Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Combustiveis => Tópico iniciado por: Artur em 21 de Janeiro de 2011, 22:36 pm
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sinto me tentado a experimentar «traçar» gasoleo com oleo , estou a pensar , pelo que li e informações que recolhi , faze lo numa percentagem inicial de 15 % .
vou relatar a experiencia
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ainda ficas parado no meio da estrada
lolol
Força com isso, dá feedback
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Depois vai dando feedback dos consumos e assim :smiley:
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amanhã já experimento , vou aproveitar o fim de semana repsol com desconto + desconto socio slb e depois passo no hiper a comprar oleo ....
vou depois analisar , consumos , cheiros , filtros ...
estou a pensar em colocar 15% , cerca de 40 litros gasoleo e 6 litros de oleo
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Sim será nessas proporções :smiley:
E ja agora o rendimento :wink:
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vou fazer uns quantos quilometros em cidade e daqui a uns tempos uns quantos em estrada ... a ver se não tenho de chamar a assistencia ....
e falta uma coisa importante , ver o preço do oleo , porque pode não ser uma poupança por ai alem e o risco pode ser elevado ...
a ver
edit : a grande vantagem está na reciclagem / filtragem de oleo usado , pois é «gratuito» se for buscar a um restaurante ou algo do genero . Mas ai o risco aumenta ainda mais , pois usado tem que ser filtrado , limpo , lavado , etc ....
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42 litros de gasoleo já lá moram no deposito , colocados na repsol a 1,24€ lt ( promoção 5 cent fim de semana + 6 cent socio slb )
pelo que andei hoje nos hipers , cada litro de oleo anda na casa de 1 € , descobri no continente a 90cent / litro , vou lá daqui a pouco buscar 7 litros para enfiar no deposito .
ando neste momento com um consumo misto de 6 litros / 100 km
fazendo contas apenas a gasoleo tenho um custo litro 1,24 € e tenho um custo 100kms / 7,44 €
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E para ja ainda está a andar :tongue:
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sem fumos , a puxar , com um frio de rachar ( 5º ) ..... 40 kms sem queixas nem diferenças ....
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estará aqui uma solução porreira?
Vamos vendo :)
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para mim , o maior teste vai ser quando for ao norte em fevereiro , vai levar com 1000 kms em cima em 3 dias
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Sem dúvida.
Pelo menos que não pare pelo caminho. LOLOL :tongue:
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se parar , assistencia :)
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Falta saber é se a longo prazo não irá afectar mais alguns componentes sem ser filtros.
Oh patrão aqui do sitio, admiro a tua coragem :happy:
E quanto tempo é que estás a pensar andar assim, depois vais só ver filtros ou vais dar uma vista de olhas mais complecta pelo sistema complecto?
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Oleo Fula?
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Falta saber é se a longo prazo não irá afectar mais alguns componentes sem ser filtros.
Oh patrão aqui do sitio, admiro a tua coragem :happy:
E quanto tempo é que estás a pensar andar assim, depois vais só ver filtros ou vais dar uma vista de olhas mais complecta pelo sistema complecto?
depois da viagem grande que vou fazer , pretendo dar uma vista de olhos ao filtro de gasoleo . Se não estiver com bom aspecto , vou ver o resto do circuito , injectores e medir retornos e afins . Se tiver tudo bem , na muda de oleo de motor , logo vejo com o que me deparo . Portanto , neste momento , não vou pensar nem tirar conclusões precipitadas .
Oleo Fula?
o fula é mais caro que o gasoleo na bomba . Encontrei um oleo vegetal por 0,90€ litro
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Vou acompanhar este tópico.
Apenas te alertava para a questão da legalidade disso.
Não é para não fazeres. É por mostrares. Ainda para mais numa parte do fórum aberta para a rua.
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sinceramente , tenho as minhas duvidas e não fique esclarecido quanto a isso ( legalidade )
do que li , parece me ( ressalvo parece me ) que a questão ilegal prende se com a reciclagem de oleo usado .
