Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: pedro pereira em 09 de Fevereiro de 2011, 20:20 pm
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no meu megane break 1.5dci de 80cv do ano 2004, hoje aconteceu uma situação em que surgiu no painel a mensagem ''deficiência electrónica'', sendo que aconteceu em andamento e provocou no imediato o accionamento do limpa para-brisas, quando parei o carro falhou a trancar a direcção e as luzes do painel não desligaram todas, desligando totalmente após 1 ou 2 tentativas, de seguida tentei por o carro a trabalhar e nada, tentei mais 1 ou 2 vezes e o carro pegou sem problemas e sem acusar qualquer tipo de erro.
depois disto já tentei por o carro a trabalhar por diversas vezes, numas o carro pega sem stress e noutras os sintomas acima descritos estão lá todos outra vez.
já aconteceu isto a alguém???? terá sido por ter apanhado chuva hoje?????alguém me consegue dar umas luzes
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boas pessoal....será que não aconteceu esta situação a ninguém????? terei sido eu o primeiro a apanhar este sintoma, hoje o carro pegou à primeira sem qualquer problema e sem identificar qualquer erro, estive na Renault e pelos visto nunca ouviram falar destes sintomas.....já fiz 20 km hoje e o carro não manifestou qualquer anomalia....terá sido humidade em alguma ficha??????
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pode ter sido um mau contacto . verifica a bateria e os bornes pelo sim pelo não
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pode ter sido um mau contacto . verifica a bateria e os bornes pelo sim pelo não
a minha bateria de facto ganha verdete muito facilmente, mas neste momento tem massa e aparentemente está ok. afasto mais a hipotese da bateria porque o problema surgiu em andamento, a unica hipotese que vejo é mesmo humidade num terminal qualquer, pois é esquisito o carro hoje estar normal e os sintomas ontem surgiram tanto com o carro frio como com o carro quente.
vamos lá ver se hoje vou para casa no meu carro ou de taxi :angry:
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Vai pela bateria moço, a mim aquando da reparação do motor do meu carro a porca do alternador ficou mal apertada, o que fez com que as vezes nao carregasse a bateria, contudo fiz uma viagem de 300 km com o carro, onde as vezes sentia um baixar de intensidade das luzes sendo que de seguida acendia a luz do ABS e do service, seguido do acionamento dos limpaparabrisas, solução apertar a porca.
E o meu carro mais tarde tambem foi ligado a maquina por outro motivo e nao tinha la nenhum erro guardado na memoria.
A minha cunhada com a bateria cheia de verdete o carro pegava so a segunda, o motor de arranque tentava atracar mas nao tinha força, mas depois de pegar ja andava normal, solução limpar o verdete e nunca mais deu problemas.
Por isso meu amigo começa pelo mais facil que é limpar o verdete, circula com o carro a ver ainda assim te da problemas.
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Vai pela bateria moço, a mim aquando da reparação do motor do meu carro a porca do alternador ficou mal apertada, o que fez com que as vezes nao carregasse a bateria, contudo fiz uma viagem de 300 km com o carro, onde as vezes sentia um baixar de intensidade das luzes sendo que de seguida acendia a luz do ABS e do service, seguido do acionamento dos limpaparabrisas, solução apertar a porca.
E o meu carro mais tarde tambem foi ligado a maquina por outro motivo e nao tinha la nenhum erro guardado na memoria.
A minha cunhada com a bateria cheia de verdete o carro pegava so a segunda, o motor de arranque tentava atracar mas nao tinha força, mas depois de pegar ja andava normal, solução limpar o verdete e nunca mais deu problemas.
Por isso meu amigo começa pelo mais facil que é limpar o verdete, circula com o carro a ver ainda assim te da problemas.
obrigado pela dica.......a bateria neste momento está cheia de massa, em principio não tem verdete, mas vou tirar a massa e verificar como está por baixo
na renault disseram-me para continuar a andar para ver se ele dá novamente erro e se o regista, já pensei também nas velas, pois o carro tem 145000km e nunca levou velas, será que o erro electrónico pode ser provocado por alguma vela que tenha gripado(ou esteja a gripar)?????
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verifica a bateria , verifica o aperto dos bornes , os contactos correctos , etc .
esquece as velas que um diesel só usa as velas para pegar a frio e durante uns 5 segundos . Não precisa de velas para nada .
