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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: dicky11 em 25 de Janeiro de 2011, 23:42 pm
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ola pessoal,a minha carinha(megane 1.5dci) anda a fazer um barulho,penso eu de embreiajem,sera que tem volante motor bimasa??codigo motor K9K 722.
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um bi massa por norma não faz barulho . o bi massa ajuda a absorver as vibrações provenientes do motor e a suavizar as trocas de caixa . O que se nota quando o bi massa não está nas melhores condições é um repelar no arranque ( tipo ressaltos ) e um desligar parece que se vai desmontar tudo
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Concordo com o que o Artur disse mas tb alerto para quando a folga no Bimassa for exessiva por vezes pode até andar já a rossar na coloche da caixa.
Já verifiquei casos desses .
Quantos km's tem esse bimassa/ embreiagem ?
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174000km,.mas sera que tem bimasa??
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em principio deve ter
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Quase de certeza
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então , tem ou não tem ?
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ja mudei a embreagem,nao e bimassa,u barulho fico,deve ser de caixa de velocidades,nota-se mais quando,com o motor a trabalhar e sem carregar na embreiagem,empuro a manete da mudanças,tento engatar.
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não percebi muito bem o teu post , mas empurras a manete com o motor a trabalhar e sem carregar na embraiagem ?
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ja mudei a embreagem,nao e bimassa,u barulho fico,deve ser de caixa de velocidades,nota-se mais quando,com o motor a trabalhar e sem carregar na embreiagem,empuro a manete da mudanças,tento engatar.
:huh: :huh:
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wtf??????????
Isso costuma dar problema costuma...
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Mudaste a embreiagem certo? tratou-se de um kit certo?
Mas faz barulho quando o carro está ao Ralentim e passa quando carregas o pé na embreiagem certo?
Má montagem ou fraca qualidade do rolamento de encosto.....
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Boas.
Eu ando c a ideia q a minha lagunaII fase2, 2.0dci c 103000 klm está a ficar c um problema, no volante bimassa.
Depois de ler os comentarios do Artur o do caçoilauto fiquei na duvida se será assim.
É o seguinte:
Quando carrego repentinamente na embraigem, quando está a puxar p meter uma 2ª ou 3ª ouve-se um grrezzz...q quase se sente no pé esquerdo, tipo grilar. Mas se trocar a mudança depois das 2 mil e tal rotaçoes nao se nota tanto.
Como q o motor queira acelerar e ao carregar na embraiagem corto-lhe a potencia...
Experimentei em 3ª quando levanto o pé, e volto a acelerar sem mexer na embraiagem, faz o mesmo.
Nota-se mais em esforço ou seja nas 4ª ou 5ª já nao se nota.
Será q é o volante c folga? ou outra coisa?
Se quando vou a acelerar e um pouco antes de carregar na embraiagem para meter a mudança seguinte, eu aliviar um pouco a aceleraçao, já nao faz o tal grrrzzz.
Quando desligo nao ouço nenhum bater ou ruido e quando arranco tambem arranca suave. Só quando vou meter a mudança seguinte é q faz o tal ruido.
agradeço a V. atençao
Cumptos
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Quase de certeza pelo que referes que se deve tratar do volante bimassa nas couves :sad:
Trata-se de uma folga axial.
um dos sintomas dessa folga é exactamente o trepidar / grilar na troca de mudança sendo sempre mais audivel/ preceptivel em mudanças de tomada de força 1/ 2 ou 3.
Mas deixa vir o Artur para te dar as piores noticias :laugh: :laugh: :laugh:
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Quase de certeza pelo que referes que se deve tratar do volante bimassa nas couves :sad:
Trata-se de uma folga axial.
um dos sintomas dessa folga é exactamente o trepidar / grilar na troca de mudança sendo sempre mais audivel/ preceptivel em mudanças de tomada de força 1/ 2 ou 3.
Mas deixa vir o Artur para te dar as piores noticias :laugh: :laugh: :laugh:
Por essas e por outras e que o toque do artur no meu tlm e a marcha funeraria... Mas se calhar vou meter o theme do scream...
