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DIY => DIY - Mecânica Geral => Tópico iniciado por: salazar em 09 de Janeiro de 2011, 02:16 am

Título: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
Enviado por: salazar em 09 de Janeiro de 2011, 02:16 am
Boas!

Antes de mais, este DIY mostra a maneira como eu faço (baseado no que li, vi,...). Não é uma verdade absoluta.
Para além disso, não sou mecânico de profissão, por isso alguma falha que vejam, p.f., estejam à vontade para corrigir constructivamente.

O paciente:
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080706.jpg)

Clio II fase II de Janeiro de 2002, com motor K9K704, com a tenra kilometragem de 260 860 km.


Material:

Óleo, neste caso BP Visco 7000 Sport 5W40, 4.8L
Uma vez que só tinha 2 embalagens de 4L, usei tb uma embalagem de 1L para ser mais fácil atestar
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080734.jpg)

Filtro de óleo e anilha para o bujon do carter do motor
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080716.jpg)

Luvas (neste caso, de latex)
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080792.jpg)

Chave quadrada de 8mm
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080735.jpg)

Um funil (de preferencia made in Portugal  :cool:)
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080732.jpg)

Roquete, acrescento e chave de caixa 10.
Uma panela (neste caso aproveitei para experimentar uma modernice à venda na Norauto)
Uma caixa de cartão grande (vão ver mais à frente o porquê)
Panos velhos. Muitos!
Neste caso foi tb usado um macaco hidráulico e 4 preguiças


Procedimento:


Com o motor ainda quente, mete-se o carro em cima das preguiças, na fossa, no elevador, whatever...
(não é obrigatório tirar as rodas. Neste caso tirei porque não fiquei só pela muda do ól)
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080708.jpg)

Abre-se o capot e identifica-se o que nos vai interessar para esta intervenção (tampa do óleo e vareta do nível de óleo):
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080711.jpg)

Em baixo, usamos a chave de caixa 10 para tirar os quatro parafusos que seguram o recuperador de óleo e identificamos o bujon do carter do motor:
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080710.jpg)

Montamos o estaminé (i.e., o cartão e a panela) mesmo por baixo do bujon, pega-se na chave quadrada e tira-se o bujon do carter. Assim que o bujon começa a ser desenroscado, começa logo a sair óleo, por isso convém ser rápido para não se cagarem muito.
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080712.jpg)

Aquela coisa verde foi a tal modernice que se vende na Norauto. Dá para ver bem a nojice que saiu.. E sim, eu abri a saída do ar.
Vêm agora o porquê do cartão?!
Sugestão, arranjei uma daquelas panelas pretas bem largas. Mais baratas e funcionam.

Nesta parte não tenham pressa. Deixem correr à vontade.
Eu fui jantar e depois fui tomar um café. Ou seja, deixei-o aberto cerca de 1 hora.

Os mais atentos (e conhecedores) deverão ter notado que no inicio não referi uma ferramenta. A chave para o filtro de óleo.
Isto porque, nos meus carros, não uso. É simplesmente apertado à mão. E desapertado tb.

Neste motor, o filtro do óleo fica aqui:
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080717.jpg)

Pega-se num pano:
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080718.jpg)

Foi preciso fazer um pouco de força, mas saiu sem ser preciso chave.
Como se deixou o óleo a correr algum tempo, nem fez grande chafurdeira..
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080719.jpg)

Filtro velho vs filtro novo:
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080720.jpg)

No filtro novo, molha-se o dedo em óleo novo e unta-se o o-ring:
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080721.jpg)

Limpa-se a base do filtro:
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080722.jpg)

E é só enroscar.
Este filtro até diz a força de aperto: 20nm
É mesmo preciso chave??
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080723.jpg)

Vamos então tapar o buraco em baixo.
Pega-se no bujon, tira-se a anilha velha, limpa-se bem o bujon e mete-se uma anilha nova.
Cada anilha, na Renault, custa cerca de 1.5/1.6€ + desc. + IVA. Nos roady, norautos e feu verts tb se vendem parecidas às de origem (com vedantes em borracha). Normalmente vendem-se em caixas de 5 por cerca de 4/5€. Diametro interior: 16mm.
Aqui podem ver uma original (em baixo) e uma da concorrência (em cima).
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080714.jpg)

