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DIY => DIY - Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: laguna1994 em 09 de Novembro de 2009, 21:58 pm
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Pessoal, segue o tutorial de como trocar a bomba de combustível do Clio.
Também é possível segui-lo para trocar a bóia de combustível ou mesmo todo o corpo de bóia e bomba.
Ingredientes:
1 chave de fenda;
1 chave philips;
1 lubrificante/desengripante tipo WD40;
1 cola tipo silicone;
1 giz de cêra em três cores diferentes ou qualquer outra coisa que possa marcar borracha;
1 bomba nova
Modo de preparo:
Primeiramente é necessário localizar o acesso à bomba de combustível.
- Levante o banco traseiro;
- Você verá uma tampa plástica conforme a foto abaixo.
(http://img18.imageshack.us/img18/8919/tuto10e.jpg) (http://img18.imageshack.us/i/tuto10e.jpg/)
Retire-a com cuidado pois ela pode estar ressequida, além disso, possui uma cola de silicone e algumas travas.
Tampa retirada, podemos ver a imagem abaixo.
Hora de fazer uma bela limpeza para retirar o excesso de pó e sujeira.
- Desconecte o conector elétrico;
- Usando o giz de cêra, marque a sequência das mangueiras;
- Solte os parafusos das mangueiras, use WD40 se necessário;
- Retire as mangueiras com cuidado, vai derramar um pouco de gasolina.
(http://img17.imageshack.us/img17/2085/tuto01a.jpg) (http://img17.imageshack.us/i/tuto01a.jpg/)
Para retirar todo o corpo da bomba e bóia, é necessário soltar o anel plástico que prende no tanque.
Veja na foto abaixo onde está localizado esse anel.
(http://img42.imageshack.us/img42/8526/tuto01b.jpg) (http://img42.imageshack.us/i/tuto01b.jpg/)
Retirado o anel, podemos puxar a bomba para fora do tanque.
Cuidado para não deixar o anel (outro!!) de borracha cair dentro do tanque, veja na imagem abaixo.
(http://img97.imageshack.us/img97/1884/tuto02.jpg) (http://img97.imageshack.us/i/tuto02.jpg/)
Deixe escorrer a gasolina que está dentro da bóia, então retire completamente do tanque/carro.
(http://img39.imageshack.us/img39/1783/tuto03.jpg) (http://img39.imageshack.us/i/tuto03.jpg/)
Agora chegou a hora divertida: momento de soltar o corpo da bomba e trocar o motor.
(http://img4.imageshack.us/img4/6972/tuto04.jpg) (http://img4.imageshack.us/i/tuto04.jpg/)
CUIDADO:
Esse corpo plástico da bomba/bóia pode estar ressequido em função de ficar mergulhado na gasolina.
Para soltar algumas peças, forçaremos algumas travas com uma chave de fenda.
Portanto, todo cuidado é pouco na hora de retirar essa bomba.
Aqui o objetivo é retirar a conexão elétrica da bomba e a abraçadeira da mangueira para retirar o motor da bomba.
Veja na foto abaixo onde esses itens estão localizados.
As fotos da travas plásticas estão mais abaixo na bomba já montada.
- Inicie retirando os parafusos na base da bomba;
- Remova o pré-filtro;
- Solte as travas plástica;
- Desconecte a ligação elétrica;
- Solte a abraçadeira.
(http://img40.imageshack.us/img40/125/tuto05a.jpg) (http://img40.imageshack.us/i/tuto05a.jpg/)
(http://img39.imageshack.us/img39/4903/tuto05b.jpg) (http://img39.imageshack.us/i/tuto05b.jpg/)
Veja os dois motores fora da bomba, aqui está uma pequena diferênça nas bombas, porque a velha é da marca Bosch, e a nova é da marca Magneti Marelli.
(http://img39.imageshack.us/img39/4495/tuto06.jpg) (http://img39.imageshack.us/i/tuto06.jpg/)
Siga o procedimento inverso para montagem do novo motor na bomba.
Veja as fotos.
