Forum RenaultPT
DIY => DIY - Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: laguna1994 em 09 de Novembro de 2009, 22:39 pm
-
Quando o Clio começa a não querer pegar, ou apaga repentinamente o problema pode ser o sensor de rotação que apresenta mal contato ou sujeira.
A limpeza e aperto no conector na maioria das vezes resolve o problema!
Veja um passo a passo no motor 1.0 8v
(http://img41.imageshack.us/img41/1457/8vcm3.jpg) (http://img41.imageshack.us/i/8vcm3.jpg/)
Localização detalhada:
(http://img5.imageshack.us/img5/927/75255167pw0z.jpg) (http://img5.imageshack.us/i/75255167pw0z.jpg/)
(http://img44.imageshack.us/img44/4899/61545205as0.jpg) (http://img44.imageshack.us/i/61545205as0.jpg/)
(http://img198.imageshack.us/img198/3042/34132607jb5.jpg) (http://img198.imageshack.us/i/34132607jb5.jpg/)
(http://img195.imageshack.us/img195/5517/71494648mp2.jpg) (http://img195.imageshack.us/i/71494648mp2.jpg/)
Localizando o sensor basta desconectar e limpar com um spray limpa contatos.
Abaixo uma reportagem interessante da Quatro Rodas sobre o problema no sensor:
http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/autodefesa/conteudo_182907.shtml (http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/autodefesa/conteudo_182907.shtml)
-
Esse sensor, também chamado sensor de ponto morto e sensor TPS costuma dar muitos problemas nos clios. Acrescento que a sua substiuição custa cerca de 80€ na renault para um clio 2 fase 1 1.2.
Boa informação!
-
No clio III continua a dar problemas ou foi situaçao que a Renault corrigiu? :undecided:
Bom DIY :cheesy:
-
No clio III continua a dar problemas ou foi situaçao que a Renault corrigiu? :undecided:
Bom DIY :cheesy:
No clio 3 nunca ouvi falar em problemas nesse sensor. EM clio 2 fase 1 é bem frequente. Em fase 2 não é tão frequente, mas acontece.
-
Olá a todos!
Peço desculpa por estar a desenterrar este tópico, mas foi por causa deste tópico que consegui resolver o problema no carro da minha mulher, um Clio II fase I 1.2i. Os sintomas foram os descritos no primeiro post (de vez em quando custava a pegar).
Após alguma pesquisa (as fotos do primeiro post não estão a funcionar) lá consegui encontrar este video:
https://www.youtube.com/watch?v=3Bu-E5HQqjI (http://www.youtube.com/watch?v=3Bu-E5HQqjI#ws)
O sensor estava todo negro. Foi preciso bastante limpeza, para aquilo ficar outra vez brilhante.
Espero que ajude alguem.
Abraços!
-
O Clio 1.2 16v de 2003 do meu pai anda exactamente com este sintoma à mais de 1 ano, por vezes custa a pegar, às vezes é preciso insistir bastante...e não é que a solução pode ser tão simples quanto isto?! Quando tiver um tempinho livre vou tentar retirar esse tal sensor e fazer uma limpeza a ver se fica solucionado esse problema :smiley:
-
Companheiro, não custa nada tentar. Comigo resultou.
Abraços!
-
Segundo o video, o meu apresenta esse sintoma, aliás tem um extra, a luz que normalmente encontra-se a piscar quando está desligado, começa a ficar intermitente, só passado algum tempo é que lá consigo po-lo a trabalhar. A dúvida é se com a limpeza ou a substituição dessa peça resolve, e se claro é fácil.
-
Îsso ai é a chave.. O problema é do imobilizador...