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Quase de certeza pelo que referes que se deve tratar do volante bimassa nas couves :sad:
Trata-se de uma folga axial.
um dos sintomas dessa folga é exactamente o trepidar / grilar na troca de mudança sendo sempre mais audivel/ preceptivel em mudanças de tomada de força 1/ 2 ou 3.
Mas deixa vir o Artur para te dar as piores noticias :laugh: :laugh: :laugh:
Só c 103000 Klm, será possivel já ser o volante? Estou c azar...
Há uns meses, foi o bloco hidraulico do ESP...
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Quase de certeza pelo que referes que se deve tratar do volante bimassa nas couves :sad:
Trata-se de uma folga axial.
um dos sintomas dessa folga é exactamente o trepidar / grilar na troca de mudança sendo sempre mais audivel/ preceptivel em mudanças de tomada de força 1/ 2 ou 3.
Mas deixa vir o Artur para te dar as piores noticias :laugh: :laugh: :laugh:
Só c 103000 Klm, será possivel já ser o volante? Estou c azar...
Há uns meses, foi o bloco hidraulico do ESP...
Pode ter a ver muito com a condução aplicada no veiculo mas 103 .000 km não quer dizer nada .... já troquei bimassas em hdi's e tdi com km's identicas.
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Será q foi por ter andado c uma Repro(mais binario) durante 1 ano? (cerca de 16000 klm)
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de certo que ajudou e muito ao desgaste
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Estando nesta faze será q ainda aguenta mais uns milhares?
Nao noto mais nenhum sintoma.
Nem a desligar faz o barulho q alguem falou no forum.
Isso deve ser coisa p muitos euros...
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Estando nesta faze será q ainda aguenta mais uns milhares?
Nao noto mais nenhum sintoma.
Nem a desligar faz o barulho q alguem falou no forum.
Isso deve ser coisa p muitos euros...
As folgas axiais dos volantes bimassa são altamente prejudiciais e podem no limite gerar uma rachadela na cambota.
deixo-vos uma ligeira explicação apesar de algo técnica e que se calhar não muito elucidativa mas aqui vai ( retirada de um curso da Shaeffler group)
Volante de inercia de dupla massa
No Volante Bimassa , a massa de un volante de inercia convencional encontra-se dividida em duas massas. Uma parte corresponde (como de costume) ao momento de inercia do motor e a outra parte aumenta o momento de inercia da troca de rotação.
Sistema elástico /amortecedor
As duas massas estao unidas por meio de uu sistema especial de amortecimento. Um disco de embraiagem sem amortecedor de torsão encarrega-se dos processos de unificação e separação.
Esse disco de embraiagem encontra-se situado entre a massa secundaria e a troca de rotação. Desta forma resulta mais fácilmente a ligação de rotações ao sistema de sincronizacção sempre visando um menor desgaste.
Dispositivo de amortecimento
Quanto maior e o momento de inercia da massa em vibração, tanto maiores são tambem os aumentos de resonância e por conseguinte, as folgas do momento de torção que agudizam os aumentos de resonância.
Com um volante bimassa notam-se esses problemas na sua generalidade nos processos de arranque e paragem do motor ou troca de mudanças / tomadas de força.
Por esse motivo, um dispositivo adicional de amortecimento impede que se produza uma sobrecarga devida à resonância. Em funcionamento normal do vehículo, esse dispositivo de amortecimento não intervem e o amortecedor de molas encarrega-se de filtrar as vibrações/ torsões do motor.
Amortecimento das vibrações
A relação entre a fricção e o índice de elasticidade das molas e muito importante para um amortecimento das vibrações.
Quanto mais suave é a mola melhor se amortecem as vibrações. As molas extremadamente largas da última geração podem amortecer quase a totalidade da troca de rotação das sobrecargas por aumento de resonância.