Mas vou investigar mais o facto e se for ilegal , o topico será prontamente apagado ;)
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sinceramente , tenho as minhas duvidas e não fique esclarecido quanto a isso ( legalidade )
do que li , parece me ( ressalvo parece me ) que a questão ilegal prende se com a reciclagem de oleo usado .
Mas vou investigar mais o facto e se for ilegal , o topico será prontamente apagado ;)
Podes usar o que quiseres como combustível. Mas, de acordo com a lei, tens de pagar ISPP sobre o combustível.
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Ainda te acontece o mesmo que um gajo com uma fiat strada já não me lembro onde.
Foi descoberto e cobraram-lhe o imposto de todos os litros de oleo usado na carrinha...
Foi um caso que passou na tv e tudo
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sinceramente , tenho as minhas duvidas e não fique esclarecido quanto a isso ( legalidade )
do que li , parece me ( ressalvo parece me ) que a questão ilegal prende se com a reciclagem de oleo usado .
Mas vou investigar mais o facto e se for ilegal , o topico será prontamente apagado ;)
Podes usar o que quiseres como combustível. Mas, de acordo com a lei, tens de pagar ISPP sobre o combustível.
exacto , mas a minha duvida prende se com uma coisa que não sei até que ponto é ou não legal , de qualquer forma , já pedi esclarecimento sobre isso .
ou seja , a questão legal passava pela refinação e reutilização do oleo usado
e tambem , pela ausencia de imposto que nao era devida ao estado pelo uso de oleo como combustivel .
mas dado que o bio diesel neste momento já não tem qualquer desconto neste momento ( e isso era participado pelo estado ) e o combustivel que coloquei ( diesel ) foi comprado com os impostos devidos e o oleo idem ( guardei o talão 0,99€ / litro ) «julgo» ter todos os impostos liquidados . De qualquer forma , enviei uns mails a pedir esclarecimentos , aguardo resposta
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O meu visinho andou cerca de um ano com um corsa B, onde metia 10€ de gasoleo e o restante de oleo de fritar, acho que nunca teve problemas, entretanto também trocou por um clio 3, o unico problema que tinha era sair do continente com um carrinho cheio de oleo.
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as bombas antigas suportem bem e sem qualquer tipo de problemas . já os common rail não é bem assim , aliado ao facto de os injectores dos dci serem muito sensiveis .
by the way , 100 kms feitos keep counting
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actualização :
hoje tive um bocado de receio , 3 graus , o oleo não flui tão facilmente como o gasoleo a frio . Ainda para mais estava atrasado , não deu tempo para deixar aquecer o motor um bocado nem para andar devagar . Afinal , ao que parece , o meu receio foi completamente infundado , pois não tive qualquer problema , falha de potencia ou engasganso . Saliento tambem que evitei passar as 2500rpms .
a continuar ......
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update , 160 kms and counting
consumo , 5,9 lt ( baixou 0,1 lt )
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E cheiro a batatas fritas/rissois a sair do escape quando em relanti!
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no sábado não notei...
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no sábado não notei...
Ainda estava a aquecer o oleo para começar a fritar... :laugh:
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E cheiro a batatas fritas/rissois a sair do escape quando em relanti!
muito mas muito pouco . notou se hoje por causa do frio o tipico cheiro a oleo de fritar , que nada tem a ver com os relatos exagerados que se leem por ai . Qaulquer pessoa que estivesse ao lado do carro e não soubesse , aposto que não notava .
saliento que está com cerca de 20% de oleo vegetal
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Olha, atenção ao que apanhei no site onde aparece as imagens do motor lubrificado a massa consistente:
ALERTA: ÓLEO VEGETAL PURO NÃO É BIODIESEL !
