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DIY => DIY - Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: laguna1994 em 09 de Novembro de 2009, 22:39 pm

Título: [DIY] CLIO II - FASE I - Limpar CAPTOR PMS
Enviado por: laguna1994 em 09 de Novembro de 2009, 22:39 pm
Quando o Clio começa a não querer pegar,  ou apaga repentinamente o problema pode ser o sensor de rotação que apresenta mal contato ou sujeira.
A limpeza e aperto no conector na maioria das vezes resolve o problema!

Veja um passo a passo no motor 1.0 8v

(http://img41.imageshack.us/img41/1457/8vcm3.jpg) (http://img41.imageshack.us/i/8vcm3.jpg/)


Localização detalhada:


(http://img5.imageshack.us/img5/927/75255167pw0z.jpg) (http://img5.imageshack.us/i/75255167pw0z.jpg/)

(http://img44.imageshack.us/img44/4899/61545205as0.jpg) (http://img44.imageshack.us/i/61545205as0.jpg/)

(http://img198.imageshack.us/img198/3042/34132607jb5.jpg) (http://img198.imageshack.us/i/34132607jb5.jpg/)

(http://img195.imageshack.us/img195/5517/71494648mp2.jpg) (http://img195.imageshack.us/i/71494648mp2.jpg/)


Localizando o sensor basta desconectar e limpar com um spray limpa contatos.

Abaixo uma reportagem interessante da Quatro Rodas sobre o problema no sensor:


http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/autodefesa/conteudo_182907.shtml (http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/autodefesa/conteudo_182907.shtml)
Título: Re: DIY Limpando o sensor de rotação Clio
Enviado por: Xmarine em 09 de Novembro de 2009, 22:59 pm
Esse sensor, também chamado sensor de ponto morto e sensor TPS costuma dar muitos problemas nos clios. Acrescento que a sua substiuição custa cerca de 80€ na renault para um clio 2 fase 1 1.2.

Boa informação!
Título: Re: DIY Limpando o sensor de rotação Clio
Enviado por: Gonçalo em 10 de Novembro de 2009, 01:49 am
No clio III continua a dar problemas ou foi situaçao que a Renault corrigiu?  :undecided:

Bom DIY  :cheesy:
Título: Re: DIY Limpando o sensor de rotação Clio
Enviado por: Xmarine em 10 de Novembro de 2009, 12:29 pm
No clio III continua a dar problemas ou foi situaçao que a Renault corrigiu?  :undecided:

Bom DIY  :cheesy:

No clio 3 nunca ouvi falar em problemas nesse sensor. EM clio 2 fase 1 é bem frequente. Em fase 2 não é tão frequente, mas acontece.
Título: Re: [DIY] CLIO II - FASE I - Limpar CAPTOR PMS
Enviado por: jose.ribeiro em 22 de Setembro de 2014, 16:09 pm
Olá a todos!

Peço desculpa por estar a desenterrar este tópico, mas foi por causa deste tópico que consegui resolver o problema no carro da minha mulher, um Clio II fase I 1.2i. Os sintomas foram os descritos no primeiro post (de vez em quando custava a pegar).

Após alguma pesquisa (as fotos do primeiro post não estão a funcionar) lá consegui encontrar este video:

https://www.youtube.com/watch?v=3Bu-E5HQqjI (http://www.youtube.com/watch?v=3Bu-E5HQqjI#ws)

O sensor estava todo negro. Foi preciso bastante limpeza, para aquilo ficar outra vez brilhante.

Espero que ajude alguem.

Abraços!
Título: Re: [DIY] CLIO II - FASE I - Limpar CAPTOR PMS
Enviado por: LuisR11 em 16 de Novembro de 2014, 17:16 pm
O Clio 1.2 16v de 2003 do meu pai anda exactamente com este sintoma à mais de 1 ano, por vezes custa a pegar, às vezes é preciso insistir bastante...e não é que a solução pode ser tão simples quanto isto?! Quando tiver um tempinho livre vou tentar retirar esse tal sensor e fazer uma limpeza a ver se fica solucionado esse problema :smiley:
Título: Re: [DIY] CLIO II - FASE I - Limpar CAPTOR PMS
Enviado por: jose.ribeiro em 17 de Novembro de 2014, 11:42 am
Companheiro, não custa nada tentar. Comigo resultou.

Abraços!
Título: Re: [DIY] CLIO II - FASE I - Limpar CAPTOR PMS
Enviado por: RJ Dias em 29 de Janeiro de 2015, 12:38 pm
Segundo o video, o meu apresenta esse sintoma, aliás tem um extra, a luz que normalmente encontra-se a piscar quando está desligado, começa a ficar intermitente, só passado algum tempo é que lá consigo po-lo a trabalhar. A dúvida é se com a limpeza ou a substituição dessa peça resolve, e se claro é fácil.
Título: Re: [DIY] CLIO II - FASE I - Limpar CAPTOR PMS
Enviado por: Blurr em 29 de Janeiro de 2015, 15:13 pm
Îsso ai é a chave.. O problema é do imobilizador...