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já lhe dei as mas noticias há uns tempos , caçoila , quando lhe enviei os preços de um bi massa :)
conselho :
deixa andar mais uns tempos assim e se piorar muito mais do que está , troca ... mas o sintoma disso é o inicio de uma reparação dispendiosa e a tendencia é piorar . Na fase inicial , não é muito preocupante . Quanto a repro , ajudou concerteza ao desgaste prematuro
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Obrigado pelos esclarecimentos e conselhos.
Vou tentar andar o mais suave possivel pelo menos nas mais baixas q é onde se nota mais o grilar.
Cumptos
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P.S.
Estou tentado a mandar vir este volante
http://www.oscaro.es/lista.asp? (http://www.oscaro.es/lista.asp?)
ID_GENERIC_ARTICLES=577&ID_OSC_TYPES=17337&ID_OSC_LEVELS=1818
Depois falava c um mecanico amigo a ver se ele fazia a montagem.
Que acham do preço?
Será q é a peça certa? isto de mandar vir por encomenda só tendo a certeza, mas tambem nao têm outro modelo p escolher.
Se o Artur me pudesse confirmar se este volante é o do meu Laguna, agradecia.
.É o: VF1KG4TB634991879
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As vibrações estão a ser incididas na cambota e vai sofrer :sad: :sad: :sad: Até pode partir :sad: :sad:
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P.S.
Estou tentado a mandar vir este volante
[url]http://www.oscaro.es/lista.asp?[/url] ([url]http://www.oscaro.es/lista.asp?[/url])
ID_GENERIC_ARTICLES=577&ID_OSC_TYPES=17337&ID_OSC_LEVELS=1818
Depois falava c um mecanico amigo a ver se ele fazia a montagem.
Que acham do preço?
Será q é a peça certa? isto de mandar vir por encomenda só tendo a certeza, mas tambem nao têm outro modelo p escolher.
Se o Artur me pudesse confirmar se este volante é o do meu Laguna, agradecia.
.É o: VF1KG4TB634991879
7701478942
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Obrigado.
Só uma duvida.
Quando na ficha do produto tem:
"Números OEM:
NISSAN: 12310-00Q1E
RENAULT: 7701477461, 7701478942"
Ao ter estas 2 referencias Renault, e, uma delas é a q indicaste significa q esta peça é a q preciso, será assim?
Encontrei neste site ainda mais barato:
http://www.pecasautoviaweb.com/m93/d4723/c19043/s4/g577/a100050/l2414518/i74459/volante-do-motor-luk-415-0390-10-renault-laguna-ii-bg0-1-2001-03-ate-hoje-20-dci-150cv-diesel-2005-08-ate-hoje.html (http://www.pecasautoviaweb.com/m93/d4723/c19043/s4/g577/a100050/l2414518/i74459/volante-do-motor-luk-415-0390-10-renault-laguna-ii-bg0-1-2001-03-ate-hoje-20-dci-150cv-diesel-2005-08-ate-hoje.html)
Cumptos
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supostamente há de ser .... ;)
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alerto para caso tenha lugar alguma anomalia ? Quais os passos a dar?
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alerto para caso tenha lugar alguma anomalia ? Quais os passos a dar?
Nunca comprei nada a eles mas dizem q tem uma politica de trocas e de garantias.
Mas sei lá...
A verdade é q custa quase metade do q cá.
511,00euros e portes gratis sempre q a venda ultrapassa os 200€.
Cumptos
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acho que o caçoila se referia a se tiver alguma anomalia depois de montado .....
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Bem, se me começar a chatear muito, troco mas é de carro...
Eu até agora era raro ter um carro mais q 2 anos e este já vai quase em 3...
Estou a verificar q é carro p me dar cabo da carteira...
Fica mais caro q sustentar a familia...lol.
Mudo p a Kia q tem 7 anos de garantia. (Até rima!)
Cumptos
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Mudo p a Kia q tem 7 anos de garantia. (Até rima!)
Cumptos
A Kia tem realmente 7 anos de garantia.
Garantia de show-off, pois as exclusões são a pontapé...