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e pelo que me dizem tambem quando vela berra costuma aperecer a luz de avaria electronica, contudo a mim em dois carros a gasoleo que ja tive meus, e varios carros a gasoleo alguns autenticos tanques pelas sovas que levam nunca acendeu a luz de avaria electronica, contudo esses ja levaram velas.
Mas o que o artur disse ta correcto as velas é so para aquecer o gasoleo para ligar o carro. depois disso ja nao funcionam mais
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bem o carro foi entregue na Renault para que tentem descobrir o problema :angry:
depois de ter trabalhado bem durante toda a manhã, ao final da tarde quando fui pegar nele novamente, arrancou sem problema e voltou ao mesmo, tive de esperar 10 minutos para o conseguir por a trabalhar e fez 15km de trânsito intenso até chegar à oficina, com muitos atrofios pelo meio......vamos lá ver quanto tempo vai demorar para descobrir o problema
depois escrevo o resultado final
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no meu megane break 1.5dci de 80cv do ano 2004, hoje aconteceu uma situação em que surgiu no painel a mensagem ''deficiência electrónica'', sendo que aconteceu em andamento e provocou no imediato o accionamento do limpa para-brisas, quando parei o carro falhou a trancar a direcção e as luzes do painel não desligaram todas, desligando totalmente após 1 ou 2 tentativas, de seguida tentei por o carro a trabalhar e nada, tentei mais 1 ou 2 vezes e o carro pegou sem problemas e sem acusar qualquer tipo de erro.
depois disto já tentei por o carro a trabalhar por diversas vezes, numas o carro pega sem stress e noutras os sintomas acima descritos estão lá todos outra vez.
já aconteceu isto a alguém???? terá sido por ter apanhado chuva hoje?????alguém me consegue dar umas luzes
Ola boa noite
Amigo o problema que acontece na sua carrinha quase de certeza que é humidade que entrou numa caixa que se chama UPS, que se encontra ao lado da bateria dentro de uma caixa preta
Retire a tampa e limpe muito bem limpa as fichas estão carregadas de verdete e humidade não é a primeira nem vai ser a ultima tente proteger o melhor possível da agua talvez com plástico a proteger
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Ola boa noite
Amigo o problema que acontece na sua carrinha quase de certeza que é humidade que entrou numa caixa que se chama UPS, que se encontra ao lado da bateria dentro de uma caixa preta
Retire a tampa e limpe muito bem limpa as fichas estão carregadas de verdete e humidade não é a primeira nem vai ser a ultima tente proteger o melhor possível da agua talvez com plástico a proteger
boa noite,
muito obrigado pela dica, neste momento o carro esta na Renault para fazer o diagnostico, manutenção(óleo/pastilhas) e para resolver um outro problema eléctrico que já tem 3 anos(luz nevoeiro traseira não acende e não tem corrente no terminal), o teu post serviu pelo menos para me por de sobreaviso pois assim ja percebo o que pode ser na realidade e não me deixar atrás de conversa de oficina
muito obrigado mais uma vez
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estou cada vez mais animado :angry: :cry:
bem a avaria é tão interessante que nem deixa a clip fazer o diagnostico(como eu já calculava), a UPS já tem metade das fichas desligadas, vamos ver se é lá que está o problema :rolleyes:
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foste onde ?
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foste onde ?
está na beira rio(renault) em paio pires
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abriram a upc ?
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abriram a upc ?
a caixa da UPC está aberta e já foram desligadas as fichas que estão no topo, mas estive a espreitar e aquilo tem mais uma data de fios por baixo, vai ser o próximo passo, a placa(não me lembro o nome) onde ligam as fichas das luzes, manómetros tb já foi desligada, o estranho é que as luzes do painel continuam acesas.....o homem que está a mexer no carro tb está meio à toa diz que nunca viu aquele erro, mas tb acha que o problema está na UPC
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a upc apresenta vestigios de verdete nas soldaduras ?
consegues uma foto da placa onde estão as soldaduras ?
