Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: MRC em 01 de Dezembro de 2010, 19:34 pm
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Ora bem, o meu Renault 11 GTS tem andado a fazer uma coisa estranha...
Noto que está preso (tipo ligeiramente travado) ao arrancar (largar a embraiagem), e efectivamente até se ouve algo a descolar, e até custa a arrancar. :S
Sei que tenho a embraiagem praticamente nas couves, apesar de não patinar... Sei também tem as pastilhas estão nas couves (oiço chiar por vezes).
A minha dúvida como sugere o título é se o problema desse "estar preso" é da embraiagem ou dos travões...
Agradecido desde já a quem conseguir esclarecer.
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o barulho que ouves pode ser a prensa da embraigem nas ultimas e ouves ela a abrir .
quanto aos travões , não estarão as pastilhas a tocar no calo do disco ? ou afinado demais atras ?
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Ou mesmo não esteja a descolar os tambores atrás?
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Sim por acaso notei que a embraiagem faz um "tac" quando a largo após pisar e isto com o motor desligado.
O problema está no trem da frente, atrás está impec. Mas as pastilhas quanto muito podem estar ferro com ferro, ainda que duvido pois ele trava bem e ao travar não chia, apenas em situações de curva e mais no lado esquerdo (que ainda não verifiquei o estado das pastilhas)...
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eu não disse que tavam no ferro .... imagina que o disco tem muito calo e a pastilha ao desencostar do disco fica ainda a tocar na parte do calo , pode provocar esse barulho , capiche ?
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pelo que descreves indico mais a embreiagem.
Se bem que existe ainda a hipotese dos tubos de travão da frt não estarem a fazer o retorno necessário e as pinças só recolher após esforço de arranque.
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eu não disse que tavam no ferro .... imagina que o disco tem muito calo e a pastilha ao desencostar do disco fica ainda a tocar na parte do calo , pode provocar esse barulho , capiche ?
Que é que te referes com "calo" do disco? :S
pelo que descreves indico mais a embreiagem.
Se bem que existe ainda a hipotese dos tubos de travão da frt não estarem a fazer o retorno necessário e as pinças só recolher após esforço de arranque.
Agora que falas nos tubos do travão, sei que no lado direito já tinham sido mudados ainda na posse do antigo dono, já os do lado esquerdo são ainda os de origem... Ei de experimentar a arrancar e deixá-lo parar sem travar e arrancar outra vez, a ver se já não "prende"...
Obrigado pela dicas.
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eu não disse que tavam no ferro .... imagina que o disco tem muito calo e a pastilha ao desencostar do disco fica ainda a tocar na parte do calo , pode provocar esse barulho , capiche ?
Que é que te referes com "calo" do disco? :S
pelo que descreves indico mais a embreiagem.
Se bem que existe ainda a hipotese dos tubos de travão da frt não estarem a fazer o retorno necessário e as pinças só recolher após esforço de arranque.
Agora que falas nos tubos do travão, sei que no lado direito já tinham sido mudados ainda na posse do antigo dono, já os do lado esquerdo são ainda os de origem... Ei de experimentar a arrancar e deixá-lo parar sem travar e arrancar outra vez, a ver se já não "prende"...
Obrigado pela dicas.
testa isso e depois diz algo :happy: :happy:
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Mais logo vou sair nele, digo o veredicto. :)
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Quando é que vens buscar as jantes?
Já estão separadas :dance: :dance: :dance: :dance:
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Quando retirares as pastilhas, verifica se os pistons estão em bom estado, mas não me ocorrem mais causas que as que já foram sugeridas.
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Amigos, já tenho identificada a avaria... Travão do lado esquerdo... À bocado ao estacionar, deixei-o destravado e ao tentar rodar a roda da frente esquerda ouvi um chiar vindo do respectivo disco de travão... Na direita tudo ok.
Que apontam para problema? Pistões da bomba presos ou a mangueira de retorno nas couves? :S
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pode ser o piston preso ...
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Experimenta a desmontar a bomba do travão e "lavas" toda a peça, e no final lubrifica os veios (normalmente são os parafusus que desapertas para abrir a pinça) existe uma massa dourada propria para isso mas não sei o nome. já me aconteceu isso no clio e foi resolvido assim. Nos ditos veios verifica se as borrachas (tipo fole) não estão rotas.
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Massa de cobre.
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Qual é o tipo de "pinça" disso?
Bendix ou Girling?
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Experimenta a desmontar a bomba do travão e "lavas" toda a peça, e no final lubrifica os veios (normalmente são os parafusus que desapertas para abrir a pinça) existe uma massa dourada propria para isso mas não sei o nome. já me aconteceu isso no clio e foi resolvido assim. Nos ditos veios verifica se as borrachas (tipo fole) não estão rotas.
Quase de certeza que as bombas que ai estão montandas são as bombas que acopulam com as famosas pastilhas tortas como se costuma chamar.
E dessa forma de certeza que é a bomba presa.
O melhor mesmo é compras um kit de reparação da bomba ( + / - 4.5 € ) e fica resolvido.
Independente da marca Bendix ou Girlin sou capaz de ter lá bombas e caso queiras posso embrulhar em conjunto com uma jante. :happy: :happy: :happy: :happy:
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O melhor mesmo é compras um kit de reparação da bomba ( + / - 4.5 € ) e fica resolvido.
:shocked:
Só??
Consegues-me arranjar 2 kit de reparação completos (para piston e corrediças) para umas pinças Bendix?
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Ora viva meus amigos,
Antes de mais quero agradecer a todos pela participação e ajuda neste problema... 8)
Felizmente já está tudo nos conformes... A borracha (fole) dos pistões estava apenas desencaixada devido à sujidade entranhada no encaixe da dita borracha, na bomba. Mais digo que a bomba de travão está boa e que o problema está no que costuma ser mais provável aquando de problemas deste tipo: Se bem que existe ainda a hipotese dos tubos de travão da frt não estarem a fazer o retorno necessário e as pinças só recolher após esforço de arranque.
Fiz ouvidos a isto, e eis que 6 euros mais tarde, está tudo resolvido :) Mal desmontei o dito tubo de borracha as bombas "relaxaram" logo... :D
Nem parece o mesmo a arrancar e a virar quando parado e a baixa velocidade :)
Salazar, as bombas de travão são da Bendix.
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O melhor mesmo é compras um kit de reparação da bomba ( + / - 4.5 € ) e fica resolvido.
:shocked:
Só??
Consegues-me arranjar 2 kit de reparação completos (para piston e corrediças) para umas pinças Bendix?
Conseguir conseguesse mas temos que ter os orings/ foles para amostra pois quem vende já não tem catalogo para identificar.
Aliás para o vendedor aquilo é um "mono" os kits' que por lá tem....