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Mudo p a Kia q tem 7 anos de garantia. (Até rima!)
Cumptos
A Kia tem realmente 7 anos de garantia.
Garantia de show-off, pois as exclusões são a pontapé...
´«O Kia cee´d na Europa beneficia de uma garantia de 7 anos ou
150.000 quilómetros, composta por 5 anos de cobertura total
acrescidos de 2 anos de cobertura para motor e transmissão
(nos primeiros 3 anos a garantia não tem limite de km). Esta
garantia é transferível a outros proprietários, desde que se
verifi que o cumprimento das suas condições, nomeadamente,
a manutenção programada realizada na rede oficial Kia Motors
dentro dos prazos definidos.»
Já agora fica o resto das garantias!
«7 anos de assistência em viagem
Em caso de avaria, a Kia assegura a sua mobilidade. Assistência
de emergência, reboque, carro de substituição, hotel e custos
de deslocação, 24 horas por dia, 7 dias por semana em toda a
Europa.
5 anos de garantia de pintura
A qualidade superior da pintura da carroçaria garante uma
protecção e um brilho duradouros ao seu novo automóvel Kia.
10 anos de garantia anti-corrosão
O seu novo Kia apresenta uma garantia anti-corrosão de 120
meses.»
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Eu na minha opinião pessoal se tivesse um KIa.... colocava-o de imediato á venda ou fazia umas Rifas e comprava uma 4l :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
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Viva... sendo este topico dedicado ao volante motor, será que me podem infromar se existe para o motor renault 1.9 dci um kit de embraiagem que dispensa o bimassa? Falaram-me num kit embraiagem que dispensa o bimassa, que seria mais barato e mais simples? alguem confirma? Obg
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Não sei se já ouviram falar no Kit 4 peças da Valeo (K4P), mais precisamente um kit substituição bimassa. Era homem para meter um kit destes, infelizmente não arranjei um kit para a minha.
www.youtube.com/watch?v=wwRikHHBNMM (http://www.youtube.com/watch?v=wwRikHHBNMM#ws)
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valeo 835054 é isto?
qual a diferença entre um bi-massa normal e isto?
já estive a ler um pouco e parece que o principio é o mesmo, mas aplicado de maneiras diferentes. No "normal" volante bi-massa como o nome indica é o volante que é separado em 2 partes unidos por umas molas que fazem o amortecimento das vibrações.
Neste kit da Valeo o volante é maciço e é o prato da embraiagem que é constituído por 2 partes unidas por molas que fazem o mesmo amortecimento do bi-massa.
pelo que li o volante bi-massa permite um amortecimento de 45º e este kit da valeo de 40º. resta saber na realidade como se comporta um vs o outro.
a grande vantagem deste kit é que caso volte a dar problemas não precisa de substituir tudo, basta o kit de embraiagem "normal" (sem o volante)
sendo que encontra-se à venda o kit completo por 500€ ou o kit de reparação sem o volante por 250€, já dá para ter ideia da diferença de valores
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Em principio é mesmo isso :grin:
Pelo que li e vi é mais fiável do que o bi-massa. O único teste que eu vi até hoje, foi o que vem no video, mais precisamente com a megane. Seja como for, não tirei conclusões nenhumas.
Uma mais valia é o preço do kit, fica mais em conta do que um volante original bi-massa.
Até pode ser o melhor dos dois mundos, bimassa e monomassa. Ou não... :assobio:
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Já vi alguns PSA's que partiram as caixas depois dessa aplicação.
Claro que a culpa é do condutor que tentou fazer a mesma condução que com um bimassa instalado mas pronto F**** -se
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e já agora caçoila, quais as diferenças na condução entre os dois sistemas?
e partiram a caixa com este sistema em que o prato de embraiagem faz o amortecimento?
ou um sistema monomassa normal?
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caçoila, quais são para ti as diferenças entre conduzir com bi-massa ou mono-massa?
cumps
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As diferenças principais são a durabilidade e o conforto. Atenção que o kit que eu falei não é propriamente um mono-massa "original".
