Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: predas em 05 de Janeiro de 2011, 12:21 pm
-
Viva,
Já coloquei esta questao a várias pessoas e em vários foruns e ate agora ainda nao consegui retirar nada de muito conclusivo
O catalisador do meu clio começou a fazer uns barulhos estranhos e decidi tirá-lo ha uns meses. No entanto, como sou mariquinhas, gostava de ter tudo original e, como tal, voltar a colocar o catalisador. No entanto, o preço pedido na renault é astronomico (mais de 1100 euros). Andei a ver catalisadores especificos after market e a coisa ate se arranja por mais ou menos 300-400 euros. Agora, as questoes:
É um facto que a renault nao inventou o catalisador nem tao pouco os fabrica, mas...sempre que li sobre o assunto, encontrei indicaçao de que os catalisadores sem serem de origem, duram menos (mesmo que sejam especificos em vez de universais). isto é mesmo assim?
Ha uns tempos, numa oficina renault, perguntei qual era o fabricante de catalisadores para este modelo em especifico, deram-me este nome "Bridoire"...cheguei a casa, fiz uma busca e nao encontro rigorosamente nada com este nome (à excepçao de uma terriola nos alpes franceses...)
Alguem já teve que trocar o catalisador a um williams? Alguem tem um palpite (válido)?
Obrigado!
-
a duração dos catalizadores , sejam de origem ou after maker , depende muito da qualidade de construção dos mesmos , há marcas linha branca tão boas como as originais . Depois tambem vai ter a ver com o uso / desgaste que são sujeitos
-
Eu estive a ver algumas marcas supostamente mais "premium". Casos da AS, IMASAF, Walker e outra que já nao me lembro. Mas fiquei realmente interessado em tentar comprar o catalisador do fabricante que a renault utiliza (mas fora do circuito comercial da renault). No entanto, nao consigo mesmo encontrar a tal marca que me indicaram na Gilauto. Será que existe mesmo essa tal de Bridoire?
Há alguma marca mais aconselhada que outras? Prefiro gastar mais um bocado e montar uma coisa "decente" (não o exagero de 1000 e tal euros que a Renault pede....por esse dinheiro, meto um catalisador after market, colectores novos de origem e ainda sobra para a gasolina)
-
quanto a marcas , não te sei aconselhar , mas experimenta obter feed back nas casas de escapes ;)
-
Basicamente as que me indicaram foram estas 3 que referi...
Agora, aquela pergunta de quem nao entende muito de mecanica em geral e escapes em particular:
Os catalisadores, nao sao todos iguais...certo? Apesar de qualquer uma destas marcas fabricar catalisadores especificos para o modelo do meu carro (ou seja, direct-fit, sem corte e solda), será que o interior da peça tem as caracteristicas das do fabricante? Será que nao vou perder rendimento? Ou provocar algum problema? Segundo sei, a sonda lambda nos Clio I, está à entrada do catalisador, será que ela nao vai receber leituras erradas? (bem, agora ha-de receber ainda mais, uam vez que nem catalisador tem...até acho estranho nao acender luz nenhuma)...
-
Se esta a entrada a sonda lambda esta a ler a saida da exaustão do motor, logo e normal que nao tenha leituras erradas. Se tivesse a saida do catalizador, ai sim poderias ter luzes a acender pois a leitura e diferente com Cat e sem Cat.
-
Pois, bem observado. Mas confirma-se que a sonda lambda está antes do catalisador, certo?
-
Fico contente pelo facto de quereres voltar a meter o catalisador, tanto pelo facto da originalidade como pelo ambiente.
Quanto à marca do catalisador a comprar, não sei qual a marca dos catalisadores de origem para os Williams, mas informa-te da marca que faz para a Renault e procura por isso cá fora que deve ser logo pela metade do preço!
Há sistemas de origem da Renault que são Walker, marca que sempre tive como muito boa.
-
Pois, eu estou meio inclinado para a walker, realmente
Mas a minha ideia era realmente encontrar cá fora, tal como fiz com a embraiagem que é da Valeo e custou metade!
Na gilauto, disseram-me que o fabricante se chamava "Bridoire"....mas eu nao encontro nada com este nome...