A utilização de óleo vegetal, seja de soja, girassol ou qualquer outro, diretamente em motores do ciclo diesel, causa problemas que a maioria das pessoas desconhece. Isso porque biodiesel e óleo vegetal são dois produtos totalmente diferentes: o biodiesel é um óleo vegetal modificado por meio de uma reação química com álcool, e o óleo bruto sem tratamento adequado, ao ser usado, não é totalmente queimado e formam-se resíduos nos bicos injetores e em outras partes do sistema. O motor funciona, mas pode apresentar problemas ao longo do período de uso, e seu desempenho pode ficar prejudicado.
Recebemos consultas de todo o Brasil sobre o uso de óleos vegetais em motores, e não sobre biodiesel”, afirma o gerente da Divisão de Biocombustíveis do Tecpar, Bill Jorge Costa. De acordo com o químico, muitos agricultores estão utilizando óleo vegetal em máquinas agrícolas e veículos utilitários, seja puro ou misturado com diesel comum, em alguns casos com a adição de álcool ou querosene. “É uma prática comum em vários estados por ser mais econômica, pois se torna mais barato para o produtor o óleo obtido em sua propriedade do que a compra de diesel nos postos. Entretanto a exigência de uma manutenção freqüente torna a prática mais onerosa”, completa Costa.
Para confirmar, o engenheiro cita um experimento tratando exatamente da aplicação de óleo vegetal em tratores, realizado na Alemanha, entre 2000 e 2005. Técnicos da Universidade de Rostok monitoraram 107 tratores fabricados em série e convertidos para uso de óleo de canola e realizaram testes com eles. Mesmo convertidos, 41% dos tratores (44 tratores) apresentaram avarias graves, com altos custos de manutenção. Atualmente, 29 tratores desse grupo continuam sendo movidos a óleo de canola, após a conclusão do projeto 15 unidades foram reconvertidas para uso de diesel convencional. Os demais 63 apresentaram pequenos problemas. A conclusão à qual os pesquisadores chegaram foi de que, nesse experimento, não foi possível obter um funcionamento dos motores sem avarias, independente de marcas e modelos.
Centro de Biocombustíveis A Divisão de Biocombustíveis do Tecpar presta serviços voltados ao controle da qualidade de biocombustíveis, combustíveis e lubrificantes derivados do petróleo, de acordo com as normas da Agência Nacional do Petróleo - ANP.
Buscando constantemente aprimorar seus conhecimentos, a equipe da unidade, com experiência e a tradição de mais de 20 anos de trabalhos realizados na área de biocombustíveis, pesquisa, desenvolve, analisa e testa combustíveis alternativos e de fontes renováveis, como os derivados de ésteres de óleos vegetais (biodiesel), e monitora o uso do MAD8, uma combinação de diesel, álcool e derivado do éster de óleo de soja, na frota cativa de transporte coletivo de Curitiba.
Além disso, encontram-se em desenvolvimento experimentos de uso e produção de hidrogênio a partir da biomassa de resíduos vegetais, etanol e água.
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marcio , quando vejo conversas em que é necessario citar engenheiros , doutores , arquitectos e afins , salto para o final .....
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marcio , quando vejo conversas em que é necessario citar engenheiros , doutores , arquitectos e afins , salto para o final .....
Apenas disse isso porque isto nao e conversa mas sim um documento que eles lancaram de aviso. Tal e qual como o que tu publicaste no primeiro post deste assunto.
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yap , com citações de doutores , engenheiros nasa e afins .....
power balance rules , vendeu porque ? feita por ENGENHEIROS da nasa ....
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marcio , quando vejo conversas em que é necessario citar engenheiros , doutores , arquitectos e afins , salto para o final .....
mau.. :)
ontopic: isso num modus 1.5dci e' que era.. :) agora no mudos 1.2.. ja' gasta pouco, portanto.. :lamp:
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marcio , quando vejo conversas em que é necessario citar engenheiros , doutores , arquitectos e afins , salto para o final .....
mau.. :)
ontopic: isso num modus 1.5dci e' que era.. :) agora no mudos 1.2.. ja' gasta pouco, portanto.. :lamp:
alcool e afins , é só ler :)
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O meu clio II 1.5 dci na altura aconselharam-me a usar 10% de OV...mas nunca cheguei a usar...