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a upc apresenta vestigios de verdete nas soldaduras ?
consegues uma foto da placa onde estão as soldaduras ?
não tenho fotos hoje já cheguei lá com a oficina a fechar, mas as fichas que estão no topo junto dos fusíveis não aparentam ter humidades, mas julgo que as ligações mais importantes estão por baixo e ai não consegui ver nada
mas explica-me concretamente o que é a UPC, pois ainda não entendi se é tudo o que está dentro da caixa em conjunto ou se é uma parte especifica
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upc - unidade potencia de comandos
o que faz ?
basicamente distribui a corrente da viatura para activar as funções , limpa vidros , cartões , arranque , luzes , etc .
por vezes avaria ou simplesmente queima fusiveis ( tem muitos ) e a avaria normal dessa unidade é por entrada de agua ou humidade por se situar debaixo da bateria
dai a minha pergunta de foto da placa para ver os contactos ... se tiver verdete , esquece que quase de certeza que essa já era . e se for isso , prepara uns trocos valentes e espera que venha de frança que por norma não há cá e vem codificada ao chassis do carro , portanto , usada , esquece
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estive a dar uma vista de olhos num forum estrangeiro e .......
apareceram varios companheiros com o mesmo problema, deixo o texto de um deles.....curiosamente aconteceu a todos ou depois de lavarem o carro ou depois de chover
Malaman parece que tens razão....
I had the same problem with my 04 megane and i fixed it !!!!!! yeeehaaaa
The car would not start one day with no warning, when we pressed the break it was stiff and it said on the dash insert card when the card was aready in. it also was making the clicking noise then a constent noise like a motor was running in the engin started and would not stop unless the batterie was unpluged.
Heres how i fixed mine...
I opened the bonnet to access the fuse box / ECU ( this is located on the righthand side of the engine as you look at it next to the batterie under a black plastic box with 2 screws on the top of it. take the screws off and u will see loads of fuses and cables plugged into a unit. it was at this stage i unplugged one of these plugs to find it was full of water. i then disconected the batterie and proceded to remove the batterie so that i could take out all the plugs and the bolt that holds it inplace. (take a picture so u remember were each plug go's.. it also tells you what coulor of plug go's were but best to be safe) once i got it out i turned it upside down and loads of water came out, i had to take it apart remove all fuses "again took i pic to remind me were they go. i took at apart and dried it with the missus hairdrier till it was bone dry. i also left the plugs out in the air to dry out, left them all for about 1hr. put it all back together and hey presto the bad boy started first time. !!!!!!!!!!!!! :-)
I sussed out that the rain had got into the box at the top right hand corner there is a small gap were the rain was getting in, i covered it with an asda bag and the problem was sorted.
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upc - unidade potencia de comandos
o que faz ?
basicamente distribui a corrente da viatura para activar as funções , limpa vidros , cartões , arranque , luzes , etc .
por vezes avaria ou simplesmente queima fusiveis ( tem muitos ) e a avaria normal dessa unidade é por entrada de agua ou humidade por se situar debaixo da bateria
dai a minha pergunta de foto da placa para ver os contactos ... se tiver verdete , esquece que quase de certeza que essa já era . e se for isso , prepara uns trocos valentes e espera que venha de frança que por norma não há cá e vem codificada ao chassis do carro , portanto , usada , esquece
tens ideia de quanto pode custar a UPC???
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um pouco mais que o ordenado minimo nacional
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um pouco mais que o ordenado minimo nacional
juntando a isso, a mão de obra(vai doer), as pastilhas e o óleo..........acho que este mês vou fazer umas horas extraordinárias no Parque Eduardo 7º.......tou quilhado :gun:
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upc - unidade potencia de comandos
o que faz ?
basicamente distribui a corrente da viatura para activar as funções , limpa vidros , cartões , arranque , luzes , etc .
por vezes avaria ou simplesmente queima fusiveis ( tem muitos ) e a avaria normal dessa unidade é por entrada de agua ou humidade por se situar debaixo da bateria
dai a minha pergunta de foto da placa para ver os contactos ... se tiver verdete , esquece que quase de certeza que essa já era . e se for isso , prepara uns trocos valentes e espera que venha de frança que por norma não há cá e vem codificada ao chassis do carro , portanto , usada , esquece
tens ideia de quanto pode custar a UPC???
Boas uma pequena correção UPC e uma unidade de proteçao e comutação bascicamente falando e mais ao menos isso :wink:
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estive a dar uma vista de olhos num forum estrangeiro e .......
apareceram varios companheiros com o mesmo problema, deixo o texto de um deles.....curiosamente aconteceu a todos ou depois de lavarem o carro ou depois de chover
Malaman parece que tens razão....
I had the same problem with my 04 megane and i fixed it !!!!!! yeeehaaaa
The car would not start one day with no warning, when we pressed the break it was stiff and it said on the dash insert card when the card was aready in. it also was making the clicking noise then a constent noise like a motor was running in the engin started and would not stop unless the batterie was unpluged.
Heres how i fixed mine...
