Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: delta em 20 de Janeiro de 2011, 03:45 am
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Olá pessoal.
Sou novo cá no forum, e comrpei a um mês um novo Clio III hase 2 com Carminat TomTom 1.5DCI 90Cv.
Hoje enquanto andava a eliminar ruidos parazitas, deparei-me que por baixo dos botões dos vidros, existem 2 LED's. E pus a chave na ignição, e liguei as luzes. E notei que os dois tais LED's não acendiam. Será normal? Se fôr, ah alguma possibilidade de os acender?
Agradeço qualquer ajuda...
(http://img515.imageshack.us/img515/9084/200120112367.jpg)
Poderá parecer que os LED's estão ligados, mas trata-se do reflexo do flash do tlf nos mesmos..
(http://img839.imageshack.us/img839/5020/200120112370.jpg)
(http://img839.imageshack.us/img839/5474/200120112371.jpg)
(http://img585.imageshack.us/img585/9229/200120112375.jpg)
Mesma peça, mas vista do lado de tras.
(http://img819.imageshack.us/img819/3293/200120112376.jpg)
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Falta-lhe o fio azul claro que é o da iluminação. A renault anda em poupanças.
O meu também não tem iluminação nos comandos.
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E então para que põem os led's?? :huh: A cada coisa...
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Isso é algo que se resolve tambem... Colocação desse mesmo cabo e isso fica a funcionar, é preciso é desmontar umas quantas coisas :grin:
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E então para que põem os led's?? :huh: A cada coisa...
Para um gajo se entreter a mexer.. :laugh:
Uns 5 m de fio de 0.5mm2 azul claro e 6 terminais e os botões da frente ficam a dar luz.
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E então para que põem os led's?? :huh: A cada coisa...
Para um gajo se entreter a mexer.. :laugh:
Uns 5 m de fio de 0.5mm2 azul claro e 6 terminais e os botões da frente ficam a dar luz.
hum... 5m de fio de 0.6mmconsigo arranjar. Mas pk azul? Têm a ver com alguma especificação do mesmo? tipo voltagens ou assim? desculpem a minha ignorância :embarrassed:
Depois de ter o fio, o que é que se faria??
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O facto do fio ser azul e simplesmente para ficar de acordo com o diagrama da cablagem original. As especificações dum cabo tem a ver com a secção de cobre do mesmo, nao da cor do isolante exterior.
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bem me parecia lool. Achava estranho.
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Então e tendo o fio azul. Uma extremidade, ligo à tal ficha onde o mesmo está em falta. e a outra extremidade, vou ligar onde?
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Procura nos esquemas electricos :wink:
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onde é que os poderei arranjar? Tenho o manual técnico, mas acho que não vem lá nada disso :rolleyes:
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boas. Reparei que o meu clio tem a mesma situação.... Será que não dá para puchar energia dos próprios fios que alimentam a peça que faz abrir/fechar o vidro?
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boas. Reparei que o meu clio tem a mesma situação.... Será que não dá para puchar energia dos próprios fios que alimentam a peça que faz abrir/fechar o vidro?
Não. Tem de se ligar a um fio azul dentro do carro
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Alguêm com mais experiencia sabe onde encontrar um fiu azul dentro do carro? looool
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isto das poupanças do carro é cá uma treta gigante
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isto das poupanças do carro é cá uma treta gigante
Treta para ti que queres fazer alterações, como nós todos, que nos podemos considerar "Power Users". Para o utilizador normal que é a grande maioria, não se preocupa com essas coisas, logo as marcas simplesmente descartam. Parece que não, mas um metro de cabo a menos num carro não é nada, em 200 por dia já é muito, e ao final de 1 ano...
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isto das poupanças do carro é cá uma treta gigante
Treta para ti que queres fazer alterações, como nós todos, que nos podemos considerar "Power Users". Para o utilizador normal que é a grande maioria, não se preocupa com essas coisas, logo as marcas simplesmente descartam. Parece que não, mas um metro de cabo a menos num carro não é nada, em 200 por dia já é muito, e ao final de 1 ano...
tens toda a razão....
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isto das poupanças do carro é cá uma treta gigante
Treta para ti que queres fazer alterações, como nós todos, que nos podemos considerar "Power Users". Para o utilizador normal que é a grande maioria, não se preocupa com essas coisas, logo as marcas simplesmente descartam. Parece que não, mas um metro de cabo a menos num carro não é nada, em 200 por dia já é muito, e ao final de 1 ano...
