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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: predas em 05 de Janeiro de 2011, 15:38 pm

Título: Manómetro de combustivel Clio I
Enviado por: predas em 05 de Janeiro de 2011, 15:38 pm
Viva,

Provavelmente, quem tem clio I, já reparou nisto...o manómetro do combustivel é ligeiramente preguiçoso. Sendo que, o meu, chega a hibernar por largas horas

O que acontece é que, quando coloco combústivel, o ponteiro sobe normalmente e marca o nível certo. Para o ponteiro descer, é que é complicado. Por vezes, chega a descer apenas quando o carro está parado já ha várias horas.

A luz da reserva, no entanto, acende quando deve acender (já cheguei a ter o ponteiro a marcar mais de 1/4 de deposito e a luz da reserva acender)

Isto será um problema no quadrante ou na bóia de mediçao de combustivel? Há alguma forma de resolver este problema?
Título: Re: Manómetro de combustivel Clio I
Enviado por: MRC em 05 de Janeiro de 2011, 16:02 pm
Isso é problema (quase de certeza) do ponteiro do quadrante.

Para resolver esse problema é arranjar outro em bom estado, podendo-se aproveitar a máscara e o próprio ponteiro, no caso de ser um quadrante especial. É também opção comprar tudo isso novo na Renault, preços é que serão de esperar elevados!

Título: Re: Manómetro de combustivel Clio I
Enviado por: predas em 05 de Janeiro de 2011, 16:14 pm
Aquelas coisas do género, abrir o quadrante, esfregar o ponteiro e esperar que ele acorde para a vida, não resultarão?

Trocar o quadrante...está mesmo fora de questão...
Título: Re: Manómetro de combustivel Clio I
Enviado por: Mendes em 05 de Janeiro de 2011, 16:37 pm
Se mesmo desligando o carro o ponteiro fica quieto, da bóia não é, a partir do momento que se desliga o carro a corrente a bóia é cortada, tendo assim o ponteiro que descer independentemente do nível que a bóia indica.

Para tirar o ponteiro é complicado, mas nada que n se faça.
Título: Re: Manómetro de combustivel Clio I
Enviado por: Artur em 05 de Janeiro de 2011, 17:27 pm
isso é ponteiro de certeza , o motor do mesmo deve estar a morrer para a vida e faz com que o ponteiro não desça . se fosse boia , a luz de reserva não acendia ;)

desmonta o quadrante e tenta limpar , pode ser que resolva ( mas duvido )
Título: Re: Manómetro de combustivel Clio I
Enviado por: MRC em 05 de Janeiro de 2011, 19:25 pm
Aquelas coisas do género, abrir o quadrante, esfregar o ponteiro e esperar que ele acorde para a vida, não resultarão?

Trocar o quadrante...está mesmo fora de questão...

Não quero parecer presunçoso (nem menosprezar as tuas aptidões para a essa tarefa), mas isso é um bom serviço para um manitas como eu... Os ponteiros (leia-se mecanismo que os faz rodar/funcionar) são muito sensíveis e à mínima força a mais, estragam-se.

Não é preciso trocares de quadrante (todo/completo) por esse problema, pois afecta apenas um elemento do mesmo. Desmonta o quadrante, e vê o mecanismo do ponteiro, limpa com spray de contactos e confirma de novo o seu funcionamento... Se se manter vai à Renault e vê se há disponível apenas o mecanismo ou o mecanismo com a respectiva máscara (no caso do Williams, azul).
Título: Re: Manómetro de combustivel Clio I
Enviado por: Gonçalo em 05 de Janeiro de 2011, 21:36 pm
Ou tenta encontrar no ebay ingles um quadrante desses á venda e que seja barato, sacas a peça em questão et voilá, um quadrante em condiçoes  :wink:
Título: Re: Manómetro de combustivel Clio I
Enviado por: predas em 07 de Janeiro de 2011, 02:11 am
Aquelas coisas do género, abrir o quadrante, esfregar o ponteiro e esperar que ele acorde para a vida, não resultarão?

Trocar o quadrante...está mesmo fora de questão...

