos... Estava completamente entupido nos dois lados, tanto que quando curvava parecia que tinha um ribeiro dentro do carro, para não falar das estranhas humidades dentro do habitáculo. :S
Recorda-me... Graças a quem é que tu conseguiste levantar aquilo tudo? Estou intrigado diga-se...
tiagojpt os tubos do AC nunca tratei disso, mas como irei fazer a revisão dos 60mil km's eu mesmo, ao tirar as protecções inferiores do carro, vou dar uma espreitadela a ver o seu estado mas creio que entupida não está :wink:
Eu tenciono fazer o mesmo quando mudar o óleo deste, mas queria saber onde é que os mesmos se localizam, para não andar a procura feito cegueta. 0:))
-
Tiago, apareciam nos vidros, como se tivessem estado duas (ou mais) pessoas no carro durante algum tempo, num dia húmido de inverno... Isto durante alguns dias seguidos frios, mas pouco húmidos de Dezembro/Janeiro, sem que ninguém usasse o carro. :X
coolwater: 0:))
-
Epá, acho que é normal, isso também acontece mais quando os vidros estão muito engordurados/sujos... Não me parece que haja relação com os "lagos", as uniões das várias chapas estão todas muito bem vedadas com massa de junta.
-
Nop, a humidade entrava pela entrada da torre da chauffage... Até porque mal desentupi, nunca mais tive humidades anormais dentro do carro.
-
Tiago, apareciam nos vidros, como se tivessem estado duas (ou mais) pessoas no carro durante algum tempo, num dia húmido de inverno... Isto durante alguns dias seguidos frios, mas pouco húmidos de Dezembro/Janeiro, sem que ninguém usasse o carro. :X
coolwater: 0:))
O meu faz muito isso.
Escorre e tudo lá dentro e nem precisa de estar ninguem dentro do carro.
Tenho de ver se por acaso tenho os escoadores de água entupidos :wink:
-
Bom diy, o meu tb já sofreu desse mal. Um aparte... nao era necessario tirar as escovas :wink:
O meu anda a deixar passar agua noutro sitio, alguem já se deparou com isto?
(http://img264.imageshack.us/img264/3970/fotografia033.jpg) (http://img264.imageshack.us/i/fotografia033.jpg/)
(http://img687.imageshack.us/img687/7839/fotografia034.jpg) (http://img687.imageshack.us/i/fotografia034.jpg/)
Alguma borracha danificada...??
-
Bom DIY,feliz mente ainda não tive esse problema.lol
-
Pedro, o Clio daqui também deixa passar alguma água por entre o capot e a travessa frontal de plástico preto. Por vezes, essa água cai para baixo, mas como não vai para zonas potencialmente susceptíveis, não ligo muito. Podes sempre colocar umas tiras de espuma para calaftar janelas, pode ser que absorvam a água e que esta não passe daí.
-
Ainda não reparei em água nessa zona Pedro, mas irei verificar :wink:
-
Já o clio 3 do meu pai tb faz o mesmo... Vou por lá kk coisa para tapar aquilo
-
Nunca reparei isso no meu também.
Tenho de tomar atenção a ver se acontece o mesmo
-
Bom DIY :happy:
-
bom DIY , o meu também anda cheio de agua :)
agora uma pergunta alguém sabe onde posso comprar as molas que prendem a grelha preta? cumprimentos
-
bom DIY , o meu também anda cheio de agua :)
agora uma pergunta alguém sabe onde posso comprar as molas que prendem a grelha preta? cumprimentos
Esta grelha?
(http://i565.photobucket.com/albums/ss100/tiagopt214/Tiago_160.jpg)
Se sim, o melhor é procurares logo na Renault, duvido que encontres "cá fora" e o tempo/deslocações necessárias, não valerão a pena o esforço.
-
sim mesmo essa, achas que isso se vende a parte? hoje a tirar uma partiu se então decidi tirar lhe e meter 2 novas. se alguem souber o preço disso agradeço muito. abraço
-
Certamente que vendem as molas em separado.
-
obrigado :)
-
Aproveitando este tópico aproveitei para fazer o mesmo ao meu uma vez que o do lado do passageiro já se encontrava completamente obstruído. Reparei foi que não é necessário colocar nenhum arame nos escoadores, pelo menos no do lado do pendura... Aquilo ao contrário do que eu pensava não é um tubo que vai até lá abaixo mas sim uma coisa que mais parece um preservativo hehe:
(http://img846.imageshack.us/img846/7171/dscn1331y.th.jpg) (http://img846.imageshack.us/i/dscn1331y.jpg/)
(http://img88.imageshack.us/img88/3729/dscn1332z.th.jpg) (http://img88.imageshack.us/i/dscn1332z.jpg/)
basta puxar com jeitinho que aquilo sai bem. a do lado do condutor não retirei pois não tinha essa necessidade mas penso que o sistema seja o mesmo ;)
aproveito também para acrescentar que a chave para retirar as escovas é a numero 16.
cumps
-
Bom DIY :cool: :cool:
-
Mais um bom DIY.
-
Boas.
Só para dizer que nem um ano passou e o escoador directo estava de novo entupido... :angry:
Haja paciência para manter bem estes carros! :angry: :grin:
-
Boas.
Só para dizer que nem um ano passou e o escoador directo estava de novo entupido... :angry:
Haja paciência para manter bem estes carros! :angry: :grin:
Aqui bastou pouco mais de 1 mês :)
-
A onde andam vocês com os carros??? Eu nunca limpei o meu lool
-
nem eu :p
-
Este tem andado em estradas de alcatrão e raramente lá passa numa calçada portuguesa....
Se andasse em estradas do tipo das do dakar havia de ser bonito!:D
-
AContece a quem estaciona debaixo de arvores por ex, as folhas acumulam-se... chove e fica tipo papa.
-
AContece a quem estaciona debaixo de arvores por ex, as folhas acumulam-se... chove e fica tipo papa.
Nem mais :X
-
AContece a quem estaciona debaixo de arvores por ex, as folhas acumulam-se... chove e fica tipo papa.
Nem mais :X
Então, ainda bem que este não vê árvores, caso contrário nem um mês se aguentava:D
-
penso o ideal será arranjar uma manha qualquer para manter aquela borracha aberta, algo que não permita que aquilo acumule "papa" em baixo...
-
Pois, eu desta vez retirei-a e limpei-a...
Decidi dar-lhe mais uma oportunidade, se não resultar vou cortar-lhe uma das pernas. Assim, é menos provável que volte a entupir.
-
nem eu :p
O teu tá com escoamento directo... :tongue: falta-te a borracha do lado direito.
-
Boas,
Hoje, durante a lavagem apercebi-me que do lado do pendura a água não estava a cair como previsto.
Depois de uma pesquisa no fórum, vim parar a este tópico, que foi bastante útil. No meu caso não foi necessário desmontar, usei um 'arame' plástico e flexível para desobstruir a passagem e depois disso fiz passar uma quantidade significativa de água para limpar o resto da papa. Agora é uma questão de ir verificando.
Obrigado ao autor pelas dicas e pelas fotos.
RM
Sent from my Nexus 5 using Tapatalk
-
Seria possível actualizar os links das fotos?
Muito Obrigado :tongue: