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Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: overlord em 30 de Dezembro de 2010, 14:10 pm
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Boas... Enfim depois de em novembro ter berrado o motor do megas e ter levado uma reparaçao um bocado dispendiosa numa altura que, quer pela crise quer pelos festejos nao se recomenda gastar muito dinheiro, enfim agora berrou o modulo do Ac...
Deixou-me de funcionar o ventilador do ar acondicionado automatico, enfim levo a uma oficina auto eles vêem e dizem é o ventilador mas que o melhor é levar a um electricista auto para confirmar, levo a um electricista auto que me diz ser o ventilador mas que como nâo ta habituado a trabalhar com essas coisas, e que sâo muito melindrosas e tal eu decido levo-lo a renault, nomeadamente a multiauto sines para um diagnostico.
De referir que so o ultimo diagnostico é que foi a doer, a pagar va que nem foi muito caro.
Ora ontem chego a renault, o atendimento, sr. Beja Muito simpatico disse-me para esperar que ja estariam alguns carros a ser atendidos mas sempre com muita simpatia.
Ao fim de duas horas la vejo o meu carro a ser puxado para a rua e o Sr. Beja a dizer-me meu amigo tens uma avaria que raramente acontece, pensando eu com a sorte que tenho era provavel acontecer, diz-me que era o modulo do ac, tendo-me mostrado no dialogsys a peça em questão.
Resultado a volta de 217€ de reparaçao, sendo que cerca de 100€ para a peça e o resto em quase 3horas de mão de obra.
Ora chegado eu a casa vou consultar o dialogsys e o manual tecnico do Megas II e vejo que no manual tecnico chamam a peça modulo de potencia do ventilador mas o manual ta em espanhol.
Bem traduções a parte não me quere parecer que a peça em questão demore 3 horas a mudar, pois segundo o manual aquilo é so desligar a ficha do pedal do acelarador, tirar dois parafusos e os encaixe e seguir puxar o modulo.
Resta-me dizer é um bom carro o megane II, deu as avarias que deu mas todos os carros dão, alguns mais outros menos mas todos dao problemas, agora que eu tive azar tive ao ponto de o sr. beja ter dito "jovem voce deve tar com azar"
Enfim com o ano novo la se fara a marcação e a dita reparação e nova despesa.
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Isso é que é pena... a ver se se resolve o problema e te deixa de dar dor de "carteira"!
Desde que me inscrevi no forum, ando sempre com a carteira "escondida"...vamos vendo algumas situação e pensamos: "ui, a minha tbm faz isso"... :sad:
Só espero que se mantenha afastada dos mecanicos e afins o maior tempo possivel...
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nas oficinas da marca , não importa quanto tempo demora uma peça a ser mudada . se o tempo dado pela marca for 3 horas , é isso que e cobrado independentemente de demorar 1 hora , 3 horas ou 6 horas . mas podes sempre comprar a peça e substitui la
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Exacto, no meu veiculo estava tabelado para um problema que tive no ESP como 3 horas de mao de obra, no entanto o carro teve la o dia todo. Estava na garantia, nao paguei, mas se tivesse de pagar seria so as 3 horas, não mais.
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Em principio vou mesmo mudar na renault, la faço mais uma choradeira quando vir os €€€ abalaram mas pronto tem que ser.
É que nesta altura do ano andaram sem ventilação em cidade doi muito.
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então mas se é só desligar a ficha do pedal e tirar 2 parafusos .... fazes isso num instante
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Eu sou daqueles que a parte teorica até corre bem, mas depois quando chega a pratica... é para esquecer
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aventura te , já está estragado mesmo
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Eu sou daqueles que a parte teorica até corre bem, mas depois quando chega a pratica... é para esquecer
Faz, tira fotos, faz um vídeo.
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Bem como o sr beja disse que aquilo raramente avaria, e os €€€ nao abundam vou-me arriscar por uma usada, so que a unica pessoa que me respondeu pediu 75€ por uma usada o que eu amavelmente recusei, dizendo que para isso comprava uma nova. mas pronto a haver DIY so para o ano.