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update
300 kms and counting sem problemas
hoje novamente manhã de muito frio , já sem receio nenhum , não fosse uma renault megane dci :)
entretanto a tarde , uma tirada na auto estrada ( cerca de 10 kms ) onde facilmente atingiu os 170 km/h
não noto qualquer perca de força ou rendimento
e continuo a ficar surpreso com uma coisa ....
consumo volta a descer
está neste momento com 5,8 lt ( começou nos 6,1 logo no dia seguinte baixou para 6.0 )
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Nada mau mesmo :tongue:
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porreiro pah!
(onde é que eu ja' ouvi isto?)
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se calhar com oleo de amendoim anda mais, so que émais caro lol, e se utilizares oleo ja usado filtrado claro?
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se calhar com oleo de amendoim anda mais, so que émais caro lol, e se utilizares oleo ja usado filtrado claro?
por enquanto a experiencia resume se a oleo novo , cada coisa a seu tempo .
mas podes experimentar filtrar e usar e relatas a tua experiencia
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(http://img68.imageshack.us/img68/6224/tenda1oc2.jpg)~
:angel:
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se calhar é melhor nao lol
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se calhar é melhor nao lol
tambem me queria cá parecer , mas era só para tirar a duvida ...
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Não tinha Ligado muito a este topico, mas a verdad eé que está bastante interessante.
Vou continuar a acompanhar artur, para ver que experiencias vou fazer no meu II 65cv
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update
460 km´s , a media mantem se e continua tudo normal
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O verdadeiro teste vai ser mesmo a viagem ao Norte, mas pelo que tens contado, vai ser fácil de certeza ;)
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neste momento já não receio a viagem . O meu maior receio era mesmo o frio e as temperaturas baixas . Quanto mais quente , melhor , portanto em viagem , pela logica , não haverá qualquer tipo de problema . Entretanto , marca uma autonomia de 400 mais ou menos , ainda devo voltar a por gasoleo e mais uma diluição .
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Desde que a assistencia em viagem funcione, tas safo :tongue:
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É, o maior problema do óleo é o frio, se continuares com essa experiência no verão podes aumentar a percentagem de Óleo...ah, o óleo mais barato axo que ta no lidl :tongue:
O óleo não afectará a longo prazo algumas das tubagens do gasoleo?
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o oleo mais barato encontrei no continente 0,99€ . todos os outros que fui ( lidl , dia , pingo doce , etc era mais caro )
entretanto , update
550 kms , medias continuam iguais , tudo continua igual . Cheiros nada , problemas 0 , falhanços ou afins nada .
inclusive tirei uma foto a 150km/ h em recta para verem o perfeito estado em que circula .
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(http://img18.imageshack.us/img18/8258/01022011261.jpg)
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update , keep roling :)
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Só 5,2 de instantaneo? Baixissimo! :shocked:
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Só 5,2 de instantaneo? Baixissimo! :shocked:
5ª velocidade em recta , a manter velocidade
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Este Mégane foi ao Porto?
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não , andou por outros lados ....
ao porto foi uma lag II 2.0 dci 175cv :)
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Só máquinas tu!
:smiley:
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980 kms and keep counting
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hmmm e quando e' que abres uma empresa de catering? :D
deves ter muito oleo ai para casa, para fazer as entradas.. :)
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loool
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quando é a tua viagem ca ao norte?
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já foi fez este fds uma semana , mas não fui com a megane , fui com uma laguna ....
mas brevemente irei ai de novo ;)
update - 1250 kms , consumo 5,9
acho que vou aumentar para 30% ;)
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é sem alteraçoes certo?
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yap
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outra coisa, ja tiveste de pegar no teu carro com temperaturas dos -2 aos 5ºC?
(é que morando em Braga e deixando o carro ca fora por vezes tenho estas temperaturas no carro :S )
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tive 2 manhãs em que estavam 0 ( zero ) graus
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e nao custou a pegar nem nada disso certo?
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leste o topico todo ?