Não quero parecer presunçoso (nem menosprezar as tuas aptidões para a essa tarefa), mas isso é um bom serviço para um manitas como eu... Os ponteiros (leia-se mecanismo que os faz rodar/funcionar) são muito sensíveis e à mínima força a mais, estragam-se.

Não é preciso trocares de quadrante (todo/completo) por esse problema, pois afecta apenas um elemento do mesmo. Desmonta o quadrante, e vê o mecanismo do ponteiro, limpa com spray de contactos e confirma de novo o seu funcionamento... Se se manter vai à Renault e vê se há disponível apenas o mecanismo ou o mecanismo com a respectiva máscara (no caso do Williams, azul).

Podes menosprezar...e para teres uma noçao do quanto eu entendo da coisa, vou a uma citaçao de mim proprio:

Um dia, olhando para um honda a gasolina, aponto para uma peça e digo "isto é o turbo, nao é?" (lembram-se que era um honda...lol)...a resposta pronta foi "nao, é a centralina"
 :laugh:
Título: Re: Manómetro de combustivel Clio I
Enviado por: Gonçalo em 07 de Janeiro de 2011, 02:14 am
Aquelas coisas do género, abrir o quadrante, esfregar o ponteiro e esperar que ele acorde para a vida, não resultarão?

Trocar o quadrante...está mesmo fora de questão...

Não quero parecer presunçoso (nem menosprezar as tuas aptidões para a essa tarefa), mas isso é um bom serviço para um manitas como eu... Os ponteiros (leia-se mecanismo que os faz rodar/funcionar) são muito sensíveis e à mínima força a mais, estragam-se.

Não é preciso trocares de quadrante (todo/completo) por esse problema, pois afecta apenas um elemento do mesmo. Desmonta o quadrante, e vê o mecanismo do ponteiro, limpa com spray de contactos e confirma de novo o seu funcionamento... Se se manter vai à Renault e vê se há disponível apenas o mecanismo ou o mecanismo com a respectiva máscara (no caso do Williams, azul).

Podes menosprezar...e para teres uma noçao do quanto eu entendo da coisa, vou a uma citaçao de mim proprio:

Um dia, olhando para um honda a gasolina, aponto para uma peça e digo "isto é o turbo, nao é?" (lembram-se que era um honda...lol)...a resposta pronta foi "nao, é a centralina"
 :laugh:

Isso foi um acidente de percurso  :tongue:
Título: Re: Manómetro de combustivel Clio I
Enviado por: luisnogueira em 12 de Agosto de 2013, 18:50 pm
Recuperando este tópico, que foi o mais parecido que encontrei com o que preciso...

O clio 1 de que por vezes me sirvo está com um problema...ponteiro de combustivel nas lonas!!!(mas tem combustivel  :cool: )
Por e simplesmente tinha desaparecido da vista. Entretanto lá tirei o quadrante fora para perceber se tinha partido ou soltado ou algo do género(algo que era pouco provavel). Quando abri o quadrante ele lá apareceu. Mas ao dar depois à chave ele não acertava na posição, cada vez que dava corrente, tinha picos, ora ficava abaixo do zero, e menos de cheio, ora ia andando o fim de curso e ficava tipo a 1 quarto e a muito mais que cheio o deposito. Já percebi que o problema em principio será do mecanismo e não da boia ou algo do género. E pelos vistos dá para de outro quadrante retirar apenas o mecanismo do ponteiro, certo?
Agora a minha dúvida é... mesmo o ponteiro estando com este comportamento estranho, se o carro entrar na reserva a luz vai acender? Ou seja, o que dá sinal à luz de reserva é a posição do ponteiro ou a informação que vem da bóia? É que a pessoa que anda com o carro está cá apenas este mês, mas nem tenho noção de quantos quilometros fará normalmente aquele carro, para poder controlar mais ou menos o combustivel que tem.
Outra dúvida, o mecanismo do ponteiro do combustivel é igual, venha de um quadrante diesel ou um quadrante gasolina? Não tem diferença pelo tamanho do deposito?

Obrigado.
Título: Re: Manómetro de combustivel Clio I
Enviado por: Sls a GPL em 12 de Agosto de 2013, 20:33 pm
O sinal de reserva é dado pela boia, mas convem ver se o sinal que vem da boia estará bom também, pois pode estar no mesmo estado que o ponteiro.