Cumprimentos e Feliz Ano novo a todos
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se puseres aqui a foto da peça e da referencia , posso ver o que consigo
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(http://img228.imageshack.us/img228/1852/semttulozwl.png) (http://img228.imageshack.us/i/semttulozwl.png/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
A referencia é 7701207718
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Boas ja tenho novidades... acabei por arranjar dum sucatado, mandei vir e pimba nao funcionava... ora como o gajo da sucata ficava em esposende e eu em Odemira falei com o gajo e ele disse-me que mandava outra sem custos e até ficava com a primeira que ele mandava... experimentei e pimba nada.... :angry:
Fiquei fod.do até porque pode por coicidencia ser as peças mesmo estragadas.
Fiquei ja a fazer contas a vida que haveria mais alguma coisa estragada... Procurei na net e que é que encontro que automoveis do grupo PSA utilizam esta peça, nos seus AC automaticos mas nao sao todos, e até que é é bastante a diferenca de preço para ai em 40€ mas em espanha segundo o forum scenic...
Mas tambem descobri mais uma coisa e isto ja vem do controlo de qualidade da Valeo aqueles modulos avariam mais do que o Sr Beja da renault me disse, ao que parece tem um contacto que vai perdendo a solda sendo que é facil de reparar a peça e o transistor nao tiver berrado mesmo, assim que entao que eu irei fazer amanha é abrir a peça, alias as 3 peças e ver se neste caso é mesmo a falta de solda. Como não tou na minha casa eu não tenho meios para soldar la terei que ver se aqui para estes lados encontro alguem que me faça o serviço, mas não me cheira...
Mais tarde la irei fazer um DIY o meu primeira DIY :happy:
Contudo e com a sorte que eu tenho que não tenho tido muita pode-se dar o caso de os modulos nao terem mesmo reparação ou o ventilador estar mesmo fod.do(peço desde ja a moderação desculpas pelo o palavrão) o que so seria reparado daqui a uns meses.
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eu nunca vi nenhum modulo desses avariado , mas espera se então que «seja só isso »
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Mas afinal o que é que está avariado :huh:
Será mesmo o módulo. :huh: :huh:
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Bem os modulos paracem ter a solda boa... enfim amanha irei experementar algo que se encontra no capitulo 62B do manual do oficina para renault megane. Mais nomeadamente a arvore de diagnosticos.
La diz que o grupo moto-ventilador funciona variando a a voltagem entre os 5 e os 12 volts para regular a velocidade do mesmo sendo que no carro com a Ac manual é uma resistencia e no Ac automatico é um modulo electronico.
Por esta regra a maneira mais facil de testar é aplicar uma voltagem directa de 12 volt's na cabelagem que se dirige ao ventilador, se ele funcionar ainda que va a funcionar a velocidade maxima ja fico a saber que ele esta bom...
Assim depois so me resta analisar a voltagem a saida do Modulo.
Na dita arvore de dignosticos diz que para se chegar a esta conclusao implica o carro ser ligado primeiro uma vez e alterar a velocidade no botoes da chauffagem e ver se surge a alteração no computador para descartar que se os botoes estragrados ou o quadrante do chauffagem(acho que é assim que se diz).
Amanha la faremos os testes.
Entranto tou a concorrer ao concurso no Face para uma carrinha de uma marca da concorrencia... Pode ser que tenha sorte(duvido, duvido muito).
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boa sorte ai nessa busca
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Entranto tou a concorrer ao concurso no Face para uma carrinha de uma marca da concorrencia... Pode ser que tenha sorte(duvido, duvido muito).
Blasfémia, uma carroça (Astra) da concorrência... :laugh:
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Eu sei que é blasfemia, e eu nesta nao sei como é, mas o modelo que agora saiu do mercado era duro mas duro... na altura que comprei o megas tive oportunidade de comprar um Astra com 58mil Km e 6 meses de matricula e dei com o pé para tras.
Agora do megas eu gosto do modelo, gosto muito, so nao gosto é ja do meu megas, tem se portado mal.
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JA funciona, Ja funciona...
Primeiro fiz o teste ligando o ventilador a corrente de 12volt's, ou seja velocidade maxima do ventilador e magia funcionou, a seguir num descaro de consciencia pensei vou ligar o modulo e ver se trabalha mas sem esperança alguma...