(http://img42.imageshack.us/img42/7766/tuto07.jpg) (http://img42.imageshack.us/i/tuto07.jpg/)
(http://img18.imageshack.us/img18/4331/tuto08y.jpg) (http://img18.imageshack.us/i/tuto08y.jpg/)
Vamos recolocar a bomba e a bóia no tanque.
Duas precauções aqui:
1a) Aplique WD40 na parte INTERNA do anel de borracha, isso facilitará o "escorregão" da bomba;
2a) Instale PRIMEIRAMENTE o anel de borracha NO TANQUE e depois encaixe a bomba, isso evitará que o anel fique "mordido" causando seu rompimento.
(http://img17.imageshack.us/img17/6195/tuto02b.jpg) (http://img17.imageshack.us/i/tuto02b.jpg/)
(http://img97.imageshack.us/img97/8139/tuto10rs.jpg) (http://img97.imageshack.us/i/tuto10rs.jpg/)
Depois de tudo feito, ligue a ignição na possição ON e veja o zummmmmmmmm da bomba a trabalhar,e enchendo o circuito de gasolina.
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excelente tutorial parabens :cheesy:
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Excelente mesmo. Grande DIY :grin:
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convem não fumar durante a operação
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Se eu fizer o mesmo numa renault kangoo será que ela passa a consumir menos combustivel?
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Experimenta colocar um pedaço de madeira debaixo do pedal do acelerador. Vais ver que consome menos...
que raio de pergunta .....lol
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apenas fiz uma pergunta, escusava era de ser estúpido e malcriado a responder.
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Faltou dizer que convém apertar o anel de plástico novamente no deposito depois de retirar o corpo da bomba/bóia para evitar que o bocal do depósito se deforme durante a operação.
Em relação ao consumo, não sei se o fará baixar, mas o trocar da bomba só é feito quando esta deixa de debitar a pressão necessária para um bom funcionamento do(s) injector(es).
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Bom DIY :)
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apenas fiz uma pergunta, escusava era de ser estúpido e malcriado a responder.
conforme descrito na informação de banimento, a proxima vez que chamar estupido a alguem neste forum, o ban será defenitivo.
não são permitidas ofensas a outros users.
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Boas, tive recentemente um problema na bomba do meu clio II 1.2 gasolina de 99, devido a andar com o carro no casco (reserva) a bomba marou, funciona quando lhe apetece e quando falha, leva 4 marteladas e volta a funcionar...
Imagino que é só uma questão de tempo ate estourar de vez.
O que acontece é que tenho uma bomba em 2ª mão (saiu dum clio 1.2 gasolina de 93) igual á que está no topico que queria transplantar para o clio, mas a bomba que está no carro tem a boia completamente diferente, aparentemente mais rara orque não encontro info em lado nenhum.
Por isso as perguntas que coloco são:
O motor da bomba que aparece aqui é o mesmo do meu carro?
E alguém sabe como desmontar o motor da boia da outra?
agradeco toda a ajuda que conseguir...
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Tens duas opções, ou trocas só a bomba, ou trocas o conjunto completo, e ai é só tirar um corpo e colocar o outro, mas para isso, as fichas tem que ser iguais e o corpo , ser da mesma medida e configuração, para encaixar no depósito como deve de ser.
Se conseguires uma foto da tua, ajudava a perceber qual é e como desmontar.
Não é igual a esta pois não? - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=1304.msg133002#msg133002 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=1304.msg133002#msg133002)
Já agora, no topo do corpo da bomba, tens lá umas referencias, quais é a referencia que lá está? (deve ter 10 dígitos)
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Usando a foto que outro user me mandou, é esta -
(https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/486025_479829372053262_961741019_n.jpg)
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Desculpem o double post, mas n sei como editar a mensagem anterior.
O Motor em segunda mão que tenho para transplantar é este -
(http://www.glencoeltd.co.uk/i.php?w=600&h=600&i=images/aou203-aou202.jpg) (http://www.glencoeltd.co.uk/i.php?w=600&h=600&i=images/aou203-aou202.jpg)
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Tens que soltar a parte de baixo do corpo da bomba.
