Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: ftuc em 13 de Dezembro de 2010, 15:14 pm
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Boas!
O meu computador de bordo , quando largo o acelerador, dá me uma contagem de 2 L e tal /100 (faz isto a descer ). não deveria dar 0.0 ? ( engatado)
Hoje ia mais embalado e chegou a dar 0.0 mas depois voltou a contar segundos depois :S
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Depende da rotação a que está o motor... No caso de motor a gasolina a menos de 1500rpms, ao tirar o pé do acelerador o consumo não é nulo, embora seja baixo, indicando valores entre 1.5 e 2 l por 100.
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Então tem que ir mesmo muito embalado para ser de borla loool
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Levas o pé na embraiagem, vai desengatado ou vai engatado mas com os pedais livres?
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Engatado mas com os pedais livres
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Engatado mas com os pedais livres
Dessa forma a minha menina marca 0.0l/100 lol :happy: vá a que rotação for.
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O meu é um Renault Laguna 1.8 RXE de 1994 esqueci me de dizer lool
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Tou a ver que faz diferença de gasolina para gasóleo... :huh:
Mas em compensação, a subir já vi a minha menina a marcar 25l/100 :laugh:
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Todos os clios aqui de casa marcam 0.0l/100km independentemente da rotação e da motorização que têm. Isto se forem a travar com o motor.
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Todos os clios aqui de casa marcam 0.0l/100km independentemente da rotação e da motorização que têm. Isto se forem a travar com o motor.
eu também tinha a ideia que não importava a rotação :S
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Todos os clios aqui de casa marcam 0.0l/100km independentemente da rotação e da motorização que têm. Isto se forem a travar com o motor.
Nahh... Pega no 1.2 75cv e deixa-lhe engatado em descida às 1000 rpms e vais ver que não marca 0... Tanto no meu, como no confort de 2006 que andei, são assim...
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Então dá para dizer uma velocidade média em que o carro fique a gastar zero? LoooL
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Todos os clios aqui de casa marcam 0.0l/100km independentemente da rotação e da motorização que têm. Isto se forem a travar com o motor.
Nahh... Pega no 1.2 75cv e deixa-lhe engatado em descida às 1000 rpms e vais ver que não marca 0... Tanto no meu, como no confort de 2006 que andei, são assim...
Isso depende da velocidade a que fores, se fores numa descida (sem o pé no acelerador) e o motor for a travar o carro o CB vai a zeros se for a forçar o andamento, ou seja muito devagar com uma modança alta vai sempre a gastar qualquer coisa no CB...
Se fizeres uma redução para travar com o motor a rotação é alta e o CB marca zeros.
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Todos os clios aqui de casa marcam 0.0l/100km independentemente da rotação e da motorização que têm. Isto se forem a travar com o motor.
Nahh... Pega no 1.2 75cv e deixa-lhe engatado em descida às 1000 rpms e vais ver que não marca 0... Tanto no meu, como no confort de 2006 que andei, são assim...
Isso depende da velocidade a que fores, se fores numa descida (sem o pé no acelerador) e o motor for a travar o carro o CB vai a zeros se for a forçar o andamento, ou seja muito devagar com uma modança alta vai sempre a gastar qualquer coisa no CB...
Se fizeres uma redução para travar com o motor a rotação é alta e o CB marca zeros.
Mas assim não vai forçar o motor?
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A mim ensinaram-me na escola de condução que devemos sempre ajudar a travar com o motor, evita o desgaste e aquecimento dos calços de travão... Não sei se será carrecto :huh: :assobio:
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A mim ensinaram-me na escola e condução que devemos sempre ajudar a travar com o motor, evita o desgaste e aquecimento dos calços de travão... Não sei se será carrecto :huh: :assobio:
É que os calços são mais baratos que o motor e a caixa loool
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A mim ensinaram-me na escola e condução que devemos sempre ajudar a travar com o motor, evita o desgaste e aquecimento dos calços de travão... Não sei se será carrecto :huh: :assobio:
É que os calços são mais baratos que o motor e a caixa loool
Pois são, mas quando um dia fores a descer uma estrada de montanha cheia de curvas e so usares o travao de pe, sem o uso do travao de motor e eles sobreaquecerem depois vez o que te acontece... Digamos que deixas de ter travoes e paras onde ele parar, seja ca em baixo, seja na traseira dum carro, etc...
Nos Estados Unidos da America existe uma montanha muito conhecida chamada de Pikes Peak, nessa montanha junto das cabines de saida da mesma, os policias que la estao mandam parar todos os carros e verificam com um termometro digital por IR todos os discos de travoes de todos os carros. Se estiverem acima de uma certa temperatura nao te deixam descer, pois não estao para te ir apanhar sabe-se la onde.
