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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Nuno Morais em 24 de Janeiro de 2011, 23:07 pm
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Boa noite! A cabelagem da mala da minha mégane tem os fios partidos devido ás aberturas.Tanta vez os fios dobram que partem por dentro do fole de borracha ao pé da dobradiça! Já alguem teve este problema e me sabe dizer a melhor solução para resolve-lo?
Obrigado
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Boa noite! A cabelagem da mala da minha mégane tem os fios partidos devido ás aberturas.Tanta vez os fios dobram que partem por dentro do fole de borracha ao pé da dobradiça! Já alguem teve este problema e me sabe dizer a melhor solução para resolve-lo?
Obrigado
Mesmo hoje teve um na Autocambota a ser reparado devido a isso. A solução e tirares os cabos para fora, cortares o excedente deixando duas pontas e soldares fios novos pondo manga termoretractil a tapar as soldaduras. A outra hipotese e desforrares o carro todo de tras para a frente para passares cablagem nova.
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isso é prato do dia , refaz a cablagem com manga termoretractil e fio compativel
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pois a minha ideia também é essa!e penso que é a mais rápida e eficaz.o problema maior é ver quais os fios partidos pk alguns têm a borracha boa mas o interior está partido.
obrigado
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corta todos
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Nem precisas de cortar. Basta puxar que o meio ira partir. Depois e soldar um excedente de fio, manga termoretractil e reforças essa zona com fita cola isoladora. Atenção nao abuses na fita cola que o tubo de borracha nao tem um diametro muito alargado. Os dois mais grossos em principio nao iras precisar de soldar. E um cinzento com secção maior e outro que agora nao me lembro da cor, agora os 3 pretos, um amarelo e um verde terao de ser "reparados"
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Nem precisas de cortar. Basta puxar que o meio ira partir. Depois e soldar um excedente de fio, manga termoretractil e reforças essa zona com fita cola isoladora. Atenção nao abuses na fita cola que o tubo de borracha nao tem um diametro muito alargado. Os dois mais grossos em principio nao iras precisar de soldar. E um cinzento com secção maior e outro que agora nao me lembro da cor, agora os 3 pretos, um amarelo e um verde terao de ser "reparados"
tives te a aprender hoje :)
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Por acaso o do reforçar foi devido a ter olhado e estudado a situação, ate porque nem o vi a fazer, agora o do puxar vi e bem. E ve la se ofereces um ferro de soldar aos homens que aquele ja pede reforma...
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eu ? porque eu ?
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Porque eles adoram-te. Passam a vida a falar de ti (mal ou bem e que tens de lhes perguntar...). :laugh:
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falam bem e falam mal , é para o lado que acordam :)
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Porque eles adoram-te. Passam a vida a falar de ti (mal ou bem e que tens de lhes perguntar...). :laugh:
É cão que ladra mas não morde... faz só barulho!!! LOLOL
Foi a melhor que me disseram lá. lololol
Isto na brincadeira, penso eu :assobio:
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beu beu
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Boa noite a todos!
Algumas méganes ( pelo menos a minha, que é de 2004), tem um pequeno tubo que se vê no canto superior esquerdo quando se abre o porta bagagem, por onde passam os fios das luzes de matricula, stop, etc.
Acontece que, com os movimentos de abertura e fecho do porta bagagem, o tubo foi constantemente dobrando e acabou por partir alguns fios ( que parece que foram mesmo cortados), portanto, nao tenho luzes de chapa de matricula nem 3º stop.
Em termos de reparação, foi-me aconselhado simplesmente a soldar os fios.
Algum conselho?
Obrigado.
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Soldar e isolar o melhor possivel de modo a ficar bem reforçado para não partir de novo ;)
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Obrigado! :happy:
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qual o tipo de fio compatível? qual o diâmetro do fio?
sabem-me indicar se este é compatível: http://www.clickplus.pt/p38831 (http://www.clickplus.pt/p38831)
obrigado
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existe mais que uma medida de fios nesse passa fios
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sim artur, no meu caso (já estive a ver) penso que são 4tamanhos.