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sim li, falas dos 3º e que nao tiveste problemas ;)
o meu receio é as temperaturas abaixo de 0 (se bem que agora ja nao devo apanhar dessas temperaturas)
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ora ai está , o meu receio era abaixo dos 10º que a viscosidade do oleo é complicada abaixo desse valor . Não tive qualquer problema
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os 10º sao o valor referencia?
se for assim estou tranquilo :D
acho que daqui a umas semanas devo apostar no OV - 15% para começar, que achas?
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os 10º foi os valores que li e tomei os como referencia .
a percentagem aconselhada para começar é 10% , pois o oleo vai limpar muita porcaria que exista nos tubos / deposito e pode entupir o filtro .
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ok, thanks! :grin:
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aproveitem a promoção do continente este fim de semana 0,89€ o litro ;)
vou lá buscar um stock :)
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Lol.
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e que tal passares no MacDonald e recolheres os oleos...
isso e que era...
e depois uns dys a filtrar o oleo com a ajuda do lipe...
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com a minha ajuda? :huh:
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com a minha ajuda? :huh:
sim ajudavas a carregar e ele pagava lá o jantar...
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Eh pah, farto de McDonalds ando eu... lolol.
Se bem que agora até me deste vontade de um Sundae :rolleyes:
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não tenho interesse em andar a filtrar oleos
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xiiiiiiiiiiiiiiiii isto andava esquecido ....
sou a informar que leva mais de 5000kms em cima desde o inicio da experiencia e finalmente deu o primeiro problema
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falta de combustível??? lololol
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Furo?
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O preço do óleo aumentou :laugh:
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fundiu um medio :)
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Ganda azar. A culpa disso foi certamente do óleo. :smiley:
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foi o cheiro a fritos que fritou a lampada
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Sempre ouvi dizer que fritos em excesso fazem mal, ai está a prova dos 9.....
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fundiu um medio :)
loool... isso é do aumento do colesterol !!! :laugh:
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posso garantir que a causa do medio ter fundido não foi do oleo, qdo muito poderia haver algum problema na traseira por falta de oleo....
o oleo só traz vantagens, ( manteiga tb serve)
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Bem.... Tive a lêr este tópico só agora e já fiquei fan dele. Vou certamente acompanha-lo.
És um gajo destemido. Admiro a tua coragem. Estou um pouco tentado exprimentar, mas tenho receio.
Vai dando feedback.
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fundiu um medio :)
LOL :D
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Excelente tópico...
tens coragem, ainda bem eh eh eh eh eh.
Gostava de saber se existem maneiras para a gasolina e houvesse testes, sei que há o álcool, mas pelo "estudo" que fiz, tem que haver imensos cuidados com mistura, da percentagem de álcool etc.. mas o tópico está brutal...
Cumprimentos
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Não li o post completo e por isso se alguem já partilhou os links abaixo, aqui ficam as minhas desculpas.
Trata-se de um Escocês que viajou por França, Espanha, Portugal, Gibraltar, Italia, São Marino, Austria, Alemanha, Luxemburgo e Belgica num Fiat Scudo 1.9 Turbo Diesel modificado para trabalhar a oleo alimentar. Quando parava numa cidade ia cravar os restaurantes para lhe darem oleo usado. No Porto foi tema de reportagem do JN.
O texto é em inglês e o link é http://www.open.ac.uk/platform/node/584 (http://www.open.ac.uk/platform/node/584)
Mais informações e road map em http://www.macharsoft.co.uk/rmp/freefuel.htmli (http://www.macharsoft.co.uk/rmp/freefuel.htmli)
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Então novidades?
Ou já desististe? lolllll
Já agora, tu metes o óleo a seguir ao abastecimento? e não há dificuldade em se misturar?
e de certeza que não cria deposito de resíduos ou outra coisa qq?
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Então novidades?