Eu não penso muito assim... Pois por um lado se isso que disseste é uma verdade, verdade também seria se pusessem 5 euros em cima do preço final do carro ao cliente, e ainda ganhavam dinheiro com isso (pois o fio necessário para isso a eles nem a 30 cent deve sair), e o cliente nem dava conta e ficava ali com um produto final completo... Afinal o que são 5 euros em 15 ou mais mil euros de carro? Bahh!
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o que aqui importa é chegar a soluções de maneira a resolvermos as coisas em casa com um baixo custo
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isto das poupanças do carro é cá uma treta gigante
Treta para ti que queres fazer alterações, como nós todos, que nos podemos considerar "Power Users". Para o utilizador normal que é a grande maioria, não se preocupa com essas coisas, logo as marcas simplesmente descartam. Parece que não, mas um metro de cabo a menos num carro não é nada, em 200 por dia já é muito, e ao final de 1 ano...
Eu não penso muito assim... Pois por um lado se isso que disseste é uma verdade, verdade também seria se pusessem 5 euros em cima do preço final do carro ao cliente, e ainda ganhavam dinheiro com isso (pois o fio necessário para isso a eles nem a 30 cent deve sair), e o cliente nem dava conta e ficava ali com um produto final completo... Afinal o que são 5 euros em 15 ou mais mil euros de carro? Bahh!
Pois mas tendo em conta de como se encontra o mercado económico, onde puderem cortar para baixar o preço dos carros melhor. Por isso e que existem as opções, para quem quer. Senão os carros vinham com tudo o que tinham direito, custando bem mais que o que um utilizador normal pode fazer uso.
É como os Tweeters falsos nos Clio III Phase 2. Se calhar um utilizador normal (basta falar nos carros de empresa que conheço) onde o que interessa e ouvir musica e pouco conhecimento tem nem nota a falta deles. Agora noutros mais "Power user" se calhar e capaz de meter espécie.
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Estas a falar de 5€ neste caso especifico. Se formos a ver as centenas de cortes de despezas que eles fazem num unico carro e juntares tudo provavelmente ja ultrapassa em muito os 5€, Tanto que pode ser o suficiente para aproximar o preço de outras marcas tidas como melhores e mais caras e que se houver preços demasiados próximos muita gente nem olha duas vezes para o renault e vai para a outra marca.
Tudo o que seja poupar é menos uns cêntimos que se remete para o cliente final ou mesmo que não chegue a este pelo menos ve-se no lucro da venda que tb é uma razão válida. O estranho é virem lá os leds mas poderá dever-se ao facto de saírem assim da linha de montagem e sai mais caro alterar esta que propriamente o preço dos leds.
Sei casos em fábricas em que dois modelos diferentes com funcionalidades distintas o que os distingue é apenas a existência do botão para essa funcionalidade.
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Estas a falar de 5€ neste caso especifico. Se formos a ver as centenas de cortes de despezas que eles fazem num unico carro e juntares tudo provavelmente ja ultrapassa em muito os 5€, Tanto que pode ser o suficiente para aproximar o preço de outras marcas tidas como melhores e mais caras e que se houver preços demasiados próximos muita gente nem olha duas vezes para o renault e vai para a outra marca.
Tudo o que seja poupar é menos uns cêntimos que se remete para o cliente final ou mesmo que não chegue a este pelo menos ve-se no lucro da venda que tb é uma razão válida. O estranho é virem lá os leds mas poderá dever-se ao facto de saírem assim da linha de montagem e sai mais caro alterar esta que propriamente o preço dos leds.
Sei casos em fábricas em que dois modelos diferentes com funcionalidades distintas o que os distingue é apenas a existência do botão para essa funcionalidade.
Numa das minhas formações ensinaram-me uma coisa:
Tendo em conta o mercado e pegando na Renault, que marcas e que fazem concorrência a mesma?
Diriam vocês, Citroen, Peugeot, Audi, etc...
Pois não é só, tem de adicionar Zon, Vodafone, Asus, Fluke, enfim todas as marcas que existam a vender produtos.
Porque?
Todos nós temos um limite de valor que dispomos para gastar do nosso ordenado, vamos supor 30% do total. O objectivo aqui é lutar por esse 30%, logo qualquer produto é nosso concorrente por esses 30%, mesmo que um seja um veiculo e o outro um telemóvel, que nada tem a ver.
Logo há que dar ou funcionalidades acrescidas/mais funcionalidades pelo mesmo preço, ou igual e mais barato, de forma a lutar por essa parcela de dinheiro disponível.
30% de alguma coisa é melhor que 100% de nada!
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Concordo com o Black Phoenix, é super normal esses cortes nos fabricantes.
Mas há algo que não concordo carissimo amigo.
Prefiro estar 100% a descansar ( sem fazer nada ) do que 30% a trabalhar ;)