6 finos todos idênticos mas alguns com cores diferentes (penso que sejam estes que partem mais facilmente e os quais pretendo substituir pelo fio que indiquei acima)
1 um pouco mais grosso que os anteriores (talvez seja boa ideia tb substituir este)
2 mais grossos que penso que não terão problema
No meu caso o fio ainda não partiu o plástico (só deve ter o cobre partido) por isso é que funciona as vezes. Por exemplo hoje fui lá para ver os fios e abri a mala pelo botão, depois mexi nos fios e deixou de abrir.
Já limpei o botão e deitei wd-40 para o caso de estar oxidado, mas estava totalmente limpo.
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Tens de dar uns puxões nos fios. o que tiver o cobre partido vai saltar com facilidade. Normalmente são os fios pretos fininhos
Vou responder aqui ao que falaste noutro tópico que fala sobre o mesmo.
Não te aconselho a meter uniões por um motivo. Que é o motivo pelo qual os fios partem.
Esses fios são subdimensionados para a quantidade de corrente electrica que passam. Então eles aquecem e ao aquecerem vão oxidar o cobre dentro do revestimento. Ficam assim frágeis e com as aberturas da mala, acaba por partir e por dentro do revestimento....
Vais perceber isso quando descarnares um fio desses, o cobre está todo preto!
Uma reparação bem feita é passar um fio novo por dentro da borracha e soldar ao fio partido por forma a que as uniões soldadas fiquem dentro da porta e dentro da carroçaria em zonas onde os fios não mexam.
Com o cobre oxidado, vais ter de raspar para o soldar. Porque o "preto" não passa corrente. Ou seja, se metesses os terminais cravados, pode não funcionar bem ou deixar de funcionar ao fim de algum tempo.
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Thanks pela ajuda incansável :grin:
Bem agora fiquei a pensar no caso, eu estava a pensar no seguinte material:
_http://www.clickplus.pt/p38831
_http://www.clickplus.pt/p59756
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Embora ainda não saiba se o fio é adequado. Se usar um fio mais grosso (supostamente mais resistente) será que não da asneira?
Tanto quiseram poupar no fio que agora os problemas são bastante incómodos, ainda eu só abria e fechava a mala 4 vezes por semena e nem era nas horas da maior calor, o que será de quem a usa diariamente :laugh:
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Não ha problema nenhum de usares mais grosso. Desde que não uses cabo de bateria...
Mas também nao convém ser muito mais grosso senão não o consegues enfiar na borracha
(salvo seja... que raio de expressão disse eu.... :) )
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Ok, obrigado..
vou tentar ver se me arranjo com aquilo :smiley:
eu falei na grossura do fio, pois como aquilo passa uma corrente/potência (ou o que seja) muita baixa pensei que um fio mais grosso pudesse dissipar toda a corrente e depois não chegar nenhuma aos componentes da mala.
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Boa tarde.
Desculpem estar a re-abrir o tópico mas gostaria que me dissessem, se fosse possível qual é a cor do cabo que alimenta a luz de 3º stop. Há diferenças nos cabos para respectivos setores (luz de matrícula, stop, 3º stop, etc) ou são todos iguais?
É que, segundo o que vi e tenho lido, a reparação parece algo não muito complicada e poupam-se uns €€..
Agradeço a ajuda desde já.
Obrigado.
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As cores dos fio pode mudar, nem sempre correspondem ao que está nos esquemas.
O melhor é veres quais são os fios que vão ao 3 stop e verificar quais são as suas cores, além disso podem haver vários fios com a mesma cor na mesma ficha mas com funções diferentes.
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Boas malta,
Desculpem desenterrar um tópico antigo, mas preciso da vossa ajuda!
Também tenho uma carrinha Megane(2006), e estou com o mesmo problema. Já tentei reparar uma vez, devido ao problema/dificuldade constante em abrir a mala, mas a reparação não terá sido feita em condições!
A folga que consegui dar ao cabo para "desviar" a borracha não foi grande. Um dos cabos está oxidado e provavelmente voltou a partir numa das pontas soldadas.
Nestes casos, quando o cabo oxida, é apenas na zona em que dobra, ou a oxidação pode ser mais extensa?
É possível dar uma folga maior ao cabo para substituir uma parte mais extensa do cabo(tentar apanhar uma parte não oxidada para soldar)?
O que tenho de desmontar para ter maior folga? (estive a tentar aceder às fotos colocadas mas já não estão disponíveis)
Obrigado