Ou já desististe? lolllll
Já agora, tu metes o óleo a seguir ao abastecimento? e não há dificuldade em se misturar?
e de certeza que não cria deposito de resíduos ou outra coisa qq?
oi ? queres novidades diarias ? é que coloquei aqui um post há 10 dias .... tipo , faz o mesmo e tens novidades diarias ...
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Grande experiência
So li o tópico agora ( mais vale tarde que nunca)...
Isto com o preço a que anda a chegar o gasóleo vale bem a pena. Tou tentado a experimentar..
A mistura fazes directamente no deposito certo?
Se ganhar coragem para iniciar a experiência posto aqui tb
Abraço e keep it up
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oi ? queres novidades diarias ? é que coloquei aqui um post há 10 dias .... tipo , faz o mesmo e tens novidades diarias ...
A ideia era saber se continua tudo a correr bem, tou tentado a experimentar..... até já fui ao "Supremercado" comprar o OV.
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Grande experiência
So li o tópico agora ( mais vale tarde que nunca)...
Isto com o preço a que anda a chegar o gasóleo vale bem a pena. Tou tentado a experimentar..
A mistura fazes directamente no deposito certo?
Se ganhar coragem para iniciar a experiência posto aqui tb
Abraço e keep it up
sim , a mistura vou a bomba coloco combustivel e depois chego a casa e deito o oleo ( novo ) com um funil para o deposito
oi ? queres novidades diarias ? é que coloquei aqui um post há 10 dias .... tipo , faz o mesmo e tens novidades diarias ...
A ideia era saber se continua tudo a correr bem, tou tentado a experimentar..... até já fui ao "Supremercado" comprar o OV.
sim , continua tudo a correr bem e cada vez que há novidades , coloco aqui
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como a primeira e única avaria até agora...
:huh: .................................
:huh: .................................
:huh: .................................
uma lampada fundida...
:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
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vou desenterrar isto só para relatar a minha experiência...
ando com uma carrinha da empresa 1.9d kangoo de 2000 e aquilo de vez enquanto la leva com óleo usado medido a olho e ate agora foi sempre a andar... na mesma altura em que começaram a colocar na kangoo também colocaram numa nissan 2.5td de 99, foi do pior que podiam ter feito... engasgava por todo lado...
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Óleo usado mas com filtragem certo?
Caso contrário é normal o Nissan engasgar por todo o lado, o que não é normal é a Kangoo aguentar-se...
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nada de filtragem o único filtro que eu vi era o coador daqueles de coar o leite...
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Espertos :(
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nada de filtragem o único filtro que eu vi era o coador daqueles de coar o leite...
MEDO... Muito medo...
Será que estavam mesmo à espera que isso desse certo? Ou queriam provar que isso não vale a pena? É que assim tava-se mesmo a ver o que ia dar, só acho estranho a Kangoo ainda se aguentar à bronca...
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Boas, desculpem lá só agora aqui cheguei, e não li o topico inteiro, mas pelo que vi acho que não sabem muito bem o que estão a fazer. O grande problema do OV é a a sua viscosidade, muito superior ao gasoleo, logo vai exigir muito mais das bombas injectoras. Não haverá nenhuma redução de consumo, haverá sim ums centimozitos a mais na carteira, mas que depressa vão desaparecer em reparações.
Qualquer carro Diesel pode circular a 100% OV mas só com um kit especifico que aquecerá o OV a +- 70º para obter a viscosidade do Gasoleo, só assim funciona na perfeição. Já á muita imformação sobre isto, experimentem o FORUM NOVA ENERGIA. Por fim nao devemos esquecer que estamos em Portugal, onde utilizar outro carburante que não aqueles que são vendidos nas bombas é expressamente proibido.
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ve se pela tua resposta que não leste o topico todo nem sequer a primeira pagina lol
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ve se pela tua resposta que não leste o topico todo nem sequer a primeira pagina lol
È o que dá falar sem conhecimento, ou falar sobre o diz que disse :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
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até agora agora a kangoo ainda roda, e roda... mas o óleo que leva e tipo num deposito vazio, 5 litros de óleo depois acabar de atestar com diesel... e isto é 4, 5 vezes por ano... enquanto na nissan 2.5 Td deu logo sinal da 1º vez...