Mas isto sou so eu que nada percebo. Ate ja uma vez fiquei sem travoes na BTT por sobreaquecimento dos mesmos e se nao fosse o de tras que pouco usei nesse dia digamos que tinha um encontro com um pinheiro...
Sim que numa bicicleta e facil usar o travao de tras, num carro ganhas direito a uns piões e tudo... Fica bem para a fotografia... :laugh:
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Ainda ontem a descer a serra da estrela com uma carrinha com 6 pessoas e respectiva bagagem, acredita, se não fosse a ajuda da caixa engrenada em 2ª acho que ficava "sem travões" num instante.
Deve-se sempre usar a caixa para reduções de forma a aumentar a segurança e até prevenir o desgaste de algum material...
De qualquer modo, aqui foge-se um pouco à dúvida do tópico.
Na verdade o meu Clio TCe até às 1000 e qualquer coisa também vai marcando consumo no CB, mas quando a rotação vai mais alta e deixo-o andar sem estar a carregar em qualquer pedal, ele está sempre a 0.0.
Nos diesel não sei como é que isso se processa, não vi na carrinha que levei (até porque a dúvida ainda nem tinha sido apresentada), mas hei-de experimentar com a minha Volvo.
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Em reduções que suba um pouco a rotação marca cerca de .1, .2 de consumo. Com o pe tirado acho que tambem marca se tiver engatado. Se vier a descer engatado marca zero, se vier desengatado marca .1, .2.
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Nos diesel ao tirar o pé do acelerador, o consumo instantâneo vai para zero, porque é o próprio movimento do carro que "ajuda" o motor a rodar. Nesta situação o consumo é residual, pelo que o valor é zero. Com o carro desengatado ou com o pé na embraiagem, aí o gasóleo é necessário para fazer o motor rodar. Neste caso e dependendo da velocidade oscila entre 0,2 e 0,9 l/100.
Atenção que os Renault actuais, abaixo dos 30 km/h não dão essa indicação.
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Eu acho que estamos todos a falar do mesmo mas de forma diferente. :wink:
Convem possivelmente diferenciar o travar com o motor do ter uma mudança engrenada e deixar o carro ir andando e neste segundo caso o MRC e o Lipe têm razão, o CB vai a marcar o gasto correspondente.
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Isso é igual aos carros a gasolina.
A próprio movimento do carro faz o motor "girar" sem que este necessite do fluxo do combustível para o fazer, assim o consumo instantâneo é 0.0l
Não vejo diferenças então.
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Hoje vai tudo testar o CB loool
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Em terreno plano, basta tirar o pé do acelerador e se deixarmos o carro ir assim, vai marcar 0,0 l/100.
Claro que nesta situação o carro começa a perder velocidade.
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Em terreno plano, basta tirar o pé do acelerador e se deixarmos o carro ir assim, vai marcar 0,0 l/100.
Claro que nesta situação o carro começa a perder velocidade.
Mas fica a depender das tais 1500 rpm minimas, isto foi o que entendi. O sistema de cut-off deve activar apartir daí.
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Não há entrada de combustível para o manter na rotação que estava nem inclinação, logo abranda :smiley:
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Em terreno plano, basta tirar o pé do acelerador e se deixarmos o carro ir assim, vai marcar 0,0 l/100.
Claro que nesta situação o carro começa a perder velocidade.
Era isso que eu me estava a referir mas se fores a uma velocidade reduzida e com uma mudança alta ele mantem ou aumenta ligeiramente a velocidade e apresenta algum consumo.
De resto apresenta sempre 0.0l/100.
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Todos os clios aqui de casa marcam 0.0l/100km independentemente da rotação e da motorização que têm. Isto se forem a travar com o motor.
Nahh... Pega no 1.2 75cv e deixa-lhe engatado em descida às 1000 rpms e vais ver que não marca 0... Tanto no meu, como no confort de 2006 que andei, são assim...
Isso depende da velocidade a que fores, se fores numa descida (sem o pé no acelerador) e o motor for a travar o carro o CB vai a zeros se for a forçar o andamento, ou seja muito devagar com uma modança alta vai sempre a gastar qualquer coisa no CB...
Se fizeres uma redução para travar com o motor a rotação é alta e o CB marca zeros.