E preferivel usar anilhas destas em relação às de cobre, uma vez que é preciso menos força de aperto para conseguir vedar bem o bujon. E isto é especialmente importante uma vez que o carter é em aluminio e o bujon em aço. E na guerra entre aluminio e aço, quem ganham é o aço. E vocês não vão querer moer a rosca do carter..
Por isso, o bujon não é para apertar até um quarto de volta antes de partir!
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080724.jpg)

Tira-se a chafurdice debaixo do carro
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080726.jpg)

Abre-se a tampa do óleo, coloca-se o funil e pode-se logo despejar uma embalagem de 4L de óleo.
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080727.jpg)

Esperar uns minutos para ele chegar todo lá a baixo (ao carter) e podemos ver que 4L de óleo acendem 4 bolinhas
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080728.jpg)

Na embalagem de 1L, coloca-se apenas 0.8L.
E desses 0.8L vamos por, por agora, no motor apenas 0.5L
Vemos como estamos de bolinhas e
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080729.jpg)

Entretanto, podem dar uma vista de olhos no bujon do carter para ver se ele esta bem seco e sem verter.
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080731.jpg)

Podem agora colocar o carro em cima das 4 rodas e, depois de confirmarem que a tampa do óleo está correctamente no sítio, que a vareta está correctamente no sitio e que o bujon não verte, colocar o motor a trabalhar por uns segundos. Com isto vamos fazer a bomba de óleo trabalhar e, assim, encher o filtro de oleo. Passados uns minutos, confirmem o nível (deverá ter baixado) e atestem os restantes 0.3L.
(desta parte não tenho fotos, uma vez que só o vou fazer amanhã quando colocar o carro no chão.)

NOTA: Por favor, não mandem os residuos para o "lixo". A Norauto e a Feu Vert recebem óleo velho. Algumas oficinas tb.
Os filtros e os panos sujos com óleo tb devem ser entregues nos locais indicados para o processamento destes materiais.


Bons km!

A título de curiosidade, apesar da chafurdeira, este foi o óleo recolhido pela coisa verde:
(http://i168.photobucket.com/albums/u186/verga_carlos/salazar/P1080733.jpg)

Mais de 4L. Isto em 20 000 km sem acrescentar uma pinga de óleo, num motor com 260 000 km.
Título: Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
Enviado por: Lipe em 09 de Janeiro de 2011, 02:20 am
Muito bom salazar!  :wink:

Só deixo um reparo, até para tua própria segurança.

Ao fazeres isto, mete as rodas por baixo do carro, nunca se sabe, mas o carro pode cair e se tiveres lá de baixo, já sabes.
Se as rodas tiverem, podem ficar marcadas, mas o mais importante (Tu, a tua integridade física) não fica...
Título: Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
Enviado por: Artur em 09 de Janeiro de 2011, 02:26 am
muito bom diy ;)

aproveito para salientar aquele ponto muito importante que salientas te :

não deitem oleo velho no lixo , os vossos filhos irão agradecer :)

Título: Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
Enviado por: Lipe em 09 de Janeiro de 2011, 02:27 am
muito bom diy ;)

aproveito para salientar aquele ponto muito importante que salientas te :

não deitem oleo velho no lixo , os vossos filhos irão agradecer :)

É sim, esse é bastante importante.

Não façam como muitos outros, é para a sarjeta mais próxima... 
Título: Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
Enviado por: Gonçalo em 09 de Janeiro de 2011, 02:57 am
Eu faço de outra maneira, uso uma tipo bacia mas rectangular, nao fica nada no chão e leva la mais de 4 L na boa, comprei no roady, depois com o funil trato de repor nas embalagens  :smiley: Não sabia que recebiam oleo velho, boa dica  :smiley:
E bom DIY! Em todos os Renault o bujon tira-se com uma chave quadrada? No Civic e na Tempra são chaves sextavadas e pensei ser o mesmo nos clio's...  :lipsrsealed:
Título: Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
Enviado por: Lipe em 09 de Janeiro de 2011, 02:59 am
Eu faço de outra maneira, uso uma tipo bacia mas rectangular, nao fica nada no chão e leva la mais de 4 L na boa, comprei no roady, depois com o funil trato de repor nas embalagens  :smiley: Não sabia que recebiam oleo velho, boa dica  :smiley:
E bom DIY! Em todos os Renault o bujon tira-se com uma chave quadrada? No Civic e na Tempra são chaves sextavadas e pensei ser o mesmo nos clio's...  :lipsrsealed:

Os meus Clios e até o 106 era chave quadrada.