Onde tens as molas metálicas, tens que separar por ai. Depois a bomba está encaixada no meio da parte de baixo, é desencaixar e colocar a nova. Agora se essa serve lá ou não , não sei.
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já fico com uma ideia, obrigado...depois digo como correu para futura referencia...
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Muito cuidado com os plásticos pois estão muito ressequidos e podem partir. Quando tirares o corpo da bomba do depósito não te esqueças de apertar logo o anel no depósito, para evitar que este deforme, enquanto fazes a troca das bombas.
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o meu não marca o combustivel como deve ser. Meto 10 euros umas vezes sobr um risco e outras sobe 3, a ultima vez subiu 1 passado uns dias subiu outro em andamento. Sabem do que se pode tratar?
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Com 10€ não esperes milagres para o ponteiro mexa muito ;)
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Não é o caso de mexer muito. É ele umas vezes mexer um outras 3. E aumentar de pois de ter andado com ele.
P.S: Meti os 10 das duas vezes quando acendeu a reserva
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Isso que carro é? Visor analógico ou digital???
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Visor Digital
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Normal.. Já a um colega disso isso.. O visor digital tem um problema não actualiza para cima... Se parares o carro num sitio que ele vai marcar menos, irá andar com isso até desligares o carro... Como tal pensas que apenas tem (exemplo) 2 traços... Vais abastecer e como tal desligaste o carro.. Na realidade ele tinha quase 4 traços, mas como ele estava numa descida, ou numa curva ele marcou menos gasolina, quando ligares ele marca 4 ou 5 traços.... E pensas UAAAHHH 5€ dá muito... Mas é tanga... acredita...
Já tive vezes de 5 euros aumentar 1 traço.. outras de aumentar 3 traços...
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Ou seja tem 2 traços de diferença?
Aconteceu-me isso, 10 euros deu 1 traço uma vez outra deu 3 traços
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Vocês dão demasiada importância a uma treta que converte 40 e tal litros de combustível, numa outra treta que tem 9 traços.
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Não é caso de importÂncia, este carro ja me pregou uma partida, estava habituado ao corsa que a reserva primeiro acendia depois piscava e este não pisca até que ele ficou vazio xD
E é o caso de marcar a reserva eu meter 10 euros e subir 3 traços é desnecessário eu meter gasolina se ainda tiver, daqui a pouco ando com o deposito cheio e eu a pensar que a gasolina está a acabar
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A minha experiência com isso num Clio II 1.5 dCi.
Depósito atestado, 9 traços acesos. cento e muitos km até que apague o traço de cima, por vezes até, mais de 250 km.
A partir daqui cada traço apaga muito mais depressa, e dependendo do tipo de condução pode dar para fazer ainda uns 750 km mais, ou então nem 500...(ou 300...).
Resumindo, qual é a fiabilidade de uma conversão de 40 e tal litros em 9 traços?
Uma bela bosta.
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Eu sei, mas eu queria opinião a saber se a bomba estava avariada ou não, é que não percebo praticamente nada de mecánica
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Não consigo perceber!!!! Não tens o carro no mecânico por causa da garantia!?? Porque não falas desse problema e pedes para resolver? Porque raio tens um carro que tem garantia, que o stand tem obrigação de pôr em condições(pelo menos assim o dás a entender) e depois andas a tentar atamancar as coisas???
Sinceramente, não consigo entender!!!
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Eu disse que não falei com o mecánico? Estou a ouvir segundas opiniões de pessoas mais entendidas especificamente na marca e modelo do carro, que já podem ter tido o mesmo problema, e afinal pelo que o Blurr disse é normal nos digitais isso acontecer.
Mas obviamente eu falei com o mecánico para ele ver o que se passava
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luisnogeira não tem nada que mudar é normal nesses carros.. Um a pessoa não vai reclamar de algo que é normal nesses carros qual a lógica disso?
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Estava tentar analisar como trocar bomba combustivel, mas fotos nao aparecem! É erro meu, ou as fotos "foram-se"? Aqui é um clio, meu caso será um Laguna 1.9 dci 2002. Obg