Não depende propriamente da velocidade, mas sim do facto de deixares o pedal do acelerador ainda acima das 1500rpms e deixares ele baixar gradualmente a rotação até às 1000 e poucas rpms (fase em que começa a gastar), e aí sim até a essas 1000 e poucas vai a marcar 0.0... Mas experimenta a deixares o pedal ali das 1250 e irás verificar que o C.B. não vai para zeros, e está na mesma a travar o carro (ainda que pouco), pelo que continua a consumir. :P
Nos diesel sem o pé no acelerador, deixam de consumir até ao relanti. ;)
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Todos os clios aqui de casa marcam 0.0l/100km independentemente da rotação e da motorização que têm. Isto se forem a travar com o motor.
Nahh... Pega no 1.2 75cv e deixa-lhe engatado em descida às 1000 rpms e vais ver que não marca 0... Tanto no meu, como no confort de 2006 que andei, são assim...
Isso depende da velocidade a que fores, se fores numa descida (sem o pé no acelerador) e o motor for a travar o carro o CB vai a zeros se for a forçar o andamento, ou seja muito devagar com uma modança alta vai sempre a gastar qualquer coisa no CB...
Se fizeres uma redução para travar com o motor a rotação é alta e o CB marca zeros.
Não depende propriamente da velocidade, mas sim do facto de deixares o pedal do acelerador ainda acima das 1500rpms e deixares ele baixar gradualmente a rotação até às 1000 e poucas rpms (fase em que começa a gastar), e aí sim até a essas 1000 e poucas vai a marcar 0.0... Mas experimenta a deixares o pedal ali das 1250 e irás verificar que o C.B. não vai para zeros, e está na mesma a travar o carro (ainda que pouco), pelo que continua a consumir. :P
Nos diesel sem o pé no acelerador, deixam de consumir até ao relanti. ;)
Eu tinha ouvido, não sei se sera verdade que chega mesmo a cortar a injecção nos carros a gasoleo. Atenção que ouvi, não sei a veracidade disso.
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Não depende propriamente da velocidade, mas sim do facto de deixares o pedal do acelerador ainda acima das 1500rpms e deixares ele baixar gradualmente a rotação até às 1000 e poucas rpms (fase em que começa a gastar), e aí sim até a essas 1000 e poucas vai a marcar 0.0... Mas experimenta a deixares o pedal ali das 1250 e irás verificar que o C.B. não vai para zeros, e está na mesma a travar o carro (ainda que pouco), pelo que continua a consumir. :P
Nos diesel sem o pé no acelerador, deixam de consumir até ao relanti. ;)
Na quarta levo o clio da minha velhota e experimentamos. :tongue:
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Todos os clios aqui de casa marcam 0.0l/100km independentemente da rotação e da motorização que têm. Isto se forem a travar com o motor.
Nahh... Pega no 1.2 75cv e deixa-lhe engatado em descida às 1000 rpms e vais ver que não marca 0... Tanto no meu, como no confort de 2006 que andei, são assim...
Isso depende da velocidade a que fores, se fores numa descida (sem o pé no acelerador) e o motor for a travar o carro o CB vai a zeros se for a forçar o andamento, ou seja muito devagar com uma modança alta vai sempre a gastar qualquer coisa no CB...
Se fizeres uma redução para travar com o motor a rotação é alta e o CB marca zeros.
Não depende propriamente da velocidade, mas sim do facto de deixares o pedal do acelerador ainda acima das 1500rpms e deixares ele baixar gradualmente a rotação até às 1000 e poucas rpms (fase em que começa a gastar), e aí sim até a essas 1000 e poucas vai a marcar 0.0... Mas experimenta a deixares o pedal ali das 1250 e irás verificar que o C.B. não vai para zeros, e está na mesma a travar o carro (ainda que pouco), pelo que continua a consumir. :P
Nos diesel sem o pé no acelerador, deixam de consumir até ao relanti. ;)
Eu tinha ouvido, não sei se sera verdade que chega mesmo a cortar a injecção nos carros a gasoleo. Atenção que ouvi, não sei a veracidade disso.
Verdade mesmo.
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No scénic faz os 0.0 engatado e chega a fazer 1.0 ou mais tando desengatado.Quanto a estando engatado começar a consumir abaixo das 1500rpm sinceramente não faço ideia se faz isso nunca reparei.(o scénic é a gasolina).
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No scénic faz os 0.0 engatado e chega a fazer 1.0 ou mais tando desengatado.Quanto a estando engatado começar a consumir abaixo das 1500rpm sinceramente não faço ideia se faz isso nunca reparei.(o scénic é a gasolina).
Experimentei , e no meu Laguna só vai a zero quando largo o pé nas 2500 rpm (mais ao menos)
não é permitido fazer duplos posts , agradecemos que os evite
Será normal só dar 0.0 a 2500 rpm?