Ui quando aquilo começa a funcionar e eu a seleccionar velocidades e aquilo normla como se tivesse tado sempre bom,
mas o tres modulo, tanto o que era de origem com o carro, mais o que veio da sucata e depois o outro que veio susbtituir o da sucata por se pensar que tava estragado... Resultado fiquei convencidissimo que o problema é da cablegem, e agora quando tiver mais T€€mpo vou mudar a cabelagem, por uma nova.
Como nenhum dos modulos ficou montado devido a ser domingo e a oficina que me empresta as ferramentas tar fechada amanha saco as fotos e faço o DIY...
Mas muito simple a mudança da Peça, deu foi dores de cabeça descobrir o que era
Ps: Depois de funcionar fiquei com vontade de usar um martelo no carro por ter funcionado, é aquilo deu muitas dores de cabeça.
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Ps: Depois de funcionar fiquei com vontade de usar um martelo no carro por ter funcionado, é aquilo deu muitas dores de cabeça.
Martelo?
Fala com o Lipe...
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é preciso é que fique bom :)
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:martelo:
Deram-me um brinquedo agora :laugh:
Ainda bem que já detectaste o problema.
agora é ficar tudo resolvido.
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Ja ta montado no sitio, a bombar, e fotos sacadas, falta so carregar na net, e construir um DIY simples, logo a tarde mama ja com 260km que se fod.e o meu menino... :dance:
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Ja ta montado no sitio, a bombar, e fotos sacadas, falta so carregar na net, e construir um DIY simples, logo a tarde mama ja com 260km que se fod.e o meu menino... :dance:
Eh pá isso é que é carinho pelo : "O menino " :
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Ja ta o DIY a funcionar, demorei mais porque o portatil empancou e foi a arranjar, entretanto tenho novidade menos boas,
Um cão ateimou que devia tirar a carta, e escolheu o meu para com viatura de instruçao e eu como instruntor...
Resultado Batida certa quando o cão me salta da valeta (pelo menos este nao o capotei como fiz com o clio e uma lebre que queria a carta de condução). Resultado a minha namorada a dizer-me ja estragaste o carro todo... e eu parado, imobilizado dentro do carro a procura de uma pilha porque ja era noite cerrada, la encontro a maldita, la saio do carro a procura do cao, nem sequer fui a frente do carro.
Não encontrei o cão e pensei para mim olha o chu.lo foi tirar a carta e sobreviviu, quando oiço la vindo dum monte um homen a dizer logo o cão não é meu, e eu a pensar sim pois não é teu o cara.lho. Entretanto a minha namorada chama-me dizendo ta a correr muita agua do carro e eu raivoso capaz de matar o dono do cão fui ver o carro, ai meu deus corria agua que parecia um barregem que havia rebentado...
La fui eu tratar de fazer uma chamada para a guarda para tomar conta do acidente, la subo um cerro enorme para ter dois riscos de rede faço a chamada e volto para o carro, ponho me a espreita coisa que nao para ver bem e vejo pingar do deposito dos MIjas, e fico com um misto de alegria e chateado por la ir fazer mais uma despesa ainda que mais pequena do que pensei quando vi a agua correr. peço ao homen agua ele traz-me um garrafao cheio, deito no deposito dos mijas e assim caia do garrafao no gargalo do deposito assim caia no chão.
Resultado daqui parachoques com uma moça e algum pelo de cão enorme, e deposito dos mijas roto. Ainda nao sei quanto sera a despesa mas pronto mal o menos é menos que os radiadores terem ido a vida.
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no meio do azar lá foi uma sorte....
Depois vai metendo as novidades
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Novidades so depois do dia 21, é quando €€€ caem na conta. Se bem que sei que o deposito nao é caro mas tenho outras cenas prioritarias
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Novidades so depois do dia 21, é quando €€€ caem na conta. Se bem que sei que o deposito nao é caro mas tenho outras cenas prioritarias
se o do dlio III for igual , tens ai o do gonçalo a venda no forum
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Não sei a referencia, pois como o meu portatil ta a arranjar fiquei sem dialogys, se pudesses confirmar eu agradecia
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São diferentes :lipsrsealed:
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vou a sucata ou procuro na net... no outro dia vi um no custo justo a 10€ novo e embalado mas afinal ja tinha sido vendido