I opened the bonnet to access the fuse box / ECU ( this is located on the righthand side of the engine as you look at it next to the batterie under a black plastic box with 2 screws on the top of it. take the screws off and u will see loads of fuses and cables plugged into a unit. it was at this stage i unplugged one of these plugs to find it was full of water. i then disconected the batterie and proceded to remove the batterie so that i could take out all the plugs and the bolt that holds it inplace. (take a picture so u remember were each plug go's.. it also tells you what coulor of plug go's were but best to be safe) once i got it out i turned it upside down and loads of water came out, i had to take it apart remove all fuses "again took i pic to remind me were they go. i took at apart and dried it with the missus hairdrier till it was bone dry. i also left the plugs out in the air to dry out, left them all for about 1hr. put it all back together and hey presto the bad boy started first time. !!!!!!!!!!!!! :-)
I sussed out that the rain had got into the box at the top right hand corner there is a small gap were the rain was getting in, i covered it with an asda bag and the problem was sorted.
Ola
Sim já tive muitas UPC avariadas derivado a humidade
A UPC não é codificada podes comprar usada funciona bem no carro tenho a certeza
Codificado nos meganes so ( cartões,´centralina de injecção, UCH e trancador de direcção)
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estive a dar uma vista de olhos num forum estrangeiro e .......
apareceram varios companheiros com o mesmo problema, deixo o texto de um deles.....curiosamente aconteceu a todos ou depois de lavarem o carro ou depois de chover
Malaman parece que tens razão....
I had the same problem with my 04 megane and i fixed it !!!!!! yeeehaaaa
The car would not start one day with no warning, when we pressed the break it was stiff and it said on the dash insert card when the card was aready in. it also was making the clicking noise then a constent noise like a motor was running in the engin started and would not stop unless the batterie was unpluged.
Heres how i fixed mine...
I opened the bonnet to access the fuse box / ECU ( this is located on the righthand side of the engine as you look at it next to the batterie under a black plastic box with 2 screws on the top of it. take the screws off and u will see loads of fuses and cables plugged into a unit. it was at this stage i unplugged one of these plugs to find it was full of water. i then disconected the batterie and proceded to remove the batterie so that i could take out all the plugs and the bolt that holds it inplace. (take a picture so u remember were each plug go's.. it also tells you what coulor of plug go's were but best to be safe) once i got it out i turned it upside down and loads of water came out, i had to take it apart remove all fuses "again took i pic to remind me were they go. i took at apart and dried it with the missus hairdrier till it was bone dry. i also left the plugs out in the air to dry out, left them all for about 1hr. put it all back together and hey presto the bad boy started first time. !!!!!!!!!!!!! :-)
I sussed out that the rain had got into the box at the top right hand corner there is a small gap were the rain was getting in, i covered it with an asda bag and the problem was sorted.
Ola
Sim já tive muitas UPC avariadas derivado a humidade
A UPC não é codificada podes comprar usada funciona bem no carro tenho a certeza
Codificado nos meganes so ( cartões,´centralina de injecção, UCH e trancador de direcção)
Eu confirmo nao e codificada apenas fazer atençao ao nivel de equipamento caso compre de sucata.
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ora bem.........8 dias depois e o charuto continua na oficina........ligaram à pouco a dizer que o problema é a UPC e que deverá ser montada uma nova amanhã..........amanhã dou novidades
com mais esta deixo aqui a lista de substituições na megane:
-elevador vidro traseiro esquerdo
-elevador vidro traseiro direito
-apoio superior do motor
-bomba de agua dos aspersores do limpa parabrisas
-aileron e respectivo farolim superior
-valvula EGR
-falage do termostato
-UPC
e de certeza que me estou a esquecer de algumas coisas........
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prepara te para receber a conta ....... leva qq coisa para o coração
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LOL.
Já vi um a sentir-se mal mesmo na Volvo.
Também se pôs a dizer para mudar tudo, quando ouviu a conta agarrou-se ao balcão a dizer que não se estava a sentir bem.
Lá foram buscar-lhe agua com açúcar e e tal. :laugh:
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prepara te para receber a conta ....... leva qq coisa para o coração
LOL.
Já vi um a sentir-se mal mesmo na Volvo.
Também se pôs a dizer para mudar tudo, quando ouviu a conta agarrou-se ao balcão a dizer que não se estava a sentir bem.