Este Mk3 é que ainda não sei...
Título: Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
Enviado por: Black Phoenix em 09 de Janeiro de 2011, 03:07 am
Eu faço de outra maneira, uso uma tipo bacia mas rectangular, nao fica nada no chão e leva la mais de 4 L na boa, comprei no roady, depois com o funil trato de repor nas embalagens  :smiley: Não sabia que recebiam oleo velho, boa dica  :smiley:
E bom DIY! Em todos os Renault o bujon tira-se com uma chave quadrada? No Civic e na Tempra são chaves sextavadas e pensei ser o mesmo nos clio's...  :lipsrsealed:

Os meus Clios e até o 106 era chave quadrada.

Este Mk3 é que ainda não sei...

Chave quadrada tambem.
Título: Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
Enviado por: Gonçalo em 09 de Janeiro de 2011, 03:10 am
Tenho de arranjar essa chave então...  :lipsrsealed:
Título: Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
Enviado por: Lipe em 09 de Janeiro de 2011, 03:10 am
Eu faço de outra maneira, uso uma tipo bacia mas rectangular, nao fica nada no chão e leva la mais de 4 L na boa, comprei no roady, depois com o funil trato de repor nas embalagens  :smiley: Não sabia que recebiam oleo velho, boa dica  :smiley:
E bom DIY! Em todos os Renault o bujon tira-se com uma chave quadrada? No Civic e na Tempra são chaves sextavadas e pensei ser o mesmo nos clio's...  :lipsrsealed:

Os meus Clios e até o 106 era chave quadrada.

Este Mk3 é que ainda não sei...

Chave quadrada tambem.

Thanks  :smiley:
Título: Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
Enviado por: Black Phoenix em 09 de Janeiro de 2011, 03:14 am
Tenho de arranjar essa chave então...  :lipsrsealed:

Acho (pelo menos foi o que me pareceu ver numa oficina uma vez) centos quadrados das chaves de roquete tambem dão. Agora nao sei se são de 1/2 polegada a medida a seguir.
Título: Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
Enviado por: Gonçalo em 09 de Janeiro de 2011, 03:26 am
Pensei nisso tambem, de qualquer fora como não é para "desenrascar" uma vez apenas, compra-se uma chavita dessas que tambem nao deve ser muito cara e fica lá como chave para esta finalidade  :smiley:
Título: Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
Enviado por: Rui em 09 de Janeiro de 2011, 10:36 am
Excelente. :wink:
Interessante a referência ao funil made in Portugal e a muito importante nota final ácerca do óleo.
Título: Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
Enviado por: tiagojpt em 09 de Janeiro de 2011, 13:17 pm
Bom DIY.

Salazar, a Norauto de Coimbra não me aceitou material que lhes fui entregar este ano e legalmente não são obrigados a fazê-lo.
Título: Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
Enviado por: octávio em 09 de Janeiro de 2011, 14:10 pm
bom trabalho excelente DIY obrigado por partilhares  :happy: :happy: :happy:
Título: Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
Enviado por: Black Phoenix em 09 de Janeiro de 2011, 14:36 pm
Bom DIY.

Salazar, a Norauto de Coimbra não me aceitou material que lhes fui entregar este ano e legalmente não são obrigados a fazê-lo.

Em certa parte a razao e porque a propria Norauto nada recebe se mandar para reciclagem o oleo. Se recebessem, ai podes querer que tinha publicidade em todo o lado a dizerem que aceitavam oleo usado...
Título: Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
Enviado por: tiagojpt em 09 de Janeiro de 2011, 18:20 pm
O problema é que um dos representantes da Norauto a nível nacional foi entrevistado para o Nós por cá - SIC há um ou dois anos atrás e nessa mesma entrevista afirmou que aceitavam óleos e resíduos. Eu próprio entreguei alguns bidons na de Coimbra, mas desde há algum tempo deixaram de aceitar.
Título: Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
Enviado por: MRC em 09 de Janeiro de 2011, 18:25 pm
Muito bem! ;)
Título: Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
Enviado por: nelsonjrgomes em 09 de Janeiro de 2011, 18:36 pm
Parabéns pelo DIY! Eu estava a pensar em fazer brevemente um para a Laguna 2, mas está tudo dito...

Quanto à recolha de óleo usado, os supermercados/hipermercados Modelo costumam ter um ponto de recolha de óleo de motor usado (entre outras coisas). Eu costumo guardar o óleo usado velho e depois deixo-o em Estremoz quando lá vou.