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DIY => DIY - Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Gonçalo em 05 de Fevereiro de 2011, 01:18 am
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Alerto que não sou mecanico de profissão e que isto foi realizado de acordo com as tecnicas que sei, pelo que qualquer erro agradeço que me seja indicado de modo a poder corrigi-lo :wink:
Comecemos então por retirar a protecção do cárter, 3 parafusos á frente, 2 atrás, mais 2 encaixes á frente e 2 atrás. Atenção que para retirar a protecção do carter é necessario retirar outros 2 parafusos que segurar o carter e o parachoques que é obrigatorio de tirar antes de se conseguir aceder aos 3 parafusos da frente da protecção do carter.
Comecemos então por ver do material necessario
(http://img683.imageshack.us/img683/4092/04022011298.jpg)
Chave para retirar/colocar o filtro do oleo e a chave para despertar o bujon do carter.
Comecemos por arranjar um recipiente para o oleo velho. Depois ir para baixo do carro e desapertar o bujon do carro
(http://img69.imageshack.us/img69/148/03022011238.jpg)
Deixar correr durante 1 hora sensivelmente.
(http://img194.imageshack.us/img194/6982/03022011239.jpg)
Entretanto destapar a tampa por onde iremos colocar o oleo
(http://img33.imageshack.us/img33/2677/03022011240.jpg)
(http://img692.imageshack.us/img692/7702/03022011241.jpg)
Agarrar na chave para retirar o filtro do oleo e ir retira-lo. De notar que vai escorrer muito oleo pelo que convem ter algo para o apanhar. O sitio é especialmente de dificil acesso, pelo que preparem-se :wink:
Filtro do oleo velho já fora
(http://img810.imageshack.us/img810/8340/03022011252.jpg)
Aqui temos o local onde o mesmo está
(http://img269.imageshack.us/img269/8151/03022011253.jpg)
Como podem constatar, é impossivel nao sujar aquela zona em redor...
Começar a juntar o material... Oleo
(http://img163.imageshack.us/img163/7207/03022011256.jpg)
Filtro do oleo velho vs novo
(http://img534.imageshack.us/img534/1174/03022011259.jpg)
Untar com oleo o vedante do filtro novo. Limpar o bujon do carter
(http://img691.imageshack.us/img691/6045/03022011262.jpg)
Colocar a anilha nova no bujon do carter
(http://img843.imageshack.us/img843/8246/03022011261.jpg)
(http://img404.imageshack.us/img404/7318/03022011263.jpg)
Limpar a vareta do oleo
(http://img577.imageshack.us/img577/7214/03022011264.jpg)
Após bem escorrido, ir para baixo do carro, muito papel e limpar a zona onde vamos colocar o filtro do oleo novo o melhor possivel e encaixa-lo. O mesmo para o bujon do carter
(http://img138.imageshack.us/img138/8444/03022011265.jpg)
Após isto começar a colocar o oleo novo com a ajuda de um funil para nao se entornar
(http://img831.imageshack.us/img831/1155/03022011266.jpg)
Ligar o carro para o filtro encher e verificar os niveis, repor o que faltar.
E pronto, após 4L sensivelmente pode-se dizer que está pronto para que venham mais uns quantos km's :grin:
Espero ter sido esclarecedor :wink:
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falta um pequeno pormenor ....
dar a chave , deixar o filtro encher ( 20 a 30 segundos ) repor nivel
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Oui, tens razão :tongue: Os 4L que falei já é a contar com o ajuste. Vou editar :smiley:
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D7F é um 8v pah... Esse é um D4F Turbo, igual ao meu D4F, com a diferença (muito genéricamente) do turbo.
Portanto isto é válido para os D4F também, igualzinho! :)
Boa posta oh trabalhador! :P
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Editado MRC :tongue:
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Vou apenas fazer uma sugestão, antes de retirar o bujão do cárter, certifiquem-se que conseguem desapertar o filtro de óleo, somente rodando-o, sem o retirar. Isto apenas para ter a certeza que o conseguirão retirar o filtro depois de esvaziar o cárter..
Dado que o filtro está muito pouco acessível e tem um diâmetro bastante pequeno, se estiver muito apertado, retirá-lo poderá ser uma tarefa bastante complicada.
Não se esqueçam de, ao apertar o novo filtro, fazê-lo de forma QB, para numa próxima muda de óleo não terem grandes dificuldades.
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tiagojpt, isso nunca indico pois os filtros até agora sempre saíram todos, houve apenas um que teimava em não sair (o da hilux) e arranjou-se uma aranha (uma chave com 3 pernas), encaixou-se lá e a partir daí foi só tirar :tongue:
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Eu tive esse problema no Clio e vi-me grego para o conseguir retirar. Desde então, aperto o filtro com a mão e fico-me por uma meia volta final com mais força para que não se desaperte.
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Eu tive esse problema no Clio e vi-me grego para o conseguir retirar. Desde então, aperto o filtro com a mão e fico-me por uma meia volta final com mais força para que não se desaperte.
Neste notei estar bem apertado, ainda fiz alguma força com a chave que indiquei, contudo lá acabou por sair. Nesta zona notei foi que se nao fosse com esta chave, não conseguiria colocar mais nada lá :lipsrsealed:
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Mais um optimo DIY. :happy:
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mais um bom DiY :cool: :cool:
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Mais um optimo DIY .. :cool:
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o tamanho da chave de retirar o bujão é de 8mm ?
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Pelas imagens creio que sim ;)
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Obrigado pelo DIY
sempre a aprender
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Optimo DIY.
Podes fazer um desenho bem simples de todos os parafusos e localização que se têm de tirar até chegar ao carter?
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Isso é simples, só tens de tirar o resguardo são 2 ou 3 parafusos quando te colocares por baixo do carro encontras logo.