Lá foram buscar-lhe agua com açúcar e e tal. :laugh:
LOL.....nem sei como ainda consigo rir :grin:
calma pessoal, a lista das reparações que descrevi atrás, foram todas as substituições que tive de fazer nos últimos 5 anos
no caso do elevador traseiro direito, esse foi reconstruido por mim e por um amigo(custo zero), há quem diga que não dão para arranjar, mas não é verdade, pois o meu problema foram os roletes da calha onde corre o vidro que deram o berro, como já tinha de fora o elevador esquerdo testamos um rolete em metal que depois foi soldado a prata com parafuso de cobre(tb ainda tenho o elevador esquerdo arranjado e esta como suplente)
mas terminada esta reparação(espero que amanhã), vai seguir de imediato uma carta para a Renault França a expor todos os problemas em 145000km e pedindo para ser ressarcido dos prejuízos, pois todas as peças que substitui no carro são defeitos de fabrico e deveriam ter sido alvo de recolha das viaturas.......pode não servir de nada, mas só o não está garantido :assobio:
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não tenho tido muito tempo para passar por aqui, masssssssss vamos lá fazer o update da avaria
afinal a deficiência não era provocada pela UPC, a fonte da avaria foi mesmo a UCH..................e neste momento a viatura está operacional
a estadia desnecessária de 10 dias na oficina é que continuo sem compreender, mas ainda vai ter proximos capitulos :gun:
ficaram na renault 1050€ - oleo, filtro oleo, pastilhas frente, discos frente, bateria nova, sensor de ponto morto e a maldita UCH.......vamos lá ver quantos km's é que o charuto vai andar sem me dar mais problemas
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Esperemos é que não dê mais problemas. :wink:
A estadia de 10 dias na oficina foi desnecessária porquê?
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a estadia deve ter sido devido as peças que tiveram de ser encomendadas .
digo eu .
o que interessa é que está operacional , pena o tombo enorme :S
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a estadia foi desnecessaria porque foi motivada pelo facto de que uma oficina oficial da marca não tem um electricista
tinham as peças e o electricista que foi lá resolver o problema fez toda a programação da UCH na oficina....por isso 10 dias para reparar um defeito de fabrica(já são muitos com o mesmo problema) é um total absurdo
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a estadia foi desnecessaria porque foi motivada pelo facto de que uma oficina oficial da marca não tem um electricista
tinham as peças e o electricista que foi lá resolver o problema fez toda a programação da UCH na oficina....por isso 10 dias para reparar um defeito de fabrica(já são muitos com o mesmo problema) é um total absurdo
boas
Para substituir e programar a UCH não é necessário um electricista
Um cotec ou um mtec faz esse trabalho
Já substitui algumas
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Bem mas está resolvido..... e isso é o mais importante ou não ....
´Nem tudo nos nossos empregos corre como nós queremos e por vezes tb falhamos, se levaram 10 dias e ficou em condições tudo ok.....
Por vezes temos que deixar oas artistas obterem a inspiração necessária :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
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em off topic....
conheço muitos pintores que são verdadeiros mestres , mas só quando estão bebados ....
Ora se naquela semana não lhes apetece beber ...... :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
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a estadia foi desnecessaria porque foi motivada pelo facto de que uma oficina oficial da marca não tem um electricista
tinham as peças e o electricista que foi lá resolver o problema fez toda a programação da UCH na oficina....por isso 10 dias para reparar um defeito de fabrica(já são muitos com o mesmo problema) é um total absurdo
boas
Para substituir e programar a UCH não é necessário um electricista
Um cotec ou um mtec faz esse trabalho
Já substitui algumas
quem o pode ou sabe fazer não sei, só expliquei aquilo que me disseram na oficina, por mim até podia ter sido o lubrificador a trocar a peça, sendo um erro comum/defeito de fabrico neste carro era mais do que óbvio que deveriam tentar resolver o problema mais rápido do que qualquer outra avaria, pelo menos por cortesia com o cliente
acho é que ainda vou ter de descobrir se a Renault sabe da existência daquela oficina :gun:
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Bem mas está resolvido..... e isso é o mais importante ou não ....
´Nem tudo nos nossos empregos corre como nós queremos e por vezes tb falhamos, se levaram 10 dias e ficou em condições tudo ok.....
Por vezes temos que deixar oas artistas obterem a inspiração necessária :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
está tudo bem!!!não é bem assim os 1000€ que gastei entre, apoio do motor, aileron e UCH ainda me estão atravessados e vai seguir reclamação para a Renault França........e depois da resposta logo se verá se a reclamação vai mais longe :angry:
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Bem mas está resolvido..... e isso é o mais importante ou não ....