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Epah, 4 / 5 vezes ao ano 5 litros de oleo usado em vez de gasoleo, eu arriscaria a dizer que isso só vai dar é prejuizo...
A poupança bruta disso é quanto? 5l * 5x/ano * 1.30€(+/- preço do gasoleo) = 32.5€
Agora imagina em quanto fica qualquer tipo de problema que isso possa (e com certeza vai) trazer...
Não me parece grande opção...
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um colega meu metia so oleo de fritar do mais barato num fiat punto e andava sempre :D
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Epah, 4 / 5 vezes ao ano 5 litros de oleo usado em vez de gasoleo, eu arriscaria a dizer que isso só vai dar é prejuizo...
A poupança bruta disso é quanto? 5l * 5x/ano * 1.30€(+/- preço do gasoleo) = 32.5€
Agora imagina em quanto fica qualquer tipo de problema que isso possa (e com certeza vai) trazer...
Não me parece grande opção...
Não experimentes isso na mégane break :angel:
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Não experimentes isso na mégane break :angel:
É que nem num R5, se o tivesse, quanto mais na Megane... Aquela já quando leva gasóleo do jumbo eu torço um bocado o nariz (sou mesmo só eu por paranóia porque ela não se queixa de nada e queima-o à mesma...),quanto mais óleo de fritar batatas usado e sem filtragem...
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E novidades disto Artur?Alguma anomalia desde Setembro? Ou projecto abandonado?
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Pelo que sei o Artur já não tem o carro em questão.
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confirmo, já não tenho essa carrinha mas ao que sei continua a rolar sem qualquer problema mas julgo que agora com gasoleo normal .
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confirmo, já não tenho essa carrinha mas ao que sei continua a rolar sem qualquer problema mas julgo que agora com gasoleo normal .
Portanto nas tuas mãos e enquanto duraram esses abastecimentos andou sempre sem problemas(sem ser a lâmpada fundida :grin: )
Quantos kilometros fizeste no "teste"?
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fiz cerca de 12 mil kms , houve alturas em que chegou a andar com 30 litros de gasoleo e 25 litros de oleo
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Boas Artur
Com o andamento da carruagem, em relação aos preços dos combustíveis, temos que começar a"traça-los" para podermos continuar a andar. loool
Eu fiz uma experiência do género, no meu ferrari, um tractor bi-celindrico de refrigeração a ar, motor lombardini, mas foi 1/3 oleo usado 2/3 gasóleo colorido, o resultado foi menos fumo nas acelerações (menos óleo do motor a ser queimado), força igual, mas ligeiramente menos esforço por parte do motor, e filtro do gasóleo completamente obstruído!! sim, completamente obstruído, como tem o filtro a saída do deposito, tirei o tubo que vai a bomba, e nem pingava. Fez uma óptima limpeza ao deposito do gasóleo.
Já agora, como é a questão legal do "traçar" o gasóleo, li que tinhas mandado uns mails, e qual foi a resposta?
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não recebi quaisquer respostas
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pois.... cá em Portugal é assim.... não ficámos a saber se é ou não legal "traçar" os combustíveis, mas quase de certeza, que deve ser considerado ilegal, ou ser necessário, uma qualquer licença ou coisa do género para se poder andar com substitutos dos combustíveis.
Só é pena não investirem no etanol, como fazem no brasil, é verdade que tem algumas implicações a nível dos motores, mas era um alivio para as carteiras
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lá é tudo praticamente ao mesmo preço relativamente aos combustíveis... Pelo menos foi o que me disseram lá...
Enviado do meu C5303 através de Tapatalk
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Penso que este vai para o top dos desenterranços!!! Mais 3 dias e faz 2 anos!!! Number one
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(http://desmond.imageshack.us/Himg695/scaled.php?server=695&filename=ogaaainm3rrjcjps65ygphf.jpg&res=landing)
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Ganda lol