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Àrea Tecnica => A Marca Renault => Tópico iniciado por: Rui em 11 de Janeiro de 2011, 13:32 pm
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A ideia nasceu na Alemanha.
O que se passa é o seguinte: hoje em dia, os carros modernos estão recheados de sistemas de segurança e outros (por exemplo os híbridos, com sistemas de alta tensão a operar em várias partes do carro), mas que podem ser verdadeiras armadilhas na eventualidade de um acidente com encarceramento, quando os bombeiros vierem com os "abre-latas" para salvarem as pessoas presas dentro dos carros. Airbags que não deflagraram no acidente e que ao "explodir" podem agravar os ferimentos dos passageiros ou causá-los nas forças de socorro, bem como pré-tensores operados pirotecnicamente, cabos de alta tensão (até 600 V!), reforços na estrutura da carroçaria que dificultam e aumentam o tempo de corte, etc.
Para terem um exemplo, um estudo chegou à conclusão que nos acidentes envolvendo carro construídos entre 1990 e 1992, em 40% dos casos as forças de salvamento conseguiram retirar as vítimas em menos de 50 minutos. Em veículos construídos entre 2005 e 2007, em 80% dos casos foram necessários mais de 50 minutos para retirar as vítimas.
Assim, por iniciativa do ADAC, começaram a elaborar-se e a publicar-se para os diversos modelos de automóveis uma espécie de "planta" em que se vêem as partes mais sensíveis e que os bombeiros têm de ter em atenção ao cortarem um carro, a fim de não agravarem as consequências dos acidentes e de facilitarem e acelerarem ao máximo o socorro às vítimas, poupando assim muito sofrimento e até vidas.
Os bombeiros na Alemanha já estão a receber formação sobre isso e foi criado um mini-autocolante para colocar no topo do pára-brisas a informar que aquele carro tem o dito cartão. E o mesmo é sempre colocado na pala do sol do lado do condutor. Ou seja: há um acidente, a primeira coisa que se faz é verificar no topo do pára-brisas se o autocolante está lá, para além de se verificar sempre a pala do sol. Algo que demora segundos a fazer...
Em Portugal não existe nada disto, de qualquer forma achei por bem colocar aqui a informação, dado que esta pode ser bastante util (esperando eu que nunca seja necessária).
Abaixo existem os links para download do pdf com toda a info para cada modelo.
Estes links foram retirados do site da Renault Alemanha.
Para os menos entendidos na lingua, deixo aqui uma pequena tradução dos termos usados:
Airbag - Airbag
Gas generator - Gerador de gás
Gurt staffer - pré-tensor
Karosserie-verstärkung - Reforço da carroçaria
Überroll-schutz - Encosto de cabeça activo
Gasdruk-dämpfer - Amortecedor porta
Steuergerät - Unidade de controlo do habitáculo (UCH)
Batterie - Bateria
Kraftstoff-tank - Tanque de combustível
Twingo
http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219602/renault_rettungsdatenblatt_twingo.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219602/renault_rettungsdatenblatt_twingo.pdf)
Clio
Clio I - http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219623/renault_rettungsdatenblatt_clio_1.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219623/renault_rettungsdatenblatt_clio_1.pdf)
Clio II - http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219624/renault_rettungsdatenblatt_clio_2.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219624/renault_rettungsdatenblatt_clio_2.pdf)
Clio III - http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219625/renault_rettungsdatenblatt_clio_3.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219625/renault_rettungsdatenblatt_clio_3.pdf)
Modus
http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219608/renault_rettungsdatenblatt_modus.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219608/renault_rettungsdatenblatt_modus.pdf)
Wind
http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219626/renault_rettungsdatenblatt_wind.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219626/renault_rettungsdatenblatt_wind.pdf)
Kangoo
http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219620/renault_rettungsdatenblatt_kangoo.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219620/renault_rettungsdatenblatt_kangoo.pdf)[/url]
Mégane
Mégane II - http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219606/renault_rettungsdatenblatt_megane_2.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219606/renault_rettungsdatenblatt_megane_2.pdf)
Mégane III - http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219607/renault_rettungsdatenblatt_megane_3.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219607/renault_rettungsdatenblatt_megane_3.pdf)
Mégane Scénic - http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219612/renault_rettungsdatenblatt_megane_1_Scenic_1.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219612/renault_rettungsdatenblatt_megane_1_Scenic_1.pdf)
Fluence
http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219617/renault_rettungsdatenblatt_fluence.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219617/renault_rettungsdatenblatt_fluence.pdf)
Scénic
Scénic - http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219603/renault_rettungsdatenblatt_scenic_1_3.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219603/renault_rettungsdatenblatt_scenic_1_3.pdf)
Grand Scénic II - http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00221754/renault_rettungsdatenblatt_grand_scenic_2.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00221754/renault_rettungsdatenblatt_grand_scenic_2.pdf)
Grand Scénic III - http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219621/renault_rettungsdatenblatt_grand_scenic_3.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219621/renault_rettungsdatenblatt_grand_scenic_3.pdf)
Koleos
http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219622/renault_rettungsdatenblatt_koleos.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219622/renault_rettungsdatenblatt_koleos.pdf)
Laguna
Laguna I - http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219613/renault_rettungsdatenblatt_laguna_1.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219613/renault_rettungsdatenblatt_laguna_1.pdf)
Laguna II - http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219614/renault_rettungsdatenblatt_laguna_2.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219614/renault_rettungsdatenblatt_laguna_2.pdf)
Laguna III - http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219615/renault_rettungsdatenblatt_laguna_3.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219615/renault_rettungsdatenblatt_laguna_3.pdf)
Espace
http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219616/renault_rettungsdatenblatt_espace.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219616/renault_rettungsdatenblatt_espace.pdf)
Trafic
http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219601/renault_rettungsdatenblatt_trafic.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219601/renault_rettungsdatenblatt_trafic.pdf)
Master
http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219611/renault_rettungsdatenblatt_master.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219611/renault_rettungsdatenblatt_master.pdf)
Vel Satis
http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219600/renault_rettungsdatenblatt_vel_satis.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219600/renault_rettungsdatenblatt_vel_satis.pdf)
Renault 19
http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219605/rettungsdatenblatt_Renault_19.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219605/rettungsdatenblatt_Renault_19.pdf)
Safrane
http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219627/Safrane.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219627/Safrane.pdf)
Avantime
http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219786/renault_rettungsdatenblatt_avantime.pdf (http://www.renault.de/media/pdf/rettungsdatenblaetter/att00219786/renault_rettungsdatenblatt_avantime.pdf)
Tudo isto está em http://www.renault.de/service-privatkunden/rettungskarten/ (http://www.renault.de/service-privatkunden/rettungskarten/)
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Muito bom, aqui está uma coisa a adoptar pelos nossos bombeiros. Se houver alguem no governo que esteja reticente para.
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Lipe chamado à recepção para comentário. :wink:
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Acho muito bem! Por acaso desconhecia estes factos.
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Muito bem :happy: :happy: Obrigado pela iniciativa, de louvar mesmo.
Cumps
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Mais um optimo post... :grin: É através destas pequenas informações que se podem salvar vidas.
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optimo post...nao tinha conhecimento disto...
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Merece divulgação :smiley:
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Lipe chamado à recepção para comentário. :wink:
Esse sistema era algo muito bom para ser implementado por cá.
É Realmente complicado em muitas situações estar constantemente à procura da etiqueta a dizer airbag, as indicações espalhados e mesmo as questões de correntes eléctricas.
Em treinos já assisti a situações que poderiam ter corrido mal com pre-tensores e airbags.
Neste momento, até com os métodos utilizados em desencarceramento, este tipo de sistemas são estudados de forma a os evitar, de qualquer maneira esse cartão era uma ajuda preciosa.
Outra coisa.
Os tempos de desencarceramento...
Completamente irreais!
Fazemos em muito menos tempo :wink:
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Se calhar referem-se a medias de tempo em todos os acidentes contablizados e estudados.
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Se calhar referem-se a medias de tempo em todos os acidentes contablizados e estudados.
Sim.
Mas nos ultimos tempos essas médias tiveram de ser bastante reduzidas até por causa da implementação de um novo método de Salvamento e Desencarceramento.
Mas ainda tens alguns a praticarem esses tempos é verdade.
Mas não vamos discutir isto aqui... um dia conto-te umas historias :smiley:
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"Uma das grandes dificuldades com que as equipas de socorro de deparam frequentemente em ações de desencarceramento é a dificuldade em saber onde “cortar” a viatura.
Os 10 minutos necessários até há pouco tempo atrás para abrir um automóvel e retirar um ferido são agora muitos mais com os automóveis de última geração, já que é preciso ter muita informação para o poder fazer de forma segura: onde se encontram os componentes de alta tensão, as cargas dos airbags, que tipo de combustível utiliza a viatura, quais os melhores pontos de corte da carroçaria.
O tempo é de ouro quando se trata de resgatar um ferido grave encarcerado num automóvel. Uns minutos podem fazer a diferença entre a vida e a morte."
Para mais informações, têm este site:
http://www.acp.pt/ficha-de-seguranca/ficha-de-seguranca (http://www.acp.pt/ficha-de-seguranca/ficha-de-seguranca)
A onde retirar a ficha de informação dos respectivos renault's :
http://www.renault.de/service-privatkunden/rettungskarten/ (http://www.renault.de/service-privatkunden/rettungskarten/)
Tradução da ficha
(http://img26.imageshack.us/img26/6652/semttulondq.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/26/semttulondq.jpg/)
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Muito bom mesmo essa informação é pena o site de consulta nao funcionar
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Não funciona?
Ainda há pouco testei e apesar do tópico ser do inicio do ano, os link estão operacionais.
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Não funciona?
Ainda há pouco testei e apesar do tópico ser do inicio do ano, os link estão operacionais.
Já funcionou! Thanks
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Aproveito para deixar o PDF que criei para o meu carro.
Adaptei o do Clio 2 e retirei-lhe os pré-tensores atrás, tal como os bancos, pois sendo um comercial não têm ambos.
A legenda foi traduzida para PT.
Apesar de aparecer no documento Fase 4 dá para qualquer Clio 2 comercial.
(http://farm8.staticflickr.com/7167/6555691913_ddd0d23eb6_b.jpg)
Download:
Guia de Resgate Clio Storia.pdf (http://www64.zippyshare.com/v/98937841/file.html)