´Nem tudo nos nossos empregos corre como nós queremos e por vezes tb falhamos, se levaram 10 dias e ficou em condições tudo ok.....
Por vezes temos que deixar oas artistas obterem a inspiração necessária :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
Bem mas repara a tua reclamação vai-se focar em quê?
Os 1000 € gastos foi um total de peças que mandas-te substituir....
A reparação / substituição da Uch foi uma situação que apenas não estaria prevista. Mas achas que foste " roubado" ?
está tudo bem!!!não é bem assim os 1000€ que gastei entre, apoio do motor, aileron e UCH ainda me estão atravessados e vai seguir reclamação para a Renault França........e depois da resposta logo se verá se a reclamação vai mais longe :angry:
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amigo caçoilauto, se achas normal a unidade que controla o habitáculo do carro avariar ao fim de 145000km, é lá contigo, agora para mim avariar a UCH que tb controla a tranca de direcção e que por sua vez pode causar um grave acidente.....é grave
para mim um aileron que salta no auto-estrada e que é uma peça integrante da estrutura do veiculo, para além de ser um grave erro de construção, é tb um perigo para todos os outros automobilistas, pois a minha peça saltou do carro a 140km/h se tivesse cruzado o auto-estrada e o farolim nele embutido tivesse embatido no vidro de um carro a circular em sentido oposto a 140km/h......nem quero imaginar o que poderia ter acontecido
quanto ao apoio do motor........conheço que já tenha trocado o apoio superior por 2 vezes.....isso deve ser normal num carro com 500000km, é pena é que o do meu amigo só tenha uns 100000km.........2 apoios em 100000km revelam mais uma vez, um grave deficiência na construção do veiculo
uma empresa que honre os seus padrões de qualidade, assume o erro e nem argumenta........conheço quem tenha um Volvo em que a marca ao fim do carro ter 10 anos e uns 300000km assumiu por inteiro a substituição de uma peça qualquer, julgo que ao nivel da direcção
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Bom, tudo é possível,
por curiosidade gostava de saber que troca foi essa da Volvo :smiley:
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Bom, tudo é possível,
por curiosidade gostava de saber que troca foi essa da Volvo :smiley:
amigo não te consigo dizer qual foi a peça, julgo que tinha a ver com a direcção.........a substituição foi num Volvo 480 que era de um antigo colega de trabalho
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julgo que se tratou de uma medida de correcção á coluna de direcção da série 400.
Penso que poderia prender após desgaste de um casquilho plástico.
Isto foi á cerca de 7 a 8 anos atrás
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A unidade é um componente electrónico pode avariar a qualquer momento e pelas mais diversas razões.
No que respeita aos apoios têm essencialmente a ver com a utilização dada / modo de condução.
Quanto ao Aileron isso não vou comentar, pois não sei em concreto o historial.
Mas desde já relembro o seguinte a palavra / conceito Garantia serve e simboliza apenas que determinado bem/ produto é assegurado junto de um comprador no que respeita a sua qualidade, responsabilizando o fabricante ou vendedor pelo seu funcionamento, durante um determinado período de tempo. Estando inerente um prazo de validade desse compromisso.
Por vezes este conceito é confundido com tempo de vida útil....
No exemplo que referes "volvo" estamos a falar de uma situação especifica que pode ter sido desenvolvida nestes termos:
Volvo 440/460/480 comercializado durante 12 anos ( ex) onde foi aplicado um componente durante todos esses anos,.
Nesse componente foi detectada uma deficiencia / má construção ou até mesmo má concessão podendo originar graves problemas para o utilizador de tal viatura...
A marca após detectar o problema e visto que se trata de uma viatura ainda em comercialização manda recolher e substituir o componente.
Pois não pretende ver as vendas do modelo a cair a pique.
Atenção isto talvez encaixe no exemplo que transmitis-te...... Claro que a medida de correcção tanto foi aplicada a carros com 1 mes como com 9 anos, ou melhor carros com 5000km como com 200.000 km.
Por vezes temos que meditar um pouco nas situações e não reagir a quente.... Lógico que os 1000 € custam a pagar mas.....
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é verdade que os ailerons das meganes partem os casquilhos de apoio em plastico facilmente . Não quer dizer que seja defeito de fabrico ou em todas , mas acontece em algumas . Para quem faça revisões na marca , a renault até aos 5 anos «costuma» ( ressalvo costuma ) pagar a colocação de um novo aileron e respectiva pintura quando isso acontece