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Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: HRA em 31 de Dezembro de 2010, 12:58 pm
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Viva,
Tenho um RS250. E a minha dúvida é: usar gasolina 95 ou 98? qual a melhor? não estou preocupado com performance mas com durabilidade do carro.
Gostava da vossa ajuda.
Abraço
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Boa tarde, essa questão não é muito directa, se queres saber qual das duas gasolinas poderá ser a melhor, sem dúvidas que será a “98”, porque é mais rica em octanas, mas agora existe vários factores que poderão dar mais rentabilidade a um motor, filtros de ar e gasolina, “neste caso” bem limpos e outras coisas, aditivos para o combustível para subir as octanas.
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Boa tarde, essa questão não é muito directa, se queres saber qual das duas gasolinas poderá ser a melhor, sem dúvidas que será a “98”, porque é mais rica em octanas, mas agora existe vários factores que poderão dar mais rentabilidade a um motor, filtros de ar e gasolina, “neste caso” bem limpos e outras coisas, aditivos para o combustível para subir as octanas.
Sinceramente nao percebi nada.
Em relação é pergunta original, penso que o ideal neste carro e sendo um motor de alta performance turbinado eu tentava por a 98.
Cumps
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E que tal seguir a recomendação do fabricante, que deve vir escrita no manual? :wink:
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por acaso já existe um tópico onde abordamos estes assuntos, mas já agora aproveito para dizer o seguinte.
Existem marcas (nomeadamente Volvo) que aconselham o uso de sem chumbo 95 mesmo em motores de 250/300/315cv.
Na renault acontece o mesmo, no manual costumas de ter uma indicação.
Agora, da minha minha opinião pessoal e de acordo com os testes que vemos em relação aos combustíveis ultimate, gforce, etc, estas darão mais rendimento, aumentam a duração do motor, funciona de forma a limpasta injecção, melhores consumos, etc. Não sei se isto será como pintam em muitos aspectos, mas há duas coisas que noto visto que agora só uso 98. Em consumos faz ligeiramente menos e em performance também fica mais sensível em baixas, mas de resto não sinto mais nada.
Também tens a 95gforce na galp. Essa então não noto nada mesmo. E a mais de 1,50euros por litro, esperava mais. Lol
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A nível de "saúde" do motor, é igual meteres uma ou outra.
A nível de performance, com gasolina com I.O. (índice octano) 98, tiras um niquinho mais de proveito do motor.
Se for preciso fundamentar alguma coisa, fica para o ano.
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E que tal seguir a recomendação do fabricante, que deve vir escrita no manual? :wink:
Nada refere no Manual - apenas que 95 ou 98 são opções. Nada mais.
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E que tal seguir a recomendação do fabricante, que deve vir escrita no manual? :wink:
Nada refere no Manual - apenas que 95 ou 98 são opções. Nada mais.
Então estás á vontade
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E que tal seguir a recomendação do fabricante, que deve vir escrita no manual? :wink:
Nada refere no Manual - apenas que 95 ou 98 são opções. Nada mais.
Então não percebi bem qual a razão da criação deste tópico... É óbvio que para uma máquina dessas, se há melhor, porquê baixar os padrões? Se realmente gostas disso, se é para queimar bem, e se queres que dure, a 98 é a opção mais sensata, até porque notarás certamente diferenças nos consumos (para menos), diferenças essas, que podem mesmo fazer com que a diferença de preços entre as 2 gasolinas, acabe por compensar a 98.
Tens inúmeras opções de conseguir a 98 a melhor preço (que o padrão): Bombas de hiper, BP/ACP/Talões LIDL, Galp/Talões Continente, Repsol aos fins-de-semana, etc.
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E que tal seguir a recomendação do fabricante, que deve vir escrita no manual? :wink:
Nada refere no Manual - apenas que 95 ou 98 são opções. Nada mais.
Então não percebi bem qual a razão da criação deste tópico... É óbvio que para uma máquina dessas, se há melhor, porquê baixar os padrões? Se realmente gostas disso, se é para queimar bem, e se queres que dure, a 98 é a opção mais sensata, até porque notarás certamente diferenças nos consumos (para menos), diferenças essas, que podem mesmo fazer com que a diferença de preços entre as 2 gasolinas, acabe por compensar a 98.
Tens inúmeras opções de conseguir a 98 a melhor preço (que o padrão): Bombas de hiper, BP/ACP/Talões LIDL, Galp/Talões Continente, Repsol aos fins-de-semana, etc.
Tendo em conta que este motor tem sensor de detonação, em que é que o índice octano vai influenciar a longevidade do motor?
Em termos de performance, sim concordo. Já em termos de consumo, não sei se a poupança será assim tanta que chegue a compensar.
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Supostamente não seria para afectar nada, até porque o manual recomenda também a 95 e sei que é motor bastante tolerante às diferenças do índice octanas. Mas a qualidade da 98 (à parte das octanas) é outra.
Mas não me veria com um carro desses a pôr 95... Digo e repito: Se é para queimar, que queime bem! Quem tem dinheiro para o comprar, deve também, ter dinheiro para apostar na qualidade do que gasta.
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Obrigado pelos conselhos. Vou tomar os mesmos em consideração.
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entao e as fotos do carro ?
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entao e as fotos do carro ?
Eu diria mais, e o projecto?? :huh:
Isto tudo detalhado é que o povo gosta! :tongue: