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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: mferreira em 12 de Janeiro de 2011, 09:24 am
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Antes de mais bom dia a todos, o meu R21 está-me a moer a cabeça, e logo agora que está na hora de ir é inspecção (se desligo o carro a seguir pode não pegar).
Quando está frio pega bem, mas se estiver quente ao rodar a chave só faz "clic".
Depois de ele arrefecer já pega novamente (experimentei ao chegar ao trabalho e também na volta para casa).
O ano passado fez-me o mesmo "clic" mas não confirmei a história do quente e frio, na altura levou uma carcaça do motor de arranque e um suporte de escovas.
Será obrigatoriamente do motor de arranque, ou há alguma hipótese de serem das velas que já têm muitos km`s? (tipo de dúvida de quem não é entendido na matéria :embarrassed:)
Obrigado,
MF
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Ora bem, pelo que percebi das a chave e o motor nem chega a rodar, correcto? Pode ser motor de arranque berrado (coisa que duvido tenho sido intervencionado ha pouco tempo) ou alternador. Tambem dado que so acontece a quente, pode ser cablagem que com o funcionamento do carro dilata devido ao calor dentro do cofre do motor e deixa de fazer contacto.
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Qual é o estado/idade da bateria?
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Sim tambem pode ser a bateria, so que normalmente ele teria problemas era a frio, não apos já estar quente, mas sim tambem pode ser.
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Já tive problemas a quente com a bateria e só depois de passarem 2 a 3 horas, é que ela voltava ao mundo dos vivos.
A frio sempre OK.
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Já tive problemas a quente com a bateria e só depois de passarem 2 a 3 horas, é que ela voltava ao mundo dos vivos.
A frio sempre OK.
Pois a minha experiencia e ao contrario, a frio chatisses como tudo. A quente nem se queixava.
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Ora bem, pelo que percebi das a chave e o motor nem chega a rodar, correcto? Pode ser motor de arranque berrado (coisa que duvido tenho sido intervencionado ha pouco tempo) ou alternador. Tambem dado que so acontece a quente, pode ser cablagem que com o funcionamento do carro dilata devido ao calor dentro do cofre do motor e deixa de fazer contacto.
Precisamente, quando está quente o motor não doda, só se ouve o "clic".
Qual é o estado/idade da bateria?
Por aqui não é, pois a mesma tem pouco mais de 6 mêses e as luzes, rádio, alarme, tudo funciona.
O carro esteve no electricista, mas como estava frio pegou sempre e acho que ele também não viu (ou não lhe apeteceu) mais nada.
Para além das cablagens, poderá ainda ser a bobine de chamada ou alguma outra coisa?
MF
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Tive um problema assim! E era efectivamente da bateria, e a mesma era nova! Após uma viagem, parava o carro e a seguir ia dar á chave e não pegava, fazia tac tac tac, nada mais, como se tivesse a dar estalinhos... Experimenta trocar a bateria e faz testes :smiley:
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Tive um problema assim! E era efectivamente da bateria, e a mesma era nova! Após uma viagem, parava o carro e a seguir ia dar á chave e não pegava, fazia tac tac tac, nada mais, como se tivesse a dar estalinhos... Experimenta trocar a bateria e faz testes :smiley:
Posso experimentar com outra bateria, mas o meu não faz esse tac tac tac, faz mesmo só um "clic" e mais nada. Depois do carro arrefecer, pega logo.
O que me vale é que não ando nas voltinhas com a minha "limousine", só mesmo para o circuito casa-trabalho-casa (100Km`s hehe).
MF
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O meu era esperar 10 a 15 minutos e pegava :smiley:
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Vê aqui o que aconteceu à bateria do meu ex-Clio:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=896.msg18316#msg18316 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=896.msg18316#msg18316)
Podes fazer este teste para tirar as dúvidas.
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eu ia para o motor de arranque avariado
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Vê aqui o que aconteceu à bateria do meu ex-Clio:
[url]http://www.renaultpt.com/index.php?topic=896.msg18316#msg18316[/url] ([url]http://www.renaultpt.com/index.php?topic=896.msg18316#msg18316[/url])
Podes fazer este teste para tirar as dúvidas.
Vou tentar tirar também isso a limpo (voltagem nas diversas situações), apesar do pouco tempo da bateria.
MF
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Com o carro ligado a saida do alternador tens de ter 13.2–14.4 V mais ou menos. Isso indica a boa forma do alternador.
Com a bateria desligada do carro, a tensão que apresenta na mesma indica a forma da bateria:
Open Circuit Voltage (12 V) Open Circuit Voltage (6 V) Approximate charge Relative acid density
12.65 V 6.32 V 100% 1.265 g/cm3
12.45 V 6.22 V 75% 1.225 g/cm3
12.24 V 6.12 V 50% 1.190 g/cm3
12.06 V 6.03 V 25% 1.155 g/cm3
11.89 V 6.00 V 0% 1.120 g/cm3
Para medires isso usas um multimetro na função de VDC.
Quanto mais proximo dos 12V significa que a bateria ja não aceita carga, então terá de ser substituida. A medida do acido ve-se com um densiometro, mas normalmente é impossivel para as baterias actuais ser medido por não terem manutenção.
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Finalmente, na 6ª feira quando saí do trabalho e com o carro quente, parei no electricista. Desliguei o carro e ao dar novamente á chave lá fez o "clic" da praxe. Ele disse que não éra da bateria, seria efectivamente do motor de arranque, mas que só para a semana lhe pode mexer.
Agora só não sei o que poderá ficar mais barato, se uma reparação do mesmo (o ano passado foram 100€) ou um novo que seja a preço de amigo! :smiley:
MF
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eu ia para o motor de arranque avariado
ando com pontaria ....
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eu ia para o motor de arranque avariado
ando com pontaria ....
Eu também preferia que fosse da bateria...
MF
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Finalmente, na 6ª feira quando saí do trabalho e com o carro quente, parei no electricista. Desliguei o carro e ao dar novamente á chave lá fez o "clic" da praxe. Ele disse que não éra da bateria, seria efectivamente do motor de arranque, mas que só para a semana lhe pode mexer.
Agora só não sei o que poderá ficar mais barato, se uma reparação do mesmo (o ano passado foram 100€) ou um novo que seja a preço de amigo! :smiley:
MF
Peço desde já desculpa por só agora actualizar o tópico.
O electricista desmontou o motor de arranque e levou a bobine de chamada e o suporte de escovas.
Voltou e continua a pegar normalmente.
Obrigado a todos. :cool:
MF
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Obrigado pela informação da resolução. :wink:
Ainda bem que ficou resolvido