Pelo que li em vários fóruns, as conclusões que tirei foram...
Monomassa
Vantagens:maior durabilidade; performance; mais barata... etc
Desvantagens: perde conforto, principalmente ao relanti; a caixa suporta mais com o esforço da embraiagem; os apoios do carro dão de si mais rapidamente; por ser mais leve, perdes inercia o que te obriga a utilizar mais vezes a caixa.
bimasssa
O oposto :tongue:
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Eu estava mesmo a perguntar quais os cuidados a ter com a condução com o bi-massa para ele durar o mais possível, e o perceber o porque desta afirmação:
Claro que a culpa é do condutor que tentou fazer a mesma condução que com um bimassa instalado mas pronto F**** -se
o que li acerca das diferenças entre o bi-massa original e este kit da Valeo são que com este kit o carro responde mais directamente ao acelerador/ponto de embraiagem, há um pequeno aumento de vibração/ barulho da caixa. Há quem diga que o pedal fica mais mole mas pode variar de kit para kit
o peso pelo eu li difere pouco entre os dois kits. deixo aqui uns quotes:
First Impressions:
After a weekend of bloody knuckles and about 3 feet of socket extenders I finished the clutch replacement and got a chance to drive the car. My initial impression was pure love! I've always felt the e46 and its goofy clutch assembly was weird to drive. It was distracting from the joy of the car. But now that this kit was installed the car drove soooo good. So crisp. So predictable. So familiar. It feels like a real manual transmission set up now -not some weird BMW derivative.
Don't get me wrong, I know that even a stock clutch replacement will feel like heaven the first time you drive it. I replaced the clutch once already. But I know enough about my car to know that its driving better than its ever driven before. I feel like I can finally enjoy the driving experience.
Aside from an increased responsiveness, there are actually very little drivability differences between the stock unit and the Valeo kit. My general impression is that there is a very slight increase in friction/bite over the Sachs unit, but I could be wrong.
The one drawback is that there is a very very slight amount of gearbox chatter. I could only hear it with the radio off, waiting at a light with no other vehicles, and if I was concentrating -otherwise it was washed out. My honest opinion is this is a non-issue. If you've got any sort of exhaust modification, headers, or exhaust leak, you will NEVER hear the gearbox chatter (presuming mine is even a common problem). Hell, just having the radio on low will be enough to drown out the extremely subtle gearbox noise.
Summary:
Overall, I would recommend this conversion kit to anyone... but conditionally. If you don't want a performance clutch but want to get a more response feel from the drivetrain, this is the perfect mod! If you like the way the e46 drives with the dual mass flywheel (or have never noticed it drives a little funny) then this might not be the right kit for you. Or, if you want something with higher performance overall as compared to the OE unit, this is not the right kit for you.
in:http://forum.e46fanatics.com/showthread.php?t=958649
Wanted to update, now that I have some miles on the clutch.
10k miles and so far so good. No noises or issues. It does feel a little tight going into first occasionally but that's it. Can't really compare it to Stock because mine was bad when I got it, but it feels like a normal clutch, not like any of the aftermarket ones I've had.
Did have an issue with the actual parts, was missing 1 flywheel bolt. Way managed to take care of it for me though.
in: http://www.northamericanmotoring.com/forums/drivetrain-cooper-s/200342-any-opinions-on-the-single-mass-valeo-clutch-kit.html (http://www.northamericanmotoring.com/forums/drivetrain-cooper-s/200342-any-opinions-on-the-single-mass-valeo-clutch-kit.html)
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Os cuidados a ter sao, evitar meter as mudanças à "pedrada" ou seja levantar sempre o pe do pedal com suavidade, e nao fazer reducoes com o motor.
Primeiro trava-se e deixa se morrer um pouco o motor, depois mete-se a mudanca suavemente...
Ora porra...isso é o que tenho feito sempre nos meus 13 veiculos que comprei até agora, e nunca mudei uma embraiagem! Mentalizei meus filhos e esposa a fazer o mesmo e resultou...lol